terça-feira, 10 de junho de 2008

Hamilton: "Não há quem possa parar a McLaren"

Apenas dois dias após abandonar o G.P. do Canadá de forma vergonhosa, Lewis Hamilton transbordou de otimismo em entrevista ao jornal Daily Express desta terça. Sem medir palavras, o inglês afirmou categoricamente que a McLaren não terá adversários se mantiver o mesmo ritmo de Montreal. Por causa do acidente com Kimi Raikkonen, Hamilton vai perder dez posições no grid do G.P. da França, mas nem isso parece afetar sua confiança:

"Meu astral para as próximas corrida é muito forte. Nós destruímos a concorrência no último fim de semana. Com esse carro, não há quem possa parar a McLaren", afirmou Hamilton. Além disso, o inglês também criticou a regra do safety car, que complicou sua corrida no Canadá: "Nesse ponto, o regulamento é bobo. Se estamos no meio de uma prova, por que precisamos ser parados no fim do pit lane? Mas a regra é assim, e eu respeito. Só acho que os comissários foram muito rigorosos comigo na punição".

Reclamações à parte, Hamilton sabe que não será tão fácil assim garantir o título da atual temporada. Na França, o inglês vai precisar fazer uma difícil corrida de recuperação, saindo do meio do grid. Vale lembrar que, no ano passado, Fernando Alonso largou de décimo e - mesmo fazendo prova bastante agressiva - não passou de sétimo. Apesar disso, Hamilton continua firme na disputa pelo campeonato.

Mas a bobagem em Montreal pode custar muito, muito caro.



A Toro Rosso acaba de ganhar mais uma compradora em potencial. Agora, quem aparece como mais nova candidata a adquirir o time de Vettel e Bourdais é a Ultimate, equipe presente em categorias de base como a World Series e a Fórmula 3 Inglesa. "Estamos negociando. Se tudo der certo, o objetivo é colocar nossa escuderia no grid da Fórmula 1 já em 2009", revelou o dono da Ultimate, Barry Walsh, à Autosport. Ter uma equipe novata com pedigree no esporte a motor seria uma ótima notícia.

Na Renault, o clima é de total desilução com a péssima fase que o time atravessa. Nesta terça, o grande astro da escuderia francesa, Fernando Alonso, deu os primeiros indícios de que pode estar jogando a toalha: "Teremos algumas novidades para as próximas corridas. Se o pacote não funcionar, porém, a temporada já estaria encerrada. Aí, seria o caso de começar a planejar o ano que vem", disse Alonso. Mas será que o bicampeão vai aceitar permanecer na instável Renault em 2009?

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a volta de Lucas di Grassi à GP2. Atual vice-campeão da categoria, o brasileiro vinha exercendo o cargo de piloto de testes da Renault, sem muita visibilidade. Até ontem, quando foi anunciado que di Grassi vai substituir o inglês Ben Hanley na equipe Campos, uma das principais da GP2. O líder do campeonato, Bruno Senna, soma 24 pontos após três etapas. Faltam mais sete para o encerramento da temporada.

Será que dá tempo para Lucas entrar na briga pelo título?



O vídeo do dia mostra a ultrapassagem do ano até aqui. Felipe Massa sobre Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello, ao mesmo tempo, no hairpin do circuito Gilles Villeneuve. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

segunda-feira, 9 de junho de 2008

McLaren reprova punição a Hamilton por acidente nos boxes

A McLaren não digeriu muito bem a pena recebida por Lewis Hamilton em virtude do bizarro acidente no G.P. do Canadá. Pela barbeiragem dentro dos boxes de Montreal, o inglês vai perder dez posições no grid da próxima etapa da Fórmula 1, na França. Após ser notificado da decisão dos comissários, o chefe-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, não perdeu a oportunidade de criticar a punição, e de dar uma leve cutucada em seus rivais da Ferrari:

"Estou desapontado, mas essa é uma decisão soberana dos comissários. Vamos tentar fazer o nosso melhor na França. Só acho que o critério usado com Kimi Raikkonen em Mônaco foi diferente", disparou Whitmarsh. Em Monte Carlo, o atual campeão cometeu um erro nas voltas finais e encheu o alemão Adrian Sutil, que vinha tendo uma atuação brilhante. O piloto da Force India precisou abandonar, enquanto Raikkonen ainda fechou a corrida em nono.

Embora a crítica de Whitmarsh seja válida, as situações são bem diferentes. Na prova de Mônaco, Raikkonen errou no fim da prova, num momento em que carros e pilotos estão mais propensos a falhas. Por outro lado, o bisonho acidente de Hamilton teve toques inaceitáveis de imprudência e desatenção. Além disso, o inglês claramente "escolheu" atingir Raikkonen quando viu que não poderia evitar uma batida. É óbvio que Hamilton não vai admitir isso, mas as imagens são muito esclarecedoras.

No dia seguinte ao constrangedor abandono no Canadá, Hamilton recebeu uma enxurrada de críticas da imprensa inglesa, que classificaram o acidente de "medonho" e "aterrorizador", entre outros adjetivos ainda mais agressivos. Vítima da afobação do piloto da McLaren, Raikkonen preferiu um tom moderado, e afirmou que "qualquer um pode cometer erros".

Hamilton, porém, já está estourando sua cota de bobagens.


A Honda confirmou neste fim de semana que deseja promover a estréia da musa Danica Patrick num carro de Fórmula 1. De acordo com o chefe da equipe japonesa, Nick Fry, o plano é oferecer um teste à morena após o encerramento da atual temporada, provavelmente em Barcelona ou Jerez de la Frontera. Por enquanto, a chance de Danica transferir-se para a Fórmula 1 ainda é bastante remota. Mas o teste deve dar impulso a algumas especulações...

No Canadá, o principal boato do paddock garantia que a permanência de Max Mosley na presidência da FIA poderia significar uma cisão na Fórmula 1. Ao que parece, equipes e montadoras uniriam-se sob a batuta de Bernie Ecclestone para criar uma nova categoria. Mas o chefão da McLaren, Ron Dennis, negou os rumores. "A possibilidade não é viável. Queremos estabilidade na Fórmula 1", afirmou Dennis. Ótima notícia, porque uma divisão enfraqueceria o esporte a motor como um todo.

De todas as declarações desta segunda-feira, nenhuma chamou mais atenção do que o lamento de Nick Heidfeld. Segundo colocado na prova de Montreal, o alemão admitiu certa decepção por deixar a vitória escapar para Robert Kubica, e negou interferência da BMW na disputa com o polonês. "Foi a melhor oportunidade de vencer que já tive na carreira. Não houve ordem de equipes. Ninguém me mandou deixar Kubica passar, mas era óbvio que eu não dificultaria a corrida dele", falou Heidfeld.

Agora, fica a pergunta: se fosse Kubica à frente, será que teria facilitado a ultrapassagem do companheiro como Heidfeld fez?



Segunda pós-corrida é dia de "Los Quemagomas", a série animada que brinca com o mundo da Fórmula 1. O episódio do G.P. do Canadá é o nosso vídeo do dia:



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.motorsport.com

domingo, 8 de junho de 2008

Análise do Grande Prêmio - Canadá/Montreal (08/06/2008)

Análise dos pilotos:

Robert Kubica
Faltava apenas um pouco de sorte para pintar a primeira vitória. Kubica não só lidera o campeonato, como também vai levando de forma incontestável o título de melhor piloto do ano.
Nota: 10

Nick Heidfeld
Não teve forças para acompanhar o ritmo de Kubica, mas também fez uma prova de destaque. Com uma tática excelente, garantiu a dobradinha num dia inesquecível para a BMW.
Nota: 9

David Coulthard
Pode ter tido seu último momento de glória na Fórmula 1. Para muitos, Coulthard não permanece na categoria em 2009. Ao menos, mostrou que ainda é capaz de conseguir grandes resultados.
Nota: 9

Timo Glock
Cometeu alguns erros, que quase estragaram sua ótima performance. Mas manteve a cabeça no lugar, e ainda conseguiu resistir à pressão de Massa nos momentos finais da corrida.
Nota: 8

Felipe Massa
Foi o piloto mais combativo do dia. Apesar dos problemas da Ferrari, não desistiu nunca. Sua ultrapassagem sobre Kovalainen e Rubinho é a mais espetacular do ano até aqui.
Nota: 8

Jarno Trulli
No total, rodou pelo menos cinco vezes ao longo do fim de semana. Durante a corrida, porém, manteve o carro na pista. Fez um bom sexto lugar, embora tenha sido claramente batido por Glock.
Nota: 7

Rubens Barrichello
Mesmo com febre, teve uma atuação brilhante. Largou muito bem, escolheu uma tática inteligente e andou sempre entre os líderes. Se o carro da Honda não fosse tão ruim, teria feito um podium.
Nota: 8

Sebastian Vettel
Pontuou pela segunda vez seguida com a Toro Rosso, o que é uma façanha. Nas voltas finais, mostrou bastante garra ao se defender dos ataques de Kovalainen.
Nota: 8

Heikki Kovalainen
É provavelmente o piloto mais azarado da temporada. Dessa vez, foi prejudicado pela entrada do safety car, que lhe custou várias posições. Apesar disso, tinha carro para terminar nos pontos.
Nota: 5

Nico Rosberg
Uma sensacional atuação nos treinos arruinada por um erro bobo dentro dos pits. Rosberg é um piloto promissor, mas ainda tem dificuldades para aproveitar boas oportunidades.
Nota: 4

Jenson Button
Um dos piores G.Ps. da carreira do inglês. Tomou um drive through por fazer um reabastecimento com os boxes fechados, e perdeu qualquer possibilidade de pontuar.
Nota: 3

Mark Webber
Dessa vez, não foi páreo para o veterano Coulthard. Rodou na classificação, e repetiu o erro durante a corrida. Deveria ter marcado pontos, mas não conseguiu manter o carro na pista.
Nota: 3

Sebastien Bourdais
Fez sua pior corrida na Fórmula 1, como ele mesmo admitiu. Foi amplamente batido por Vettel, e jamais saiu das últimas posições.
Nota: 3

Giancarlo Fisichella
É neste ponto da temporada que o italiano costuma perder a motivação. No Canadá, Fisico já mostrou os primeiros sintomas de desinteresse. Foi sempre mais lento do que Sutil, e abandonou após rodar sozinho.
Nota: 2

Kazuki Nakajima
Por inexperiência, jogou fora alguns pontinhos depois de perder o bico num acidente evitável. Apesar de tudo, vem mantendo um ritmo bem próximo ao de Rosberg.
Nota: 5

Fernando Alonso
Continua tentando andar mais do que o carro. Suas performances aos sábados são dignas de um bicampeão, mas as corridas têm sido recheadas de frustração.
Nota: 6

Nelsinho Piquet
Desempenho fraco no sábado. Na corrida, porém, até que teve uma performance razoável, correndo bem perto de Alonso. Sua rodada foi provavelmente resultado de um problema de freios.
Nota: 4

Kimi Raikkonen
Vítima da justiça divina, foi tirado da corrida por Hamilton, duas semanas após encerrar a brilhante corrida de Sutil em Mônaco. Não fosse o acidente, provavelmente teria vencido.
Nota: 7

Lewis Hamilton
Só não recebe a nota mínima por causa da magnífica pole. Mas na corrida cometeu um erro patético e constrangedor para alguém do seu nível. Hamilton deve estar coberto de vergonha até agora.
Nota: 2

Adrian Sutil
Teve o mérito de embolar toda a corrida com o seu abandono, que causou a entrada do safety car. Ao menos, portanto, sua participação não passou desapercebida.
Nota: 5

Análise das equipes:

Ferrari
Ao que parece, o problema de Massa nos boxes não foi culpa da equipe. Assim como o abandono de Raikkonen nada teve a ver com falhas da Ferrari. No fim, apenas um fim de semana de pouca sorte.
Cotação: ***

BMW
O G.P. do Canadá não poderia ter sido mais perfeito para o time alemão. Título ainda parece um objetivo distante para esta temporada. Mas nas próximas...
Cotação: *****

McLaren
A equipe teve sua parcela de culpa no acidente de Hamilton, que não foi avisado sobre o sinal vermelho no fim dos boxes. E a tática de Kovalainen, mais uma vez, provou-se bem equivocada.
Cotação: **

Red Bull
Estratégia excelente para garantir um podium a Coulthard. Já Webber não manteve o ritmo das corridas anteriores. Sobre isso, a Red Bull nada pôde fazer.
Cotação: ****

Toyota
Pontuou com os dois carros pela primeira vez na temporada. Os pilotos cometeram erros, mas a ótima tática deu tranqüilidade para Glock e Trulli finalizarem entre os líderes.
Cotação: ****

Williams
Desperdiçou uma boa chance de somar pontos importantes, culpa principal dos pilotos. Pelo menos o carro mostrou potencial.
Cotação: ***

Renault
Tática ruim, ritmo fraco e carro nada confiável. Mais uma prova decepcionante para a Renault. Nesse ritmo, Alonso não vai querer continuar no ano que vem...
Cotação: *

Honda
Impressionante a falta de velocidade do carro em reta. Mesmo assim, Rubinho ainda salvou um sétimo. Mas não há ilusão: a Honda ainda precisa melhorar bastante.
Cotação: ***

Toro Rosso
Marcou um pontinho com Vettel, graças a mais uma espetacular performance do alemão. Por outro lado, Bourdais sofreu com o carro ao longo de todo o fim de semana.
Cotação: ***

Force India
Não bastasse a lentidão do carro, ainda tem dificuldades para completar as corridas. Dessa vez, Sutil quebrou e Fisichella bateu, quando já não havia mais esperanças de pontos.
Cotação: *

Análise da corrida:

A melhor do ano, sem dúvida nenhuma. No total, sete pilotos - Hamilton, Heidfeld, Rubinho, Coulthard, Trulli, Glock e Kubica - dividiram a liderança, estabelecendo um novo recorde para esta década. O vencedor esteve indefinido até a última rodada de paradas, e as disputas por posição foram constantes. Além disso, é sempre legar ver os favoritos em dificuldades, e um azarão levando a vitória no final.
Nível da corrida: Excelente

Análise do campeonato:

O título permanece totalmente em aberto. Kubica lidera a tabela de pontos, mas nem a BMW acredita que o polonês vai manter essa posição até o fim do ano. Hamilton, Massa e Raikkonen estão separados em apenas três pontos, e devem se revezar na ponta do campeonato até a reta final da temporada. Por enquanto, acertar quem será o campeão continua uma tarefa bem ingrata.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos palpites:

Vitória: Robert Kubica. Na mosca!
Pole position: Felipe Massa. Aqui, errei de longe. Na classificação, Massa foi apenas o sexto...
Decepção do G.P.: Toyota. A equipe japonesa escapou da minha secada e pontuou com os dois pilotos pela primeira vez no ano
Primeiro abandono: Jarno Trulli. O italiano cometeu vários erros ao longo do fim de semana, mas finalizou num bom sexto lugar
Zona de pontuação:
1. Robert Kubica (PALPITE CORRETO)
2. Lewis Hamilton (Nick Heidfeld)
3. Felipe Massa (David Coulthard)
4. Heikki Kovalainen (Timo Glock)
5. Kimi Raikkonen (Felipe Massa)
6. Nick Heidfeld (Jarno Trulli)
7. Mark Webber (Rubens Barrichello)
8. Fernando Alonso (Sebastian Vettel)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)

Errei tudo, menos a aposta que mais interessa. Jogar minhas fichas em Kubica para a vitória compensou os meus outros enganos. Jarno Trulli e a Toyota foram bem, escapando da minha secada. Felipe Massa também passou longe da pole position no sábado. Mas a minha intuição sobre Kubica mostrou-se perfeita: na primeira vez em que palpitei no polonês, acertei na mosca. Lembrem-se que eu já vinha avisando sobre isso desde quinta-feira...
Balanço dos palpites: Ótimo
Placar da temporada: Três acertos em sete possíveis (42,85% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Kubica desencanta e BMW faz a festa no Canadá

Já estava mais do que na hora. Depois de bater na trave em algumas oportunidades, Robert Kubica finalmente conquistou sua merecida primeira vitória na Fórmula 1. E a BMW, de quebra, ainda fez a dobradinha com Nick Heidfeld. David Coulthard usou a experiência para terminar num excelente terceiro, enquanto Felipe Massa salvou um quinto lugar num dia complicado para a Ferrari. Dentro dos boxes, Lewis Hamilton causou um estúpido acidente com Kimi Raikkonen, e os dois abandonaram.

A chuva prometida pela previsão do tempo não veio, mas os pilotos encontram enormes dificuldades na pista de Montreal. Em péssimo estado, o asfalto se soltava em vários pontos, e precisou ser recapeado em caráter de urgência pelos organizadores. O trabalho foi feito às pressas, durante a madrugada de sábado para domingo. Para horror dos pilotos, a nova superfície não só falhou em corrigir os problemas, como piorou ainda mais a situação.

Por isso, a largada quase teve de ser feita atrás do safety car. A direção de prova, porém, optou por um procedimento normal. Na saída, os seis primeiros colocados mantiveram suas posições, enquanto Rubens Barrichello pulou de nono a sétimo. O pole Lewis Hamilton não demorou a abrir uma pequena vantagem, dando pinta de uma vitória fácil. Mas o G.P. do Canadá estava apenas começando.

Na volta 13, o abandono de Adrian Sutil mudaria o destino da corrida. Vitimado por uma provável quebra de motor, o alemão parou seu carro no meio da pista, provocando a entrada do safety car. Todos os líderes rumaram para os pits ao mesmo tempo, numa cena típica de Fórmula Indy. A BMW trabalhou mais rápido e colocou Kubica na liderança, com Raikkonen colado. Os dois se encaminharam à saída dos boxes, que estava fechada para a passagem dos carros que haviam permanecido na pista.

Prejudicado pelo trabalho lento da McLaren, Hamilton caiu para terceiro. Afobado, o inglês não viu o sinal vermelho e acertou em cheio Raikkonen, que esperava parado ao lado de Kubica. Para sorte do polonês, seu carro não foi atingido por Hamilton. Segundos depois, Nico Rosberg cometeu o mesmo erro do piloto da McLaren e também provocou um pequeno acidente. O saldo final: abandono imediato para Hamilton e Raikkonen, além de um bico quebrado para Rosberg.

Nick Heidfeld, que era o sétimo antes da entrada do safety car, assumiu a liderança da prova, com o inspirado Rubens Barrichello na segunda posição. Kubica, o primeiro dos pilotos que já haviam visitado os boxes, aparecia somente em nono. E a única Ferrari na pista, de Felipe Massa, vinha no último lugar em virtude de um problema no reabastecimento. A mangueira de combustível não funcionou e Massa precisou retornar aos boxes, despencando na classificação da prova.

Na relargada, Heidfeld logo abriu distância na ponta, enquanto o restante do pelotão mantinha-se próximo. O asfalto continuava piorando lentamente, e nem todos conseguiam evitar erros. O primeiro a sair da pista foi Nelsinho Piquet, que vinha tendo uma atuação promissora. Correndo imediatamente atrás de Fernando Alonso, o piloto brazuca perdeu o controle de sua Renault na curva três de Montreal, rodou e teve sorte de não acertar o muro. Mesmo assim, sua corrida ficou comprometida.

Após estabelecer uma vantagem considerável em primeiro, Heidfeld realizou sua parada e deixou a liderança para Rubinho. O veterano da Honda comandou o pelotão durante sete voltas, antes de fazer seu próprio reabastecimento. Nos giros seguintes, David Coulthard, Jarno Trulli e Timo Glock também chegaram a ocupar brevemente a primeira posição, mas todos precisaram visitar os boxes.

Com o fim da rodada de paradas, a liderança caiu no colo de Kubica. O polonês então acelerou para valer durante um período de dez voltas, abrindo distância suficiente para voltar à frente do companheiro Heidfeld. Kubica realizou sua segunda e última parada na volta 48, e retornou ainda na ponta. Daí até a bandeirada, foi apenas um passeio para a dupla da BMW, que conquistou a dobradinha no Canadá com autoridade e méritos.

Coulthard finalizou em terceiro após ganhar bastante tempo na estratégia de paradas, enquanto Glock marcou seus primeiros pontos com um suado quarto lugar. Depois de cair para último, Massa fez uma corrida combativa, realizando uma série de belas ultrapassagens. A mais bonita foi sobre Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello, superados por Massa numa única e espetacular manobra.

A Toyota somou mais pontos com Trulli, sexto colocado. Correndo com febre, Rubinho sofreu com a pequena velocidade de reta da Honda, mas ainda terminou num bom sétimo. Por fim, fechando a zona de pontuação, veio Sebastian Vettel. O alemão teve mais uma atuação surpreendente, e conseguiu a proeza de pontuar pela segunda vez seguida com a Toro Rosso.

Os demais pilotos, quase sem exceção, tiveram um dia bem difícil. Kovalainen perdeu tempo ao fazer fila no box atrás de Hamilton, e não passou de nono. Já Rosberg ainda finalizou em décimo apesar do bico quebrado na confusão com Hamilton e Raikkonen. Também completaram a prova Jenson Button, Mark Webber e Sebastien Bourdais, todos os três ofuscados pelos companheiros de equipe.

Nelsinho Piquet abandonou com problemas mecânicos, enquanto Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella se retiraram por causa de rodadas. Para terminar a conta, Kazuki Nakajima precisou desistir da prova após protagonizar o segundo acidente do dia dentro dos boxes. O japonês perdeu o bico, que ficou preso embaixo do carro, e não conseguiu fazer a curva do pit lane. Nakajima bateu de forma até engraçada, mas o seu infortúnio em nada se comparou ao mico que Hamilton já havia pago mais cedo.

Logo abaixo, a classificação final do G.P. do Canadá e as tabelas dos campeonatos de pilotos e construtores:

1. Robert Kubica/Polônia/BMW, 70 voltas em 1h36:24.447s
2. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 16.495s
3. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 23.352s
4. Timo Glock/Itália/Toyota, a 42.627s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 43.934s
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 47.775s
7. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 53.597s
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 54.120s
9. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 54.433s
10. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 54.749s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1:07.540s
12. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1:11.299s
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1 volta
Não completaram:
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Acidente na volta 51
Kazuki Nakajima/Japão/Williams, Acidente na volta 46
Fernando Alonso/Espanha/Renault, Problema Mecânico na volta 44
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Problema Mecânico na volta 39
Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, Acidente na volta 19
Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, Acidente na volta 19
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, Problema Mecânico na volta 13
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:17.387s na 14ª volta

Mundial de Pilotos: 1. KUBICA, 42 pts; 2. Hamilton e Massa, 38 pts; 4. Raikkonen, 35 pts; 5. Heidfeld, 28 pts; 6. Kovalainen e Webber, 15 pts; 8. Trulli, 12 pts; 9. Alonso, 9 pts; 10. Rosberg, 8 pts; 11. Nakajima, 7 pts; 12. Coulthard, 6 pts; 13. Glock, Vettel e Barrichello, 5 pts; 16. Button, 3 pts; 17. Bourdais, 2 pts; 18. Fisichella, Piquet, Sato, Davidson e Sutil, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 73 pts; 2. BMW, 70 pts; 3. McLaren, 53 pts; 4. Red Bull, 21 pts; 5. Toyota, 17 pts; 6. Williams, 15 pts; 7. Renault, 9 pts; 8. Honda, 8 pts; 9. Toro Rosso, 7 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts

A próxima parada da Fórmula 1 é o G.P. da França, no dia 22 de junho. Logo mais, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as atuações de pilotos e equipes em Montreal. Até já!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/ e http://www.motorsport.com/

sábado, 7 de junho de 2008

Com sobras, Hamilton crava pole no Canadá

Até agora, Lewis Hamilton não tem adversários no Grande Prêmio do Canadá. Dominando com imensa facilidade todos os três períodos do treino classificatório de hoje, o inglês marcou a pole position para a corrida canadense, ao superar o polonês Robert Kubica em seis décimos. A melhor Ferrari no grid é a de Kimi Raikkonen, em terceiro. Felipe Massa não passou de sexto. Mais atrás, Rubens Barrichello larga de nono, e Nelsinho Piquet sai de 15º.

Ao contrário de ontem, o dia amanheceu ensolarado em Montreal. Em compensação, o vento apareceu com força, trazendo muita sujeira para a pista. Desde a abertura dos pits, os pilotos encontraram bastante dificuldade para manter o carro no traçado ideal. Por causa do estado ruim do asfalto, que se soltava em alguns pontos, a maioria optou por completar duas ou três voltas em seqüência, ao invés de concentrar esforços numa única volta rápida.

Com absoluta tranqüilidade, Lewis Hamilton cravou o melhor tempo no primeiro trecho da classificação, seguido pelas Ferrari de Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Já de início, verifica-se o que seria a tendência do dia: Hamilton andava no mesmo ritmo da dupla de Maranello nos dois primeiros trechos da pista, mas impunha uma vantagem confortável na última parcial.

Na ponta debaixo da tabela, Nelsinho Piquet foi 15º e escapou raspando da eliminação logo de cara. Por outro lado, Jenson Button e os pilotos de Force India e Toro Rosso não tiveram a mesma sorte. A Toro vai largar com os dois carros da última fila, já que Sebastien Bourdais teve problemas de câmbio, e Sebastian Vettel nem disputou a classificação por ter destruído o carro no treino da manhã.

O panorama manteve-se chamado "Q2". Mais uma vez, Hamilton liderou com folga, de novo batendo Massa e Raikkonen. A pista já dava sinais de fadiga, e o asfalto soltava-se claramente em alguns pontos, principalmente no grampo que antecede a grande reta de Montreal. Sozinho, Jarno Trulli rodou três vezes. O piloto da Toyota terminou "nocauteado" junto com Timo Glock, Kazuki Nakajima, David Coulthard e Nelsinho Piquet, que mais uma vez foi 15º.

A superpole começou desfalcada de Mark Webber, que acertou de leve o muro e não teve carro para continuar na disputa. Pela primeira vez na temporada, Rubens Barrichello figurava entre os dez melhores. Mas o veterano da Honda não teve nenhuma condição de acompanhar o ritmo dos adversários, e precisou se contentar com o nono lugar, ainda assim um excelente resultado para a equipe.

Dos líderes, Hamilton foi o primeiro a marcar um tempo competitivo. O inglês permaneceu imbatível até os últimos segundos da sessão, quando Robert Kubica estabeleceu a pole provisória. Hamilton, porém, retornou para uma derradeira tentativa, e superou facilmente a marca do polonês. Na seqüência, Raikkonen ficou num distante terceiro posto, a oito décimos do rival da McLaren.

Numa performance espetacular, Fernando Alonso passou por cima das deficiências da Renault e foi quarto. Outro que merece elogios é Nico Rosberg, que conseguiu um promissor quinto para a Williams. Felipe Massa cometeu alguns erros na fase decisiva da classificação, e não fez mais do que um sexto lugar. Por fim, Heikki Kovalainen e Nick Heidfeld foram bastante ofuscados pelos companheiros de equipe, ficando apenas em sétimo e oitavo respectivamente.

A seguir, o grid completo do Grande Prêmio do Canadá:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:17.886s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:18.498s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:18.735s
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:18.746s
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:18.844s
6. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.048s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:19.089s
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:19.633s
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.848s
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, sem tempo
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:18.031s
12. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:18.062s
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:18.238s
14. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:18.327s
15. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.393s
16. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:19.108s
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:19.165s
18. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:23.565s
19. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, sem tempo
20. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:18.916s*
* = Punido em cinco posições por ter trocado o câmbio

A largada do G.P. do Canadá está marcada para as 14h00 deste domingo, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Se não chover, Lewis Hamilton tem tudo para dominar o G.P. do Canadá. O problema é que as corridas em Montreal não são das mais convencionais. E o asfalto capenga ajuda a escurecer ainda mais o panorama de amanhã. Caso venha chuva, então, a prova possui todos os ingredientes para ser memorável. Entradas de safety car, passeios na grama e batidas no "Muro dos Campeões" fazem parte do cardápio.

Largando da pole, o objetivo de Hamilton é manter-se na liderança e esquecer tudo o que acontece atrás. O inglês já fez isso em outras oportunidades, e sempre deu certo. Desde o ano passado, corrida caótica tem sido sinônimo de vitória do piloto da McLaren. Mas dessa vez Hamilton não vai precisar enfrentar apenas a concorrência das Ferrari. Olho num certo Robert Kubica, que sai de segundo no grid e está louquinho para desencantar na Fórmula 1.

Para fechar o dia, vale registrar o boato que corre solto no paddock de Montreal: Bernie Ecclestone e as equipes da Fórmula 1 estão insatisfeitas com a permanência de Max Mosley na presidênci da FIA, e ameaçam até criar uma categoria rival caso o dirigente inglês não renuncie. Nas últimas décadas, a Fórmula 1 já viu crises semelhantes. Em todos os casos, o bom senso prevaleceu e a perigosa cisão acabou não saindo do papel. É bom que os poderosos da categoria não esqueçam do caso ChampCar/IRL.

Porque dividir a Fórmula 1 em duas poderia resultar num enfraquecimento sem precedentes do esporte a motor.



O vídeo do dia é uma coletânea com acidentes no famoso "Muro dos Campeões" do circuito Gilles Villeneuve. É bem provável que a lista de vítimas aumente na corrida de amanhã:



Até mais!

Crédito das fotos:
http://www.blogger.com/www.gpupdate.net

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hamilton lidera primeiros treinos do G.P. do Canadá

A Ferrari ainda é a grande favorita no G.P. do Canadá, mas assistiu hoje a uma demonstração de força das principais adversárias. Na pista onde conquistou sua primeira vitória, Lewis Hamilton mostrou-se à vontade, e comandou com certa folga a tabela de tempos. Logo na seqüência, Robert Kubica cravou uma promissora segunda posição para a BMW. Por sua vez, os brasileiros tiveram um dia problemático.

Felipe Massa até começou bem, estabelecendo a volta mais rápida na sessão da manhã, prejudicada pela chuva que havia caído durante a noite. A maioria dos pilotos não ficou muito tempo na pista, mas ainda assim houve espaço para algumas escapadas. Jarno Trulli, por exemplo, rodou duas vezes e passeou pela grama outras tantas. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton tinha um desempenho discreto: o inglês completou só oito voltas, e foi apenas o sexto.

O panorama seria diferente na parte da tarde. Tentando compensar o tempo perdido na manhã, os pilotos fizeram um treino razoavelmente animado. Fernando Alonso demostrou toda a instabilidade da Renault ao sair da pista já nos primeiros minutos da sessão. Mais tarde, o bicampeão rodou na chicane após a reta dos boxes, e fechou o dia num péssimo 17º. Ainda pior foi o desempenho do companheiro Nelsinho Piquet, que sofreu uma quebra de câmbio e amargou a lanterna entre os vinte pilotos.

Outro que enfrentou problemas mecânicos foi Massa. O piloto da Ferrari estacionou seu carro na pista a poucos minutos do fim, e ficou apenas em quinto. Lá na frente, Hamilton andou 42 voltas sem nenhum susto, superando Kubica em 0.271s para terminar na liderança da sexta-feira. Kimi Raikkonen fechou o dia no terceiro lugar, seguido pelo compatriota Heikki Kovalainen. Sem chamar muita atenção, Rubens Barrichello ocupou a 13ª posição.

Logo abaixo, os tempos desta sexta-feira em Montreal:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.752s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.023s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:16.093s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.331s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:16.413s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.589s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:16.604s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.767s
9. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:17.019s
10. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.068s
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:17.242s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.334s
13. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:17.462s
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.508s
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:17.549s
16. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:17.559s
17. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:17.644s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.813s
19. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:17.842s
20. Nelson Piquet/Brasil/Renault, 1:18.076s


O treino classificatório para o G.P. do Canadá acontece às 14h00 de sábado, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Confiar na previsão do tempo é sempre um grande risco. Depois de garantir chuva para a classificação de manhã, o serviço metereológico agora aponta apenas 30% de chance de pista molhada para o sábado. Em compensação, a possibilidade de chuva no domingo aumentou, e se encontra em 70% neste momento. Boa notícia para o escriba deste Blog. No molhado, as chances de uma zebra são bem maiores. E não se esqueçam: eu apostei numa vitória de Robert Kubica no Canadá.

Até agora, o polonês vem mostrando um bom ritmo com a BMW em Montreal. Foi segundo colocado nesta sexta, batendo inclusive a dupla da Ferrari. Mas o favoritismo ainda é todo da equipe vermelha. Felipe Massa precisou abandonar o treino antes de ter uma oportunidade de desafiar Lewis Hamilton. Amanhã, os dois devem travar um duelo particular pela pole position. Porque, se depender das suas últimas performances, Kimi Raikkonen está fora dessa disputa.

Para fechar o giro pelas notícias da sexta, vale registrar uma ótima informação divulgada hoje pelo jornal Le Soir. Segundo a publicação, o contrato do G.P. da Bélgica e do magnífico circuito de Spa-Francorchamps com a Fórmula 1 foi renovado até 2012. "Demos um passo bastante importante, mas ainda queremos estender nosso compromisso até 2015", disse Jean-Claude Marcourt, ministro da economia da Valônia, região onde está localizada a pista.

Os fãs da Fórmula 1 já podem comemorar. Se existe um circuito onde o piloto faz a diferença, o nome dele é Spa-Francorchamps.



O vídeo do dia comemora os trinta anos da primeira vitória de Gilles Villeneuve na Fórmula 1. Aconteceu justamente no G.P. do Canadá de 1978, para delírios dos fanáticos torcedores de Gilles. A excelente dica é do internauta Guilherme:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Spa Francorchamps - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Canadá

Vai dar BMW. Estou sentindo que vai dar BMW. É puro palpite, óbvio. Mas às vezes faz bem arriscar. Até agora, o Blog jogou apenas em apostas "seguras", e já acertou um terço dos vencedores na temporada. Chegou a hora de correr um risco maior. Há exatamente um ano, Robert Kubica quase perdeu a vida no G.P. do Canadá, no acidente mais espetacular que a Fórmula 1 registrou nesta década.

E agora, como num filme de Hollywood, o polonês vai quebrar a incômoda barreira da vitória. Na mesma Montreal, Kubica derrotará todos os adversários numa corrida chuvosa, onde o talento e o imponderável fazem mais diferença. Os favoritos vão estar lá, na cola do piloto da BMW, mas não terão forças para vencer Kubica em estado de graça. Pela primeira vez, a Polônia chegará ao alto do podium numa corrida da Fórmula 1.

Se o primeiro lugar está reservado a Kubica, o que resta aos grandes favoritos? Pois bem: na pista em que ganhou no ano passado, Lewis Hamilton vai superar a dupla da Ferrari, embora a equipe italiana tenha teoricamente um carro mais bem preparado em Montreal. Felipe Massa vive ótima fase, vai sair na pole position, mas seguirá um roteiro semelhante ao de Mônaco.

Quanto aos demais, não passam de meros figurantes. Heikki Kovalainen vai voltar às primeiras colocações, após três corridas seguidas de muito azar. Kimi Raikkonen não irá se livrar da apatia das últimas provas, enquanto Nick Heidfeld será mais uma vez facilmente batido por Kubica. As migalhas da zona de pontução vão sobrar para Mark Webber - sempre notável em corridas chuvosas - e Fernando Alonso, que precisa mostrar serviço após a fraca exibição em Mônaco.

São essas minhas apostas. É difícil, eu sei. Mas a surpresa e o inexplicável caminham junto em todos os esportes. Inspirado pelo monumental sucesso do Fluminense na Copa Libertadores, entendi que era a hora de arriscar. Olho em Kubica no domingo, porque já está na hora do polonês desencantar. Vamos ao Palpitão do Grande Prêmio do Canadá:

Vitória: Robert Kubica
Pole position:
Felipe Massa
Decepção do G.P.: Toyota. Pela segunda corrida consecutiva, minha "secada" vai para a equipe japonesa. Em Montreal, a Toyota não tem um bom retrospecto. E a previsão para a corrida ainda é de chuva, condi
ção que não agrada seus pilotos...
Primeiro abandono: Jarno Trulli. Nada contra o italiano, mas ele costuma ir bem mal no Canadá. Ano passado, por exemplo, bateu sozinho na saída dos boxes. Além disso, a pista molhada pode
complicar o fim de semana de Trulli...
Zona de pontuação:

1. Robert Kubica
2. Lewis Hamilton
3. Felipe Massa
4. Heikki Kovalainen
5. Kimi Raikkonen

6. Nick Heidfeld
7. Mark Webber
8. Fernando Alonso


O SporTV mostra ao vivo os primeiros treinos do G.P. do Canadá. As sessões estão marcadas para as 11h00 e 14h00 desta sexta, horário de Brasília.



A aposentadoria precoce de Kimi Raikkonen pode não ser um simples boato. Nesta quinta, o finlandês deu a entender pela primeira vez que pensa em encerrar a carreira já em 2009, quando termina seu contrato com a Ferrari. "Ainda não me decidi. Quero correr enquanto continuar sentindo prazer nesse esporte. Mas há coisas na Fórmula 1 que não gosto. Caso se tornem demais, seria hora de partir", admitiu Raikkonen. O "Homem de Gelo" é imprevisível, e pode não estar blefando...

Na véspera do início das atividades em Montreal, a previsão do tempo aponta boa possibilidade de chuva para o fim de semana. A sexta-feira deve ser difícil para equipes e pilotos, já que há 90% de chance de pista molhada. O percentual cai um pouco no sábado, mas continua bastante significativo: 80%. Por fim, os metereologistas garantem haver 55% de possibilidade de pancadas de chuva ao longo de todo o domingo.

Para fechar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma declaração do homem-forte da Mercedes na Fórmula 1, Norbert Haug. De forma contundente, o dirigente alemão negou que a McLaren vá optar por um tratamento privilegiado para Lewis Hamilton, que lidera a temporada até aqui. "Heikki Kovalainen não será escudeiro. Ele ainda tem possibilidades de se recuperar no campeonato. Na opinião da Mercedes, nunca haverá primeiro e segundo piloto dentro da McLaren", falou Haug.

No ano passado, a McLaren adotou postura semelhante e se deu mal. Será que o time não aprendeu a lição?



O vídeo do dia é uma coletânea com as dez chegadas mais próximas da história da IRL. Mesmo para quem não é muito fã dos ovais, vale a pena conferir:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até a próxima!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

terça-feira, 3 de junho de 2008

Max Mosley vence votação e permanece no comando da FIA

Em virtude do jogo Fluminense x Boca Juniors, pela Taça Libertadores, este Blog não será atualizado durante a quarta-feira. Voltamos com a programação normal na quinta. A todos, muito obrigado pela compreensão!

Por hora, Max Mosley está a salvo. Nesta terça, o dirigente recebeu uma "moção de apoio" de clubes e federações filiados à FIA, após ganhar a votação organizada na Assembléia Geral Extraordinária da entidade. O encontro foi convocado para julgar o escândalo sexual protagonizado por Mosley, que poderia afastá-lo da presidência da FIA. A maioria dos 177 votantes, porém, preferiu dar um voto de confiança para o inglês.

No total, foram 103 votos a favor da "moção de apoio" para Mosley, e 55 contra. Houve ainda sete abstenções e quatro votos anulados. Todo o procedimento foi secreto, e o resultado saiu para a imprensa por volta do meio-dia em Paris, oito da manhã no Brasil. Agora, a tendência é que Mosley cumpra todo o seu mandato à frente da FIA, que vai até o fim de 2009. Mas a pressão pela sua saída ainda é enorme.

Apenas alguns minutos após a confirmação do resultado, dirigentes do Automóvel Clube da Alemanha - o maior de toda a Europa - surpreenderam ao anunciar o fim de qualquer relação com a FIA até que Mosley deixe a presidência. Além disso, chefes de federações espalhadas pelo mundo soltaram notas lamentando a permanência de Mosley. "Estou muito desapontado, é óbvio", afirmou o presidente da Associação Automobilística dos Estados Unidos, Robert Darbelnet.

Mosley pode ter escapado dessa vez, mas seu inferno astral no comando da FIA está longe de terminar.



Antigo aliado de Mosley, Bernie Ecclestone lutou pela renúncia do presidente da FIA, mas precisou aceitar a fragorosa derrota na votação de hoje. Apesar disso, Ecclestone não perdeu a pose: "Muitos não queriam falar com Mosley antes, e não acho que isso vai mudar por causa desse resultado. Ganhar votos de clubes na África não é suficiente para que o Rei da Espanha vá apertar sua mão agora", ironizou Ecclestone.

Dos 177 eleitores da votação, três eram brasileiros. Representando o Car Club do Brasil, Joaquim Cardoso Melo votou de forma contrária à "moção de apoio" para Mosley. Por outro lado, Alceu Vasone, da Associação Automobilística do Brasil, e Paulo Scaglione, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, não anunciaram suas escolhas. O mais provável é que ambos tenham votado a favor de Mosley.

Com a reunião da Assembléia Geral Extraordinária da FIA dominando o noticiário, sobre pouco para falar sobre os outros assuntos da Fórmula 1. Mesmo assim, vale mencionar uma declaração de Rubens Barrichello ao site da Gazeta Esportiva. Respondendo às críticas do tricampeão Nelson Piquet, Rubinho resolveu descontar em Nelsinho: "Não tenho nada a dizer sobre o Nelson Piquet. A vida está aí para mostrar que o próprio filho está comendo tudo aquilo que o pai plantou", disparou.

Quando Nelsinho começa a receber farpas até de gente como Rubinho, é sinal que as coisas realmente não andam bem...



O vídeo do dia é uma divertida reportagem que o Esporte Espetacular exibiu no fim do ano passado, na época do G.P. Brasil de Fórmula 1. Na matéria, Rubens Barrichello "entrevista" o amigo Felipe Massa, fazendo perguntas sobre assuntos como casamento, times de futebol e calvície precoce. Vale a pena conferir:



Nos vemos por aí!

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Max Mosley - http://www.sportinglife.com
Demais - http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O boato do dia: Nelsinho Piquet pode parar na Toro Rosso após G.P. do Canadá

A fábrica de boatos da Fórmula 1 acaba de produzir mais uma pérola. E, de novo, Nelsinho Piquet está no centro das especulações. Segundo a publicação suíça Motorsport Aktuell, o piloto brasileiro pode ser envolvido num troca-troca já depois do G.P. do Canadá. Nelsinho seria rebaixado à Toro Rosso, no lugar de Sebastian Vettel. Ao mesmo tempo, o alemão passaria a titular da Red Bull, enquanto David Coulthard assumiria a vaga de Nelsinho na Renault.

De acordo com a Motorsport Aktuell, o principal empecilho para a tripla negociação é o chefe de equipe da Toro Rosso, Gerhard Berger, que não estaria disposto a abrir mão de Vettel. O mais difícil na história toda, porém, é acreditar na contratação de Coulthard pela Renault. Em péssima fase, o escocês certamente não aparece entre os favoritos do time francês para substituir Nelsinho. Isso se o brasileiro realmente estiver ameaçado de demissão.

Enquanto se prepara para o G.P. do Canadá, que deve ser decisivo para o seu futuro na categoria, Nelsinho tenta manter uma postura tranqüila. Em comunicado distribuído pela Renault nesta segunda, o brasileiro se mostrou otimista. "Estou confiante e acredito que posso conseguir um bom resultado. Meus objetivos são encontar um acerto que me deixe confortável no carro, e não perder a concentração", falou o piloto brazuca.

Para Nelsinho, "não perder a concentração" será um desafio e tanto. Mas, se ele deseja continuar como titular na Fórmula 1, conviver bem com a pressão é fundamental.


Assim como Nelsinho, Fernando Alonso também vem sendo protagonista de uma série de especulações nas últimas semanas. O bicampeão, porém, garante que nenhuma delas faz sentido. "Até agora, não falei com ninguém, e ninguém veio falar comigo", afirmou Alonso ao jornal As de hoje. Apesar disso, seu nome continua cogitado para uma vaga na BMW em 2009 - onde substituira o alemão Nick Heidfeld - ou para a Ferrari em 2010, caso Kimi Raikkonen não renove contrato com a equipe vermelha.

A menos de uma semana para o G.P. do Canadá, a previsão do tempo aponta possibilidade de chuva apenas para o treino classificatório de sábado. Segundos os metereologistas, as atividades de sexta devem acontecer numa temperatura agradável, com céu parcialmente encoberto e 45% de chance de pista molhada. O percentual sobe para 75% no sábado, quando deve chover o dia inteiro. No domingo, a possibilidade de chuva está somente em 10%.

Fechando o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma surpreendente revelação do italiano Valentino Rossi ao jornal Welt am Sonntag. Dois anos e meio após fazer testes pela Ferrari durante o período de pré-temporada em 2006, o heptacampeão das motos admitiu que a equipe vermelha gostaria de contratá-lo na época. "Pensei seriamente numa mudança para a Fórmula 1, porque a Ferrari me queria. Mas adoro a minha vida e amo correr na MotoGP", contou Rossi.

Uma pena. O irreverente Rossi daria uma bela sacudida no mundo cada vez mais burocrático da Fórmula 1.


O último fim de semana teve batida envolvendo mais de dez carros na Nascar e o vôo de Vítor Meira durante a etapa de Milwaukee da Fórmula Indy. Mas a maior de todas as pancadas foi a do espanhol Marc Gené, nos treinos livres para as 24 Horas de Le Mans. Num acidente flagrado apenas pelas câmeras de segurança da pista francesa, Gené sai capotando de repente no meio de uma curva, provavelmente por uma falha mecânica. Apesar da violência do impacto, ele não se machucou. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

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Valentino Rossi - http://www.motosport.com/

domingo, 1 de junho de 2008

Valentino Rossi vence a terceira seguida na MotoGP

O heptacampeão começou o ano de forma meio discreta, mas agora já desponta como franco favorito ao título desta temporada da MotoGP. Em mais uma performance arrasadora, Valentino Rossi dominou hoje o Grande Prêmio da Itália, conquistando sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Rossi também chegou à impressionante marca de sete triunfos seguidos no circuito de Mugello, para delírio dos torcedores que invadiram a pista depois da bandeirada.

Saindo da pole position, Rossi largou mal como de costume, perdendo posições para Casey Stoner e Daniel Pedrosa. Mas o italiano não demorou muito para recuperar a liderança. Numa mesma volta, Rossi superou os dois rivais sem maiores dificuldades, e não foi mais incomodado até o fim da corrida. Stoner precisou se contentar com o segundo lugar, enquanto Pedrosa completou o podium.

Vice-líder do campeonato até ontem, Jorge Lorenzo sofreu um acidente na sexta volta e caiu para terceiro na tabela de classificação. Agora, Rossi lidera com 122 pontos, seguido por Pedrosa (110), Lorenzo (94) e Stoner (76). Tudo indica que a briga pelo título vai ficar restrita aos quatro protagonistas do ano, os únicos que já venceram corridas na atual temporada. A seguir, os dez primeiros do Grande Prêmio da Itália:

1. Valentino Rossi/Itália/Yamaha, 23 voltas em 42:31.153s
2. Casey Stoner/Austrália/Ducati, a 2.201s
3. Dani Pedrosa/Espanha/Honda, a 4.867s
4. Alex de Angelis /Itália/Honda, a 6.313s
5. Colin Edwards/Estados Unidos/ Yamaha, a 12.530s
6. James Toseland/Inglaterra/ Yamaha, a 13.806s
7. Loris Capirossi/Itália/Suzuki, a 14.447s
8. Andrea Dovizioso/Itália/Honda, a 15.319s
9. Shinya Nakano/Japão/Honda, a 15.327s
10. Chris Vermeulen /Austrália/Suzuki, a 30.785
s

O próximo compromisso da MotoGP é o Grande Prêmio da Catalunha, no circuito de Barcelona, marcado para o dia 8 de junho.



Ryan Briscoe venceu hoje a etapa de Milwaukee da Fórmula Indy, salvando seu emprego na tradicional equipe Penske. Após se acidentar na maioria das corridas deste ano, o australiano finalmente conseguiu fugir dos problemas e ganhou pela primeira vez na categoria. Scott Dixon e Tony Kanaan fecharam os três primeiros. No campeonato, Dixon soma 234 pontos contra 206 de Helio Castroneves, quinto colocado em Milwaukee. A Fórmula Indy volta à pista no próximo dia 7 de junho, no oval do Texas.

Na Grécia, Sebastien Loeb confirmou sua vitória no Rally de Acrópolis. O tetracampeão terminou a competição com mais de um minuto de vantagem para o vice-líder Petter Solberg, que conseguiu seu melhor resultado no ano. Mikko Hirvonen foi terceiro e perdeu a liderança do campeonato para Loeb. Agora, o francês tem 50 pontos, um a mais do que Hirvonen. A próxima parada do Mundial de Rally é a Turquia, entre os dias 13 e 15 de junho.

Enquanto isso, o brasileiro Augusto Farfus Jr. conquistou hoje sua primeira vitória na temporada do Mundial de Turismo. O piloto da BMW largou da pole position e venceu com facilidade a bateria inicial da rodada dupla de Pau, na França. Na segunda corrida do dia, o triunfo ficou com o tricampeão Andy Priaulx. Apesar do bom resultado, Farfus ainda está longe da briga pelo campeonato, que é comandado pelo italiano Gabriele Tarquini, da SEAT.

Para terminar, vale registrar que o polêmico Kyle Busch ganhou outra na Nascar, dessa vez no oval de Dover. Ajudado por uma ótima estratégia de pit stops, Busch tomou a ponta de Carl Edwards na última rodada de paradas, e apenas administrou a liderança nas voltas finais. Foi o seu quarto triunfo no ano. Edwards fechou em segundo, com Greg Biffle em terceiro. Na tabela do campeonato, Busch é o primeiro com 2050 pontos. Jeff Burton (1908) e Dale Earnhardt Jr. (1779) aparecem a seguir.

Seguindo a tradição, a Nascar já volta à pista no domingo que vem, dia 8, no oval de Pocono.



Se este blog trata de velocidade, é impossível ignorar o feito de Usain Bolt. No último sábado, o jamaicano quebrou o recorde mundial dos 100 metros rasos e se tornou o homem mais rápido do mundo - à pé, pelo menos. Aconteceu durante o Reebok Grand Prix, em Nova York. Bolt correu a distância em 9.72s, batendo em dois centésimos a marca anterior, do também jamaicano Asafa Powell. Vale a pena conferir a extraordinária corrida de Bolt, no nosso "vídeo do dia":



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Valentino Rossi - www.gpupdate.net
Valentino Rossi, Casey Stoner e Daniel Pedrosa - www.motorsport.com

Ryan Briscoe - www.indycar.com
Augusto Farfus Jr. - www.fiawtcc.com