Com o post de hoje, o Blog encerra a lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. Para quem não lembra, o ranking final ficou assim:
1. Brasil/2003
2. Canadá/1973
3. Bélgica/1998
4. Mônaco/1996
5. Austrália/1991
6. Europa/1993
7. Inglaterra/1975
8. Mônaco/1984
9. Mônaco/1982
10. Europa/1999
A primeira parte das "Menções Honrosas" pode ser conferida aqui. Logo abaixo, a última compilação das provas que não entraram na lista principal, mas que também merecem citação:
San Marino/1994
2. Canadá/1973
3. Bélgica/1998
4. Mônaco/1996
5. Austrália/1991
6. Europa/1993
7. Inglaterra/1975
8. Mônaco/1984
9. Mônaco/1982
10. Europa/1999
A primeira parte das "Menções Honrosas" pode ser conferida aqui. Logo abaixo, a última compilação das provas que não entraram na lista principal, mas que também merecem citação:
San Marino/1994
A fatídica prova de Imola estava na lista original das "Corridas Mais Caóticas". Por uma questão de respeito, porém, resolvi retirá-la do ranking final. Razões para incluir o G.P. de San Marino de 1994 não faltam. Desde o início, o fim de semana da corrida é recheado de incidentes. Na sexta, a pancada fortíssima de Rubinho. No sábado, a morte de Ratzemberger. Então, no domingo, a batida entre Lamy e Lehto na largada, o atropelamento de mecânicos por uma roda de Alboreto e, é claro, o acidente de Senna...
Austrália/1995
Essa foi uma daquelas típicas corridas de "sobreviventes". Pouco a pouco, vários favoritos vão ficando de fora. Schumacher e Alesi se chocam, Coulthard bate bisonhamente na entrada do boxe, e Berger quebra, assim como vários outros. No fim, apenas oito carros recebem a bandeirada, com Hill à frente. O inglês vence com duas voltas de vantagem sobre Panis, que estoura o motor na volta de desaceleração...
Espanha/1996
Apenas semanas após o memorável G.P. de Mônaco de 1996, a Fórmula 1 veria outra prova recheada de emoção. Disputada em péssimas condições, o G.P. da Espanha termina com somente seis pilotos chegando ao final. Schumacher ganha pela primeira vez com a Ferrari, numa exibição de gala. Vários pilotos abandonam por saídas de pista, incluindo o futuro campeão Hill.
Inglaterra/1998
Mais uma vez, a chuva é protagonista da prova. Schumacher, de novo, mostra toda a sua habilidade em pista molhada, superando Hakkinen de forma magnífica. Mas o alemão recebe um stop & go nos momentos decisivos da corrida, por ultrapassar em bandeira amarela. Diante disso, Schumi não tem dúvidas: entra nos boxes na última volta, deixando todos atônitos. A manobra dá certo e o piloto da Ferrari é declarado vencedor. Afinal, Schumi cumpriu a punição após a linha de chegada. Mas cumpriu...
Inglaterra/2003
O destaque principal do dia é um padre irlandês maluco, que invade a pista para alertar sobre o fim do mundo. Se não bastasse o bizarro incidente, a prova de Silverstone também é bastante movimentada. No fim, Rubinho Barrichello ganha, em uma de suas melhores performances. Montoya é segundo, enquanto Schumacher sofre no meio do pelotão e não passa de sexto.
Estados Unidos/2005
Dessa vez, a confusão acontece nos bastidores. Sem conseguir se entender com o asfalto de Indianapolis, a Michelin recomenda a seus pilotos que se retirem da corrida caso não seja instalada uma chicane na última curva, para diminuir a velocidade dos carros. A direção de prova, porém, não aceita a sugestão da marca francesa. Assim, catorze dos vinte pilotos não largam, num dos incidentes mais lamentáveis da história da Fórmula 1.
Europa/2007
Uma tempestade atinge o circuito de Nurburgring na primeira volta da corrida, embolando toda a classificação. Vários pilotos batem ao mesmo tempo, numa cena quase cômica. Estreando na Fórmula 1, em casa, e com o pior carro do grid, Markus Winkelhock consegue a proeza de liderar a prova. No fim, Alonso vence, após uma empolgante batalha com Massa.
Japão/2007
A corrida estabelece o recorde absoluto de tempo atrás do safety car. No início, os pilotos permanecem atrás do carro de segurança durante quarenta e cinco minutos, antes que a corrida seja liberada. Mais tarde, o safety car volta à pista, e Vettel atinge Webber de forma inacreditável. Após duas horas de prova, Hamilton vence, com Massa derrotando Kubica num duelo espetacular pelo sexto lugar.
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na próxima terça, com uma lista especial: "Dez Categorias Para Acompanhar em 2008". Durante três dias, o Blog vai apresentar um panorama das principais competições automobilísticas da temporada 2008. Incluindo, é claro, as minhas apostas para o título em cada uma das categorias. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as notícias mais importantes do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos:
Inglaterra/2003 - www.f1-club.be
Europa/2007 - http://www.blogdelmotor.com/
Japão/2007 - http://www.f1chronicles.com/
Demais - www.f1-facts.com
4 comentários:
Posso falar de novo q o Winkelhock eh melhor q o Fangio? rs. No mais concordo com tudo q vc colocou aki. Só naum concordo quando no "Post em OFF" vc disse q eh quase impossivel ver videos do Youtube em net discada, eu faço isso, inclusive baixei o GP Monaco 96 de lah!(enfim, naum era pra tah escrevendo isso aki, rs)
Ateh!
Talvez as duas melhores corridas de 2007, agora Inglaterra 2003 foi fantástica, Padre insano que depois estragou a vida do Vanderlei Lima nas Olimpíadas..... tá loko !!!! e EUA 2005 eu não pude assistir porque tava ocupado, pelo menos não passei raiva !!!!!
Leandro,
Então depois você me dá o número dessa seu provedor hehehe! Falando sério, tentei mesmo mas os vídeos não carregavam de jeito nenhum...
Vamos ver, de repente minha sorte melhora nos próximos dias...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Blog, a unica dica q posso te dar eh assinar UOL, fora isso naum sei, rs
Postar um comentário