quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Corridas Mais Caóticas da História - Número 9

Continuamos, hoje, a primeira lista do ano da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, estamos falando de corridas animadas, confusas e emocionantes, que certamente ficaram marcadas na memória dos fãs da velocidade. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. Europa/1999
NONA COLOCADA - Grande Prêmio de Mônaco de 1982

Qual é a primeira coisa que você faz quando liga a televisão e percebe que a corrida já começou? Fácil: procura saber quem está na liderança da prova, não é mesmo? Na grande maioria das vezes, não é difícil descobrir o piloto que aparece na ponta. Em raríssimas oportunidades, porém, os fatos acontecem de maneira tão rápida que qualquer um perde a referência.

Esse foi o caso do Grande Prêmio de Mônaco de 1982, uma prova absolutamente normal durante 74 das suas 76 voltas. As duas últimas, entretanto, valeram pela corrida inteira. Certamente, a Fórmula 1 nunca teve um final de G.P. tão confuso, com tantas mudanças de liderança e um número inacreditável de reviravoltas, num espaço de tempo tão limitado.

Em meados de 1982, a Fórmula 1 vivia uma fase de transição. Saíam de cena os motores Ford Cosworth, que vinham dominando a categoria há quinze anos, para a entrada dos "turbo". Ao mesmo tempo, uma série de intrigas de bastidores - causadas por diferentes interpretações do regulamento e pela escalada dos custos - tornava o clima do paddock bastante pesado.

Para piorar, Gilles Villeneuve morreu durante os treinos do G.P. da Bélgica, causando um impacto semelhante às perdas de Jim Clark e Ayrton Senna, por exemplo. A Fórmula 1 realmente precisava de melhores notícias quando chegou a Monte Carlo, para a sexta corrida daquela temporada. Na tabela de classificação, a briga pelo título continuava totalmente aberta.

O líder naquela altura era Alain Prost, que somava apenas 18 pontos. Além dele, havia pelo menos outra dezena de pilotos com esperanças concretas de conquistar o troféu de campeão. Não eram poucos os que encaravam aquele G.P. de Mônaco como um início de campeonato. Para esses, a corrida do Principado poderia servir como ponto de partida para uma candidatura de título.

Surpreendentemente, as Renault mostravam um excelente ritmo nas apertadas ruas de Mônaco. Com apenas quatro pontos no campeonato, Rene Arnoux marcou a pole, enquanto seu companheiro Alain Prost estabeleceu o quarto melhor tempo. Entre eles, Riccardo Patrese largava de segundo - sua melhor posição em grids até ali - com Bruno Giacomelli em terceiro.

Desde o início, parecia claro que o dia seria um passeio das Renault. Arnoux saiu bem e não demorou a disparar na liderança, enquanto Prost subia sem dificuldades para a vice-liderança. Com apenas quatro pontos somados, Arnoux se enquadrava perfeitamente no grupo dos pilotos que precisavam de recuperação no campeonato. Durante as treze primeiras voltas, ele comandou a prova com autoridade. Mas aí, como de costume, errou.

Chegando no Complexo da Piscina pela 14ª vez, Arnoux acelera forte demais antes do tempo e roda. Seu motor morre e ele, sem ter alternativa, é obrigado a abandonar a corrida. Prost assume a liderança e repete o script do companheiro de Renault, mas sem cometer erros. Na parte final da prova, sua distância para o segundo colocado é bastante tranqüila. Então, com a vitória praticamente garantida, Prost relaxa.

E o G.P. de Mônaco, a pouquíssimas voltas do fim, se transforma no caos. Primeiro, uma fina garoa começa a cair sobre o Principado. Não era o suficiente para molhar o circuito, mas a pista fica um pouco escorregadia. Prost entra na Chicane do Porto sem aliviar, e paga o seu preço. A Renault sai de seu controle e ele bate forte no guard rail de Mônaco. Incrivelmente, Prost estava fora da corrida.

Riccardo Patrese assume a liderança, e parece próximo de sua primeira vitória na Fórmula 1. O italiano abre a penúltima volta, recebendo sinais de incentivo dos fiscais de pista. Ao chegar no grampo de Loews, porém, Patrese perde a traseira do carro e roda. Sem acreditar na própria sorte, Didier Pironi passa para a ponta, faltando apenas uma volta e meia para a bandeirada.

Mas também não era para ser. Pironi começa a diminuir, sendo ultrapassado até pelos retardatários. Logo depois, quando chega no túnel, já na última volta, estaciona de vez. Inacreditável: um problema elétrico havia roubado a sua vitória. A televisão foca a Ferrari parada de Pironi durante vários segundos, talvez enquanto alguém não descobre o novo líder. Quem era ele?

De acordo com a cronometragem, Andrea de Cesaris vinha logo atrás de Pironi. Mas o italiano nem chega a superar a Ferrari do francês: na subida do Cassino, de Cesaris fica sem gasolina e abandona também. E agora? Hora de consultar a classificação mais uma vez: atrás de Prost, Patrese, Pironi e de Cesaris, era Derek Daly quem aparecia como o piloto melhor colocado. O inglês, porém, também não seria o vencedor.

Empolgado com a oportunidade de vencer em Mônaco, Daly comete um erro logo antes do grampo de La Rascasse, destrói seu bico e entorta a suspensão. Ele, também, estava fora. Os comentaristas de televisão nem podem acreditar. Na transmissão para a Inglaterra, o campeão James Hunt perde a paciência: "Isso é ridículo! Estamos aqui na reta de chegada esperando o vencedor, mas não parece que teremos um!".

Restam apenas quatro pilotos na pista: a dupla da Lotus - Nigel Mansell e Elio de Angelis - além de Brian Henton e Marc Surer, todos várias voltas atrasados. Seria um deles o ganhador? Nada disso. Discretamente, Patrese havia conseguido colocar o motor para funcionar de novo na descida do grampo Loews. O italiano passa o carro estacionado de Pironi - que, embora parado, era o líder de fato há vários minutos - e vence pela primeira vez na carreira. Depois, na volta de desaceleração, ainda dá uma carona ao francês.

Embora não tenham completado a prova, Pironi e de Cesaris ainda são classificados em segundo e terceiro. Os dois sobem ao podium sem saber se, realmente, eram eles quem deviam estar ali. Mais atrás, Mansell e de Angelis são quarto e quinto, enquanto Daly ainda fica em sexto. A vitória, incostestável, era mesmo de Patrese. Atrás dele, porém, ninguém tinha certeza de nada. Aqueles duas últimas voltas do G.P. de Mônaco, sem dúvida, confundiram a cabeça de todos ali...

Pelo festival de erros e azares, que resultaram numa maluca sucessão de troca de líderes durante os dois giros finais, pelo curioso e sortudo triunfo de Riccardo Patrese, que "ganhou-perdeu-ganhou" a corrida num espaço de apenas alguns minutos, e pela imensa confusão causada aos cronometristas depois do encerramento da prova, o Grande Prêmio de Mônaco de 1982 leva o nono lugar na lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História.

A seguir, um curto vídeo com o resumo das incríveis duas últimas voltas do G.P. de Mônaco de 1982:



A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número oito da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda era muito novo e não me lembrava dessa corrida mas o relato foi ótimo! Eu queria ter essa corrida com transmissão do Galvão, porque ele com certeza deve ter se atrapalhado todo na narração. Que GP maluco, até Andrea De Crasheris passou perto de vencer! O Patrese então tem duas estórias para contar aos netos: foi o que correu mais corridas e aquele que venceu o final mais confuso de todos. A não ser que venha outra corrida por aí na lista que eu não esteje lembrando!

Abraço.

Anônimo disse...

Pra falar a verdade, Gustavo, achei o seu relato sobre o GP Europa 1999 meio que morno. Ficou parecendo jornalístico demais. Talvez eu que não tenha entrado no ritmo ainda.

Gosto mais quando você escreve mais informal, nas gírias e deixando até transparecer o lado ‘comédia’ da corrida, como se fosse um conto. Dessa vez visualizei os momentos se sucedendo de forma dinâmica e humorística, afinal uma corrida caótica não deixa de ser engraçada, pelo menos para quem assiste.

E o vídeo, apesar de ser curto, foi bem bacana.

Valeu mesmo!!! Esse foi nota 10.

PS: Quando falei no post anterior sobre Mônaco 1984 vi também as cenas dessa corrida de 82 que você escolheu e, realmente, não podia faltar. A de 1984, além do show do Senna, teve um tal de Stefan Bellof barbarizando. Tô achando que essa vai entrar também...

Grande Abraço, cara!!!

Anônimo disse...

Imagine um GP com os seguintes pilotos no grid:
Prost, Senna, Piquet, Mansell, Arnoux, Berger, Alesi.

Agora, veja os que pontuaram, pela ordem:
Thierry Boutsen, Nannini, Patrese, Nakajima, Emanuele Pirro e Pierluigi Martini.

É ou não é um GP de proporções caóticas?!?!?

Pois é... GP de Adelaide/1989

Também acho que esse entra.

Anônimo disse...

Ah, jah tinha visto esse video no youtube! Mto bizarra o final dessa corrida, ateh eu fiquei sem entender quando vi o video pela primeira vez! O comentario do James Hunt eh demais, bem do jeito dele!
E que azar do de Crasheris...ele ia ganhar a primeira dele, mas acabou perdendo tudo na ultima volta...ô meu Deus...

Anônimo disse...

Acho que ja vi essa corrida no Esporte Espetacular.. antigamente passava muito de F1 e eu assistia direto. nao era nem no domingo o programa se nao me engano.

Blogueiro, por acaso vc nao sabe onde encontrar os videos da serie especial que o Esporte Espetacular fez sobre Ayrton Senna? Chamado galeria Ayrton Senna... eu acompanhei quase todos os episodios.. tenho varios gravados em VHS.. pode sair algo baum daew hein....

Felipe Maciel disse...

Com certeza não será a única prova de Mônaco nessa lista. Mas se o começo já tá assim, imagino como ficará depois.

abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todos os comentários!

André e Leandro: Foi, talvez, a melhor chance de vitória que o querido de Cesaris teve na vida! Ele chegou a ultrapassar o Patrese, mas nem conseguiu superar o Pironi. Infelizmente, a gasolina acabou antes...

Guilherme: Valeu pela crítica! Vou tentar fazer os próximos posts de maneira mais descontraída. Quando começo cada nova lista, sempre fico em dúvida se estou "entrando no ritmo". O texto do G.P. da Europa ficou meio morno mesmo, mas vou tentar melhorar! Para terminar, uma dica: uma das duas - Austrália/1989 ou Mônaco/1984 - vai ser tema de um dos próximos posts!

Jab's: Passei um tempo procurando, mas não encontrei a série a que você está se referindo em vídeo. Vi menções em blogs e sites: infelizmente, não passa disso. Serie, realmente, um ótimo tema de post nessa época de notícias mais escassas...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

ola andré.

Eu tinha um video compacto do gp de monaco de 1982, com galvão bueno e reginaldo leme, e por incrivel que pareça, eles não se atrapalharam nas voltas derrareiras, inclusive cravaram a vitoria de Patrese, na saida do túnel quando a tv focalizou novamente o italiano. A duvida só ficou com quem seriam os 2 e 3 colocados, mas pela cronometragem, eram pra ser Pironi e de Cesaris respectativamente.