domingo, 6 de janeiro de 2008

Ferrari: "Kimi é o favorito para 2008"

Antes mesmo dos primeiros testes de pré-temporada, Kimi Raikkonen já parece ter saído na frente de Felipe Massa na disputa interna da Ferrari. Neste domingo, ninguém menos do que Piero Lardi Ferrari - o único herdeiro vivo do lendário Commendatore Enzo Ferrari - declarou apostar no finlandês para o título da próxima temporada.

"O novo carro vai se encaixar melhor ao estilo de pilotagem de Kimi. Ele não deve ter os mesmo problemas de adaptação de 2007", disse Lardi Ferrari, atualmente vice-presidente da escuderia de Maranello, ao jornal italiano Gazzeta dello Sport. "Agora, nosso objetivo para este ano é manter a competitividade e transformar o F-2008 no modelo mais confiável do grid", completou ele.

Por sua vez, Raikkonen manteve o tradicional comportamente gelado durante a apresentação do carro da Ferrari. De qualquer maneira, o finlandês mostrou bastante otimismo. "Com a proibição do controle de tração, as corridas serão mais dificeis. Vamos precisar mudar nosso estilo de pilotagem, mas não acho que isso será um grande problema. Eu e Felipe Massa estamos preparados, e iremos lutar pelo título".

Embora um pouco ofuscado por Raikkonen, Massa parecia estar muito bem-humorado na apresentação do F-2008. "O lançamento de um novo carro é sempre uma ocasião especial. É como ver uma criança nascer. Espero que esse 'bebê' nos dê bastante alegria neste ano", disse o piloto brasileiro. Sobre as novas regras, Massa foi claro: "As mudanças são bem significativas. Em 2008, vou precisar pilotar com mais cautela".

Como era de se esperar, os dirigentes também deram suas palavrinhas durante a apresentação do F-2008. Recém-nomeado diretor-executivo da Ferrari - cargo que o afasta das atividades de pista - Jean Todt fez questão de negar qualquer atrito com Luca di Montezemolo, o presidente da equipe vermelha. "Somos amigos, apesar de nem sempre termos a mesma opinião. Entre nós dois há liberdade de discussão", falou Todt.

O suposto racha entre o francês e di Montezemolo chegou a ser especulado pela imprensa italiana, mas os dois envolvidos já negaram os boatos em várias oportunidades. Nesse momento, tudo o que a Ferrari quer evitar é problemas extra-pista, como o caso de espionagem da última temporada. Uma prova disso é que os fotógrados foram proibidos de participar da apresentação do F-2008, para evitar vazamento de algum detalhe do novo carro.

A Ferrari já está profundamente concentrada nos preparativos para a próxima temporada, e vem com tudo para defender os títulos de 2007. Repetir o desempenho do ano passado é o mínimo que os seus leais torcedores do time de Maranello estão esperando.


Ao contrário do que foi especulado na última semana, a Mercedes não tem nenhuma intenção de se tornar a sócia majoritária da McLaren, passando a controlar com mão-de-ferro as atividades do time prateado. Pelo menos, é isso o que garante Norbert Haug, o principal diretor de competições da fábrica alemã. Em entrevista ao diário Bild, porém, Haug deixou em aberto a possibilidade:

"Por enquanto, não temos nada a comentar sobre esse assunto. Continuamos na mesma situação de antes. Se quisermos, ainda teremos outras oportunidades", disse Haug. Pelo visto, a compra de mais ações da McLaren não está descartada pela Mercedes. No médio ou longo prazo, a fábrica alemã pode, sim, seguir a rival BMW e entrar com sua própria equipe na Fórmula 1...

Enquanto isso, outra montadora alemã negou qualquer interesse em investir na categoria: a Audi. Em entrevista à revista Eurosport Motor, o chefe do departamento de competições da montadora das quatro argolinhas, Wolfgang Ullrich, garantiu não ter intenção de mudar o planejamento atual da Audi.

"A Fórmula 1 está totalmente fora dos nossos planos. Nosso projeto já é definido, com estratégias de marketing já traçadas", disse Ullrich. Atualmente, a Audi marca presença na DTM e também participa de várias competições de longa duração, incluindo a Le Mans Series. Apesar de permanecer longe da Fórmula 1, a Audi mantém-se comprometida em investir no esporte.

E isso, convenhamos, é o mais importante.



O Rally Dacar foi cancelado na última sexta, mas a polêmica decisão dos organizadores continua repercutindo. Para boa parte da imprensa internacional, o futuro da principal competição off-road do planeta está seriamente comprometido. Em Portugal - onde seria dada a largada para a edição deste ano - o cancelamento do Dacar por ameaças terroristas foi visto como um grave erro.

"Por motivos semelhantes, será que eventos como os Jogos Olimpícos ou a Copa do Mundo de Futebol também teriam sido cancelados?", indagou o responsável pela organização da competição em Portugal, João Lagos, ao jornal Diário de Notícias. No resto da Europa, várias publicações também condenaram o cancelamento do Dacar.

"Foi uma sentença de morte", estampou hoje de forma dramática o francês Le Soleil. De fato, os organizadores do Dacar vão ter um enorme trabalho para recuperar os prejuízos. Apenas a equipe brasileira Petrobrás Lubrax, que competiria nos carros, nas motos e nos caminhões, perdeu um investimento de dois milhões de reais...

Nas demais categorias do automobilismo mundial, apenas uma notícia chama atenção neste domingo: o anúncio da data de apresentação da nova Ducati. Campeã em 2007 com o surpreendente Casey Stoner, a fábrica italiana escolheu o dia 8 de janeiro para mostrar a chamada GP8, que vai ser utilizada por Stoner e Marco Melandri na temporada 2008 da MotoGP.
Assim como a conterrânea Ferrari, a Ducati tem um só objetivo para este ano: repetir o desempenho vitorioso da última temporada.


O vídeo do dia é mais uma cortesia do Blog. Dessa vez, o tema são "Os Dez Acidentes Mais Espetaculares da História", uma das listas mais populares que a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix já teve. Mesmo para quem lembra a ordem das pancadas, vale a pena dar mais uma conferida:



Nesta segunda, o Blog volta comentando o lançamento do novo carro da McLaren - o MP4/23 - e as principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu discordo desse Ferrari. Torço pelo Massa e acredito que ele tem condição de superar o Kimmi em 2008, mesmo se as regras não ajudarem.

Mercedes e Audi: penso parecido com você, o importante é que elas invistam nas corridas, não importa em que área. Na F-1, honestamente, sempre vai ter gente querendo colocar din-din.

O cancelamento do Dakar foi triste mas eu discordo desses que consideraram um erro. Foi uma decisão certa, pois a segurança precisa ficar em primeiro lugar.

E o vídeo está muito bom, a edição superou as minhas expectativas.

Um abraço,

Hugo Meirelles - Niterói/Rio

Anônimo disse...

Gustavo,

Mais um bom vídeo. Ótima edição.

Adicionalmente aos acidentes do vídeo, vale lembrar também os de Ayrton Senna em Imola/1994, o de Gilles Villeneuve em Zolder/1982 e o de Luciano Burti na Bélgica/2001.

Um abraço.