O escândalo de espionagem já foi oficialmente encerrado pela FIA, mas o caso continua a repercutir nos bastidores da Fórmula 1. Neste sábado, o imbróglio voltou ao noticiário da categoria depois que o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, fez novas acusações contra a McLaren, dando a entender que o novo carro da equipe inglesa foi desenvolvido a partir de dados secretos do time de Maranello.
"Esse novo carro da McLaren é uma Ferrari prateada", cravou Montezemolo ao jornal alemão Express. "Quando o ano terminar, o campeão vai ser a autêntica Ferrari ou uma equipe que também tem um pouco da Ferrari", completou ele. Na mesma reportagem, o chefe da McLaren, Ron Dennis, rebateu com veemência as acusações de Montezemolo:
"Tudo o que há de novo no nosso carro é resultado da evolução do modelo do ano passado. Todos os componentes são originais", garantiu Dennis. A Ferrari, porém, não parece satisfeita com as explicações da McLaren. Na visão do diretor técnico da equipe vermelha, Aldo Costa, o time prateado pode, sim, ter se aproveitado dos dados confidenciais da Ferrari:
"As informações que chegaram à McLaren eram claras e permitiam entender com facilidade algumas das nossas inovações técnicas", disse Costa. Desde que estourou, em maio de 2007, o caso de espionagem que abalou as estruturas da Fórmula 1 parece não ter fim. Apesar dos esforços da McLaren e da FIA para encerrar de vez o assunto, o escândalo permanece ganhando bastante destaque na mídia especializada.
É compreensível a indignação da Ferrari, mas o destino do caso dificilmente vai mudar nessa altura. Após escrever uma carta pública pedindo desculpas pelo escândalo, a McLaren ganhou o perdão da FIA. Agora, a entidade só mudaria de posição se alguma evidência realmente concreta resolvesse aparecer. E, ao que tudo indica, não há mais nenhuma vontade política para conduzir investigações.
Em relação ao carro do ano passado, a McLaren aumentou a distância entre-eixos, seguindo uma tendência do Ferrari F2007. Apesar disso, não existe a menor prova de que a mudança foi feita por causa das informações que o ex-projetista chefe da McLaren, Mike Coughlan, recebeu ilegalmente do então diretor de desenvolvimento de performance da Ferrari, Nigel Stepney. Por mais que a equipe vermelha reclame, a FIA não vai mais punir a McLaren.
De qualquer maneira, as farpas da Ferrari continuam representando um grave dano à imagem já combalida do time de Ron Dennis.
7 comentários:
Para mim está claro que a McLaren pegou pelo menos um pouquinho da Ferrari. O resultado do julgamento foi uma vergonha e eu cheguei a pensar em desistir da Formula-1 mas o título do Kimmi reacendeu minha paixão pelas corridas! Vou torcer com todas as forças para a Ferrari e para o Massa em 2008. Quero honestamente que a McLaren e o Hamilton vão para o espaço rs..
Acho que é hora do montezemolo calar a boca... Afinal vai que este novo e belo ferrari se mostra uma bomba...já viu. Ai vai ficar com cara de idiota.. que aliás ele tem mesmo.
cá entre nós, fica elas por elas... pois a Ferrari de 2008 com exceção do bico, copia muita coisa da Mclaren, inclusive diminuindo a distância entre-eixos. A Mclaren seguiu o caminho inverso de 2007 e resolveu aumentar a distância, o que poderá levar ao seguinte pensamento:
1- ela utilizou os dados da Ferrari e beneficiou-se do mesmo ao projetar o carro de 2008.
(Isto leva a uma indagação do porque, uma vez que em 2007 a Ferrari analisou e preferiu mudar o projeto de 2008 diminuindo esta distância entre-eixos que demostrou não ser tão eficiente assim).
2- A Mclaren deve ter no início de 2007 estudado o projeto ferrarista e testado algumas mudanças, que provou-se no papel e em vários testes, como túneis de vento e simuladores ser mais eficiente que o modelo de 2007, daí o aumento da distância entre-eixos.
A frase acima pode criar dúvidas de interpretação. O que quis dizer com "estudar o projeto ferrarista", não significa ter se apropriado do projeto em si, mas analisado as idéias ferraristas que foram divulgadas em jornais, revistas especializadas, etc e tal, adequando tudo ao seu projeto, maximizando o potencial do projeto de 2008.
Exemplos: Vocês lembram do bico bigode da Tyrrel copiado mais tarde por algumas equipes...
o bico tubarão da Benetton de 95 foi copiado pela Willians de 96 e se não me engano, até pela Ferrari de 97...
caso mais recente é a tampa do motor da BMW que Ferrari e Mclaren copiaram porque provou-se ser mais eficiente, mas isto não quer dizer que se apropriaram dos projetos da BMW.
Como disse o Rei da Espanha Juan Carlos:
Porque você não fica calado? Montezemolo.
Ganhou um campeonato perdido, pode-se dizer que caiu no colo de Kimi Raikonnen e neste rolo de espionagem, ainda mais se tratando de pessoas que possuem um ofício aonde a curiosidade e o saber são mestres, esta claro que houve uma troca de figurinhas entre Nigel Stepney e Mike Coyghlan.
neste caso pode-se dizer que não houve vencedores... é um assunto que merece ser esquecido, pois desestimula qualquer fã do esporte.
Sobre Ron Dennis apesar de ser antipático, admiro sua postura e suas idéias. Espero que 2008 seja um ano de vitórias e que a Mclaren consiga reverter tudo o que passou em 2007.
esqueci de colocar meu nick na mensagem acima...rs!!! então agora vai nick e nome junto :)
Todos sabem que a Ferrari nunca vai conseguir mudar o resultado do julgamento nas circunstâncias atuais, o Montezemolo quer só provocar, tentando danificar mais ainda a imagem da Mclaren, realmente, eu acho que a punição foi muito branda, mas isso não vem ao caso, agora, pois o caso merece ser esquecido, já foi, Luca, e o Kimi ganhou o campeonato, está tudo bem, aparentemente, a FIA já deixou a Mclaren fazer o que bem entender no modelo desse ano (antes que perguntem, eu acho sim que Woking deve ter se utilizado de algo daquelas informações contrabandeadas pelo Stepneygate), não adianta espernear.
Sobre os projetos desse ano, parece claro que nem Mclaren nem Ferrari alteraram seus entreeixos a ponto de inverter a situação do ano passado (passeio dos ingleses em circuitos de baixa e Monza), ambas devem ter procurado um ponto de equilíbrio, melhorar o ponto fraco sem perder muito do ponto forte.
A princípio, faz melhor a Ferrari, pois nesse ano entram duas etapas de ruas, teoricamente, pistas de baixa, mas só podemos tirar alguma conclusão no final do campeonato, a única certeza que tenho é a minha torcida pelo Kimi, mas isso não quer dizer nada, mesmo.
Para mim não se trata de uma reclamação, ele só está provocando a equipe rival, e não é a primeira vez que faz isso.
Mas a provocação não vai mudar nada, a McLaren não liga nem um pouco. Aliás, ninguém mais liga, afinal essa história de espionagem já deu o que tinha que dar, e a piadinha não funciona tão bem quanto funcionou antes, no finzinho da temporada 2007, quando ele disse coisa parecida.
Obrigado por todas as mensagens!
Como alguns de vocês disseram, a afirmação do Montezemolo foi mais uma provocação do que uma reclamação. De qualquer maneira, a frase foi um pouco desnecessária, não é mesmo? Ninguém mais aguenta ouvir falar dessa história de espionagem. Repetindo o comentário do Celso: "Montezemolo, por que não fica calado??".
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Postar um comentário