sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Schumacher confirmado como "terceiro piloto" da Ferrari

Levou um tempo, mas Michael Schumacher finalmente definiu sua nova função na Ferrari. A partir deste ano, o heptcampeão será uma espécie de "terceiro piloto" da equipe vermelha, participando do desenvolvimento do F-2008 em testes esporádicos. O anúncio foi feito pelo próprio Schumacher, em entrevista ao jornal Gazzeta dello Sport:

"Meu papel na Ferrari agora está claro. Se o time precisar de mim, vou ter enorme prazer em pilotar, mas não de forma tão freqüente", disse o alemão. A experiência de Schumi com carros sem controle de tração - aliada à sua incrível capacidade de transmitir informações - são fundamentais para a Ferrari. A hipótese de Schumacher retornar como titular, porém, continua totalmente descartada:

"Eu, um piloto em tempo integral de novo? É claro que não!", assegurou Schumi aos jornalistas presentes no evento "Wrooom", que a Ferrari promove anualmente na cidade italiana de Madonna di Campiglio. Para terminar, o alemão também arriscou algumas previsões para a próxima temporada da Fórmula 1: "Ferrari e McLaren são as principais candidatas ao título, mas Renault e BMW não devem ficar tão distantes assim. E a Honda contratou Ross Brawn, a pessoa certa para recuperar o time".

Além de Schumacher e de toda a cúpula da escuderia do cavalinho, Kimi Raikkonen, Felipe Massa e o campeão da MotoGP, Casey Stoner, também participaram do "Wrooom". O finlandês, inclusive, falou um pouco sobre a nova função de Schumacher: "Ele tem total consciência do que está fazendo. Eu não me sinto nem um pouco incomodado com a presença de Schumacher", garantiu Raikkonen.

Enquanto isso, a McLaren finalizou em Jerez os primeiros testes com seu modelo para 2008, o MP4/23. No terceiro e último dia de atividades no circuito espanhol, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen foram os responsáveis em conduzir os trabalhos. O inglês completou um total de 86 voltas, estabelecendo seu melhor tempo em 1:19.691s. A marca é cerca de um segundo e meio mais lenta do que a de Sebastian Vettel, o líder dos testes de dezembro, também em Jerez.

Por sua vez, Kovalainen cravou 1:19.752s no mais rápido de seus 93 giros. Ao longo da semana, a McLaren rodou exatos 1.999 quilômetros, sendo 800 deles apenas hoje. Na segunda que vem, o time prateado volta à pista de Jerez para mais uma bateria de testes, que deve contar com a presença de todos os quatro pilotos da equipe: Hamiton, Kovalainen, Pedro de la Rosa e Gary Paffet. De tudo isso, resta apenas uma conclusão.

A McLaren começou 2008 trabalhando para valer. Mas superar a Ferrari, que conta com a "mãozinha" providencial de Michael Schumacher, vai ser um desafio e tanto.



Assim como no ano passado, a Renault deve colocar seu novo carro na pista antes mesmo da festa de lançamento dele. Segundo o site F1 Technical, o R208 vai estrear nos ensaios de Valência, marcados para 21 de janeiro. A apresentação oficial da máquina, vale lembrar, será apenas dez dias depois. De qualquer maneira, a notícia é boa para Fernando Alonso: ao contrário do que vinha parecendo, a Renault não largou tão atrás de suas rivais assim.

Por outro lado, a Williams não conseguiu aprontar seu FW30 a tempo, e o primeiro teste do novo carro da equipe precisou ser atrasado em uma semana. Agora, o modelo 2008 do time de Frank Williams vai estrear junto com o R208 da Renault, também no próximo dia 21, em Valência. Nos ensaios de Jerez - marcados para 14 de janeiro - a Williams deve participar com o antigo FW29, já incorporando algumas mudanças do regulamento deste ano.

Outra equipe que vai correr em Jerez com um carro híbrido é a Force India. O principal assunto no time indiano, porém, é a polêmica entrevista que o recém-contratado Giancarlo Fisichella concedeu hoje ao Gazzetta dello Sport. "Eu sou a referência, o número 1 do time. Adrian Sutil vem depois disso", falou Fisico. Mais tarde, o alemão evitou entrar no bate-boca, limitando-se a afirmar que "a Force India ainda não tem essa de primeiro ou segundo piloto".

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que o Autódromo de Imola praticamente encerrou as obras de reformulação da área do paddock e do trecho final da pista. Agora, os dirigentes locais esperam um contato de Bernie Ecclestone para tentar recolocar o G.P. de San Marino no calendário da categoria. As fotos da reforma de Imola - divulgadas nesta semana pelo site Motorsport - estão logo abaixo:







Pelo visto, os boxes deixaram de ser tão apertados como antes. Mas a área de escape da pista, que já era reduzida, ficou menor ainda...



O Futebol Clube do Porto se tornou hoje o nono integrante da Fórmula Superliga, categoria que visa colocar na pista carros pintados nas cores de times de futebol de todo o mundo. Nas palavras do presidente do Porto, "as corridas vão ser importantes para divulgar a marca do clube no planeta". Até agora, o Flamengo é o único time brasileiro confirmado na Superliga, mas o Corinthians diz também ter recebido um convite.

No mundo off-road, a novidade do dia é que o Brasil aparece, sim, como um dos principais candidatos para receber o Rally Dacar a partir do ano que vem. De acordo com João Lagos, presidente da empresa que organiza a competição em Portugal, a edição 2009 pode ter uma largada simbólica em Lisboa, para depois ser disputada em vários países sul-americanos, incluindo o Brasil. Segundo os organizadores do Dacar, os planos para o evento do próximo ano serão anunciados até o fim de janeiro.

Na MotoGP, chama atenção nesta sexta uma entrevista do diretor de competições da Kawasaki, Michael Bartholemy. Mostrando bastante otimismo, o dirigente não escondeu o objetivo da equipe para os próximos anos: "Quero dizer que estamos prontos para disputar o título em 2009. Estou apostando muito nessa possibilidade". Para a temporada deste ano, a Kawasaki trouxe o americano John Hopkins, ex-Suzuki, que vai formar dupla com o australiano Anthony West.

Por fim, vale mencionar que a Nascar finalizou hoje sua primeira semana de testes de pré-temporada. Nos últimos três dias, os pilotos que terminaram o campeonato de 2007 em posição ímpar (1º, 3º, 5º...) estiveram na pista de Daytona na abertura dos trabalhos da categoria neste ano. Confirmando seu favoritismo, o atual campeão Jimmie Johnson foi o mais rápido, superando Casey Mears e o surpreendente Jacques Villeneuve, que vieram na seqüência. Ao mesmo tempo, Juan Pablo Montoya não passou de 12º.

Na próxima semana, entre os dias 14 e 16, é a vez dos pilotos que encerraram o ano passado em posição par. Entre eles, o tetracampeão Jeff Gordon e o superpopular Dale Earnhardt Jr.


Excepcionalmente, o vídeo do dia é dividido em duas partes dessa vez. As imagens abaixo são do shakedown do MP4/23 - o carro da McLaren para a temporada 2008 da Fórmula 1 - realizado no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, incluindo ótimas entrevistas com os pilotos da equipe. O primeiro vídeo foca o trabalho de Heikki Kovalainen, que estreou pelo time prateado na última terça:



Já este aí debaixo concentra-se em Lewis Hamilton:



Neste sábado, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Michael Schumacher, Giancarlo Fisichella e Imola - http://www.motorsport.com/
Shakedown da McLaren, Renault e Kawasaki - http://www.gpupdate.net/

7 comentários:

Anônimo disse...

caraca mais um post gigante, belo furo nas fotos de Imola!! Tô sem tempo agora, dps leio tranquilo o texto inteiro, mas já deu pra sentir que os vídeos são maneiros tb!!

GO KOVA GO!!!!!

kimi_cris disse...

bem parece que o traçado de imola está quase igual, agora resta saber se o tio Bernie quer lá um G.P.
Descobri uma coisa no MP4-23, vai ao meu blog ver.

Grande Abraço

Kimi_Cris

Anônimo disse...

na primeira entrevista do Heiki, ele utilizou o inglês, mas na segunda parte tentei identificar o que foi dito e nada...rs!!!

vendo o vídeo deu saudade do som dos motores, como é bom ver isto ao vivo !!!

Schumacher merece tudo o que ele vem desfrutando da vida, pois trabalhou feito um workholic na Ferrari, e agora o negócio é se divertir. Não gostaria que nada de mal acontecesse a algum piloto da Ferrari, mas se algum deles num final de semana de GP fosse acometido com o mal de montezuma, seria a oportunidade única de ver um dos maiores em ação de novo.

Giancarlo Fisichella disse tudo, mas esqueceu-se de completar a frase... ele realmente é referência para Sutil de tudo o que não se deve fazer na Fórmula 1...

Abraços

Gui Vieira disse...

Gostei das fotos de Imola, embora não goste muito da pista porque foi lá que o Ayrton morreu. Tem mais no site onde voce pegou?

Anônimo disse...

olhando a foto do Clube do Porto, o piloto que esta no carro é o Tiago Monteiro? pareceu-me, mas não tenho certeza...

as modelos utilizadas são bonitas, mas a que esta do lado esquerdo do piloto é fora de série...

Felipe Maciel disse...

Não vai se fácil convencer o Bernie a recolocar Imola no calendário, já que ele está marchando com o Tilke rumo ao oriente. Difícil...

Quanto à Renault (acho que é R28 ao invés de R208), será que eles vão usar a pintura de 2008 no teste? Nao né? Nesse caso não faz muito sentido...

Blog F1 Grand Prix disse...

Phigo,

O piloto é o Tiago Monteiro mesmo! Pelo visto, ele é um dos principais candidatos a representar o clube português na Fórmula Superliga...

Grande abraço!

Gustavo Coelho