quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Corridas Mais Caóticas da História - Número 3

Continuamos, hoje, a primeira lista do ano da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o assunto são corridas animadas, confusas e emocionantes, que certamente ficaram marcadas na memória dos fãs da velocidade. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. Europa/1999
9. Mônaco/1982
8. Mônaco/1984
7. Inglaterra/1975
6. Europa/1993
5. Austrália/1991
4. Mônaco/1996
TERCEIRA COLOCADA - Grande Prêmio da Bélgica de 1998

A corrida que teve simplesmente o maior acidente da história não poderia, em hipótese nenhuma, deixar de figurar neste ranking. Mas o mega-acidente do G.P. da Bélgica de 1998, que envolveu dezesseis dos 22 pilotos do grid, foi apenas o primeiro ato de uma prova cheia de acidentes, trapalhadas e reviravoltas. No fim, somente seis pilotos sobreviveram, e a corrida ficou para sempre marcada como uma das mais confusas de que se tem notícia.

Quando a Fórmula 1 chegou ao magnífico circuito de Spa-Francorchamps, a batalha pelo título estava entre apenas dois homens: Mika Hakkinen e Michael Schumacher. O finlandês liderava a classificação com 77 pontos, mas Schumi não aparecia muito atrás. Ainda sedento para quebrar o jejum de títulos da Ferrari - prestes a completar vinte anos - o alemão somava 70 pontos, e parecia bastante capaz de alcançar Hakkinen no campeonato.

Em Spa, porém, a McLaren do finlandês rendia muito mais. No treino de classificação, Hakkinen marcou a pole até com certa facilidade. Seu escudeiro David Coulthard completava a primeira fila do grid, com o surpreendente Damon Hill em terceiro. Por sua vez, Schumacher não passava de quarto, a mais de um segundo de Hakkinen. As perspectivas pareciam ruins para o alemão, mas a chuva tratou de equilibrar as coisas...

Na manhã da corrida, nuvens negras tomaram conta de Spa. Não demorou muito e a pista ficou completamente molhada. A chuva não dava trégua, e logo ficou claro que a prova seria toda disputada em condições complicadas. Mesmo assim, ninguém esperava uma corrida tão emocionante. Já nos primeiros trinta segundos, um acidente espetacular mostrou que aquele G.P. não seria nada normal...

Hakkinen sai bem e toma a ponta, enquanto Jacques Villeneuve pula de quinto para segundo e Schumacher passa para terceiro na saída da curva inicial. É aí que Eddie Irvine toca em Coulthard, que ocupava o quarto posto, jogando o escocês contra o muro. A reação em cadeia é inevitável. O carro de Coulthard volta rodopiando para a pista, e o resto do pelotão não tem como desviar.

Seis pilotos escapam: Hakkinen, Schumacher, Villeneuve, Hill, Giancarlo Fisichella e Esteban Tuero. Além deles, todos - sem exceção - acabam envolvidos na batida. A cena é quase inacreditável: Rubens Barrichello, por exemplo, é atingido por cinco pilotos diferentes. Quando o acidente já parecia encerrado, Ricardo Rosset ainda faz um verdadeiro strike nos carros já destruídos, acertando três ou quarto deles de uma só vez.

A corrida é imediatamente interrompida. Na nova largada, quatro pilotos não têm condição de largar, por absoluta falta de carro reserva: Barrichello, Rosset, Olivier Panis e Mika Salo. Os outros dezoito alinham no grid pela segunda vez, torcendo para que o acidente não se repetisse. Uma vez mais, porém, vários pilotos terminariam fora da corrida já na primeira volta.

Dessa vez, é Hill quem faz uma ótima largada, assumindo a liderança. Atrás do inglês, Hakkinen e Schumacher se tocam, e o finlandês leva a pior. Ele roda e acaba atingido por Johnny Herbert, que não tem para onde ir. Para delírio dos torcedores da Ferrari, Hakkinen é obrigado a abandonar. No fim do dia, porém, os tifosi não teriam muito o que comemorar.

A corrida é um desastre para a McLaren: ainda na primeira volta, Coulthard se envolve num acidente com Alexander Wurz. O austríaco abandona, mas Coulthard ainda consegue retornar aos boxes, perdendo muito tempo. Enquanto isso, Schumacher se aproxima de Hill, e prepara a ultrapassagem. Na chicane de Bus Stop, o alemão coloca por dentro e faz a manobra, sem maiores dificuldades.

Nesse momento, a chuva aperta e as condições ficam ainda mais complicadas. Tora Takagi, Irvine e Villeneuve batem, mas o pior ainda estava por vir. Chegando para colocar uma volta de vantagem sobre Coulthard, Schumacher não enxerga o escocês e atinge o piloto da McLaren em cheio. Resultado: fim de corrida para o alemão, que chegaria à liderança do campeonato se vencesse a prova do Spa.

Schumacher não se conforma. Após estacionar seu carro nos boxes, parte em direção ao pit da McLaren. Não se sabe exatamente o que Schumi disse a Coulthard, mas testemunhas garantem que o alemão soltou um "você é um assassino!" para o incrédulo escocês. De qualquer maneira, não adiantava reclamar. Schumacher estava fora, e os pontos perdidos fariam, sim, muita diferença no fim do ano.

Com o abandono do alemão, Hill toma a ponta, com seu parceiro Ralf Schumacher em segundo. Logo depois, Fisichella bate fote com Shinji Nakano, num acidente de dinâmica parecida ao de Schumacher e Coulthrad. A pancada é violenta, mas Fisichella sai do carro inteiro. O safety car entra na pista e junta o pelotão, a vinte voltas do fim.

Hill lidera, com Ralf colado. Na seqüência, aparecem Jean Alesi, Heinz-Harald Frentzen, Pedro Paulo Diniz, Jarno Trulli e... mais ninguém. A segunda metade da corrida é menos animada, mas também muito emocionante. Em pelo menos duas ocasiões, Hill chega perto de sair da pista, por conta das péssimas condições de visibilidade. Então, nas últimas voltas, Eddie Jordan manda Ralf "manter posição", e a primeira vitória da equipe amarela fica garantida.

Numa das maiores zebras da Fórmula 1 moderna, Hill conquista a primeira vitória da equipe Jordan. A ordem não se altera até o sexto lugar, de modo que a corrida de Spa faz a festa dos times pequenos. Nenhuma comemoração, porém, supera a da Jordan. Após 127 tentativas, a simpática equipe irlandesa enfim conseguia seu primeiro triunfo. E justamente numa das provas mais agitadas dos últimos tempos, o G.P. da Bélgica de 1998.

Pelo resultado surpreendente, que rendeu uma vitória magnífica para Hill e a Jordan, pela sucessão de acidentes e rodadas - incluindo o polêmico choque entre Schumacher e Coulthard - e por ter sido cena do maior acidente da história, o Grande Prêmio da Bélgica de 1998 leva o terceiro lugar na lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História.

A seguir, o resumo da prova, em inglês:



O vídeo abaixo também vale a pena ser conferido. Trata-se de um resumo da corrida feito pela Jordan, incluindo as conversas de rádio entre os pilotos e a equipe. Dá para perceber que Ralf não ficou muito satisfeito com a ordem de "manter posição" no fim da prova:



A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número dois da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E hoje, até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Quarta, Sexta e Oitava fotos do post - http://www.f1-facts.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótima escolha Gustavo. Perdi alguns numeros da lista , então vou ler com mais calma esse texto dps. Mas mesmo assim já posso adiantar que aprovo esse GP da Belgica, vi ao vivo e lembro como se fosse ontem do acidente no início! Inesquecível..

Speeder76 disse...

Ando aqui a ler a tua escolha para os GP's mais confuso de sempre, e ontem meti no meu blog uma foto do GP do Canadá de 1973, onde entrou pela primeira vez em acção a figura do "Safety-Car".


Provavelmente não deve estar na lista dos dez primeiros, mas se for um daqueles que merece ser nomeado, avisa, que gostaria de saber mais pormenores...

Anônimo disse...

CRÁSSICO! (com R msm, rs)
Nem sabia q tinha sido a primeira vitoria da Jordan, pensei q jah tinham ganho antes (mas naum imaginava com quem)...por isso q o Eddie Jordan comemora q nem um maluco, dando pulos histericos!
Ateh!

Anônimo disse...

Maravilhoso Gustavo (não vc, o texto :-) )...
Vc faz por merecer todas as propagandas que faço do seu blog!
Estou ancioso para lista chegar ao fim!
Abraços...

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, muito obrigado por todos os elogios! Valeu mesmo!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Marcos Antonio disse...

A vitória do Damon Hill,o piti do Schummy e o Rosset strike foram inesquecíveis!
ótimo resumo,como sempre!
abraços!