sábado, 26 de janeiro de 2008

O sábado no mundo da velocidade

Atualizado às 00:10hs, com as demais notícias deste sábado e o "vídeo do dia"

Repetindo o dia de ontem, este sábado não teve nenhuma notícia muito importante, que merecesse ganhar um destaque especial. Sendo assim, vamos a um rápido giro pelo noticiário de hoje, começando pelas novidades da Fórmula 1:

Bastante criticado por não ter conseguido freiar a rivalidade entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, Ron Dennis voltou a garantir que não se arrepende da postura que manteve no comando na McLaren. Neste sábado, o chefe do time prateado concedeu uma entrevista ao site Formula1.com, defendendo-se das farpas e ressaltando a política da equipe:

"Sempre tratamos nossos pilotos da mesma maneira. Em 2008, Heikki e Lewis vão ter condições idênticas, e espero que os dois sejam competitivos. Tenho certeza de que entre eles não haverá nenhum tipo de problema de relacionamento", disse Dennis. A torcida da maioria dos integrantes da McLaren, porém, deve continuar sendo por Hamilton. Mesmo recebendo tratamento igual ao de Kovalainen, o inglês tem, sim, uma natural e inegável afinidade com os membros do time.

Enquanto isso, Max Mosley revelou hoje que a sua permanência como presidente da FIA deve ser definida ainda neste ano. Embora as próximas eleições da entidade estejam marcadas apenas para meados de 2009, Mosley deseja tomar uma decisão até outubro. "Minha escolha vai ser baseada naquilo que eu estiver sentindo. Não pretendo continuar no comando da FIA para sempre", falou ele ao The Independent. Será que vem por aí uma campanha "Aposenta, Max"?

Ao mesmo tempo, a Toyota declarou-se satisfeita com os testes da última semana, em Valência. Apesar de praticamente não ter aparecido na parte de cima da tabela de tempos, Jarno Trulli gostou do progresso da equipe: "Nosso enfoque foi na parte aerodinâmica, onde conseguimos juntar muitas informações para desenvolver o carro. Completamos nosso cronograma sem problemas, e agora é esperar pelos ensaios no Bahrein".

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma reportagem do Marca, publicada hoje. De acordo com o jornal espanhol, a cidade de Valência vai gastar algo em torno de 26 milhões de dólares para receber o G.P. da Europa, marcado para agosto. A quantia é relativamente baixa, principalmente quando comparada aos investimentos de outras sedes da Fórmula 1.

Um exemplo: o G.P. dos Emirados Árabes Unidos, que deve estrear no calendário da categoria em 2010, está custando nada menos do que US$ 1 bi...



Pelo visto, o francesinho é bom mesmo. Neste sábado, Romain Grosjean saiu da oitava colocação do grid para vencer a segunda bateria da GP2 Asia em Dubai, fazendo a dobradinha na etapa de estréia da categoria. Para quem não lembra, Grosjean já havia vencido a prova de ontem, com bastante facilidade. Dessa vez, porém, ele teve que lutar para chegar em primeiro.

Após largar de oitavo, Grosjean foi superando pouco a pouco os seus adversários, até assumir a ponta exatamente na metade da corrida. Daí para frente, o francês apenas controlou a distância para o malaio Fairuz Fauzy, vencendo com autoridade. Atrás dos dois, o indiano Karum Chandhock terminou em terceiro, fechando o podium.

Por sua vez, Bruno Senna teve uma dia bastante problemático. Saindo de sétimo, ele mais uma vez perdeu posições na largada, e depois acabou envolvido num toque com o japonês Kamui Kobayashi. Para piorar mais, Bruno ainda sofreu um furo de pneu, completando a prova em últimos dos 19 pilotos que terminaram. Outro que não deu sorte na corrida de hoje foi Diego Nunes, que abandonou após um acidente logo no início.

Dos brasileiros, quem apareceu com destaque foi Alberto Valério, que fechou num promissor quinto. Com os resultados de Dubai, Romain Grosjean já abre uma boa distância no campeonato, somando 19 pontos. O vice-líder ainda é Bruno Senna, com 9. Na seqüência, vêm Fairuz Fauzy, Karum Chandhok, Andy Soucek e Hiroki Yoshimoto, todos com 6 pontos. Alberto Valério é o nono, com 2, e Diego Nunes ainda não pontuou.

A seguir, a classificação da prova deste sábado:

1. Romain Grosjean/França/ART, 28 voltas em 43:32.991s
2. Fairuz Fauzy/Malásia/Super Nova, a 3.778s
3. Karun Chandhok/Índia/iSport, a 5.974s
4. Hiroki Yoshimoto/Japão/Qi-Meritus, a 12.147s
5. Alberto Valerio/Brasil/Durango, a 12.854s
6. Davide Valsecchi/Brasil/Durango, a 18.367s
7. Andy Soucek/Espanha/DPR, a 19.360s
8. Jerome D'Ambrosio/Bélgica/DAMS, a 25.052s
9. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, a 25.687s
10. Ho-Pin Tung/China/Trident, a 26.339s
19. Bruno Senna/Brasil/iSport, a 1 volta



Agora, a próxima etapa da GP2 Asia acontece apenas entre os dias 15 e 16 de fevereiro, em Sentul.

Sebastien Loeb segue cada vez mais tranqüilo na liderança do Rally de Monte Carlo, que abre a temporada 2007 do Mundial de Rally. Único piloto que parecia capaz de incomodar o tetracampeão, Daniel Sordo abandonou a competição neste sábado, com problemas mecânicos. Agora, a vantagem de Loeb sobre o segundo colocado, Mikko Hirvonen, é superior a dois minutos.

Em condições normais, portanto, o francês não perde sua quinta vitória em Monte Carlo, a mais tradicional das etapas do Mundial de Rally. Sem condições de alcançar Hirvonen e muito menos de disputar com Loeb a liderança, Chris Atkinson aparece em terceiro, com François Duval, Petter Solberg, Gigi Galli, Jean-Marie Cuoq e Per-Gunnar Andersson completando a zona de pontuação. Fazendo sua estréia pela equipe oficial da Ford, Jari-Matti Latvala abandonou após um atingir uma pedra e quebrar a suspensão.

Logo abaixo, a classificação parcial do Rally de Monte Carlo:

1. Sebastien Loeb/França/Citroën, 2h50:38.8s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 2:10.6s
3. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 3:02.6s
4. François Duval/Bélgica/Ford, a 3:22.7s
5. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 4:11.8s
6. Gigi Galli/Itália/Ford, a 7:39.7s
7. Jean-Marie Cuoq/França/Peugeot, a 8:19.7s
8. Per-Gunnar Andersson/Suécia/Suzuki, a 9:31.8s
9. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 11:17.0s
10. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 11:23.4s

Por fim, vale registrar uma notícia revelada ontem pela espanhola TVE. De acordo com o reportagem da emissora, o Rally Dacar vai mudar de formato a partir deste ano, passando a ser disputado em três fases. Cada uma delas acontecerá em regiões distintas, e em épocas diferentes. Além disso, a competição deve ganhar um novo nome: Dacar Series.

Segundo a TVE, o primeiro evento vai começar no dia 11 de abril, percorrendo Hungria e Romênia. Mais tarde, em setembro, a segunda fase deve ter largada em Portugal, terminando depois na Espanha. Finalmente, a etapa decisiva do Dacar será na América do Sul, no início de 2009, com largada e chegada em Buenos Aires e passagens pelos pampas argentino e chileno.

Em seu novo formato, a competição ao menos vai manter pilotos e equipes em atividade durante bem mais tempo. Mas o caráter, o espírito e a identidade do Dacar serão perdidos. E o Rally mais difícil do mundo, como nós conhecíamos, não existirá mais...



O vídeo do dia é uma doce recordação para aos fãs da saudosa Minardi, a mais simpática equipe de final de pelotão que a Fórmula 1 já teve. As imagens retratam um pit stop do argentino Esteban Tuero durante o G.P. da Argentina de 1998, e mostram exatamente uma das razões para a Minardi nunca ter chegado a ser um time de ponta. Com uma incrível sucessão de pataquadas, os mecânicos da equipe demoram pouco mais de quarenta segundos (!) para terminar todo o trabalho:


Bobagens à parte, é impossível não admitir: essa Minardi deixou saudades...

Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades do Mundial de Rally e o resultado das 24 Horas de Daytona. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Jarno Trulli e GP2 - http://www.gpupdate.net/
Mundial de Rally - http://www.motorsport.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber uma informação: por acaso as corridas da gp2 foram mostradas em algum canal do Brasil?

Grato

Anônimo disse...

Tah certo Ron Dennis, os fãs de F-1 querem ver o circo pegar fogo, ninguem tah ligando em separar briga, rs
E tomara q comece logo a F-1, pq se as noticias estaum escassas, ateh as discussoes no orkut estaum chatas, ateh eu consegui me irritar lah...tah fogo
Ateh!

Anônimo disse...

pilotos de F-1 se ajustam de uma forma ou de outra ao seu parceiro...

Senna e Prost tiveram duelos memoráveis na Mclaren e nem por isto houve um primeiro e segundo piloto...

Senna e Berger foram companheiros de equipe e aqui a coisa foi definida na base da competência e técnica, não que Gerard fosse ruim, mas estava uns bons dois degraus abaixo de Senna e nem por isto se estressou, alias foi um dos poucos que soube aproveitar bem sua estada na F-1...

Schumacher e Barrichelo são totalmente diferentes e a técnica do alemão, aliada a sua competência praticamente fizeram Rubens desaparecer, suas vitórias e títulos dizem tudo, por mais que a Ferrari tivesse como prioridade o alemão, Rubens poderia ter feito mais...

Prefiro a politica da Mclaren do que a politica Ferrarista... Fernando Alonso não tem muito do que reclamar... uma coisa é torcer por um piloto e a outra é sabotar um piloto para favorecer determinado piloto, no caso Hamilton... cá entre nós seria um absurdo a Mclaren sabotar um bi-campeão mundial, que recebe um salário na época X vezes maior, em favor de um piloto estreante... no meu ponto de vista não tem lógica nenhuma... ano passado Fernando Alonso perdeu para ele mesmo, basta lembrar que na China "se" tivesse segurado um pouco seu ímpeto teria ganho preciosos pontos que poderiam ter-lhe dado o 3 título pela equipe que ele realmente mais admira...

Não gosto de usar o "se", mas foi apenas para exemplificar o que penso... nos esportes em geral isto simplifica muito idéias e atitudes...

O sobrenome ajudará Bruno Senna até um certo ponto... é preciso que ele também faça a sua parte... a palavra azar não pode fazer parte do seu vocabulário, porque bons pilotos tem atitudes que os fazem evitar isto... então cabe a Bruno Senna fazer a diferença e mostrar que carrega no DNA toda a competência que seu tio possuia :D

Abraços

Anônimo disse...

sobre o vídeo do dia posso acrescentar que aqui no Japão uma legião de fãs ficou muito triste com a saída da Minardi... vi isto quando fui a Suzuka assistir um GP e fiquei impressionado pela paixão dos japoneses pela equipe...

engraçado o termo utilizado pelos comentaristas: desintêligencia... aqui no Japão seria algo como "atama warui" (cabeça ruim) e no Brasil é "burrice" mesmo... rs!!!

Felipe Maciel disse...

Que bela coincidência, ontem mesmo soltei no ar a campanha do Mosley lá no blog. Parece que não é só na música do pódio que a gente pensa junto heheheh

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, desculpe-me pela demora na resposta!

Lucas: Infelizmente, as corridas da GP2 Asia não têm transmissão ao vivo para o Brasil. O campeonato principal da categoria, porém, deve ser mostrado pelo Sportv, a partir de abril.

Leandro: Essa espera é insuportável, né? Mas está acabando: faltam menos de dois meses já!

Phigo: Como sempre, muito completo e interessante o seu comentário. Concordo que a McLaren não deve ter, de maneira nenhuma, tentado sabotar o Alonso. A insatisfação do espanhol, na minha opinião, estava ligado ao tratamento que ele recebia fora do carro. Com certeza, os mecânicos da McLaren, de forma natural, acabavam preferindo torcer e interagir com o Lewis...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho