segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mau tempo estraga primeiro dia de testes em Valência

Para decepção de pilotos, equipes e público, o primeiro dia da semana de testes de Valência foi estragado por causa do mau tempo. Pela manhã, uma densa neblina tomou conta do circuito Ricardo Tormo, prejudicando bastante a programação dos times. O panorama não mudou ao longo do dia e, no fim, apenas Renault e Williams - estreando seus novos carros - arriscaram-se a entrar na pista.

Sem maiores dificuldades, Fernando Alonso foi mais rápido do que o piloto de testes da equipe inglesa, Nico Hulkenberg, e liderou a tabela de classificação. O espanhol cravou 1:13.027s, um tempo cerca de oito décimos mais lento do que a melhor volta de Robert Kubica, durante os ensaios da BMW na semana passada. Apesar de ter andado pouco, Alonso ficou relativamente satisfeito com os testes de hoje:

"Tudo correu bem. Fomos aumentando progressivamente nosso ritmo, e não encontramos problemas significativos", disse Alonso. À primeira vista, pelo menos, o novo carro da Renault não apresenta grandes diferenças em relação ao seu antecessor. De importante, apenas a adoção da já famosa "ponte" na asa dianteira, uma idéia que caiu no gosto das equipes da Fórmula 1.

Por sua vez, a Williams não teve um dia fácil em Valência. Escolhido para estrear o novo FW30, o piloto de testes da equipe inglesa, Nico Hulkenberg, saiu da pista e danificou o assoalho de seu carro já numa de suas primeiras voltas. Com isso, o alemão completou somente vinte giros, sem conseguir mostrar o potencial do novo modelo.

De qualquer maneira, a Williams permanece confiante para a temporada que está para começar. Para o diretor técnico Sam Michael, o FW30 deve representar uma grande evolução para o time. "Desenvolvemos esse carro com base no modelo anterior, que era muito confiável. Dessa forma, tivemos possibilidade de concentrar nossos esforços na performance. Quando tudo estiver pronto, o FW30 vai ser bastante rápido", falou Michael.

Em relação ao seu antecessor - o FW29 - o novo modelo da Williams tem um bico mais fino e alongado, semelhante ao conceito utilizado por McLaren e Red Bull. Além disso, o FW30 é outro carro a adotar a chamada "ponte" na asa dianteira. Vale mencionar também que a Williams usou hoje mais uma pintura comemorativa, agora homenageando funcionários, patrocinadores e torcedores. Antes de apresentar o design oficial, em março, a equipe ainda planeja andar com outras três pinturas especiais até o fim da pré-temporada.

A seguir, os tempos dos ensaios desta segunda, em Valência:

1. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:13.027s (39 voltas)
2. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:14.559s (20 voltas)

Os testes coletivos continuam amanhã, e vão até quinta. De todas as equipes da Fórmula 1, apenas a Super Aguri não está presente.



A Honda surpreendeu ao anunciar hoje que o japonês Takashi Kogure, de 27 anos, também vai participar dos ensaios de Valência, nesta semana. Piloto da Fórmula Nissan e da Super GT - categorias de destaque no Japão - Kogure deve andar na quarta e na quinta, dividindo os trabalhos com Jenson Button, Rubens Barrichello e o novo piloto de testes da Honda, Alexander Wurz.

Enquanto isso, o dono e criador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, voltou a negar qualquer intenção de vender a Toro Rosso, equipe que também é controlada pela empresa das bebidinhas energéticas. "No momento, não tenho nenhum interesse em abrir mão da Toro. Mas, no futuro, quem sabe...", disse Mateschitz ao jornal austríaco Kleine Zeitung.

Outra equipe que supostamente está ameaçada de venda é a Super Aguri. No último sábado, a revista Auto Bild revelou que o empresário Alejandro Agag e o ex-piloto Adrian Campos teriam adquirido 50% da equipe japonesa. Nesta segunda, porém, o diretor técnico da Super Aguri, Daniel Audetto, desmentiu a informação? "Não tivemos conversa recente e nem mantemos contato com Agag ou Campos".

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar a entrevista que o ex-mecânico chefe da Ferrari e pivô do escândalo de espionagem do ano passado, Nigel Stepney, concedeu hoje ao canal Sky Sports: "Não considero que o episódio tenha sido culpa minha. Meu objetivo era juntar informações para levá-las a outro lugar, mas Mike Coughlan entendeu tudo errado e tentou usar os dados que eu passei de maneira imprópria".

Ou seja: Stepney queria compartilhar segredos da Ferrari com Coughlan, que em troca também passaria informações secretas da McLaren. Juntos, os dois levariam os dados para uma outra equipe, provavelmente a Honda (cujo diretor, Nick Fry, chegou a ter um encontro com a dupla de "aloprados"). Isso, portanto, era o que Stepney tinha em mente. Será que não existe mesmo nada de errado com o plano?

Se Stepney acha que não, então ele já está apto a concorrer para uma vaga no Senado brasileiro...


A equipe Brasil pode fazer sua primeira troca de piloto já na próxima rodada dupla da A1GP, marcada para o dia 3 de fevereiro, na cidade de Sidney. De acordo com o último boletim divulgado pela categoria, o time brasileiro ainda não definiu seu representante para a etapa australiana. Sérgio Jimenez, que vem tendo um desempenho irregular até agora, e Clemente Faria Jr. são os principais candidatos à vaga.

Na Stock Car, a notícia do dia é que a chamada "Corrida do Milhão" - cujo vencedor deve receber um prêmio de um milhão de reais - foi confirmada para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A única dúvida é em relação à data da prova, que pode acontecer nos dias 31 de agosto ou 9 de novembro. Nesta segunda, o presidente da federação carioca, Djalma Neves, garantiu que a pista está pronta: "Qualquer que seja a data, o circuito vai estar preparado".

Por fim, a GP2 Asia cumpriu ontem mais um dia testes em Dubai, onde a categoria realiza a primeira etapa de sua história no próximo fim de semana. Dessa vez, quem liderou a tabela de tempos foi o italiano Luca Filippi, seguido de perto pelo francês Romain Grosjean e pelo espanhol Adrian Valles. Três brasileiros treinaram, ficando espalhados pelo pelotão: Bruno Senna foi o quarto, Diego Nunes terminou em 14º e Alberto Valério ocupou a 22ª posição, entre 26 pilotos.

1. Luca Filippi/Itália/Q+ Meritus Mahara, 1:21.562s
2. Romain Grosjean/França/ART, 1:21.624s
3. Adrian Vallés/Espanha/FMS, 1:22.015s
4. Bruno Senna/Brasil/iSport, 1:22.214s
5. Karun Chandhok/Índia/iSport, 1:22.547s
6. Marco Bonanomi/Itália/Minardi by Piquet, 1:22.660s
7. Kamui Kobayashi/Japão/DAMS, 1:22.713s
8. Yelmer Buurman/Holanda/Arden, 1:22.744s
9. Andy Soucek/Espanha/DPR, 1:22.837s
10. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:22.937s
14. Diego Nunes/Brasil/Campos, 1:23.113s
23. Alberto Valério/Brasil/Durango, 1:24.094s

Os testes coletivos da GP2 Asia em Dubai terminam amanhã.


O vídeo do dia é curto, mas precioso. Trata-se de uma raríssima filmagem onboard com Ronnie Peterson ao volante. As imagens mostram o sueco contornando apenas uma única curva, mas já dão uma ótima idéia do espetacular estilo de pilotagem de Peterson. Vale a pena conferir:



Antes de me despedir, um aviso: o Calendário 2008 do Mundo da Velocidade já se encontra atualizado, incluindo as mudanças de Stock Car e GT3 Brasil e as datas da Fórmula Truck. Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número quatro da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Nigel Stepney - http://www.elmundo.es/

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu palpite é que Alonso leva o caneco desse ano. Pode parecer maluquice mas se a Renault corresponder não vai ter Hamilton para segurar o espanhol. A Williams ficou muito bonita com essas pinturas novas, pena que ela deva voltar para uma mais habitual quando começar o campeonato. A Honda continua perdendo tempo com esses japoneses, que não tem futuro e não trazem nada de importante para o desenvolvimento da equipe. Toro Rosso não será vendida, Super Aguri não duvido. Falar sobre o Stepney me dá um certo nojo, tomara que esse sujeito fiquei bem longe da F-1. Trocar de piloto poderia ser bom para o Brasil na a1gp, Jimenez já teve sua chance e até foi bem mas poderia dar lugar para o Clemente Junior. Stock Car no Rio acho que pode ser a última vez, em 2009 talvez já esteje destruído o circuito de Jacarepagua. Na GP2 não temos muitas esperanças além do Bruno Senna, dos outros brasileiros não se pode esperar muito. E o video é pequenininho mas muito gostoso de se ver, bons tempos aqueles em que pilotos como Peterson,Regazoni, Icxk e Villeneuve corriam desse jeito todo de lado!

Abs.

Felipe Maciel disse...

O Stepney quis justificr umcrime falando em cometer outro. Brincadeira viu...

Blog Velocidade F1 disse...

Impressionante o Petterson fazendo a curva,o seu jeito agrassivo,muito diferente de pilotos como Jim Clark que eram mais suaves.