quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Honda estréia novo RA108 nos testes de Valência

Atualizado às 23:15hs, com os comentários sobre as demais notícias desta quarta e o "vídeo do dia"

Sem aviso, a Honda colocou hoje na pista de Valência seu modelo para a temporada 2008 da Fórmula 1: o RA108. Pilotado por Rubens Barrichello, o novo carro chamou atenção por não ter a chamada ponte na asa dianteira, preferindo um desenho mais convencional. As primeiras fotos do RA108 estão logo abaixo:







Ao menos no seu primeiro teste, o novo carro da Honda não mostrou nada de espetacular. Dentre os dezesseis pilotos que entraram na pista hoje, Rubens Barrichello ficou apenas em 16º. Na verdade, Rubinho superou apenas o japonês Takashi Kogure, que fez um teste especial com o carro antigo da Honda. Apesar de nunca ter pilotado um Fórmula 1 antes, Kogure não cometeu erros e foi relativamente bem, terminando somente um segundo e meio atrás de Rubinho.

Dessa vez, o líder foi Heikki Kovalainen, colocando o modelo 2008 da McLaren pela primeira vez no topo da tabela. A dupla da Ferrari veio logo atrás - com Felipe Massa batendo Kimi Raikkonen - enquanto Lewis Hamilton apareceu apenas em quarto. Na seqüência, Kazuki Nakajima voltou a mostrar o potencial da Williams, em quinto. Por sua vez, o campeão Fernando Alonso não passou de sexto, apesar da presença de 22.000 torcedores em Valência.

Com quase metade da pré-temporada concluída, alguns pilotos já começam a tirar as conclusões iniciais sobre suas novas máquinas. Ainda se readaptando à Renault, Fernando Alonso declarou-se otimista com o R28 da equipe francesa. "Mais uma vez, andamos bem e não tivemos qualquer tipo de problema. Acredito que o carro alcançará seu melhor nível nos testes das próximas semanas", disse hoje o bicampeão.

Outro que está bastante animado é Mark Webber. "Estou realmente feliz com o novo carro da Red Bull. Ainda temos muito a trabalhar, mas acho que o RB4 vai representar um bom salto de qualidade para a equipe", falou hoje o australiano. Com um discurso não muito diferente, Nico Rosberg elogiou o FW30 da Williams: "Ele não tem nada de sobrenatural, mas estou feliz e confiante. Minha primeira impressão é positiva".

Quem não parece tão satisfeito assim é Nick Heidfeld. Em entrevista ao site Autosport, o alemão deu a entender que o seu F1.08 não evoluiu com o esperado: "Não estamos onde deveríamos estar. Honestamente, eu aguardava um carro mais equilibrado. Ao menos sabemos onde estão as falhas. Agora, é trabalhar para corrigí-las", lamentou Heidfeld.

Assim como ontem, o tempo não comprometeu as atividades em Valência. Num dia quente e ensolarado, foram apenas três as interrupções, causadas por Felipe Massa, Mark Webber e Sebastian Vettel. Nesta quarta, o piloto que mais trabalhou foi o polonês Robert Kubica, que completou 121 voltas e terminou em 12º. A seguir, os tempos de hoje:

1. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:11.000s (92 voltas - Carro de 2008
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:11.662s (81) - Carro de 2008
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:11.850s (108) - Carro de 2008
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:12.076s (115) - Carro de 2008
5. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:12.255s (93) - Carro de 2007
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:12.360s (111) - Carro de 2008
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:12.493s (117) - Carro de 2008
8. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:12.594s (87) - Carro de 2008
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:12.976s (51) - Carro de 2008
10. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:13.015s (63) - Carro de 2007
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:13.129s (95) - Carro de 2008
12. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:13.230s (121) - Carro de 2007
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:13.307s (118) - Carro de 2007
14. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:13.409s (98) - Carro de 2007
15. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:13.547s (96) - Carro de 2008
16. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:14.588s (36) - Carro de 2008
17. Takashi Kogure/Japão/Honda, 1:16.954s (40) - Carro de 2007

A semana de testes em Valência encerra-se amanhã.



A declaração é de Felipe Massa, que conversou hoje com os jornalistas em Valência. "Para ganhar o campeonato, um piloto tem de ser rápido e regular, mas também não pode faltar sorte. No ano passado, foi esse fator que me tirou da luta pelo título", disse o piloto brazuca. Sem dúvida alguma, o azar atrapalhou muito a caminhada de Massa em 2007, mas ele precisa reconhecer que algumas atuações abaixo da média - principalmente na segunda metade do ano - também não ajudaram em nada...

Enquanto isso, Jarno Trulli levantou uma suspeita que é sempre comum em tempos de acessórios eletrônicos proibidos pelo regulamento: "Não vou falar o nome de ninguém, mas penso que algumas equipes já encontraram alternativas para largar melhor e reduzir as derrapagens nas reacelerações. Essas mudanças são, no mínimo, suspeitas", falou o italiano. Resta saber quais seriam as supostas "fora-da-lei". Algum palpite?

Ao mesmo tempo, o chefe da Renault, Flavio Briatore, tirou o dia para conceder uma entrevista muito interessante ao jornal As. Embora tenha evitado colocar Fernando Alonso como o número um da equipe francesa, Briatore deu a entender que o espanhol será mesmo o piloto principal do time. E fez questão de negar qualquer possibilidade de atrito entre seus pilotos: "Não acho que Nelsinho vai criar problemas. Para ele, ter um companheiro como Alonso é um privilégio".

Além disso, Briatore também deu uma declaração surpreendente, revelando que pode se aposentar num futuro próximo: "Trabalhei duro na Fórmula 1, e fui bastante recompensado. Quando terminar essa aventura com a Renault e com Alonso, acho que irei descansar". Será mesmo? Vale lembrar que Briatore sempre foi o homem mais cotado para suceder Bernie Ecclestone no comando da FOM, a entidade que controla os interesses da Fórmula 1.

Assim, fica a inevitável pergunta: se não for Briatore, quem mais poderia substituir o todo-poderoso Bernie?



A GP2 Asia encerrou hoje sua semana de testes em Dubai, onde a categoria realiza a primeira etapa de sua história no próximo fim de semana. Pela terceira vez em quarto dias, o francês Romain Grosjean - campeão da Fórmula 3 Européia no ano passado e piloto de testes da Renault - terminou com o melhor tempo dos ensaios. A boa notícia é que o brasileiro Bruno Senna (à esquerda) andou muito bem dessa vez, terminando num promissor segundo lugar.

Na seqüência, o belga Jérôme D'Ambrosio marcou o terceiro tempo, com o italiano Mario Bonanomi e o suíço Sebastien Buemi completando os cinco primeiros. Mais atrás, outros dois brasileiros ficaram no meio do pelotão: Diego Nunes fechou em 15º, com Alberto Valério apenas uma posição atrás. Logo abaixo, os tempos dos testes desta quarta:

1. Romain Grosjean/França/ART, 1:21.482s
2. Bruno Senna/Brasil/iSport, 1:21.569s
3. Jérôme D'Ambrosio/Bélgica/DAMS, 1:21.662s
4. Marco Bonanomi/Itália/Minardi by Piquet, 1:21.779s
5. Sebastien Buemi/Suíça/Arden, 1:21.967s
6. Andy Soucek/Espanha/DPR, 1:21.967s
7. Luca Filippi/Itália/Qi-Meritus, 1:21.995s
8. Hiroki Yoshimoto/Japão/Qi-Meritus, 1:22.050s
9. Davide Valsecchi/Itália/Durango, 1:22.064s
10. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:22.185s
15. Diego Nunes/Brasil/Campos, 1:22.676s
16. Alberto Valério/Brasil/Durango, 1:22.716s

Em Sepang, Randy de Puniet liderou pelo segundo dia consecutivo os treinos coletivos da MotoGP. Atrás do francês, vieram três representantes da Yamaha: Colin Edwards, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Por sua vez, o campeão Casey Stoner teve um desempenho discerto, ficando apenas em quinto. No total, vinte pilotos participaram das atividades de hoje, sendo Rossi aquele que mais voltas completou: 60.
Após fraturar a mão direita numa queda ontem, Danie Pedrosa voltou para a Espanha, onde vai receber tratamento. De acordo com os médicos, o espanhol da Honda deve ficar cerca de seis semanas afastado das pistas. Apesar de tudo, Pedrosa teve sorte: afinal, sua moto explodiu em chamas com o fortíssimo impacto. A seguir, a tabela de tempos desta quarta:

1. Randy de Puniet/França/Honda LCR, 2:01.139s
2. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha Tech3, 2:01.327s
3. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, 2:01.437s
4. Jorge Lorenzo/Espanha/Fiat Yamaha, 2:01.583s
5. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, 2:01.638s
6. John Hopkins/Estados Unidos/Kawasaki, 2:01.874s
7. Loris Capirossi/Itália/Rizla Suzuki, 2:01.917s
8. Andrea Dovizioso/Itália/Jir Team Scot, 2:02.006s
9. Shinji Nakano/Japão/Honda Gresini, 2:02.095s
10. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, 2:02.102s



O vídeo do dia pode parecer bobo para alguns, mas eu sinceramente achei engraçado. Trata-se de um "pega" encenado por dois sujeitos, no formato stop motion. Não entenderam exatamente? Então o melhor é conferir de uma vez:



Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número dois da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Nova Honda - www.gpupdate.net/

16 comentários:

Anônimo disse...

Não é por nada não mas o fato do carro ser igual ao do ano passado e destoar bastante dos outros que já foram lançados me fazem pensar que a Honda não terá um ano para lembrar em 2008. Posso estar sendo muito precipitado mas já acho que Rubinho e Butão vão sofrer tanto como no ano passado..

Net Esportes disse...

ta sem patrocínio a Honda ?? será que o rubinho faz um pontinho esse ano ?? !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com nosso amigo Marcos.

O RA107, carro de 2007, era um modelo com design extremamente antigo. Quando foi lançado, minha impressão imediata é que seria um carro lento.

O RA108 continua destoando. Possue linhas um pouco mais modernas que o RA107 mas continua sendo um modelo muito diferente da maioria lançada.

Primeiro detalhe: bico muito alto, lembra o Arrows 2002, ultilizado pela Super Aguri em 2006. Reparem os atuais carros, exemplo, o novo R28 da Renault. Todos os carros estão com bico mais baixos e asa em ponte.

Segundo detalhe: as laterais grandes e altas, além de linhas quadradas.
Parece-me um carro pesado e lento.

Este deve ser um modelo um pouco melhor que o bólido do ano passado, mas dificilmente ficará entre os top six da temporada, atrás de Ferrari, Mclaren, Renault, BMW, Williams, Red Bull e até mesmo da Toro Rosso.

Elton Faria
eltonfaria@gmail.com

Fabio disse...

Belíssimo carro.

As entradas de ar laterais parecem a da Renault. Carro sem ponte e sem chifres, o que é melhor.

Abração!

Anônimo disse...

Ano passado foi preto e o carro trouxe azar, entaum esse ano tah de branco pra trazer paz, rs

Anônimo disse...

Como no ano passado parece um carro pouco estudado aerodinamicamente. Parece um standard para ir recebendo peças no decorrer do ano. Literalmente uma folha em branco para usar de rascunho pra 2009. Tomara que o Rubens pelo menos supere o Button e tenha chance de colher os frutos no RA109.

Outra coisa, onde está a influencia dos caras da BMW e da Williams? Eu não vi...

Obs: A segunda foto é do RA107.

Blog Velocidade F1 disse...

Eu não sei se só o Ross Brawn vai fazer diferença,e hoje o rubilnho foi 16 se não me engano.

Anônimo disse...

Estranho, o bico é alto, a maioria possui um bico mais baixo, o carro é muito limpo, quase sem penduricalhos, não me empolga, o RA108...

Anônimo disse...

Este carro é um factoide,,, a pintura definitiva e os acertos do carro só na semana que vem. Espero que seja melhor que a bomba do ano passado.

Fabio disse...

Que vídeo é esse, carah?! Soh vi agora... que engraçado! Ainda parece que eles estão se ralando todos.

Felipe Maciel disse...

O Trulli deu o ponta-pé inicial, depois vem mais gente reclamando cada vez mais, vai vendo...

Anônimo disse...

comédia o vídeo, muito bom...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Marcos: Eu também tive um mau presságio quando vi o carro da Honda. A equipe ignorou a tendência dos adversários, e preferiu apostar num desenho próprio, mais convencional. Ano passado, já deu muito errado...

Elton: Sua análise é excelente. E concordo com você: a Honda vai precisar lutar muito para chegar ao top six. No momento, acredito que a equipe de Rubinho e Button debe estar ao nível da Toyota, mas abaixo de Red Bull, Williams, Renault, BMW e etc...

Fábio (Rio Kart): É verdade, o novo carro da Honda ao menos tem um visual mais "limpo" do que os outros modelos já lançados. E valeu pelos elogios ao vídeo!

Leandro: A Honda trocou a pintura justamente por esse motivo, você sabia? Pena que depois eles voltem a usar aquele bizarro "design ecológico"...

Edks: O site de onde eu tirei as fotos errou, e eu embarquei junto. Obrigado pela correção, falha minha!

Nelson: A insistência da Honda no bico alto é estranha mesmo. Das equipes que já lançaram seus carros, os japoneses são os únicos que continuam apostando nessa tendência...

Groo: Pior do que a bomba do ano passado vai ser difícil, mas vamos ver!

Phigo: Valeu pelo elogio!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

A Honda vai ficar lá atras de novo. Coitado do Rubinho, fim da linha para ele será nesse ano.

Unknown disse...

Teoria da conspiração: O Ross não vai fazer diferença alguma esse ano, ele quer mais ver o barco afundar (de novo) pra poder fazer a limpa na equipe e trabalhar a seu modo a partir do ano que vem.

Anônimo disse...

Really when someone doesn't know afterward its up to other viewers that they will assist, so here it takes place.

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