domingo, 27 de janeiro de 2008

Weekend Update - 24 Horas de Daytona

Pela terceira vez consecutiva, a equipe Ganassi faturou as 24 Horas de Daytona, a mais tradicional prova de longa duração do automobilismo americano. Largando do quarto lugar do grid, o quarteto formado por Scott Pruett, Juan Pablo Montoya, Memo Rojas e Dario Franchitti liderou 252 das 695 voltas da corrida, vencendo com dois giros de avanço para o carro de Alex Gurney, Jimmy Vasser, Jon Fogarty e Jimmie Johnson.

"Foi muito difícil! As condições da pista mudaram o tempo todo, mas conseguimos superar este teste de resistência", disse o veterano Scott Pruett, espécie de "capitão" da equipe Ganassi. De fato, a edição deste ano foi extremamente complicada: a chuva foi e voltou várias vezes, causando diversas trocas de liderança e uma série de bandeiras amarelas.

No total, 15 carros e 25 pilotos diferentes chegaram a assumir a ponta da corrida, um recorde para as 24 Horas de Daytona. O número de acidentes também foi bastante elevado: o safety car precisou ser acionado 24 vezes, permanecendo na pista durante 96 voltas (o equivalente a seis horas, ou seja, um quarto da corrida).

Após tomar a liderança na parte final da prova, a equipe Ganassi apenas administrou a vantegem. Nas últimas duas horas, Jimmie Johnson, ainda tentou uma aproximação, mas o ataque não deu certo. Sentindo uma vibração estranha no carro, o bicampeão da Nascar precisou fazer um longo pit stop, perdendo de vez qualquer chance de vitória. Ainda assim, seu time terminou na segunda posição.

Lá na frente, Juan Pablo Montoya passou a rodar cinco segundos por volta mais lento do que o normal, apenas para evitar algum tipo de problema. No fim, o colombiano deu lugar a Pruett, que teve a honra de receber a bandeirada. Mais atrás, em terceiro, Helio Castroneves foi o brasileiro mais bem colocado. Correndo pela equipe Penske, Helinho poderia ter tido um resultado ainda melhor, mas um furo de pneu e um superaquecimento de motor atrapalharam a sua corrida.

Os demais pilotos brazucas ficaram espalhados pelo pelotão: Ricardo Zonta foi quarto, Oswaldo Negri Jr. terminou em sexto, Vitor Meira fechou apenas em 12º e Thomas Erdos não completou a prova. Por sua vez, Raphael Matos completou num ótimo nono lugar, vencendo a corrida na categoria GT. A seguir, o resultado final da 46ª edição das 24 Horas de Daytona:

1. Dario Franchitti-Juan Pablo Montoya-Scott Pruett-Memo Rojas/Lexus, 695 voltas em 24h07:36.0s
2. Jon Fogarty-Alex Gurney-Jimmie Johnson-Jimmy Vasser/Pontiac, a 2 voltas
3. Ryan Briscoe-Kurt Busch-Helio Castroneves/Pontiac, a 6 voltas
4. Nic Jonsson-Darren Turner-Ricardo Zonta/Pontiac, a 6 voltas
5. Max Angelelli-Wayne Taylor-Ricky Taylor-Michael Valiante/Pontiac, a 7 voltas
6. Oswaldo Negri Jr.-Mike Patterson-Graham Rahal-Justin Wilson/Ford, a 15 voltas
7. Oliver Gavin-Tracy Krohn-Eric van de Poele/Pontiac, a 17 voltas
8. Marc Goossens-Ryan Hunter-Reay-Jim Matthews-Johnny O'Connell/Pontiac, a 19 voltas
9. Nick Ham-David Haskell-Raphael Matos-Sylain Tremblay/Mazda, a 31 voltas

Nesta segunda, o Blog volta com a última edição do Weekend Update, destacando o Rally de Monte Carlo e o Balanço dos Palpites. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: www.motorsport.com

3 comentários:

Anônimo disse...

um comentário apenas: reparou nas arquibancadas cheias nessa segunda foto? O automobilismo está quase morto..

Net Esportes disse...

Que equipe também né !!! só o Franchitti e o Montoya já detonam

Blog F1 Grand Prix disse...

Marcos,

É uma pena, mas esse esvaziamento das corridas de longa duração já é quase normal. Mas o pior é que não há perspectiva nenhuma de mudança...

Grande abraço!

Gustavo Coelho