quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Corridas Mais Caóticas da História - Menções Honrosas (Primeira Parte)

A primeira lista do ano da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix terminou ontem, com a "coroação" do G.P. Brasil de 2003 como a corrida mais caótica da história. Não dá para encerrar o assunto, porém, sem citar algumas provas que acabaram de fora do ranking, mas que também merecem lembrança. Antes disso, vale recordar como ficou a lista final:


Mônaco/1950

Logo na segunda prova da história da Fórmula 1, um acidente monstruoso elimina 10 dos 19 pilotos já na primeira volta. Entre eles, o futuro campeão Giuseppe Farina, e seu parceiro na Alfa Romeo, Luigi Fagioli. Do trio da equipe italiana, apenas Juan Manuel Fangio sobrevive ao caos do início da corrida. O argentino comanda o G.P. com facilidade e vence, conquistando o primeiro de seus 24 triunfos na Fórmula 1.

Mônaco/1972

Horas antes da largada, uma forte chuva praticamente inunda as ruas do Principado. "Deveriam cancelar a corrida e promover uma regata", diz o bicampeão Graham Hill. Apesar das péssimas condições, a prova acontece de forma normal. Um completo azarão - Jean-Pierre Beltoise - lidera desde o início, vencendo pela primeira e única vez na Fórmula 1. O G.P., porém, ficaria marcado pelas inúmeras saídas de pista e por causa das animadas trocas de posição, pouco comuns em Mônaco.

Espanha/1975

Revoltados com a falta de segurança da pista de Montjuich Park, os pilotos ensaiam uma greve antes dos primeiros treinos. No fim, apenas Emerson Fittipaldi - o líder do movimento - Wilsinho Fittipaldi e Arturo Merzario abrem mão de correr. Os demais fazem uma prova cheia de incidentes, que termina quando Rolf Stommelen voa para fora da pista e mata quatro espectadores. A Fórmula 1 nunca mais voltaria a Montjuich.

Áustria/1975

Meses após o conturbado G.P. da Espanha, a Fórmula 1 tem outra prova tensa na Áustria. Disputada em meio a um fortíssimo temporal - e apenas um dia depois do acidente fatal de Mark Donohue, num dos treinos de sábado - a corrida é recheada de problemas. Prevendo o pior, os organizadores decidem interromper o G.P. antes que alguma tragédia aconteça. Vence o folclórico Vittorio Brambilla (à direita), que consegue a proeza de destruir seu carro na volta de desaceleração por comemorar com os dois braços levantados...

Canadá/1981

Mais um G.P. disputado em péssimas condições. A chuva toma conta do circuito de Montreal, causando uma série de acidentes e saídas de pista. Jacques Laffite é o vencedor, mas Gilles Villeneuve rouba a cena. Após perder a asa dianteira de sua Ferrari numa pequena batida, o canadense corre com pedaços do carro se desprendendo o tempo inteiro. Apesar de todos os problemas, Gilles ainda é terceiro, para delírio de seus torcedores.

Áustria/1987

O G.P., em si, foi bastante normal. A largada, porém, foi um verdadeiro caos. Nas duas primeiras tentativas, vários carros se acidentam, fechando a pista e causando a interrupção da prova em ambos os casos. Finalmente, a corrida consegue prosseguir após a terceira saída, que também registra algumas "ocorrências". No fim, as três largadas entrariam para a história da Fórmula 1, já que o fato nunca mais se repetiu...

Austrália/1989

Uma vez mais, a chuva é a protagonista da corrida. Alain Prost nem tenta largar, enquanto seu rival Ayrton Senna envolve-se num forte acidente com Martin Brundle. Outros que batem são nomes como Nigel Mansell, Nelson Piquet e Gerhard Berger. Apenas oito sobreviventes chegam ao fim, com Thierry Boutsen à frente. A estrela da prova, porém, é Satoru Nakajima (à esquerda), que cai para último na largada, faz a volta mais rápida da corrida e termina num excelente quarto lugar.

Brasil/1993

Favorito absoluto, Alain Prost liderava com tranqüilidade quando uma tempestade atinge Interlagos. Vários pilotos batem, e alguns ficam perigosamente parados no meio da reta. Por sua vez, Prost se choca com Christian Fittipaldi e deixa o caminho aberto para Ayrton Senna vencer, após uma performance arrebatadora. A prova também marca o retorno do safety car, vinte anos depois do fiasco do G.P. do Canadá de 1973.

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com a segunda parte das "Menções Honrosas" da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Canadá/1981 - http://www.f1box.it/

3 comentários:

Net Esportes disse...

aê !!! não poderia faltar o lendário GP Brasil 1993, lembro-me perfeitamente até hoje do Prost batendo, maior vibração, o Senna vencendo novamente !!!!! esse foi demais ...........

Anônimo disse...

Aí, Gustavo, já que está com a conexão prejudicada vão os vídeos das ‘menções honrosas, exceto o de Mônaco/1950:

Mônaco 1972
http://br.youtube.com/watch?v=Lqrr1oHyZVQ

Espanha 1975
http://br.youtube.com/watch?v=Db0OuPQhJds

Áustria 1975
http://br.youtube.com/watch?v=6G2BneQb8Hc

Canadá 1981
http://br.youtube.com/watch?v=9NnTzt1msH8

Áustria 1987
http://br.youtube.com/watch?v=Zc6YKKHbFK0

Austrália 1989
http://br.youtube.com/watch?v=BOyBXAOmf6Q

Brasil 1993
http://br.youtube.com/watch?v=ghyJNf5i9SM


Abraços!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Obrigado pela disposição, valeu mesmo! Infelimente, a internet está demorando uma eternidade para abrir mesmo a página dos vídeos. Vou ver se posto eles amanhã, mas está complicado...

Grande abraço!

Gustavo Coelho