sábado, 2 de fevereiro de 2008

Vettel comanda dobradinha da Toro Rosso no segundo dia de testes em Barcelona

A Toro Rosso foi a grande surpresa do segundo dia de testes de Barcelona, fechando os ensaios de hoje nas duas primeiras posições da tabela de tempos. Com uma volta apenas seis décimos mais lenta do que o recorde da pista, Sebastian Vettel fechou o sábado no topo, com seu companheiro Sebastien Bourdais completando a dobradinha da Toro.

Em terceiro, Lewis Hamilton voltou a superar seu rival Fernando Alonso. O bicampeão não passou de sexto, apesar da presença maciça de seus torcedores no circuito de Barcelona. De qualquer maneira, o dia foi ótimo para a Renault, que rodou um total de 230 voltas sem enfrentar qualquer tipo de contratempo. Vale registrar que Nelsinho Piquet andou bastante próximo de Alonso, terminando somente um décimo atrás do espanhol, em sétimo.

Por sua vez, a Williams precisou abandonar os testes de Barcelona após constatar novos problemas com a asa dianteira do FW30. Uma quebra do acessório causou um forte acidente com Kazuki Nakajima ontem, e a equipe resolveu retirar seus carros como medida de precaução. "Vamos retornar para a fábrica e encontrar uma solução até a semana que vem", falou o diretor técnico da Williams, Sam Michael.

A Red Bull, que ontem havia estreado o chamado "carro-bigorna", correu hoje com o desenho convencional da tampa do motor, não passando do meio do pelotão. No total, foram cinco as bandeiras vermelhas do dia, causadas por Nick Heidfeld, Jenson Button, Vitantonio Liuzzi, Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel. Dessa vez, os pilotos que completaram mais voltas foram os dois da Renault, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet, com 115 giros cada um.

Logo abaixo, a tabela de tempos dos testes deste sábado:

1. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:21.679s
2. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:21.782s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.135s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:22.616s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:22.833s
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:22.938s
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:23.002s
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:23.014s
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:23.020s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:23.322s
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:23.347s
12. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:23.948s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:23.959s
14. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:24.236s

A bateria de testes de Barcelona encerra-se amanhã.



A BMW anunciou hoje os nomes dos seus dois pilotos de testes para a próxima temporada da Fórmula 1. O primeiro é o austríaco Christian Klien, que cumpriu a função na Honda em 2007. Além dele, a equipe alemã confirmou o estoniano Marko Asmer, atual campeão da Fórmula 3 Inglesa. "Klien já tem experiência, e Asmer mostrou muito potencial quando andou conosco no mês passado", disse o diretor técnico da BMW, Mario Theissen.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma entrevista concedida por Bernie Ecclestone ao The Sunday Telegraph. De acordo com o chefão da Fórmula 1, o contrato da Austrália como sede da categoria corre sério risco de não ser renovado. O acordo expira em 2010, e Bernie já avisou que não aceita mudanças para outros locais, como Adelaide ou Surfers Paradise. A cidade que atualmente recebe o G.P. da Austrália, Melbourne, vem tendo grandes prejuízos financeiros com o evento...



França e Nova Zelândia ficaram com as poles das baterias da rodada dupla de Eastern Creek, sexta etapa da temporada 20007/08 da A1GP. Liderados por Löic Duval, os franceses, que já haviam sido os mais rápidos nos treinos de sexta, foram os melhores no treino classificatório da Sprint Race. Apenas um décimo mais lento do que Duval, Neel Jani levou a Suíça ao segundo lugar, enquanto a África do Sul (Adrian Zaugg) completou os três primeiros.

Na classificação para a Feature Race, a líder do campeonato Nova Zelândia (Jonny Reid) mostrou sua força e ficou com a pole. Logo atrás, a Suíça repetiu o segundo lugar de mais cedo, com a Grã-Bretanha (Robbie Kerr) em terceiro. Por sua vez, o Brasil não passou das posições intermediárias. Amanhã, o representante brasileiro, Sérgio Jimenez, vai sair de 11ª na Sprint Race e de nono na Feature. A seguir, os grids de largada das provas deste domingo:

Sprint Race:
1. França/Löic Duval, 1:18.149s
2. Suíça/Neel Jani, 1:18.218s
3. Africa do Sul/Adrian Zaugg, 1:18.243s
4. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:18.368s
5. China/Cheng Cong Fu, 1:18.370s
11. Brasil/Sérgio Jimenez, 1:18.811s

Feature Race:
1. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:18.578s
2. Suíça/Neel Jani, 1:18.590s
3. Inglaterra/Robbie Kerr, 1:18.720s
4. China/Cheng Cong Fu - 1:18.825s
5. França/Löic Duval, 1:18.829s
9. Brasil/Sérgio Jimenez, 1:19.235s

Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades da A1GP. Um bom Carnaval a todos vocês e até amanhã!

Crédito das fotos:
Sebastian Vettel e Kazuki Nakajima - http://www.f1today.nl/
Marko Asmer e A1GP - http://www.gpupdate.net/
Bernie Ecclestone - http://www.sport365.ro/

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ver uma equipe diferente na frente da tabela de tempos, ainda mais uma equipe simpática como a Toro, por mais que seja ilusório esse resultado, é legal.

Nada ilusória parece ser a lentidão do RA108, não sai da rabeira nem por milagre.

A matriz parece não ter gostado muito do carro bigorna... mas, mesmo assim, com aquela dupla, não vai para frente nem se o Newey fizer um carro como o MP4-13...

Coisa estranha essa da Williams, mostrou um carro que parece ser bom, mas aparecem esses problemas nas asas, menos mal que nada de grave ocorreu.

O Klien conseguiu fugir do exército, hehehe, mais um austríaco que vai ficando de piloto de testes, só não entendo essa necessidade de ter 2 pilotos de testes em cada equipe, já que os testes estão tão restritos hoje em dia.

Eu gosto de Albert Park, vai ser ruim ver a pista sair para entrar um Tilkódromo da vida...

Nada a declarar sobre a A1GP.

Bom carnaval a todos.

Abraço.

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Nada como uma promoção para subir na vida, né, Sr. Klien? Hahahaha! Pilotar uma BMW não é pra qualquer um, hahaha... Mesmo que seja como piloto de testes!

E começa a era Toro Rosso na F-1, hahaha!! A era dos "Tiões" na categoria principal do automobilismo mundial!

Gustavo, meu caro, quando puder dá uma passadinha lá no Motor Haus! Não custa nada e faz bem pro coração! Hahaha!

Abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Nelson,

Você tocou num ponto interessante: a maioria das equipes agora tem dois pilotos de testes, embora as atividades extra-G.P. estejam recebendo cada vez mais limitações da FIA. Realmente não dá para entender essa necessidade, mas meu palpite é que tudo se trata de interesses financeiros. Duvido, por exemplo, que a Honda tenha contratado Klien apenas pela capacidade dele. Algum patrocinador deve ter ajudado bastante nas negociações...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo,

Não há nenhuma surpresa se a F1 deixar a Austrália, mesmo sabendo que trata-se de um país com tradição em sediar GPs.

Acontece que existem vários outros locais, com circuitos bem mais interessantes, que podem ocupar o lugar desse GP.

Eu, particularmente, preferiria o GP da Áustria, em A1 Ring ao GP da Austrália, seja em Adelaide ou Melbourne. Estes últimos são circuitos bastante travados.

Mas o GP que eu mais gostava era o de Hockenheim, no antigo traçado. Os carros passavam cortando a floresta e toda a potência do motor era explorada. Na realidade, cometeram um assassinato. Foi um crime doloso contra o circuito de Hockenheim.

Ainda bem que não acabaram com Monza e Suzuka. Graças a Deus.

Um abraço.