Está nas mãos da Honda o futuro da Super Aguri, a simpática e esforçada equipe do ex-piloto Aguri Suzuki. De acordo com a revista Auto Motor und Sport, a montadora japonesa vai definir numa reunião ainda nesta semana se vale a pena manter o projeto do time "B", que representou um gasto maior do que o esperado no último ano. Caso a cúpula da Honda decida acabar com a operação, a Super Aguri corre sério risco de fechar as portas.
Sozinha, a Aguri tem pouquíssimas chances de sobreviver. Durante a temporada 2007, a equipe de Takuma Sato e Anthony Davidson surpreendeu pelos desempenhos fortes e constantes, apesar de suas óbvias limitações. Mesmo assim, os bons resultados não foram suficientes para atrair novos patrocinadoras, e a Honda precisou arcar com mais da metade das contas da "filial".
Pesa a favor da Super Aguri a regra de limitação de testes ao longo do ano, que só permite 30.000 quilômetros rodados por equipe. Se mantiver o time "B", a Honda teria uma chance de "burlar" o regulamento, conseguindo o dobro do tempo de pista de seus adversários. A manobra já foi constestada por equipes como a Williams e a Force India. Por enquanto, porém, não há nada que impeça, na prática, a "troca de informações" entre a Honda e a Super Aguri.
Apesar da ameaça de fechamento, o cenário mais provável é que a Aguri ainda dispute a temporada 2008. Com o fracasso da Prodrive, os dirigentes da Fórmula 1 viram seu projeto de doze equipes ir por água abaixo. Um grid limitado a dez times, então, seria péssimo para a categoria. É verdade que a indefinição da Honda atrasou os planos da Super Aguri, que nem pôde anunciar seus pilotos até agora. Mesmo assim, o Blog aposta que a pequenina escuderia japonesa continua no ano que vem.
Perto do fim do ano, a Super Aguri é uma das poucas equipes que ainda têm cockpits disponíveis para 2008. Caso dispute o campeonato normalmente, os titulares de 2007 - Takuma Sato e Anthony Davidson - devem permanecer. Tirando a Aguri, restam apenas mais três vagas para 2008. Na McLaren, Heikki Kovalainen tem tudo para ser o escolhido. Por sua vez, a Force India também não anunciou sua dupla por enquanto, mas isso deve acontecer nas próximas semanas.
Segundo o dono do time, o empresário Vijay Mallya, os pilotos da Force India vão ser anunciados "até o natal". Falando ao jornal The Mail on Sunday, Mallya disse que sua equipe precisa balencear "talento com experiência", e que não vai separar um dos cockpits para um piloto pagante. Pelo visto, o alemão Adrian Sutil é nome certo na Force India para 2008. A outra vaga deve ficar entre o austríaco Christian Klien e o italiano Giancarlo Fisichella.
Nessa disputa, o Blog joga suas fichas em Klien.
"Meu filho não será segundo piloto de ninguém". Foi assim, com sua natural irreverência e espontaneidade, que o tricampeão Nelson Piquet garantiu não ver em seu filho, Nelsinho, um escudeiro para Fernando Alonso. Em entrevista ao jornal Marca, Piquezão falou ainda que "chegou a hora de Nelsinho mostrar o seu talento". De fato, a disputa interna na Renault será bem divertida de assistir. Certamente, Nelsinho não vai ser um mero ajudante de Alonso.
Enquanto isso, os organizadores do G.P. de Cingapura liberaram hoje para a imprensa a programação oficial da corrida do ano que vem. E - para alívio geral da nação - está lá a confirmação: a largada só vai acontecer às 20 horas locais, ou seja, 9 da manhã em Brasília. Pela primeira vez, os fãs brasileiros não vão precisar acordar de madrugada para acompanhar uma prova realizada no outro lado do mundo. Bem que Austrália, Malásia, China, Índia e companhia poderiam fazer o mesmo...
Ao mesmo tempo, David Coulthard deu uma entrevista interessante ao site Autosport. Presidente da GPDA - a associação dos pilotos de Grande Prêmio - o escocês reclamou bastante da proibição dos chamados "aquecedores de pneus", que deve entrar em vigor num futuro próximo. De acordo com Coulthard, "em situações como de classificação, o carro pode ficar muito instável, e isso é perigoso". Exagero ou frescura? Nesse caso, não custa nada manter os pneus quentinhos...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma nota curiosa publicada pelo diário alemão Abendzeitung. Segundo a reportagem, Michael Schumacher estava atrasado para pegar um vôo com a família, e pagou para o motorista do táxi em que estava ceder seu lugar ao volante. Uma vez na direção, Schumi "fez ultrapassagens fantásticas e correu a toda velocidade nas curvas", de acordo com o relato do próprio taxista. Resultado: chegou a tempo de embarcar no avião.
O motivo de tanta pressa? Viajar para a cidade de Cobourg, no centro da Alemanha, onde Schumi, sua mulher e seus filhos foram comprar um... cachorrinho. Incrível. Agora, fica a pergunta: e se o alemão estivesse atrasado para uma corrida? Com certeza, o show seria ainda mais espetacular...
Ainda abalada pela tragédia de Rafael Sperafico, a Stock Car começa a planejar sua temporada 2008. Nesta terça, a direção da categoria adiantou várias novidades para o ano que vem. Entre elas, a confirmação da chamada "Corrida do Milhão", que será realizada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ao contrário das outras etapas, a corrida carioca vai durar oitenta minutos - trinta além do normal - e pagar um prêmio especial ao vencedor.
A quantia? Nada menos do que um milhão de reais. Apesar de tudo, a Stock salienta que a prova "ainda depende de autorização da prefeitura", cuja má vontade com a pista de Jacarepaguá é notória. Ao menos de forma provisória, a corrida está marcada para o dia 31 de agosto de 2008. Mesmo considerando toda a propaganda, a "Corrida do Milhão" vai contar pontos normalmente para o campeonato.
Além disso, a direção da Stock ainda anunciou a volta dos paradas de box no ano que vem. Os pit stops deixaram de ser obrigatórias há alguns anos, mas vão retornar para "dar mais emoção à transmissão das corridas". Até agora, detalhes como a existência ou não de janelas de paradas ainda não foram definidos.
Por fim, vale mencionar que a Goodyear foi confirmada como nova fornecedora de pneus - substituindo a Pirelli - enquanto a Petrobrás continuará responsável pelo abastecimento de combustível aos 34 carros que devem disputar o próximo campeonato. Agora, só falta anunciar as esperadas novidades no âmbito da segurança dos carros.
Depois do acidente fatal de Rafael Sperafico, não há como não mudar nada.
O vídeo do dia mostra os melhores momentos do FIA Gala, o evento anual da Federação Internacional de Automobilismo que premia os campeões da temporada. Reunidos em Mônaco, pilotos como Kimi Raikkonen, Sebastien Loeb e Andy Priaulx finalmente receberam seus merecidos troféus, durante uma cerimônia bastante caprichada. Vale a pena conferir:
Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número três da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Fórmula 1 - www.motorsport.com
Stock Car - www.stockcar.com.br
6 comentários:
Foi caprichada sim essa Fia gala mas o número de momentos constrangedores é incrível. Quem teve a idéia de entregar os troféis pelas costas dos pilotos??
Em tempo:
É o Bernie tirando fotos com a máquina digital dele ali em 2:55 e 3:03? O cara ali de cabelo branco, percebeu??
Que parece parece!
Que bacana essa entrega,eu nunca tinha visto,só os famosos vídeos da Gala.Raikkonen lindíssimo,com esse carro de gelo..afff...mas sou mais o espanhol mesmo,Jesus!!!!hehehe
valeu pela "autorizaçao"...
Beijos
Ah se eles pudessem colocar essa corrida do milhão no "oval" de Jacarepaguá...
O mais importante é torcer pra que tudo se ajeite, tanto na Stock quanto no autódromo. Pelo menos há tempo para repensar.
Abraço
Li esta notícia da Super Aguri em outros lugares e fiquei chateado. Era interessante a possibilidade de ver mais uma equipe, mais novos pilotos, possibilidades maiores, enfim...
Pena que a F1 seja tão cara.
legal o video, interessante como o kimi não esboçou nenhum sorriso na hora do troféu, eu se estivesse ali estaria pulando de alegria..
Nunca achei que fosse dizer isso, mas... estou torcendo para o Klien também. Dos males o menor.
Pra mimm, Fisichella merece sair da categoria mais até do que o Ralf.
Qaunto ao Coulthard, acho que ele tá certo, a FIA perde tempo demais fazendo regras infelizes como essa, só vai conseguir diminuir o ritmo dos carros na voltas iniciais, e a troco de quê? Mais insegurança? Aiaiaia Mosley...
Postar um comentário