Quando Fernando Alonso anunciou sua intenção de deixar a Renault, no final de 2005, o principal motivo alegado pelo espanhol foi a falta de um projeto de longo prazo na equipe francesa. Na visão de Alonso, a Renault não tinha comprometimento em continuar na Fórmula 1, e poderia abandonar a categoria assim que as vitórias começassem a rarear. Dois anos depois, porém, o bicampeão está de volta à escuderia que o projetou.
E, mais do que nunca, a Renault parece determinada a reviver seus tempos de glória. Nesta terça, o mais importante diretor da equipe francesa, Flavio Briatore, anunciou um aumento de 30 milhões de euros no orçamento do time, durante uma entrevista ao diário Gazzeta dello Sport. De acordo com o dirigente italiano, a estrutura técnica da Renault também foi reforçada, com o claro objetivo de "vencer algumas provas já em 2008".
Pelo visto, a Fórmula 1 voltou a ser prioridade na montadora francesa. A cúpula da Renault, que antes chegou a duvidar do impacto da categoria, agora parece convencida: a Fórmula 1, de fato, é uma vitrine fundamental. Uma prova disso foi dada ontem, quando as ações da Renault subiram 4,67% apenas com o anúncio da contratação de Fernando Alonso, um recorde para todo o ano de 2007.
Agora, o planejamento da Renault está sendo feito com muito cuidado. No médio prazo, a equipe já se prepara para lançar a maior esperança da nova geração francesa: Romain Grosjean. O novato - campeão da Fórmula 3 Européia em 2007 - foi anunciado como novo pilotos de testes da Renault para a próxima temporada, e pode ser uma carta na manga caso o imprevisível Alonso resolva abandonar a equipe. Em 2008, Grosjean vai disputar a GP2 pela ART, já entrando como um dos principais favoritos.
Enquanto isso, Heikki Kovalainen não se mostrou nada surpreso com a confirmação de sua saída da Renault. Falando à uma televisão de seu país, o finlandês garantiu que a decisão "já era esperada". De acordo com Kovalainen, porém, suas chances de continuar na Fórmula 1 ainda são muito grandes: "Por sorte, tenho duas ou três equipes interessadas em mim". Apesar do suposto número elevado de ofertas, tudo indica que Kovalainen emplaca 2008 na McLaren mesmo.
Assim, depois de uma longa e arrastada temporada de boatos, a Fórmula 1 vai encaixando as últimas peças do seu quebra-cabeça. Para Fernando Alonso, o mês de novembro de 2007 deve ficar marcada como um dos mais confusos de sua vida. Segundo o jornal As de hoje, o espanhol teria sido sondado por BMW, Red Bull, Honda, Toyota, Williams e - novidade - também pelas lanternas Toro Rosso e Super Aguri. No fim, terminou assinando com a Renault.
Considerando suas opções, convenhamos, Alonso fez mesmo a melhor escolha.
Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/
6 comentários:
O Alonso fez sua melhor escolha porque a BMW não tinha como contratá-lo. Se a BMW tivesse oferecido um ano de contrato, aposto que o Alonso assinava e tirava o pobre do Kubica....
Abs
Maurício,
Concordo com você. O problema é que a BMW estava comprometida com Kubica e Heidfeld. Mas não duvido que Alonso vá correr lá em 2010 ou já em 2009...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Mesmo Gustavo? Eu particularmente acho que a Renault bate a BMW em 2008 e que o Alonso fica. Não levo fé na BMW não, eles perderam uns carinhas bons durante o ano, acho que a Reanult com Alonso e Nelsinho empaca. Vamos ver...
Abraços
Staff, piloto e dinheiro. Acho que a Renault consegue uma vitória em 2008, com uma possível queda no rendimento da McLaren dá pra pensar até mais alto que isso.
Sobre o livro do Landi, acho que só tem dois de F1 lá, não vai ser difícil de achar se eles lembrarem onde está a renegada seção de automóveis. Se for mesmo, experimenta o milkshake de café com chocolate, é outra maravilha! rs. Essa até que não é cara.
Abraço!
Fábio,
Vou lá conferir sim! Agora já tenho o que pedir para Papai Noel hehehe
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Renault ganhando em 2008 já? Só se for por méritos do Alonso. O Nelsinho acho muito difícil apesar de estar torcendo por ele.
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