Dia de noticiário pouco agitado na Fórmula 1. De importante, mesmo, apenas a confirmação de que a Honda deve seguir oferecendo suporte técnico e financeiro para Super Aguri, numa atitude essencial para a sobrevivência da simpática equipe do ex-piloto Aguri Suzuki. Segundo a revista Auto Motor und Sport, o apoio da Honda continua na temporada 2008, mas não está garantido depois disso.
Nas palavras da reportagem, a situação da Super Aguri está "totalmente aberta". Ao que parece, o desejo da Honda é colocar sua "filial" à venda para empresários dispostos a invertir na Fórmula 1. Por enquanto, porém, a Super Aguri permanece sendo sustentada pela montadora japonesa. Agora, é esperado para as próximas semanas o anúncio da dupla de pilotos da Aguri para 2008. Takuma Sato está praticamente assegurado, enquanto Anthony Davidson e Luca Filippi brigam pela outra vaga.
Enquanto isso, Mark Webber encontrou jornalistas durante um evento na Alemanha, e falou bastante sobre as suas expectativas para a próxima temporada. Comentando as perspectivas da Red Bull, o australiano foi claro: "Seria ótimo lutar com a BMW pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores, mas a briga vai ser muito acirrada. Se o nosso carro for confiável, vamos evoluir. Em condições normais, porém, uma vitória ainda está fora de questão".
Sobre o amigo Fernando Alonso, Webber também deu seus pitacos: "Ele vai começar o ano bastante motivado, mas não deve alcançar o mesmo sucesso que teve na McLaren". Webber, um sujeito que às vezes fala demais, foi muito sensato dessa vez. Apostar em vitórias para a Red Bull, pelo menos no curto prazo, é muito arriscado. E a posição de Alonso é esta mesmo: na Renault, o espanhol dificilmente vai ter condições de levar o título...
Por fim, vale mencionar que a "brincadeira" de Michael Schumacher com um táxi na última semana pode sair caro para o alemão. Para quem não conhece a história: atrasado para pegar um avião, Schumi pediu ao motorista do táxi onde estava para assumir a direção. Uma vez no comando, o heptacampeão "realizou ultrapassagens fantásticas e correu a toda velocidade nas curvas", segundo o relato do taxista Tuncer Yilmaz, que ficou no banco do carona.
Pois bem: o diário Bild relata neste sábado que o diretor de tráfego da cidade de Coburg - local das peripéricas de Schumacher com o táxi - está ameaçando processar o alemão por "ofensa contra as leis de trânsito". Se for condenado, Schumi pode até perder a carteira de motorista. Nesse caso, o heptacampeão talvez precisasse passar por um curso de reciclagem.
Alguém aí teve a sensação de já ter visto isso antes?
A Corrida dos Campeões definiu hoje os confrontos do torneio individual durante um sorteio que contou com a presença da imprensa. Logo de cara, alguns duelos acirrados já vão acontecer. Ganhador do evento em 2004, o finlandês Heikki Kovalainen, por exemplo, pegou uma baita pedreira: o novato Sebastian Vettel.
Outro confronto bem interessante envolve os dominadores de duas das principais categorias norte-americanas: Jimmie Johnson, bicampeão da Nascar, e Sebastien Bourdais, tetra da ChampCar. Por sua vez, o heptacampeão Michael Schumacher - aposta do Blog - vai enfrentar o norueguês Henning Solberg, do Mundial de Rally. Vencedor da Corrida dos Campeões no ano passado, o sueco Mattias Ekström corre contra o vice-campeão do Mundial de Rally, Marcus Grönholm.
No campeonato entre equipes, a rivalidade histórica entre Inglaterra e Escócia será testada já na primeira fase. O cruzamento, aliás, colocou em lados opostos os astros Jenson Button e David Coulthard. Além da batalha entre ingleses e escoceses, a disputa entre Alemanha (Schumacher e Vettel) e Estados Unidos (Johnson e Travis Pastrana) também deve ser bastante interessante.
Atual campeã entre as nações e palpite do Blog, a Finlândia (Kovalainen e Grönholm) estréia contra o combinado da Escandinávia (Ekström e Tom Kristensen). Durante os últimos dois dias, os pilotos tiveram a primeira chance de treinar na pista montada dentro do estágio de Wembley, em Londres. Amanhã, a competição acontece no estilo mata-mata, com o vencedor avançando e o derrotado sendo já eliminado.
A seguir, os cruzamentos do torneio individual:
Michael Schumacher (ex-Fórmula 1) x Henning Solberg (Mundial de Rally)
Jenson Button (Fórmula 1) x Alister McRae (Mundial de Rally)
Jimmie Johnson (Nascar) x Sebastian Bourdais (ex-ChampCar, atual Fórmula 1)
David Coulthard (Fórmula 1) x Petter Solberg (Mundial de Rally)
Heikki Kovalainen (Fórmula 1) x Sebastien Vettel (Fórmula 1)
Andy Priaulx (Mundial de Turismo) x Yvan Muller (Mundial de Turismo)
Mattias Ekstrom (DTM) x Tom Kristensen (Le Mans/DTM)
Marcus Gronholm (Mundial de Rally) x Travis Pastrana (Motocross)
Logo abaixo, os confrontos do campeonato entre equipes:
França x Noruega (Bourdais x H.Solberg/Muller x P.Solberg)
Finlândia x Escandinávia (Kovalainen x Kristensen/Grönholm x Ekström)
Escócia x Inglaterra (Coulthard x Button/McRae x Priaulx)
Estados Unidos x Alemanha (Johnson x Schumacher/Pastrana x Vettel)
A Corrida dos Campeões de amanhã tem início às 15 horas de Brasília. Já tentei vários links diferentes para o canal Eurosports, que vai transmitir o evento ao vivo. Até agora, nenhum funcionou. Se alguém puder ajudar, o escriba do Blog agradece muito!
O título da Fórmula Truck é uma possibilidade apenas remota para Roberval Andrade, mas o vice-líder da temporada 2007 tem um excelente chance de, ao menos, fechar o ano com uma vitória. Neste sábado, Andrade cravou a pole position para a etapa de amanhã da Truck, em Brasília, que encerra o atual campeonato da categoria.
Já fora da briga pelo troféu de campeão, o veterano Renato Martins conseguiu uma ótima segunda posição no grid, com um tempo apenas um décimo mais lento do que o de Andrade. Logo na seqüência, Jonathas Borlenghi larga de terceiro, enquanto Leandro Totti estabeleceu a quarta melhor marca.
Ao mesmo tempo, o primeiro colocado na tabela de pontos, Felipe Giaffone, teve um dia bastante difícil. Num dos treinos da manhã, ele perdeu o controle de seu Volkswagen e acertou a barreira de pneus, paralisando as atividades de maneira momentânea. No treino classificatório, porém, Giaffone se recuperou e marcou o quinto tempo, um bom resultado diantes das circunstâncias.
Por sua vez, o palpite do Blog, Geraldo Piquet, teve um desempenho discreto. Vencedor em Brasília no ano passado, o filho mais velho de Nelsão foi apenas o 12º, mas subiu para oitavo depois que nada menos do que onze pilotos foram desclassificados por excesso de fumaça. A seguir, o grid da largada para a etapa de amanhã da Fórmula Truck:
1. Roberval Andrade/São Paulo/Scania, 1:12.356s
2. Renato Martins/São Paulo/Volkswagen 1:12.447s
3. Jonathas Borlenghi/São Paulo/Volkswagen, 1:12.678s
4. Leandro Totti/Paraná/Ford, 1:13.199s
5. Felipe Giaffone/São Paulo/Volkswagen, 1:13.690s
6. Djalma Fogaça/São Paulo/Ford, 1:13.888s
7. José Maria Reis/Goiás/Scania, 1:14.053s
8. Geraldo Piquet/Distrito Federal/Mercedes, 1:14.189s
9. Valmir Benavides/São Paulo/Volkswagen, 1:14.326s
10. André Carreira/Paraná/Volvo, 1:14.759s
Com transmissão ao vivo da Band, a finalíssima da Truck está marcada para as 14 horas de Brasília, neste domingo.
O vídeo do dia é um trecho do G.P. da Alemanha de 1975, disputado no espetacular traçado antigo de Nurburgring. As imagens são sensacionais por vários motivos, como o desfile de verdadeiras lendas do automobilismo - do calibre de Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e Carlos Reutemann - a demonstração de dificuldade da pista apelidada de "Inferno Verde", e os sons arrepiantes dos motores da década de 70. Conferida obrigatória:
Esse eu vi no Blig do Gomes
Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades de A1GP, Corrida dos Campeões e Fórmula Truck. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Fórmula 1 - www.gpupdate.net
Corrida dos Campeões - www.raceofchampions.com
Fórmula Truck - www.formulatruck.com.br
5 comentários:
O melhor foi o vídeo, nem dá para imaginar os carros de hoje pilotando nessa pista! Ela ainda existe? Tomara que sim, porque tem uma visual esplendido!
Nelson Piquet (pai) na escolinha do Detran daqui foi engraçado. Acho que ele é quem deveria dar aulas.
Mas, como ele mesmo disse, é válido e agora ele vai ter que decorar o local onde estão instalados os pardais :)
Um abraço,
André Arrais
Olá !!
Weber: Acostumado realmente a falar abobrinhas, dessa vez parece que o piloto conteve um pouco a língua, ou usou melhor o raciocínio... Brigar com a BMW, ou até mesmo com a Renault, em 2008, parece realmente uma tarefa muito árdua para a Red Bull. Pensar em vitória, então, por enquanto, é uma possibilidade que só pode ser considerada no plano das idéias... A equipe terá muito, e muito que evoluir ainda...
Já com relação ao Alonso, parece que o piloto australiano fez boa previsão, pois dificilmente o espanhol terá um equipamento idêntico ao que teve na Mclaren em 2007. Se não levou o título com a equipe prateada, certamente não será tão fácil levá-lo com a equipe francesa - salvo uma evolução muito surpreendente.
O "taxista": não bastasse a rigidez das leis nesses países de 1º mundo, acho que o diretor de tráfego de Coburg não vai perder a singular oportunidade de cassar a carteira do Schumy, pois heptacampeão de F1 é coisa rara...!!! rsss
Piquet: foi muito legal ver o vídeo do nosso tricampeão na escolinha, não pelo fato dele ter tido sua carteira cassada, mas sim pela forma honrosa com que ele se comportou. Um verdadeiro campeão...
Corrida dos Campeões: a disputa vai ser muito acirrada, com tantas feras... Em termos de equipe, a Alemanha está bem representada.
Vídeo postado: maneiro... Recordar é viver !!
É isso...
Abçs!!!
Boa noite !!!
Moro no Japão há algum tempo e não me surpreendeu a notícia de que a Honda manterá a Super Aguri em 2008. Este esforço tem um nome: Takuma Sato. Independente das várias criticas que o querido "Taku", recebe da imprensa internacional, ele pode ser considerado o melhor piloto japônes que já correu na F-1. Possui um estilo arrojado e sabe conduzir um F-1... pena que o carro não ajuda muito, mas é um piloto que amadureceu e merece um equipamento melhor. Sobre a Red Bull acredito que ela poderá surpreender, bem como a filial Toro Rosso. O trabalho de um projetista renomado como Adrian Newey costuma render bons frutos no segundo ano, além do que David Coutharld possue um bom acerto de carro e é esperar para ver. Acredito que 2008 será um ano muito competitivo e boas surpresas acontecerão. Quanto a Fernando Alonso espero que ele possa brigar pelo título de 2008, afinal a Renault parte para buscar o caminho das vitórias e isto Alonso conhece bem. O fato é que a contratação de um piloto bi-campeão pela Renault pode faze-la reencontrar este caminho. A brincadeira de Schumacher, num primeiro instante pode parecer algo engraçado, não sei se a palavra é bem esta, mas fico imaginando o que se passou na cabeça dele ao fazer isto. De minha parte acho uma atitude um pouco irresponsável e olha que eu gosto do alemão. Imagine que um táxi que roda todos os dias deva estar com todos os seus "equipamentos em ordem", pelo menos na teoria deveria estar. Uma falha mecânica por qualquer que seja poderia ter causado um acidente e de certa forma ele colocou tanto a família dele como outras pessoas em perigo. É o que eu penso... sei lá. Vi outro dia o vídeo quando ele chegou no aeroporto, inclusive deu até autógrafos, e acho que ele usou o próprio avião para ir ao seu destino. Nao entendi bem esta estória de estar atrasado, mas que Schumacher mereceria um puxão de orelha... ah!!! isto com certeza.
Abraço
Obrigado por todas as mensagens!
Gui Vieira: Sim, a pista antiga de Nurburgring ainda existe, mas é raramente utilizada para competições hoje em dia.
Robalo: Concordo com você: acho que o alemão vai acabar perdendo a carteira dele mesmo hehehe...
Phigo: É impressionante, realmente, a importância que o Sato tem para o Japão. A legião de fãs dele é gigantesca mesmo. Se a Honda continua apoiando a Super Aguri, deve ser porque vale a pena, não é mesmo?
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Postar um comentário