quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Nelsinho Piquet: uma rápida opinião

Se quiser ser campeão na Fórmula 1, Nelson Angelo Piquet precisa ganhar um título até 2011. Caso não consiga, muito dificilmente vai levar um troféu depois disso. A princípio, essa é a minha opinião sobre a mais nova promessa brasileira da Fórmula 1, que estréia no ano que vem pela Renault. Considerando que o contrato de Nelsinho com a equipe francesa é de quatro temporadas, é exatamente esse o prazo que ele tem para vencer seu primeiro campeonato.

É claro que é muito difícil prever como vai estar a Fórmula 1 por volta de 2011. Se bobear, a Renault pode nem continuar na categoria até lá. Em condições normais, porém, a escuderia de Nelsinho deve se manter entre as equipes de ponta da Fórmula 1 durante todo esse período. E, mais cedo ou mais tarde, seus pilotos vão ter a oportunidade de disputar o título.

De todos os brasileiros que chegaram à Fórmula 1, Nelsinho é um dos que teve sua carreira mais bem planejada. Por enquanto, quase tudo está correndo de acordo com o plano: a perda do campeonato da GP2 para Lewis Hamilton, em 2006, talvez tenha sido o único contratempo. No mais, Nelsinho disputou as categorias de base no tempo que desejava, e cumpriu um ano como piloto de testes da Renault, exatamente como queria.

Agora, é hora de mostrar serviço. Se for realmente tão bom quanto parece, Nelsinho não vai demorar a se estabelecer como um piloto de ponta na Fórmula 1. No início, porém, seu objetivo deve ser conquistar um espaço na Renault, mesmo tendo Fernando Alonso como companheiro. O importante, agora, não é superar o espanhol, mas ganhar a confiança da equipe.

Em dois ou três anos - talvez, até menos do que isso - Alonso deve deixar a Renault. O destino do bicampeão? Não é certo: pode ser uma BMW, uma Honda, ou até o grande sonho de Alonso: a Ferrari. Com a saída do espanhol, porém, Nelsinho assumiria a liderança da Renault. E, uma vez no comando da equipe francesa, o título seria o único objetivo. Qualquer outro resultado seria uma decepção.

Desde Emerson Fittipaldi, um brasileiro não estreava na Fórmula 1 por uma equipe tão boa. "Emmo" conquistou seu título apenas no seu segundo ano completo na categoria. Será que Nelsinho consegue repetir o feito em tão curto espaço de tempo? Muito difícil. Mas, de todos os brazucas que sonham em fazer sucesso na Fórmula 1 nos próximos anos - incluindo aí Felipe Massa, Lucas di Grassi e Bruno Senna - Nelsinho me parece a melhor aposta para um título.

Lá vai a aposta do Blog: se a Renault continuar comprometida com a Fórmula 1, Nelsinho tem tudo para ganhar um campeonato até 2011.

10 comentários:

Gui Vieira disse...

Olá! Gostei do seu texto, pela primeira vez vi alguem arriscar dizer se o Nelsinho tem chance ou não de ganhar um campeonato. Mas será que o Massa não tem mais chance?

Blog F1 Grand Prix disse...

Gui Vieira,

Obrigado pelo elogio! Sobre o Massa: honestamente, não vejo nele um campeão. Sua grande chance era vencer o último campeonato, quando Raikkonen ainda se adaptava à Ferrari e os aparatos eletrônicos não eram proibidos. A partir do ano que vem, com o fim do controle de tração, Massa tende a sentir mais dificuldades do que os seus adversários. Nada impede que ele se recupere, mas eu, pessoalmente, não acredito que o Massa consiga vencer o campeonato nos próximos anos.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Olá Gustavo...

Interessante o seu ponto de vista sobre a conquista de um título por Nelson Piquet Jr., eu em particular tb acredito que este título virá, mas em outra equipe. Não que a Renault não tenha condições de dar um carro a altura para a conquista de um campeonato, mas principalmente pelo fato de ser companheiro de Fernando Alonso. Se caso a Renault fizer um carro de ponta dificilmente Alonso sairia de lá devido as regalias que deve ter conquistado neste novo contrato e para Piquet com certeza não seria interessante continuar lá neste caso. Se andar bem muitas equipes com certeza irão querer contrata-lo e é aí que entra minha idéia de campeão, mas em outra equipe que pode ser Ferrari, Mclaren ou até mesmo a Honda. Basta mostrar serviço apenas. O lado bom de toda esta estória é que no ano que vem muito provavelmente teremos 3 brasileiros andando na frente. A Ferrari com Massa não deve decepcionar, pois carro eles sabem fazer e vão andar na frente com certeza... a Renault com Fernando Alonso deve dar um salto de qualidade e o carro deve estar entre os 6 primeiros do grid, então sorte do Piquet que pode se aproveitar de falhas das outras equipes e se firmar como um piloto rápido e consistente... o negócio é pontuar o máximo que puder... e finalmente a Honda que como disse em um post antigo deve melhorar seu desempenho porque em 2007 chegaram ao fundo do poço e agora a não existe mais saída... é melhorar ou melhorar... ou seja se andar entre os 10 primeiros já considero lucro (isto devido ao ano de 2007, mas torço para que ande sempre entre os 8 primeiros), então veja que será um ano muito "legal" para acompanhar a F-1, pois com certeza teremos sempre pilotos brasileiros disputando as primeiras posições. Torço para que isto aconteça e tb para Piquet Jr. se dar bem na F-1. PS: Torci muito pelo pai dele tempos atrás e tenho muita admiração pelo que ele fez na F-1... usando uma frase do Piquet pai para encerrar:
- Nesse negócio de F-1 ou você é, ou não...

Abraço

Anônimo disse...

O contratempo citado, a perda do título da GP2 para o Hamilton, é apenas uma constatação da regra de que piloto que vence a categoria "abaixo" da F1 não vence um campeonato na F1.

A carreira do meu xará famoso foi cuidadosamente planejada, ele sempre teve apoio do pai na base, até a GP2, cumpriu exatamente o ano que queria como piloto de testes antes de estrear para valer, o problema, para ele, é que a Renault contratou o Alonso, ou seja, já possui um primeiro piloto definido, o que limita as suas ações durante a estréia, sei não, mas se eu sou ele, começava a rezar para o Alonso se mandar da Renault o quanto antes, pois aí sim ele teria alguma chance de disputar um título.

Eu acho que ele pode ser campeão sim, mas desde que o Alonso não esteja por lá.

Abraços,
Nelson

robalo disse...

Olá !!

Eu não diria que Nelsinho precisa ganhar um título até 2011. Caso isso ocorra, será ótimo. Acho que os dois primeiros anos servirão, muito mais, para ele obter experiência. Depois disso, aí sim, acho que ele pode e deve pensar em títulos. Mas isso se tornará mais fácil, é claro, caso o Alonso já não esteja mais na equipe - não porque o espanhol seja lá essas coisas, mas sim pela condição de primeiro piloto que ele vai exigir enquanto estiver na Renault.

Portanto, o sucesso do nosso piloto vai depender, sobretudo, de dois fatores: a) Não estar em equipe que adote a política de 1º e 2º pilotos. Essa experiência seria válida apenas para os dois primeiros anos (o negócio, então, seria torcer para que a Renault não evolua tanto, nesse primeiro ano, o que levaria o espanhol a optar por outro time; b) Findo o contrato de 04 anos com a equipe francesa, torcer para ingressar em outra equipe grande, de modo que, aproveitando-se da experiência que já terá obtido, possa disputar títulos com segurança e no auge da carreira...

Torço muito pelo Nelsinho, mas vejo que a F1, nos 04 próximos anos, se tornará muito competitiva - como jamais visto -, fazendo com que o sucesso de qualquer piloto dependa muito da saúde do carro que ele tiver nas mãos. Basta imaginarmos que a categoria vai estar recheada de feras como: Vettel, Kubica, Rosberg, Hamilton, Massa, Kimi, Alonso, Kova, Bourdais e Sutil. Imaginem só, todas essa feras pilotando bons carros??

A história de todo grande piloto tem aquela coisa de ter estado no lugar certo na hora certa...

Tenho certeza que a Renault, mesmo não estando na melhor fase, ainda é um bom lugar para um iniciante estar. Com relação ao momento, em que o nosso piloto ingressa na escuderia, eu tenho um pouco de dúvida... Espero que espanhol, com suas regalias, não turve o potencial do Nelsinho.

Se a Renault estiver em condições de vencer já nos próximos anos, alguém tem dúvida de que o Briatore vai preferir obter tais títulos com Alonso???

Só resta mesmo ao Nelsinho partir para cima, mostrar serviço, seguir os conselhos do pai, e torcer par que o Briatore dê a ele o mesmo equipamento que dará ao Alonso.

Depois do que aconteceu em 2007, acho que o espanhol está muito assustado com novatos, e certamente no seu contrato não devem faltar cláusulas que lhe garantam status de primeiro piloto - "primeiro piloto no papel"...

Vejamos o que vai acontecer a partir de 2008...

É isso...

Abçs!!

Unknown disse...

Ainda acho o que o Massa tem mais chances de ganhar primeiro que o Piquezinho...

Tomara que ele ganhe algum título, só espero que não fique mais metido do q já é.

[]'s

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as opiniões!

Só complementando meu raciocínio: mesmo se o Alonso continuar na Renault, ainda acredito que o Nelsinho teria condições de derrotá-lo numa hipotética disputa pelo título. Mas isso, é claro, só se tornaria possível a partir de 2010 ou 2011. Antes, acho difícil Nelsinho levar um troféu de campeão.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Net Esportes disse...

Eu particularmente não boto muita fé no nelsinho não, preciso acompanhar um pouco mais ele... a principio ele não me agrada muito não..............

Felipe Maciel disse...

É verdade, Nelsinho é o piloto brasileiro com mais chances de conquistar título nos próximos anos.

É bom aproveitar a primeira temporada, que é a que menos lhe exigirá, para aprender bastante. Depois é brigar pelo título.

Anônimo disse...

Kra não gosto desta idéia de aprender com o Alonso,a melhor forma de um piloto mostrar se é bom ou não é derrotando seu companheiro de equipe,ou pelo menos andando muito próximo dele.
Nelsinho tem que chegar arrebentando logo e ganhar moral dentro do campeonato,assim como fez Hamilton.
Essa é minha opinião e pelo que andei lendo pela net,é a mesma do pai dele,Alonso vai sofrer em 2008 podem esperar.