Antes tarde do que nunca. Meses depois de receber uma multa de 100 milhões de dólares pela posse de informações secretas da rival Ferrari, a McLaren finalmente reconheceu o dano que o caso de espionagem causou à Fórmula 1, e pediu desculpas pelo envolvimento no escândalo. Além disso, o time prateado admitiu que o dados chegaram, sim, a circular dentro da própria equipe.
"Pelas investigações da FIA, ficou claro que as as informações privadas da Ferrari estavam amplamente difundidas pela McLaren, ao contrário do que havíamos anunciado. Lamentamos que as nossas próprias investigações não tenham detectado o problema, e pedimos desculpas ao Conselho Mundial da FIA, à Ferrari e a todos os fãs da Fórmula 1. Aceitamos a punição e garantimos que episódios como esse não se repetirão", diz a carta.
Na realidade, o comunicado que a McLaren distribuiu hoje é uma versão resumida de uma mensagem enviada à FIA no dia 5 de dezembro, pouco antes da última reunião do Conselho Mundial. A entidade, aliás, mostrou-se sensibilizada pela boa vontade da McLaren, e pretende encerrar todas as investigações sobre o caso. Para quem não lembra, a própria FIA havia marcado uma vistoria no novo modelo da McLaren, à procura de acessórios "inspirados"em idéias da Ferrari.
Agora, porém, parece que a inspeção não se faz mais necessária. Ao menos, essa é a opinião do manda-chuva da FIA, Max Mosley, em nota publicada no site da entidade: "Considerando a carta divulgada pela McLaren, o presidente da FIA pede aos membros do Conselho Mundial que cancelem a audiência do caso e encerrem as investigações, pelo bem do esporte". De forma surpreendente, a decisão de Mosley encontrou suporte até na Ferrari.
Em comunicado distribuído à imprensa, porém, a equipe vermelha confirma que os processos judiciais movidos contra a McLaren - tanto na Itália quanto na Inglaterra - não vão ser abandonados. De qualquer maneira, o sentimento geral na comunidade da Fórmula 1, nesse momento, é terminar as investigações de espionagem, evitando maiores danos à imagem da categoria.
A McLaren, portanto, deve escapar de uma punição pior, mas sai com a reputação bastante arranhada. E, nesta quinta, o time prateado ainda levou outro golpe: a perda do patrocínio da seguradora Mútua Madrileña, uma das apoiadoras mais importantes da equipe. A saída da instituição espanhola, é claro, também tem ligação com o rompimento de Fernando Alonso com o time prateado. Segundo diz na sua carta, a McLaren garante estar determinada a "concentrar-se de vez no campeonato de 2008".
Mas, com todos os acontecimentos das últimas semanas, vai ser difícil para a escuderia de Ron Dennis se manter totalmente focada. Falta ainda escolher um segundo piloto, por exemplo...
A disputa pela vaga aberta na McLaren ainda pode demorar alguns meses para ser decidida, mas já tem um candidato a menos. De acordo com uma longa reportagem do jornal Marca, publicada hoje, o time prateado já descartou Adrian Sutil, considerado um dos três nomes mais fortes na disputa. Segundo a reportagem, a McLaren desistiu do alemão depois que a Force India exigiu o pagamento de uma multa de 10 milhões de euros.
Assim, Sutil parece condenado a continuar no time indiano, já que ainda têm mais um ano de contrato. E a briga pelo segundo posto na McLaren fica somente entre dois pilotos: Heikki Kovalainen e Pedro de la Rosa. A princípio, o finlandês parecia ter mais chances, mas um forte lobby dos engenheiros da McLaren ameaça mudar o jogo. Falando ao próprio Marca, porém, de la Rosa manteve um postura não muito animada:
"Continuo cauteloso. Não sabemos o que vai acontecer e que não quero me iludir", disse de la Rosa. Na opinião do Marca, a demora no anúncio do novo piloto da McLaren favorece o espanhol, em detrimento a Kovalainen. O finlandês, por sua vez, teria uma outra opção caso as conversas com o time prateado fracassem: a Toyota, que poderia dispensar o italiano Jarno Trulli.
Alheio às especulações, Lewis Hamilton deu uma entrevista bastante otimista à revista Auto Bild Motorsport. "Tenho convicção de que serei campeão um dia. Em 2008? Não sei ainda. Só espero que tenhamos outros concorrentes, além da Ferrari", falou Hamilton. Pelo visto, o inglês confia plenamente em suas capacidades. E é exatamente aí onde está o risco.
Afinal, excesso de confiança é algo que não costuma cair bem na Fórmula 1...
A Williams anunciou hoje que o novato Nico Hulkeberg é o novo piloto de testes da equipe, substituindo o indiano Narain Karthikeyan. O alemão de 20 anos - cuja carreira é planejada por Willi Weber, o mesmo empresário de Michael Schumacher - destacou-se bastante na última temporada da A1 GP, quando venceu várias corridas em seqüência e levou o time Alemanha ao título. Agora, o objetivo de Hulkenberg é ganhar experiência para tentar uma vaga na Fórmula 1 para 2009.
Enquanto isso, o presidente da FIA, Max Mosley, revelou que a sonhada volta dos pneus slicks - prometida para 2009 - pode não acontecer. Em entrevista ao site Autosport, Mosley disse: "Se a redução da influência da aerodinâmica não ocorrer e as velocidades de curva continuarem a aumentar, os compostos ranhurados vão permanecer". Uma pena. Embora não sejam a solução para todos os problemas da Fórmula 1, os slicks certamente animariam bastante as corridas.
Ao mesmo tempo, Rubens Barrichello foi muito elogiado por dois dos principais nomes da cúpula da Honda. Primeiro, o diretor Nick Fry assegurou ao site Autosport que Rubinho "está treinando duro e parece bastante motivado". Mais tarde, também falando ao Autosport, Ross Brawn endossou as palavras de Fry e garantiu: "Com o carro certo, Rubinho ainda pode vencer corridas". A conclusão óbvia das entrevistas: em 2008, apoio é o que não vai faltar a Rubinho na Honda.
Por fim, vale mencionar uma ótima notícia para os fãs brasileiros: depois de Cingapura, a Austrália também pode se tornar o próximo país lá do outro lado do mundo a realizar o seu G.P. à noite. Segundo informações dos organizadores da prova australiana, os pilotos Mark Webber, da Fórmula 1, e Michael Doohan, ex-MotoGP, realizaram testes com iluminação artificial no circuito de Calder. Um relatório foi enviado à FIA e à FIM, que agora estão decidindo sobre o assunto.
Desde já, o Blog torce pela corrida noturna. Quanto mais G.Ps. à luz da lua, mais horas de sono para nós aqui no Brasil...
O vídeo do dia retrata um episódio que eu, sinceramente, não conhecia. Faltando apenas doze voltas para o fim do G.P. de Mônaco de 1975, James Hunt e o francês Patrick Depailler disputam de maneira acirrada o quinto lugar, até que o inglês erra e bate na curva Mirabeau. É aí que acontece a cena curiosa: irritado com o abandono, Hunt quase sai no tapa com um comissário de pista, e depois ainda espera Depailler passar para mostrar o que pensou do acidente. Vale a conferida:
Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade para os próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do esporte a motor. Até amanhã!
Crédito das fotos: www.motorsport.com
4 comentários:
Como de costume otimo o video do post, antecedido por um resumo apurado as notícias do dia. Não custa nada dizer Gustavo: seu blog continua melhorando sempre.
Abs
Já tinha ouvido falar do Hunt mas não sabia que ele era tão louco assim! Quase bateu no pobre bandeirinha!
Poxa!
Lá vem ai mais um alemão pra F1.
Parece que eles estão brotando igual praga em plantação de cacau.
Precisamos urgentemente q um brasileiro volte a ser campeão na F1. Senão eles não deixarão nenhuma vaga pra nossos pilotos.
É o efeito da era Rubinho.
Óh vida! Quem será nosso proximo campeão?
O Hamilton não está parando pra refletir. Imagino que muitas pessoas cheguem até ele dizendo ter esta convicção, mas além dele não precisar cantar isso aos sete ventos, ainda tem que observar o que aconteceu esse ano e na oportunidade que dificilmente se repetirá pra perceber que isso talvez não seja verdade. Cada dia que passa Hamilton perde mais a credibilidade, pelo menos pra mim.
Não sei o deu na Viviane Senna pra falar aquela baboseira de "olhos do Hamilton..."
Mais bizarro que o vídeo só os carros de 70... ali era França x Inglaterra, não tem brincadeira!
Abração!
Postar um comentário