Mais uma peça se encaixa no quebra-cabeças da Fórmula 1. Nesta sexta, a McLaren finalmente confirmou o acerto com Heikki Kovalainen para a temporada de 2008, encerrando uma novela que já durava um mês e meio. O finlandês derrotou a concorrência do piloto de testes da equipe inglesa, Pedro de la Rosa, e assinou um contrato de longa duração com o time.
"Nós tínhamos uma série de opções, mas optamos pela mais competitiva. Hamilton e Kovalainen vão formar uma dupla formidável", disse o chefe de operações da McLaren, Martin Whitmarsh. Além dele, o principal diretor da Mercedes, Nobert Haug, também elogiou a contratação: "Kovalainen não só é um piloto rápido, mas também muito consistente".
Dispensado da Renault após o acerto entre a equipe francesa e Fernando Alonso, Kovalainen naturalmente fez o caminho inverso, ocupando a vaga do bicampeão na McLaren. Falando sobre a sua nova casa, o finlandês mostrou-se bastante animado: "Até agora, fiquei impressionado com a dedicação e o compromisso com a vitória demonstrados pela McLaren. Estou realmente ansioso".
Por sua vez, Lewis Hamilton desejou boa sorte ao novo companheiro, e garantiu estar motivado para correr ao lado de Kovalainen: "Juntos, nós vamos fazer de tudo para que a McLaren entre forte na disputa pelo título do ano que vem. Espero que Kovalainen goste tanto da sua temporada de estréia pela McLaren quanto eu".
No comunicado divulgado em seu site, a McLaren também confirma que Pedro de la Rosa segue no seu cargo de piloto de testes, e que o inglês Gary Paffett permanece como o "número quatro" da equipe. Para terminar, o time prateado revelou que o modelo MP4/28 - aquele que vai ser usado em 2008 - não terá uma apresentação oficial, indo direto para a pista em meados de janeiro.
Agora, restam apenas quatro vagas disponíveis para a próxima temporada da Fórmula 1, nas lanternas Super Aguri e Force India. Na equipe japonesa, Takuma Sato já está praticamente garantido, enquanto Anthony Davidson e Luca Filippi lutam pela segunda vaga. Ao mesmo tempo, Adrian Sutil é o franco favorito para um dos cockpits da Force India, e deve ter Giancarlo Fisichella ou Christian Klien ao seu lado em 2008.
O anúncio da contratação de Heikki Kovalainen pela McLaren, porém, encerra a disputa nas equipes de ponta. Considerando seu desempenho no aguaceiro do G.P. do Japão, o finlandês é um piloto realmente técnico, e dificilmente encontrará problemas em se adaptar às regras de 2008, que proibem o controle de tração. Lewis Hamilton, portanto, não vai ter moleza na próxima temporada.
A disputa interna na McLaren será muito equilibrada.
Dentre os pilotos que chegaram perto da vaga agora ocupada por Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa, Adrian Sutil e Nico Rosberg foram os mais mencionados. A McLaren, porém, chegou a procurar um nome que nem foi citado nas especulações: Rubens Barrichello. É isso mesmo. Segundo o Flávio Gomes, Rubinho recebeu uma sondagem do time prateado, mas recusou porque a Honda prometeu mantê-lo até o fim de 2009. Ao que parece, Rubinho está mesmo com prestígio dentro da equipe japonesa.
Fora da McLaren, Fernando Alonso vai ter um ano muito difícil em 2008. Pelo menos, essa é a opinião do colombiano Juan Pablo Montoya, em entrevista à rádio Caracol. "Se a Renault andar como neste ano, nem Ayrton Senna seria capaz de conquistar uma vitória", falou Montoya. De fato, é improvável que Alonso consiga vencer o campeonato do ano que vem. Mas a Renault dificilmente vai repetir um desempenho tão ruim quanto o de 2007.
Enquanto isso, Lewis Hamilton levou hoje uma baita cutucada do empresário de Kimi Raikkonen, David Robertson: "Hamilton deveria ter corrido nas últimas provas de 2006, mas se adaptou tão mal aos pneus Michelin que a McLaren precisou promover Pedro de la Rosa". Além disso, Robertson também afirmou que Raikkonen já deveria ter três títulos, que a saída de Fernando Alonso foi um erro da McLaren e que de la Rosa seria o escolhido para ocupar o lugar do bicampeão. Como se vê, uma das apostas já foi para o espaço...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que o espanhol Roldán Rodríguez pediu uma superlicença à FIA, dando um indício de que deve ser contratado pela Force India como piloto de testes para 2008. Na Honda, a disputa pelo cargo de test driver será definida até o fim do mês, segundo revelou hoje o dirigente Nick Fry. Entre os favoritos, estão o inglês Mike Conway, o austríaco Andreas Zuber e o italiano Luca Filippi.
A Irlanda liderou hoje os primeiros treinos livres para a rodada dupla de Zhuhai da A1GP. Comandada por Adam Carroll, a equipe irlandesa adaptou-se muito bem à pista chinesa, que estréia como sede da "Copa do Mundo do Automobilismo". No fim do dia, a Irlanda foi meio segundo mais rápida do que o Canadá (Robert Wickens), que veio logo a seguir.
Em terceiro, apareceu a Alemanha (Michael Ammermüller), com Holanda (Jeroen Bleekemolen) e a anfitriã China (Cheng Cong Fu) mais atrás. Das apostas do Blog, a França (Löic Duval) foi a melhor, em sexto. Por sua vez, o Brasil (Sérgio Jimenez) não passou de nono lugar. Amanhã, a A1GP define os grids para as corridas da madrugada de sábado para domingo de Brasília.
Na GP2, começa lentamente a confirmação dos pilotos que vão disputar a próxima temporada. Nesta sexta, a DAMS anunciou o belga Jerome D'Ambrosio, campeão da Fórmula Master em 2007. Ele vai fazer dupla com o japonês Kamui Kobayashi, piloto de testes da Toyota. Contratado da Red Bull na Fórmula 1, o suíço Sebastien Buemi vai correr pela Arden, enquanto o francês Romain Grosjean já está garantido na ART. Por fim, o brasileiro Alberto Valério e o italiano Davide Valsecchi formam a dupla da Durango.
Por fim, vale mencionar a entrevista que Valentino Rossi concedeu hoje ao site Motor Cycle News, em que faz fortes críticas à introdução de aparatos eletrônicos na MotoGP. Para o heptacampeão, "quando alguém que acabou de sair das 250cc consegue andar no ritmo dos pilotos mais experientes logo de cara, existe algo de errado com o esporte". Nas palavras de Rossi, "esse foi o caminho escolhido. Discordo, mas preciso aceitar".
Ao menos, a Fórmula 1 está fazendo justamente o contrário. Com a eliminação do controle de tração, sem dúvida alguma, o piloto vai fazer mais diferença.
O vídeo do dia é uma espetacular filmagem onboard da Ferrari de Nigel Mansell, no G.P. do Japão de 1990. Para nossa sorte, o locutor local fica calado na maior parte do tempo, deixando apenas o som magnífico do motor Ferrari. As imagens mostram ainda momentos cruciais daquela corrida, como a batida de Ayrton Senna e Alain Prost na primeira curva, a rodada de Gerhard Berger na segunda volta e o abandono do próprio Mansell, na metade da corrida. O desespero do inglês, socando o volante do carro, é uma cena clássica:
Neste sábado, o Blog volta falando de A1GP e Fórmula Truck. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Heikki Kovalainen I - http://www.mclaren.com/
A1 GP - http://www.gpupdate.net/
Demais - www.motorsport.com
11 comentários:
A Mclaren tomou juizo, ainda bem. Escolher o de la Rosa seria insensato. O Kova é mto, mas mto mais piloto do que de la Rosa. Sobre o resto só comento o seguinte: Rubinho não aceitou porque seria 2o piloto... de novo! Aí já era demais...
mto bom o vídeo do mansell! Saudades do Leão...
Como já disseram, o Kovalainen eh bem melhor q o De la Rosa...e a F-1 vai realmente ficar boa ano q vem, além de Hamilton, Massa, Alonso e Raikkonen vai tah cheio de garoto bom (Vettel, Kubica, Nelsinho, Sutil), ainda tem os bons Heidfeld, Button e Webber e acho q o Bourdais vai se dar bem...isso sem contar q eu sou meio puxa-saco do Rubinho, rs...soh falta tirar o Trulli e o Coulthard e fica td perfeito!
Ah...se tirassem o Davidson e botassem o Fillipi seria melhor ainda, mostrou na GP2 q eh suicida q nem o Nakajima, rs
Ateh!
Faz bem o Rubens em descartar a McLaren, errar de novo é burrice... A escolha do Kovalainen foi acertada, é o melhor piloto que estava disponível no mercado, colocar o dela Rosa seria um tiro no pé para o campeonato de construtores.
Agora a F-1 só volta no ano que vem, já que não tem mais nenhuma vaga relevante em aberto...
Só uma coisa, que coisa horrorosa aquela roupa do staff da McLaren (a que o Heikki está vestindo).
Abraço,
Nelson
Olá !!
Boa escolha a da Mclaren...
A não ser por questões de patrocínios, em nenhum momento eu pensei que a escuderia pudesse optar pelo De La Rosa.
A escolha do Kova mostra, pelo menos em tese, que a Mclaren vai continuar oferecendo aos seus pilotos condições de igualdade...
Se fosse para criar uma situação de desigualdade, a fim de beneficiar claramente o Hamilton, acho que a promoção do espanhol seria a coisa mais acertada, pois não consigo imaginá-lo ameaçando o jovem piloto inglês.
Quando o Hamilton ingressou na Mclaren, lembro-me que o citado piloto de teste espanhol se mostrou um pouco insatisfeito, pois na sua cabeça ele poderia apresentar melhores resultados do que o recém chegado. Acho que ninguém tem dúvida de que isso não ocorria...
Para a Mclaren, é melhor ter o Kova, ameaçando o Hamilton, pois isso aumentará muito a chance de obtenção do campeonato de construtores, do que ter um segundo piloto satisfeito com a mera condição de escudeiro.
A sondagem do Rubinho, pela Mclaren – se é que ela realmente ocorreu –, para mim é uma surpresa. Talvez o Barrica tenha desperdiçado a sua última grande chance... Uma boa temporada de 2008 na equipe prateada seria garantia de contrato para 2009, com chance de vencer corridas, e quem sabe um título, pois em automobilismo muita coisa pode acontecer – quem não se lembra do acidente do Schumacher, em 1999, que proporcionou ao Irvine disputar o título??? Acho que Rubinho não deixaria essa oportunidade passar...
David Robertson – empresário do Kimi: esse cara chuta muito mal...
Vídeo do dia: boa lembrança do inesquecível Leão...
É isso...
Abçs!!
Essa história do Rubinho é verdade?! Cara, já estou perdendo o pouco respeito que ainda resta. O cara tinha de escolher entre um ano de McLaren e dois de Honda e fica com a Honda?! Pelamordideus, alguém diz pra ele que mais vale um na mão do que dois voando...
Velho do jeito que tá, ele vai fazer o quê em 2009?
Não é possível, deve ser piada do Gomes...
Aconteceu o que quase toda a gente especulava.
Grande Abraço!
É Gustavo, qdo anunciou-se oficialmente a saida de Alonso da MacLaren disse q o Rubinho seria uma boa opção. Mas alguns dexceram o bambu em mim.
Mais uma vez o Rubinho mete os pés pelas mãos, pq lá seria sua última chance de mostrar q ainda tem lenha pra queimar e apagar um pouco sua imagem de acomodado. Tinha q ir e surpreender o Hamilton andando melhor q ele. Depois batia de frente com o Ron Dennis. Apesar de achar q em 2008 a Maclaren não será tão superior como em 2007, o q só lhe ajudaria numa briga entre 3 ou 4 equipes pelo título, pois obrigariam-lhes investir mais nele.
Discordando de muitos aqui,apesar de achar também que o Kovalainen é mais piloto q o De la Rosa,acho q a coisa já ta muito clara na Mclaren.O espanhol seria a melhor opçao no caso do Mundial de pilotos e de construtores também...de la Rosa,nao aspira a nada,nao quer ser campeao a toda custa,tem a experiência necessária para ajudar o Hamilton e pescaria para a equipe os pontos perdidos pelo Hamilton.Assim que o mais "seguro"seria o espanhol.Acho q o Kovalainen vai dá "guerra" no Hamilton e isso,como se viu no ano passado,nao e recebido de bom grado.
Rubinho...nao sei..eu teria aceitado...
Quanto ao vídeo..excelente!
beijos
Obrigado por todas as mensagens! Só mais alguns comentários adicionais:
- Entre de la Rosa e Kovalainen, sou mais o finlandês. Não sei se ele consegue superar Hamilton, mas a disputa vai ser equilibrada.
- Na minha visão, a McLaren pode até ter sondado o Rubinho, mas ele dificilmente seria uma prioridade da equipe. Para mim, o Rubinho foi até esperto: usou a sondagem da McLaren, que não levaria a lugar algum, para ganhar mais um ano de contrato com a Honda...
- Nelson: Realmente, como é horrososa essa camisa da McLaren! Ficou muito estranha mesmo no Kovalainen hehehehe...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Achei ótima a decisão da McLaren em optar pelo Kova.
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