domingo, 12 de agosto de 2007

Weekend Update - ChampCar e Nascar

O Blog começa seu giro pelas categorias que estiveram em atividade nesse fim de semana com os comentários sobre as corridas da ChampCar e da Nascar. Ao contrário da IRL, que correu ontem, essas duas categorias só realizaram suas provas nesse domingo.

Em Elkhart Lake, na espetacular pista de Road America, a ChampCar fez sua décima etapa da temporada. E, pela quinta vez no ano, o vencedor foi o grande dominador da categoria, Sebastien Bourdais (à esquerda). Vale lembrar que o francês assinou contrato com a Toro Rosso há alguns dias, e será titular da equipe na Fórmula 1 em 2008.

Hoje, Bourdais largou da pole e liderou 51 das 53 voltas. Foi mais uma vitória tranqüila para tri-campeão, que não sofreu ameaças por parte de seus adversários. O principal deles, Robert Doornbos, perdeu muito tempo ao se tocar com o próprio companheiro de equipe, Dan Clarke. O holandês foi só o 14º.

Por sua vez, Clarke fez sua melhor corrida na ChampCar, fechando num excelente segundo lugar. Completando o podium ficou o americano Graham Rahal, companheiro de equipe de Bourdais. O brasileiro Bruno Junqueira, único representante do país, terminou em nono.

Na tabela do campeonato, Sebastien Bourdais já começa a abrir uma boa vantagem. Ele tem 250 pontos, contra 213 de Robert Doornbos. Em terceiro está Will Power, com 197. Bruno Junqueira aparece em décimo, com 138.

A seguir, a classificação da corrida de hoje:

1. Sebastien Bourdais/França/Newman-Hass-Lanigan, 51 voltas em 1:40:58.596s
2. Dan Clarke/Inglaterra/Minardi Team USA, a 9.751s
3. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Hass-Lanigan, a 12.206s
4. Oriol Servia/Espanha/Forsythe, a 20.860s
5. Alex Tagliani/Canadá/RSPORTS, a 50.704s
6. Jan Heylen/Bélgica/Conquest, a 1:00.053s
7. Tristan Gommendy/França/PKV, a 1:02.341s
8. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORTS, a 1:02.961s
9. Bruno Junqueira /Brasil/Dale Coyne, a 1:04.525s
10. Neel Jani/Suíça/PKV, a 1:12.966s

Fora da pista, a principal novidade da ChampCar é a possibilidade de Marco Andretti, atualmente na IRL, substituir Sebastien Bourdais na Newman-Haas-Lanigan. Quem trouxe a informação foi o jornal espanhol As. Caso o boato se confirme, a mais forte equipe da categoria teria um dupla bastante interessante no ano que vem.

Mario Andretti e Graham Rahal (à direita) são dois pilotos altamente motivados, promessas do automobilismo norte-americano e filhos de campeões do esporte. Além disso, ambos colocam uma vaga na Fórmula 1 como maior sonho de consumo. Para isso, precisariam acelerar. Mas, se Bourdais chegou lá, por que eles não?

A próxima etapa da ChampCar será no circuito de Zolder, na Bélgica. Está marcada para o dia 26 de agosto.



Em Watkins Glen, a Nascar continuou sua tradicional maratona anual. A corrida foi a 22ª etapa do ano, de um calendário de 36. Ainda mal passamos da metade. Hoje, quem se deu melhor foi bi-campeão Tony Stewart (à esquerda).

O piloto do Chevrolet número 20 herdou a vitória depois que o líder do campeonato, Jeff Gordon, rodou sozinho a duas voltas do final. Ele tinha uma vantagem confortável para Stewart, mas errou na entrada da curva 1, entrando forte demais e não conseguindo segurar o carro.

Gordon voltou à pista, mas terminou apenas em nono. Atrás de Stewart, completando o top 5, vieram, na ordem do segundo ao quinto, Denny Hamlin, Jimmie Johnson, Ron Fellows e Robby Gordon. Juan Pablo Montoya, meu favorito, terminou apenas em 39º de 43 carros. Calma, explico.

A vinte voltas do fim, quando era sexto, Montoya sofria forte pressão de Martin Truex Jr. Acabou tomando um toque por trás do piloto do carro 1. O colombiano perdeu o controle de seu Dodge no mesmo instante, acertando Kevin Harvick (à direita), que estava logo à frente.

Os dois saíram da pista e iniciaram uma reação em cadeia. As batidas foram tantas que a Nascar precisou paralizar a corrida com uma bandeira vermelha. O que não foi suficiente para acalmar os nervos de um piloto em especial.

Sem saber que Montoya não havia sido o culpado, Harvick partiu para cima do colombiano. Segurou no colarinho do adversário e disse coisas intraduzíveis. A dupla foi rapidamente afastada pelos comissários, mas ambos ainda podem sofrer punições da direção da Nascar. E isso, para Montoya, seria uma grande injustiça.

No campeonato, o colombiano caiu para 19º, com 2178 pontos. O líder ainda é Jeff Gordon, que tem 3384. Na turma da frente ainda aparecem Denny Hamlin (3040), Matt Kenseth (2952), Tony Stewart (2939) e Carl Edwards (2824).

Como de costume, a Nascar já corre de novo no próxima fim de semana. No domingo dia 19, o circuito de Michigan será a sede da 23ª prova da categoria no ano. Em instantes, o Blog volta comentando o domingo no Rally dos Sertões e a corrida da Fórmula Truck. Até já!

Crédito das fotos:
ChampCar: Site oficial da ChampCar (http://www.champcarworldseries.com/FrontPage.asp)
Nascar: Site oficial da Nascar (http://www.nascar.com/)

3 comentários:

Anônimo disse...

bourdas vai ganhar esse campeonato de novo. Ele não tem concorrencia. Já o Montoya, coitado... parece que tudo acontece só com ele rsrsrs

Anônimo disse...

Meu comentário é curto: só deixo registrado que, mais uma outra vez, o bourdais mostra que é mais do que capaz de correr na fórmula 1. ele merecia até mais que a Toro.

Abraço,
Maurício - RJ

Felipe Maciel disse...

O Doornbos fez uma bela lambança na corrida, está pedindo pra ficar perder o título. Se bem que, pedindo ou não, vai dá Bordais mesmo, dificilmente sairá outro resultado.