terça-feira, 14 de agosto de 2007

Na Honda, a esperança é a última que se suicida

Quer dizer então que a Honda, após meses e meses de dinheiro jogado fora no desenvolvimento no modelo desse ano, descobre de repente que nenhuma mudança dava certo porque o túnel de vento da equipe estava, simplesmente, com a calibragem errada? Caramba! Isso é que eu chamo de incompetência...

O erro foi achado por dois técnicos recém-contratados pelo time japonês. Loic Bigois, vindo da Williams, e John Owen, ex-BMW, foram os que notaram o problema no equipamento da Honda. Segundo eles, é por isso que o "desenvolvimento" da equipe não vem dando resultados na pista.


Pobres Rubens Barrichello e Jenson Button. Os dois não devem saber o que fizeram para merecer esse destino. Durante toda a temporada 2007, foram uma dupla de formiguinhas trabalhadoras, lutando para manter a foco e a motivação apesar dos péssimo resultados.


E agora, somente a um terço do fim do ano, percebem que todo o esforço foi em vão. Receber uma notícia como essa nessa altura do campeonato é uma verdadeira facada nas costas. Deve dar vontade de desistir.


Mas existe, pelo menos, uma razão para manter o otimismo: a preparação do modelo 2008, ao que parece, não foi afetada pelos problemas do túnel de vento. Será no ano que vem a Honda consegue se recuperar? Caso fracasse, sinceramente, não há muito o que fazer.


Os japoneses têm uma milenar tradição de cometer suicídio como forma de não cair nas mãos dos inimigos ou recuperar a honra diante da derrota. Depois de tudo que passou nesse ano, a honra da Honda já foi para o espaço. A esperança é a última que morre, é verdade. Mas, do jeito que as coisas vão, ela vai querer mesmo é se suicidar.


Nos últimos dias, surgiu a notícia de que a Super Aguri, que tomou calote de seus principais patrocinadores, poderia estar em sérias dificuldades financeiras. O time já estaria, inclusive, considerando a venda de parte considerável de suas ações. Um empresário espanhol, Alejandro Agag, seria o principal interessado. Mas, claro, não há como confirmar essas informação.


Pois bem, nessa terça vazou para a imprensa que a Spyker - lanterna do grid na atual temporada - também estaria procurando compradores. Segundo boatos, a equipe não vem resistindo ao desempenho ruim até agora nesse ano, e estaria perdendo patrocinadores. O time laranja já teria começado, inclusive, a analisar as primeiras propostas.

A Fórmula 1, dos anos 80 para cá, transformou-se no esporte mais caro do mundo. E, por mais que equipes e dirigentes lutem contra o crescimento nos gastos, fica difícil lutar contra essa tendência praticamente irreversível. Os problemas recentes de Super Aguri e Spyker provam que, não interessa o tamanho do esforço, os times pequenos acabam sucumbindo no final.

Menos mal que a Prodrive finalmente foi a público, hoje, para anunciar que seus planos vem progredindo muito bem, obrigado. Pelo visto, o time vai formar uma parceria com a McLaren, e estaria esperando uma esfriada no caso de espionagem para mostrar seus planos.

David Richards, o chefão da nova equipe, disse que fará um pronunciamento "assim que estivermos prontos". Já não era sem tempo. A Prodrive tem grande tradição em campeonatos de rally e turismo. Mas é uma incógnita na Fórmula 1. Daqui a um ano, será ela uma surpresa como a BMW ou uma figurante como a Spyker? Vamos esperar para ver.



O Rally dos Sertões vai caminhando para o seu final, mas as dificuldades não diminuem. Nessa terça, os participantes enfrentaram 504 km - 241 de especial - entre Barra e Lençóis, cidades do interior da Bahia. No percurso predominou o piso de cascalho, com erosões ocasionais.

Nas motos, o brasileiro Jean Azevedo foi o mais rápido do dia. Apesar do resultado, ele está apenas em 29º na classificação geral, prejudicado por problemas em duas das especiais dos Sertões.

O líder é outro brazuca, Zé Hélio (à esquerda), que terminou em segundo nessa terça. Com isso, ampliou para pouco mais de 19 minutos a vantagem para Cyril Despres. O francês - bi-campeão do Dacar e aposta do Blog - foi o quarto melhor do dia.

Nos carros, a dupla Paulo Nobre/Filipe Palmeiro ganhou mais uma especial. Mesmo assim, ainda está em quarto, a 52 minutos dos líderes, Maurício Neves/Clécio Maestrelli. Hoje, eles não passaram de sexto, mas ainda têm uma vantagem de 20 minutos para os adversários mais próximos, Reinaldo Varela/Marcos Macedo.

Por fim, nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca (à direita) caminha rumo a uma vitória tranqüila. Depois da etapa de hoje, em que terminaram em segundo, abriram uma ótima vantagem para 1 hora e 36 minutos para Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bettoni. Os melhores do dia foram Ricardo Domingues/Fausto Dallape/Henrique Oliveira, quartos no geral.

Amanhã, no antepenúltimo dia de competição real, pilotos e equipes percorrerão 478 km, 170 deles contando para a tabela de tempos, entre Lençóis e Senhor do Bonfim. Sem sair do estado da Bahia, o trajeto inclui terra batida, cascalho e grandes obstáculos para a navegação.






Pelo e-mail blogf1grandprix@hotmail.com, recebi uma mensagem do amigo Renan Oliveira. Ele esteve na etapa inaugural da GT3 Brasil, em Tarumã e gravou algumas cenas das corridas. Vale a pena conferir o barulho magnífico dos carros e a animação da arquibancada:


Caso você tenha algum vídeo ou sugestão de post, não deixe de mandar para o endereço do Blog. Nessa quarta, volto inaugurando a nova lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Começaremos a acompanhar a contagem dos Dez Maiores Duelos da História. Até amanhã!

4 comentários:

Anônimo disse...

bela tirada meu amigo uehuehueheu

Os dirigente da Honda deveriam se suicidarem mesmo...

Triste a notícia de Spyker e Honda em dificudades. É a lógica da F-1 mesmo. Daqui a pouco entre a Pro drive para compensar pelo menos.

O rally dos sertões não venho acompanhando, então não falo.

E gostei do video. Sabe quando a gt3 vem ao rio e se vem?

Blog F1 Grand Prix disse...

Alex,

A GT3 tem uma etapa marcada para o autódromo de Jacarepagua no domingo, 30 de setembro. Na madrugada desse dia tem o G.P. do Japão. Vai ser um fim de semana daqueles!

Grande abraço!

Fabio disse...

Deixei pra ler o post com calma numa outra hora, mas não pude deixar de ler o parágrafo sobre o costume japonês de cometer suicídio... ri demais!

Sobre o mal entendido do nome tudo bem, foi exatamente o que imaginei que tivesse acontecido... se a moda pegar...

Se vc me perguntou se eu já corri em alguma equipe de kart do RJ a resposta é não, só fiz msm pegar um kart profissional por curiosidade numa das equipes instaladas no Premium pra dar umas voltinhas de aluguel.
Se perguntou se já andei num dos karts que se alugam por aí indoor, já.

No dia que a GT3 corre no Rio rola também 7ª Etapa do Estadual Serrano de Kart! O duro é quando se tem que escolher.

Felipe Maciel disse...

Como não tem pra onde piorar, acho que o modelo do ano que vem vai ser melhor que o desse ano. Seja muito ou seja pouco, vai acabar sendo sim.