A edição mais recente da revista Autosport traz uma reportagem que vai deixar todo fã da Fórmula 1 estusiasmado. Segundo a publicação, as equipes da categoria devem assinar um acordo que vai facilitar as ultrapassagens a partir da temporada de 2009, através de mudanças aerodinâmicas a serem adotadas por todas as escuderias.
Liderando o projeto estão três das mentes mais brilhantes da Fórmula 1 atual. Rory Byrne (à esquerda), da Ferrari, Pat Symonds, da Renault, e Paddy Lowe, da McLaren. Cada um deles, peças importantíssimas no staff técnico de suas respectivas equipes.
Por que não pensaram nisso antes? Solução óbvia e que, provavelmente, renderá ótimos resultados. Afinal, Byrne, Symonds e Lowe são verdadeiros gênios da engenharia e conhecem tudo de um carro de Fórmula 1.
Se a FIA procurava um grupo de pessoas que pudessem transformar a situação das ultrapassagens nas corridas de hoje, encontrou. Como está escrito lá no título: deixa nas mãos deles que eles resolvem. A não ser, é claro, que a rigidez política de suas equipes entre no meio.
Em se tratando de Fórmula, ainda há, infelizmente, uma boa chance disso acontecer...
Cansei dos boatos envolvendo o nome de Fernando Alonso. Já escrevi aqui, repetidas vezes, que duvido que o espanhol vá sair da McLaren no ano que vem. Na minha opinião, simplesmente não valeria a pena.
O que Alonso prefere: ser o líder numa equipe sem chances de vencer o título ou disputar o campeonato sem as regalias de primeiro piloto? É claro que qualquer piloto com a extrema competitividade que caracteriza a personalidade do espanhol escolheria a segunda opção.
É melhor, para o bi-campeão, ficar na McLaren do que partir numa aventura arriscada com Renault ou BMW, por exemplo. Mesmo assim, os jornais - especialmente espanhóis - continuam a publicar históricas em que ligam o nome de Alonso à várias outras equipes da Fórmula 1.
O último boato, vindo do Marca, fala que o piloto da McLaren poderia se reunir com Flavio Briatore (à direita) no próximo G.P. da Turquia. O dirigente da Renault quer muito contar com Alonso, embora o próprio espanhol não goste da possibilidade de retornar a sua antiga equipe.
A reportagem diz ainda que, se as conversas não dessem certo, o bi-campeão estaria a caminho da BMW. Por favor, menos. São três semanas de intervalo entre as corridas da Hungria e da Turquia. Será que a indústria de boatos da Fórmula 1 não consegue ficar só um pouco calada?
Os pilotos e equipes do Rally dos Sertões enfrentaram um dia difícil nessa segunda. O trajeto do dia, entre São Raimundo Nonato (PI) e Barra (BA) teve um predomínio de areia pesada, criando um obstáculo extra para os participantes. No total, foram 493 km de deslocamento, sendo 394 de especial.
Nas motos, Cyril Despres venceu a etapa de hoje e descontou parte da diferença para Zé Hélio (à esquerda) na classificação geral. O francês foi pouco menos de cinco minutos mais rápido do que o brasileiro no percurso de hoje. Na tabela de tempos, sua desvantagem é de apenas 14 minutos.
Quem não está mais na luta pela vitória é Juca Bala. O brazuca caiu na etapa de ontem e fraturou a clavícula, além de trincar um dos ossos da mão direita. As poucas esperanças de que ele continuasse dissiparam-se hoje, quando ele nem chegou a largar para o trajeto do dia.
Entre os carros, a dupla mais rápida no estágio de hoje foi Paulo Nobre/Filipe Palmiero (à direita). Mesmo assim, os dois estão apenas em quarto na classificação. Na ponta continuam Maurício Neves/Clécio Maestrelli, que agora têm cerca de 19 minutos e meio de vantagem para Reinaldo Varela/Marcos Macedo, os vice-líderes.
Até agora, 22:00 da noite, ainda não saiu o resultado oficial dos caminhões. Antes da largada de hoje, o trio Edu Piana/Solon Mendes/Davi Fonseca liderava com aproximadamente quarenta minutos de distância para Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bettoni.
Faltam apenas quatro etapas para o fim dos Sertões 2007. Amanhã, serão 504 km - 241 de especial - entre Barra (BA) e Lençóis (BA). O percurso, segundo o site da competição, é "bom de se guiar". No trajeto predomina o cascalho e pode-se desenvolver altas velocidades.
Crédito das fotos - Site oficial do Rally dos Sertões 2007 :
Passadas 11 das 17 etapas da Fórmula 1, apenas seis pilotos ainda podem ganhar o título. Hamilton, Alonso, Raikkonen e Massa são os verdadeiros candidatos enquanto Heidfeld e Kubica têm chances apenas matemáticas. Estatística absolutamente inútil, é verdade. Mas mostra que, mais uma vez, Rubinho e Coulthard vão ter de deixar para o ano que vem...
Nessa quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, com uma passada nas grandes atuações que não entraram na lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. E, a partir de quarta, começamos o novo ranking, escolhido por voto popular: os Dez Maiores Duelos da História. Até amanhã!
5 comentários:
caro blog, votei na opção dos erros constrangedores porque achei a mais criativa das opções. Mesmo que perca, você falará sobre eles no futuro?:
Aurélio,
Todas as três opções que perderam já têm suas listas prontas. Falarei sobre elas no futuro. O próximo assunto serão os Duelos e depois, provavelmetne, os Erros Constrangedores. Já sobre os Azares e os Acidentes, só devo falar mais para a frente.
Grande abraço!
Cara, to levando fé nessa idéia de melhorar as ultrapassagens. No ano que vem só teremos a vantagem da ausência de controle de tração, mas se tudo der certo, em 2009, a coisa vai melhorar pra valer.
Abraços
Será que Paddy Lowe não tinha sido demitido da McLaren, por ter estado implicado no escândalo dos planos roubados à Ferrari?
Xavier,
Ele teve seu nome envolvido sim. Mas, ao que parece, não teve culpa no escâncalo porque aconselhou Mike Coughlan a se livrar dos documentos. Pelo visto, ele ainda está na McLaren.
Grande abraço!
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