quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Brasileiro é Campeão Mundial de Kart Indoor

Passou praticamente desapercebida pela imprensa a realização do III Campeonato Mundial de Kart Indoor, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 5 de agosto. Estiveram presentes 85 pilotos de 13 países diferentes. Depois de quatro dias de competição, um brasileiro, o carioca Rodrigo Faulhaber (à esquerda), sagrou-se o grande vencedor.

No total, os pilotos que chegaram à fase final disputaram cinco baterias ao longo do evento. Cada corrida tinha durações que variavam de meia-hora a uma hora e meia. Em seu caminho até o título, Rodrigo venceu três vezes, teve um segundo lugar e terminou a prova principal em sétimo, o suficiente para levantar o troféu de campeão.

Com seus resultados, o carioca de 20 anos (acenando à direita) somou 117 pontos, batendo o austríaco Werner Truegler, que ficou com 113,5, e os belgas Mathias Grooten e Bart Van de Vel, que empataram em 112,5. Rodrigo não foi, porém, o único brasileiro a se destacar no campeonato.

Entre os quinze primeiros ficaram nada menos que seis brazucas. Incluindo o garoto Luir Miranda, de 13 anos, que venceu uma de suas baterias e terminou em 15º. Além dele, apareceram bem Pedro Washington (sexto), Andre Addison (nono), Chico Inglês (décimo) e Ed Cordeiro (11º).

No campeonato por times, os belgas da TalentPromotion.be levaram a melhor, com 127 pontos. Nas duas posições seguintes, entretanto, terminaram duas equipes brasileiros, praticamente co-irmãs: o NOVA/TopKart.com.br foi segundo, enquanto que os pilotos do TopKart.com.br Barra fecharam em terceiro. Eles somaram, respectivamente, 122 e 115 pontos.

Na taça das Nações, a Bélgica ficou com o título, seguida dos Estados Unidos. O Brasil finalizou em terceiro, com Áustria e Canadá logo atrás.

Depois de três edições disputadas num complexo de kart em Phoenix (à direita), o Indoor Kart World Championship (IKWC) vai para a Bélgica no ano que vem. Após dois anos de domínio austríaco, com Werner Truegler campeão em 2005 e Alex Gumpenberger em 2006, os brasileiros vão chegar como os grandes favoritos no próximo campeonato.

Apesar da bela organização, o evento não teve muita repercussão no Brasil. Uma pena, porque o número de praticantes da modalidade em nosso país é alto, embora o esporte não tenha o suporte que merece.

São crianças, adolescentes, adultos é até alguns, digamos, masters que lutam pela sobrevivência do kart no Brasil. Considerando que o indoor é o mais barato e acessível, é nele em que se concentram a maioria dos praticantes. Que se organizam em clubes de kart amadores, mais notórios, principalmente, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Resta torcer para que o destino modalidade não seja esquecido. Afinal, algumas das futuras estrelas do automobilismo brasileiro podem estar começando a dar suas aceleradas exatamente agora, no kart indoor. Infelizmente, considerando a situação atual do esporte, essas promessas não têm maiores possibilidades de seguir a carreira de piloto.

Com só um pouquinho de apoio e visibilidade, porém, é possível manter a chama acesa. Poderíamos, começar, por exemplo, divulgando o grande feito de Rodrigo Faulhaber. O primeiro brasileiro campeão mundial de kart indoor.


O kart é um esporte caro e difícil de praticar com regularidade, em grande parte por causa de sua falta de visibilidade. É animador, portanto, conhecer iniciativas como o novo blog Rio Kart, lançado ontem e que eu, com muita satisfação, divulgo aqui. Para quem é do Rio de Janeiro, vale a pena conferir as novidades da modalidade em todo o Estado nesse novo espaço.

Por maiores que sejam as dificuldades, o esporte sempre persiste.

Crédito das fotos - Site oficial do Indoor Kart World Championship:
http://indoorkartworldchampionship.com/IKWC/index.php

6 comentários:

Anônimo disse...

cara, não vinha aqui a uns dias já porque achei que dava para acompanhar as noticas pelos sites de automobilismo. Acabei de perceber que preciso passar por aqui mais algumas vezes por dia. Parabéns!

Anônimo disse...

UM carioca campeão mundial! Que ótima notícia! Eu achei que não existia mais automobilismo por aqui. Depois do Piquet não tivemos mais ninguém na fórmula-1 e quase ninguém na stock car e etc. Bom saber que ainda tem gente que corre aqui no rio. excelente post, blog

Abs,
Maurício- RJ

Anônimo disse...

Ora, ora, só aqui para ver uma noticia destas... nem no Grand Prix.
Mas como podes ler, ja posso entrar aqui novamente e ler teus posts. Estou de volta e muito feliz. e ai cade aquela das 10 maiores comemorações?
Groo
Passe no bliggro e veja o Pai Tião tirando sapo da ferrari de novo, agora on line.

Fabio disse...

Meu caro,
Que belo post! Acabava de "postar" sobre o nosso carioca campeão mundial quando recebi o aviso de que vc tinha escrito sobre o assunto. Ótimo, gostei muito da forma como abordou o assunto passando pelo kart indoor, o descrédito e terminando no incentivo a um maior interesse pelo kart. Pena ser apenas o meu blog no final da matéria, mas espero que vc, eu e quem mais estiver por aí consigamos melhorar o atual panorama. Ao menos o Rodrigo Faulhaber não passará despercebido entre nós.

Obrigado e abraços

Anônimo disse...

Meus parabéns ao Rodrigo Faulhaber pela conquista.

O problema na divulgação realmente é a palavra "kart indoor" que infelizmente (e muitas vezes de forma injusta) sugere corridinha de chinello e bermudão.

Pena que os organizadores não souberam criar um marketing mais atrativo.

Adalberto disse...

Kart indoor? to nessa! pena que num tenho grana pra ir pra Bélgica! hehehe

eu organizo um campeonato, informações em www.karteiros.com