sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Resumo de uma pacata sexta-feira

Hora de conferir, resumidamente, o que agitou o mundo da velocidade nessa sexta-feira. O Blog estará acompanhando quatro categorias durante o fim de semana, e todas entraram na pista, hoje. Mais importante ainda, tivemos o final do Rally dos Sertões, após nove dias de competições.

Na categoria motos - talvez, a mais estrelada - o brasileiro Zé Hélio (à esquerda) conseguiu uma grande façanha. Bateu Cyril Despres, bi-campeão do Rally Dacar e aposta do Blog. Na especial de hoje, o brazuca apenas administrou sua vantagem, terminando em sexto. Foi o suficiente para garantir seu terceiro título, com um tempo total cerca de 16 minutos melhor do que o do francês.

Despres (à direita), um estusiasta do Rally dos Sertões, viu suas chances de vencer a competição caírem bastante quando recebeu uma punição de nove minutos por não ter cumprido o deslocamento de quinta no tempo mínimo estipulado. Mesmo se não tivesse recebido o acréscimo de tempo, porém, não teria sido campeão.

Ao final, o francês teve de se contentar com o segundo lugar, uma posição à frente de seu compatriota David Casteu. O chileno Francisco Contardo foi quarto, com o brasileiro Pedro Bianchi logo atrás. Favoritos antes das disputa, Jean Azevedo e Juca Bala foram alguns dos que ficaram pelo caminho.

Nos carros, a dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli (à esquerda) também apenas administrou sua vantagem na especial de hoje. Com a sexta posição dessa sexta, asseguraram sua primeira conquista com uma distância de vinte minutos e meio para José Franciosi/Eduardo Bampi.

Em terceiro ficaram Paulo Nobre/Filipe Palmeiro, que venceram o maior número de especiais - seis. Entre os favoritos que não chegaram ao final dos Sertões estão nomes como Ingo Hoffman/Lourival Roldan e a dupla palpite do Blog, Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo.

Por fim, nos caminhões, Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca (à direita) confirmaram o título, com uma bela vantagem de 1 hora e 25 minutos para os campeões do ano passado, Amable Batista/José Papacena Neto/Raphael Bettoni. O trio em que apostei, André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto, finalizou em quinto.

O Rally dos Sertões cresce a cada ano e evolui de forma constante. Em breve, pode se tornar mais importante caso se garanta no calendário do Mundial de Cross-Country. Mesmo que não consiga, porém, ainda vai continuar arrastando multidões nas cidades por onde a caravana passa.



Deu zebra no primeiro dia do Rally da Alemanha. François Duval (à esquerda), correndo com um Citröen Xsara do ano passado, foi o mais rápido do dia, superando o grande favorito e palpite do Blog, Sebastien Loeb.

O francês, vencedor das últimas cinco edições da etapa alemã, vem apenas 1,3 segundo atrás do belga. Tudo indica que, já amanhã, deve passar para a primeira posição. Algo indispensável na sua caça ao líder do campeonato, Markus Grönholm.

Hoje, o finlandês fechou em terceiro, a 17,4 segundos do líder. Seu compatriota e companheiro de equipe na Ford, Mikko Hirvonen, vem logo atrás, em quarto. Completando a zona de pontuação, até o oitavo, aparecem, respectivamente, Toni Gardemeister (Citröen), Jan Kopecky (Skoda), Xavier Pons (Subaru) e Jari-Matti Latvala (Ford).

Amanhã, serão mais oito etapas e, no domingo, outras cinco. Nada ainda está definido no Rally da Alemanha, e Sebastien Loeb ainda tem tempo para tentar descontar a diferença de 13 pontos que o separa de Marcus Grönholm no campeonato.


Dia de treinos livres na Stock Car e na MotoGP e de definição do grid de largada da Narcar.

No super-oval de Michigan, a principal categoria de turismo dos Estados Unidos realizou o seu treino de classificação. O líder do campeonato, Jeff Gordon (à direita), foi o mais rápido, seguido de Greg Biffle e Kasey Kahne. Matt Kenseth, minha aposta, sai em 21º, e Juan Pablo Montoya larga de 26º.

Em Santa Cruz do Sul, Marcos Gomes (à esquerda) fechou com o melhor tempo do dia na Stock Car. Ele foi o único a virar na casa de 1:30, sendo seis centésimos mais rápido do que Allan Khodair, num excelente segundo. Ricardo Maurício foi terceiro, com Cacá Bueno - meu palpite - em quarto e o líder do campeonato, Thiago Camilo, em nono.

Por fim, a MotoGP também viu um dia de surpresas. O francês Sylvian Guintoli, com a Yamaha da equipe-satélite Tech 3, conquistou a pole provisória. Ele superou em dois centésimos o líder do campeonato e aposta do Blog, Casey Stoner. Valentino Rossi fechou em sexto e Alexandre Barros (à direita) em 11º.

Nesse sábado, o Blog volta ao longo do dia comentando as principais notícias do dia e as atividades das categorias que entram na pista nesse fim de semana. Até amanhã!

Crédito das Fotos:
Rally dos Sertões - Site da assessoria de imprensa do evento: http://www.vipcomm.com.br/
WRC - Site f1live.com: http://www.f1live.com/
Nascar - Site oficial da categoria: http://www.nascar.com/
Stock Car - Site oficial da categoria: http://www.stockcar.com.br/
MotoGP - Site oficial da categoria: http://www.motogp.com/

4 comentários:

Anônimo disse...

muito boa a sua cobertura do raly dos sertões. Embora eu naõ tenha falado aqui antes, vc. está de parabéns.

Anônimo disse...

sabe quando vai passar ou se vão passar essas corridas blog?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Aí está a lista dos horários:

MotoGP - 9:00 de domingo no Sportv2
Nascar - 14:00 de domingo no Speed
Stock Car - 13:00 de domingo no Sportv
WRC - hoje às 20:00, domingo às 8:00 e 20:00

Grande abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Só faltou o seguinte: o WRC passa na ESPN.