quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Maiores Duelos da História - Número 7

Com o mau-humor do servidor do Blogger - que ficou fora do ar boa parte da manhã de hoje - o post da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix atrasou um pouco. Sorte que, logo na quarta, o escriba do Blog não tem aula. Ainda bem. Sem perder mais tempo, vamos continuar:

10. Senna x Alesi - Estados Unidos/1990
9. Piquet x Mansell - Austrália/1990
8. Schumacher x Hill - Bélgica/1995
SÉTIMO COLOCADO - Fernando Alonso x Felipe Massa no Grande Prêmio da Europa de 2007

Esse duelo é bem recente e - tenho certeza - ainda está fresco na cabeça de vocês. Mas já conquistou seu lugar na história. Numa corrida atípica, que teve estreante largando de último e liderando, piloto de ponta errando a entrada do box, sete carros rodando na mesma curva e ao mesmo tempo, uma disputa fantástica viria para fechar o dia em grande estilo.

Nurburgring é uma pista conhecida por seu clima instável. Em mais de uma oportunidade, a chuva já influenciou as corridas do circuito. Antes de 2007, o maior exemplo havia sido 1999, quando Johnny Herbert, com uma Stewart, venceu uma prova bastante confusa. A décima etapa do atual campeonato da Fórmula 1, porém, foi ainda mais emocionante.

A batalha pelo título acontecia entre quatro pilotos diferentes. As duplas de Ferrari e McLaren. Naquela altura, Lewis Hamilton liderava com 70 pontos, contra 58 de Fernando Alonso, 52 de Kimi Raikkonen e 51 de Felipe Massa. O inglês ainda não tinha deixado de pontuar em nenhuma prova da temporada.

Mas sua sorte começou a mudar na classificação. Quando chegou à superpole, Hamilton saiu atrás de Massa para fazer sua volta rápida. Na metade de sua volta rápida, um braço da suspensão se quebrou, lançando o inglês para fora da pista com violência.

Ele bateu forte e sua participação na corrida ficou ameaçada. Mas Hamilton não podia deixar de largar de jeito nenhum. E, assim, alinhou na décima posição do grid. Raikkonen era o pole, com Fernando Alonso em segundo e Felipe Massa em terceiro.

No momento em que os pilotos se dirigiram para o grid, começou a chover. A princípio, ninguém teve coragem de arriscar uma troca de pneus. Menos o lanterna Markus Winkelhock, que fez a parada e largou do box. Tacada de mestre.

Na saída, Fernando Alonso não foi bem e perdeu a segunda posição para Felipe Massa. Os pilotos, já nesse instante, percebiam o sabão que era a primeira curva. A maioria escorregou. Mas continuaram em frente.

Ao terminaram o giro inicial pelo circuito, os céus desabaram. Quase todo mundo foi ao box. Menos Kimi Raikkonen, que entrou rápido demais no pit lane, escorregou e perdeu a entrada. Teve de dar mais uma volta. Assim, Felipe Massa passou à frente, com Fernando Alonso logo atrás.

No momento em que abriram a terceira volta, sete pilotos aquaplanaram e saíram da pista na primeira curva de Nurburgring. Vitantonio Liuzzi, Scott Speed, Nico Rosberg, Adrian Sutil e Jenson Button abandonaram. Anthony Davidson e Lewis Hamilton conseguiram continuar.

O líder do campeonato, porém, perdera uma volta. Até o fim da corrida, fez uma prova de recuperação espetacular. Mas acabou fora dos pontos. Por maior que tenha sido seu esforço, não passou de nono lugar.

O safety car entrou na pista depois das aquaplanagens. Logo depois, a prova foi interrompida por alguns minutos. Quando recomeçou, Winkelhock liderou só por alguns metros. Não demorou muito, foi superado por Massa, Alonso, Raikkonen e todos os outros.

O trio de líderes sumiu na ponta. A batalha pela vitória, definitivamente, estava só entre eles. Mas Raikkonen quebrou na volta 34, deixando a luta apenas para Massa e Alonso. O brasileiro, após as rodadas de pit stops, se mantinha na frente. Tudo indicava que venceria a corrida.

Mas a chuva - que havia parado após o dilúvio da segunda volta - retornou. E, com ela, todos os pilotos foram obrigados a trocar para pneus de pista molhada. Nessa situação, Fernando Alonso parecia estar mais à vontade que Felipe Massa. O espanhol foi em busca da vitória.

A oito voltas do fim, os dois fizeram seus pits. Massa voltou com alguns segundos de vantagem para Alonso. Mas o espanhol voava. Em pouco tempo, já colou no brasileiro. Começava o duelo entre os dois pela vitória.

Massa fazia uma linha defensiva, entrando nas curvas por dentro para evitar a passagem de Alonso. E o espanhol, é claro, vinha sempre por fora, tentando ganhar velocidade para realizar a manobra no momento da reaceleração.

Chegaram a ficar lado a lado em mais de uma oportunidade. Massa conseguia resistir, mas seria extramamente difícil segurar até o final. Alonso estava muito mais rápido, tanto pelo melhor equilíbrio da McLaren quanto pela excepcional habilidade do espanhol na chuva.

Abriram a volta 56 - 5 para o final - absolutamente colados. Alonso tenta por fora, só que erra o ponto de frenagem e sai um pouco da linha. Massa, mantendo sua linha, fecha o espanhol na saída da primeira curva. Os dois chegam muito próximos de um toque.

Alonso estava decidido. Balança o carro e ginga de um lado para o outro, tentando intimidar o brasileiro. Finalmente, após o complexo de curvas inicial de Nurburgring, o espanhol vê a sua chance.

Massa comete um ligeiro erro e precisa tirar o pé na entrada da pequena reta que leva a "s" Ford. Alonso bota por fora, sem hesitar. Chega a quase colocar duas rodas na grama, antes de conseguir emparelhar com o brasileiro.

Ao entrar na primeira perna do "s", o espanhol freia muito mais tarde e com uma segurança bem maior. Vai à frente, deixando espaço para Massa. O brasileiro ainda dá um leve toque em Alonso, que ganha definitivamente a primeira posição.

Até o final da corrida, o espanhol abriria ainda uma vantagem de oito segundos sobre Massa, provando que ele e seu carro estavam muito melhor. O duelo entre os dois, porém, ainda não havia acabado.

Ao descer do carro, Alonso reclama da conduta de Massa. O espanhol faz gestos para as câmeras, demonstrando sua reprovação pela defesa de posição do brasileiro. Pouco antes de subirem, juntos, ao podium, os dois se encontram numa sala reservada.

O diálogo entre os dois nunca ficou totalmente esclarecido. Trocaram algumas acusações até que Alonso, percebendo que havia exagerado, deu fim à discussão. Não sem antes levar um "vá cagar" de Massa. Isso não se vê todo dia na Fórmula 1.

O campeonato desse ano ainda não acabou e não sabemos, até que ponto, o resultado do Grande Prêmio da Europa vai influir no tabela final de pontos. Certo, mesmo, é que Fernando Alonso e Felipe Massa deram um show - dentro e fora da pista - em um dos maiores disputas já vistas na Fórmula 1.

Por terem coroado uma das mais emocionantes corridas dos últimos tempos, pela garra, coragem e agressividade do brasileiro na defesa na posição e pelo sensacional e magnífico desempenho em condições adversas do espanhol, Fernando Alonso e Felipe Massa levam o sétimo lugar na lista dos Dez Maiores Duelos da História.

A seguir, o vídeo da disputa, com narração em espanhol:


Amanhã, a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta com o número seis da nossa lista. Nessa quarta, ao longo do dia, o Blog retorna comentando as notícias mais recentes do mundo da velocidade. Até mais!

Crédito das fotos:
Número sete - www.gidesigns.net
Felipe Massa - www.derapate.it

5 comentários:

Anônimo disse...

rsrsrs eu estava me perguntando se vc naõ ia colocar essa na lista. Concordo com o blog, é recente mas já entrou pela história. Gostei dessa, parabéns.

Fabio disse...

Olha, não da pra tirar a razão do Alonso em reclamar...

Vamos torcer pro Massa dar o troco nessas últimas 6 corridas. E tomara que seja assim, em alto estilo novamente.

abraço.

Anônimo disse...

Vamos se esse duelo ainda se repete este ano. PAra mim está 1x1. Tem que desempatar!!! rs rs rs

Anônimo disse...

Mto bom vc ter colocado essa disputa na lista! Alguns naum gostam de destacar corridas recentes por puro preconceito, e essa corrida foi mto boa e a disputa, excelente! Espero q o Massa ainda dê o troco esse ano.

OBS: ÔÔÔ, o Wilkenhock é melhor q o Fangioooooooooo!
(Desculpe, naum deu pra resistir, rs)

Felipe Maciel disse...

É assim que devemos tratar o episódio: como uma bela disputa de corrida entre pilotos que querem ser campeões, nada de ficar criando polêmica e reclamando e chorando que isso tudo é bobagem.
Foi uma grande briga, e a F1 vive disso também, de bons pegas, bons duelos...