Quem acompanha Fórmula 1 já sabe o script das corridas do italiano Jarno Trulli. Ele larga de uma posição boa no grid - geralmente melhor que a de seu companheiro de equipe, Ralf Schumacher - mas vai caindo de produção progressivamente, volta após volta. Por algum motivo, o piloto da Toyota não consegue manter o desempenho de sábado no domingo.
Por que isso? Nem Trulli parece saber com certeza. Mas uma reveladora entrevista do italiano à revista F1 Racing ajuda a entender melhor a situação. Na opinião do piloto da Toyota, o problema está no famoso graining - aquele macarrãozinho, nas palavras de Galvão - que se forma no pneu após algumas voltas em plena velociddade.
Para Jarno Trulli, nenhum outro piloto do grid sofre tanto os efeitos da granulação quanto ele. O italiano possui um estilo de pilotagem que "utiliza a dianteira do carro com muita freqüência", nas suas próprias palavras. E a perda de aderência por graining, para o piloto da Toyota, afetaria mais o seu desempenho do que o de seus adversários.
Pode parecer um pouco de desculpa. Trulli, porém, faz questão de falar que é culpado também. Diz o italiano que tentou mudar sua pilotagem para "casar" melhor com os pneus sulcados, especialmente depois que eles granulam.
Mas diferentemente de outros pilotos - mais notadamente, seu ex-companheiro de equipe Fernando Alonso - Trulli falhou na tentativa de adaptar seu estilo. Algo que o próprio italiano, de forma humilde, admite abertamente.
Importante mesmo é que, apesar dos problemas de queda de rendimento em corridas que o acompanham desdo o início da carreira na Fórmula 1, Trulli ainda é um dos pilotos mais rápidos e de melhor reputação na categoria. E isso diz muito. Não é à toa que não tem tido dificuldades para bater Ralf Schumacher na disputa interna da Toyota.
Jarno Trulli já é um veterano. Mas daqueles que fazem por merecer continuar na Fórmula 1.
Em instantes, o Blog volta comentando as notícias do dia. Até já!
Crédito das Fotos:
Segundo parágrafo: www.blogf1.co.uk
Quinto parágrafo: www.elmundo.es
5 comentários:
blog concordo com você. O Trulli pode até perder tempo nas corridas, mas continua sendo muito mais piloto que muito piloto por aí. Seu eu fosse dono de equipe conisideraria ele uma boa opçao de contração, sem dúvida.
Abs,
Maurício - RJ
Realmente o Trulli não é piloto de se jogar fora. Gosto dos chamados "osso duro de roer", e o italiano é um deles.
Pena ter essa deficiência.
Gostava mto da F1 Racing, mas ela começou a ter um preço mto salgado comparado ao q eu podia conseguir na internet. Mesmo assim sinto falta de reportagens como essa, que na revista são frequentes, é verdade.
O Trulli é bom, po!
Alex, na Renault Alonso levou pau de Trulli durante toda a primeira metade de 2004, até Briatore (o então-agente do espanhol) já não achar graça nenhuma e tratar, nos bastidores, de recuperar o valor de mercado do seu protegido.
É pena, mas Trulli perdeu a maior chance da sua carreira por razões políticas...
Tenho outra teoria, quando um piloto começa bem e vai caindo de produção durante a corrida: preparo físico. Não sei se é o caso do Trulli, mas que influencia, com certeza! E geralmente está relacionado com perda de rendimento, principalmente em dias quentes...
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