segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O favorito do ano que vem

Robert Kubica expressou, ontem, o sentimento de vários pilotos em relação ao banimento do controle de tração, que estará proibido a partir do ano que vem. Não sei como os carros irão se comportar - disse o polonês, que completa - Acho que teremos de fazer algumas coisas diferentes.

Algumas coisas diferentes... o que ele quis dizer com isso? Certamente, algum tipo de mudança no estilo de pilotagem. Lembre-se que nesse ano os pilotos da Fórmula 1 já passaram por situação semelhante. Após a saída da Michelin e o ganho, pela Bridgestone, do monopólio dos pneus, os compostos da categoria tornaram-se consideravelmente mais duros.

Assim, mudou bastante o comportamente dos carros da Fórmula 1. Pilotos como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Robert Kubica e Ralf Schumacher sofreram demais para se adaptar à nova realidade. Só agora, transcorrida mais da metade do campeonato, eles parecem ter completamente se adaptado.

Na próxima temporada, porém, a mudança será ainda mais radical. O controle de tração foi liberado no ano 2001 e, desde então, tornou-se assistência fundamental nos carros da Fórmula 1. Dos pilotos atualmente na categoria, apenas Barrichello (à direita), Button, Coulthard, Heidfeld, Ralf, Trulli, e Wurz pegaram a época em que a ajuda era proibida.

Não que isso faça tanta diferença. Rubinho, por exemplo, é daqueles pilotos que adoram dar "patadas" no carro assim que saem de uma curva. Quando mudou-se para a Honda no início de 2006 e a equipe não tinha um controle de tração muito eficaz, o brasileiro encontrou enormes dificuldades de adaptação. No ano que vem, vai passar pelo mesmo processo uma vez mais.

Dos quatro principais pilotos da Fórmula 1, nenhum andou de Fórmula 1 sem o controle de tração. A proibição, entretanto, afeta cada um deles de maneira diferente. A dupla da Ferrari, para começar, tem uma pilotagem genuinamente agressiva.

Kimi Raikkonen (à esquerda) gosta de se jogar contra as zebras e Felipe Massa adora um acerto em que o carro saia mais de frente. Ambos vão precisar mudar seus estilos para combinar com a ausência do controle de tração. O tempo que isso vai levar é uma grande dúvida.

Por sua vez, Fernando Alonso mostrou enorme capacidade de adaptação no início dessa temporada, quando entendeu-se rápido com a McLaren e a Bridgestone sem nunca ter trabalhado com ambas. Mesmo assim, passou um tempo até conseguir achar uma pilotagem ideal. Inteligente como é, o espanhol logo achará seu estilo sem o controle de tração.

Mas sai atrás na batalha com Lewis Hamilton. O inglês, dos pilotos de ponta, é aquele que tem uma pilotagem mais limpa e técnica. Ele não faz questão de ganhar tempo na entrada ou no meio de uma curva. Ganha na saída. Justamente onde o controle de tração atua mais.

Lewis Hamilton (à direita) não é daqueles que freiam no último instante possível. Ao contrário, calcula sua linha minuciosamente. Percorrendo a menor trajetória, o inglês reacelerada de forma constante e progressiva, conseguindo ganhar velocidade antes que seus rivais. De todos, Hamilton é aquele que chega a ter a menor velocidade mínima durante a curva.

Mas compensa com uma quase total ausência de correções e uma aceleração bem mais rápida do que os outros pilotos. O controle de tração, na verdade, acaba influenciando menos o inglês, porque ele já dosa o acelerador naturalmente quando sai de uma curva. E isso, a partir do ano que vem, será uma enorme vantagem para Hamilton.

Na atual temporada, meu palpite para o título, lá no início, era Kimi Raikkonen. O finlandês, prejudicado por azares mas também por um desempenho abaixo do esperado, ficou longe da disputa. Se tivesse que dizer quem ganhará o campeonato, nesse momento, iria de Fernando Alonso.

Mas meu favorito para 2008 é, desde já, Lewis Hamilton.

Crédito das fotos:
Largada: Site f1-facts. com -http://www.f1-facts.com/
Barrichello, Raikkonen e Hamilton: Site f1live.com - http://www.f1-live.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

belíssimo texto, gustavo. Gostei de ver como vc. está atento às mudanças da fórmula-1. Eu torço pelo Massa por ele ser brasileiro, mas não sei se ele vai estar muito bem no ano que vem com tudo isso de novo. Pelo menos, prefiro o Hamilton do que o Alonso. Penso ser o espanhol um pouco arrogante.

Um abraço.

Anônimo disse...

Muito se falou disso numa reportagem da F1Racing, salvo engano. O Hamilton é melhor nesse tipo de situação sem o controle de tração sim mas é cedo para dizer quem ganha no ano que vem. Ou não, blog? Voce e suas apostas. As vezes dá certo como o Cacá na Stock né euheuheuehue

Felipe Maciel disse...

Qualquer demora na adaptabilidade pode influenciar no resultado do título, nos anos anteriores já ficou provado a importância das primeiras corridas do campeonato.

O estilo limpo do Hamilton deve ajudar, então o considero um dos candidatos mas prefiro não arriscar nada. O fato é que mais cedo ou mais tarde, esse sujeito vai acabar sendo campeão do mundo, parece inevitável.

Abs

Confraria 96 disse...


qualquer mudança que vá em direção do "mais piloto menos carro" será bem vinda...
mas me preocupa o avanço tecnológico, esse é inevitável!!!

como casar os dois???

kimi_cris disse...

Vai ser uma epoca muito dificl para alguns pilotos.

Anônimo disse...

Essa eh uma mudança que muitos esperam, inclusive eu. Tb torço pelo Massa, e espero que ele possa se adaptar o mais rapido possivel, assim como o Kubica, q eh por quem eu torço dpois dos brasileiros.
Ou Kubitza, como a gente gosta de falar na faculdade, rs