sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O arquiteto da Fórmula 1

Hermann Tilke deve ser um homem feliz. Arquiteto, bem-sucedido, trabalha ainda com aquela que é a sua maior paixão: o automobilismo. Desde 1999, o alemão é, digamos assim, o grande mestre-de-obras da Fórmula 1.

De todas as suas criações, nenhuma superou sua maior obra-prima, até agora: o circuito de Istambul Park (à esquerda), na Turquia. Sede da próxima etapa da Fórmula 1, a pista devolveu a esperança aos fãs do automobilismo, cada vez mais desanimados com a sucessão de novos super-autódromos ricos e pomposos por fora, mas incapazes de produzir um grande desafio para os pilotos.

Tilke não foi completamente feliz em criações como os circuitos de Sepang, do Bahrein e de Shangai. São todas, é verdade, belas e difíceis pistas. Mas nada se comparadas a uma Spa-Francorchamps, por exemplo.

Em Istambul Park, porém, o arquiteto acertou a mão. Principalmente ao desenhar a desafiante curva 8. Hoje, vários pilotos chegaram a citar o desenho da pista, em seus press-releases, como uma das principais motivações para a próxima corrida. Claro que a dupla da Honda - que não tem lá muito com o que se animar - está no meio desse grupo.

Apenas no curto prazo, Tilke (à direita) e sua equipe de arquitetos já estão contratados para criarem os moderníssimos circuitos de Cingapura, Valência, Abu Dhabi, Coréia do Sul e Cape Town. De todas as novidades, apenas essa última não está garantida na Fórmula 1 nas próximas temporadas.

Se Tilke e seu time acertarem a mão em suas mais recentes empreitadas como fizeram em Istambul, o calendário da principal categoria do mundo ficará recheado de grandes atrações. Resta torcer para que o arquiteto alemão esteja inspirado.

2 comentários:

Anônimo disse...

tomara blog que esse cara faça um bom trabalho nas próximas pistas. eu ainda procuro o sujeito que desenhou hungaroring até hoje para dar umas porradas nele rsrsrs

Felipe Maciel disse...

Valência é dele também? Tem certeza? O desenho saiu tão rápido...

Esse monopólio não é muito legal. O cara é bom, tá certo, mas todos os circuitos vão ter o estilo dele. Aí complica.