A pole veio na hora certa. Justamente no momento em que parecia estar entrando numa ingrata má-fase, Felipe Massa deu a volta por cima e conquistou, hoje, o primeiro lugar do grid para o Grande Prêmio da Turquia. Com todos os méritos.
Antes de cravar a pole, Massa (à esquerda) não havia liderado nenhuma das sessões de treinos livres. E continuou discreto ao longo da classificação. Até o momento decisivo - a superpole - quando brilhou e conquistou o melhor tempo, exatamente quando todos menos esperavam.
Pela manhã, Lewis Hamilton havia sido o mais rápido na última sessão de treinos. Logo na primeira parte da classificação, porém, a Ferrari retomou o comando. Com o finlandês Kimi Raikkonen.
Como era de se esperar, os pilotos de Spyker e Toro Rosso ficaram fora de cara. Além deles, foram eliminados Takuma Sato e Ralf Schumacher (à direita). O alemão, que parecia estar recuperando seu bom ritmo, não passou de 18º. Ele teve problemas e só conseguiu fazer uma volta rápida na classificação, assim como Sebastian Vettel.
Na segunda parte do treino, a Ferrari continuou liderando a tabela de tempos. E mais uma vez com Kimi Raikkonen. Felipe Massa, nessa altura, era apenas o quarto. Entre os dois pilotos da Ferrari ficaram Fernando Alonso, em segundo, e Lewis Hamilton, em terceiro.
Os eliminados da vez foram Anthony Davidson - num ótimo 11º, sua melhor posição de grid no ano desde a Austrália - Mark Webber, David Coulthard, Rubens Barrichello (à esquerda), Jenson Button e Alexander Wurz. Nada de muito estranho, portanto.
O panorama da classificação começou a mudar na primeira rodada de voltas rápidas da superpole. Felipe Massa já foi mostrando sua força e conseguiu o melhor tempo, em 1:27.520s, com Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, e Lewis Hamilton imediatamente atrás.
Quando os quatro favoritos retornaram para as últimas tentativas do dia, apenas dois conseguiram acertar suas voltas. Alonso (à direita) errou logo no primeiro setor, enquanto Raikkonen perdeu tempo no trecho final da pista. Nem o espanhol nem o finlandês chegaram a bater ao trempo de Felipe Massa.
Mas o brasileiro ainda iria melhorar. Fez 1:27.329s, garantindo-se em primeiro. Lewis Hamilton também fez uma boa volta, ficando a apenas 44 milésimos de Massa. O inglês vai largar ao lado do piloto da Ferrari, na primeira fila.
Diferença de combustível? É quase nula. Massa tem, no máximo, de duas a três voltas a menos de combustível do que Raikkonen. O mesmo vale para Hamilton em relação à Alonso. A largada, para variar, vai ser fundamental.
A seguir, o grid do Grande Prêmio da Turquia, em Istambul Park:
1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.329s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:27.373s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:27.546s
4. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:27.574s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:27.722s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.037s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:28.491s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.501s
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.740s
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:29.322s
11. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:28.002s
12. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:28.013s
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:28.100s
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:28.188s
15. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:28.220s*
16. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:28.390s
17. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:28.798s
18. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:28.809s
19. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:28.953s
20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:29.408s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:29.861s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker,1:31.479s
*= Jenson Button vai trocar de motor e, conseqüentemente, largará da 22ª e última posição
Lewis Hamilton, mais uma vez, foi praticamente impecável. Só não foi rápido o suficiente para a pole. Mas o segundo lugar já é um resultado muito bom para o inglês. Por outro lado, Fernando Alonso precisa ganhar posições logo na primeira curva se quiser ter uma chance de brigar pela vitória.
A largada também é a esperança de Kimi Raikkonen (à direita). Alguém lembra de Magny-Cours? O cenário era o mesmo: Massa-Hamilton-Raikkonen formavam o três primeiros no grid, nessa ordem. E o finlandês, contrariando as expectativas, venceu. Só que dessa vez Felipe Massa está muito mais esperto. O brasileiro vai vender muito caro o triunfo na pista de Istambul Park.
Outra vez mais, os pilotos da BMW andaram praticamente juntos. Nos momentos finais, Robert Kubica abriu três décimos de vantagem para Nick Heidfeld. O polonês deve estar um pouco mais leve que o alemão. Amanhã, os dois lutam, no máximo, pela quinta posição, no máximo. Isso se nada acontecer com os quatro da frente, é claro.
Na Renault, Heikki Kovalainen (à esquerda) vai começando a se sobressair sobre Giancarlo Fisichella. O finlandês larga pela quarta vez consecutiva à frente do italiano. Hoje, a diferença entre ambos ficou em quase um segundo. Kovalainen está muito mais à vontade na pista turca do que seu mais experiente companheiro de equipe.
A única esperança da Williams vai ser, de novo, o jovem Nico Rosberg. Nesse sábado, o alemão conseguiu mais um bom desempenho em classificações. Foi oitavo, com boa vantagem para Alexander Wurz, que não passou de 16º. Os carros da equipe inglesa caem um pouco de rendimento nas corridas, mas Rosberg tem boas chances de sair com pontos da corrida, amanhã.
Dia mediano para a Red Bull, que colocou seus dois pilotos no meio do pelotão. Pela 11ª vez em 12 fins de semana, Mark Webber (à direita) foi superior a David Coulthard. Os dois estão juntinhos: o australiano é 12º, com o escocês uma posição atrás. Nas provas, porém, a ordem costuma se inverter.
Jarno Trulli voltou a ser o salvador da pátria na Toyota. Isso porque Ralf Schumacher, cuja carreira na Fórmula 1 vai se encaminhando para o seu fim, não conseguiu passar nem da primeira parte da classificação. O alemão teve problemas, é verdade, dando apenas uma volta rápida. Mesmo assim, seu desempenho foi extremamente abaixo do esperado.
Uma excelente 11ª posição no grid para Anthony Davidson (à esquerda), a melhor do inglês desde a corrida de abertura do campeonato, na Austrália. Pela sexta vez seguida, Takuma Sato foi superado pelo companheiro de equipe. O japonês não conseguiu mais do que um 19º.
O vexame da Honda não tem fim. Seus pilotos foram até o limite do carro e terminaram juntos, em 14º e 15º. Rubens Barrichello bateu Jenson Button, ampliando sua vantagem na batalha dos dois em grids para 7 a 5. O inglês perdeu desempenho na classificação de hoje e decidiu trocar seu motor. Assim, vai largar de último na corrida.
Na Toro Rosso, o demitido superou o contratado mais uma vez. Vitantonio Liuzzi foi bem e por pouco não passou à segunda parte da classificação. Ficou em 17º. Já Sebastian Vettel (à direita) enrolou-se com a pesagem obrigatória, perdendo tempo e fechando apenas em 20º.
Por fim, na Spyker, nenhuma novidade. Adrian Sutil bateu Sakon Yamamoto com enorme facilidade. O alemão foi um segundo e meio mais rápido que seu companheiro. Os dois estão condenados à rabeira do pelotão, até que o modelo "B" do carro da equipe holandesa faça sua estréia.
O Grande Prêmio da Turquia tem largada marcada para as 9 horas de Brasília desse domingo, com transmissão da Rede Globo. Ao longo do dia, o Blog volta comentando a corrida da GP2 e os treinos de classificação de ChampCar, IRL e WTCC. Até mais!
Crédito das fotos: www.f1-live.com
5 comentários:
dá-lhe massa kkkkkkk
tava torcendo para ele po.
Finalmente ele conseguiu um bom tempo, a muito tempo ele não fazia uma classificaçao tão boa.
Amanhã acho qeu ele ganha.
E vc vai errar seu palpite de novo blog kkkkk brincadeira
foi um desempenho muito bom do felipe mas não sei se ele tem o suficiente para vencer amanhã. como voce disse, na corrida da frança ele perdeu a corrida pro raikkonen quanto tudo parecia que ele ia ganhar. ainda está muito cedo mas vamos torcer para ele porque o massa tá precisando dessa vitória.
Até q enfim Massa na pole, espero q ele tenha aprendido bastante nessas ultimas corridas e ganhe incotestavelmente.
Agora, Ralf tah de brincadeira comigo neh? Apostei q ele ia ser 6º e ele vem e me faz isso...
Leandro,
Também apostei no Ralf para a zona de pontuação na corrida. O alemão é brincadeira mesmo...
Grande abraço!
Alex,
Vamos esperar para ver amanhã eheheheh... não esqueça que em Magny-Cours a situação era idêntica e deu Kimi.
Mas não é tããããão semelhante assim. Não tinha um Alonso ali em quarto pra atasanar a vida do Kimi. Agora tem... e possivelmente de cabeça quente ainda com a situação toda. Mais um fim de semana atrás do Hamilton... acho que ele não vai aguentar.
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