Após dois dias de testes em pista molhada, as equipes da Fórmula 1 finalmente enfrentaram uma sessão ensolarada no circuito espanhol de Barcelona. A expectativa geral era por um duelo entre Ferrari e McLaren, mas foi a Williams quem comandou a tabela de classificação hoje. Com um tempo de 1:22.153s, Kazuki Nakajima bateu em apenas alguns centésimos as McLaren de Heikki Kovalainen e Pedro de la Rosa, que fecharam as três primeiras posições.
A marca do japonês não foi a mais rápida do ano em Barcelona, uma vez que Sebastian Vettel já havia cravado 1:21.679s no dia 2 de fevereiro. Mesmo assim, o desempenho de Nakajima voltou a mostrar o grande potencial da Williams. O novato nipônico, vale ressaltar, rodou apenas 32 voltas nesta quinta: o menor número entre os 13 pilotos que treinaram hoje. Apesar disso, Nakajima ainda conseguiu terminar na primeira posição.
Por sua vez, os pilotos da McLaren vieram logo atrás, com Heikki Kovalainen superando Pedro de la Rosa em apenas algumas frações de segundo. O melhor representante da Ferrari foi Felipe Massa, quarto colocado dessa vez. Escalado para trabalhar hoje, Kimi Raikkonen precisou ser poupado pela equipe italiana por conta de uma forte gripe. Luca Badoer assumiu o lugar do finlandês, não passando de um discreto oitavo.
De resto, vale ressalar a tímida participação do herói local Fernando Alonso, que apareceu somente em nono. Falando à imprensa de seu país, o espanhol afirmou que a Renault conseguiu fazer grandes progressos, mas admitiu que a equipe ainda está "muito atrás" das favoritas Ferrari e McLaren. Em 11º, Nelsinho Piquet praticamente não chamou atenção, embora tenha completado um total de 104 voltas.
Os testes de hoje foram bastante movimentados, e contaram com a participação de seis das onze equipes da Fórmula 1. A BMW andou em Valência, enquanto Honda, Toro Rosso, Super Aguri e Force India estiveram ausentes. No total, a sessão teve sete bandeiras vermelhas, incluindo rodadas de Timo Glock e Felipe Massa, além de problemas mecânicos enfrentados por Heikki Kovalainen, Mark Webber (duas vezes cada um) e Fernando Alonso. A seguir, a classificação do dia:
1. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:22.153 (32 voltas)
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:22.185 (64)
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:22.208 (92)
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.213 (95)
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:22.248 (108)
6. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:22.477 (81)
7. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:22.499 (102)
8. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:22.535 (102)
9. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:22.657 (61)
10. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:22.901 (109)
11. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:23.286 (104)
12. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:24.132 (56)
13. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:24.222 (59)
A Fórmula 1 retorna à Barcelona na semana que vem, para a última bateria de testes antes do G.P. da Austrália.
Fugindo da movimentação de Barcelona, a BMW testou sozinha em Valência. Ao longo do dia, Nick Heidfeld e Robert Kubica travaram um duelo à parte, vencido pelo alemão por apenas 35 milésimos. Além deles, o novo piloto de testes da BMW - Christian Klien - também andou hoje, mas não chegou a incomodar os titulares. O austríaco trabalhou apenas na parte da manhã, quando a pista estava molhada, e terminou a mais de dez segundos de Heidfeld.
Enquanto isso, a Renault continua vivendo um clima de lua-de-mel. Nesta quinta, Nelsinho Piquet afirmou ao jornal Marca que Fernando Alonso é "o melhor piloto do mundo". Além disso, o chefe de equipe Flavio Briatore se entusiamou em entrevista concedida durante os testes de Barcelona: "Para mim, Nelsinho e Alonso formam um time dos sonhos". Menos, Briatore, menos. Uma equipe dos sonhos, para começar, precisa ter um carro vencedor. E esse não é o caso da Renault ainda...
Na Super Aguri, continua a incessante busca de novos patrocinadores para viabilizar a participação da equipe na próxima temporada da Fórmula 1. A novidade do dia é que o dono do time, Aguri Suzuki, retornou ao Japão para assegurar o apoio financeiro da Honda. O futuro da equipe é uma incógnita, mas especula-se que quatro propostas de patrocínio teriam chegado aos dirigentes da Aguri. Desde já, permanece a torcida do Blog pela sobrevivência da simpática equipe japonesa...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar a bizarra e inacreditável entrevista de Bernie Ecclestone ao jornal Daily Mail de ontem. "Sinto falta dos tempos em que era mais fácil ser ditatorial na Fórmula 1. Eu odeio a democracia. Ela te impede de fazer as coisas. Um bom ditador é melhor para um país do que uma democravia. Vejam o exemplo da Inglaterra, onde o primeiro-ministro é influenciado por todos. Eu nunca votei. Qual é o sentido disso?", encerra Ecclestone.
Em sinal de respeito, o Blog retirou o trecho da reportagem em que Bernie chega a defender o uso de métodos de tortura. Quem acompanha a Fórmula 1 já conhece a personalidade polêmica e autoritária do dirigente inglês. Dessa vez, porém, ele foi longe demais. As declarações de Ecclestone foram vergonhasas, mas servem para mostrar bem que tipo de pessoas são aquelas que comandam a Fórmula 1...
Ficou para amanhã o anúncio da fusão entre ChampCar e IRL. Nesta quinta, o jornal Indianapolis Star trouxe declarações dos dois principais personagens das negociações. Um dos donos da ChampCar, Kevin Kalkhoven garantiu que "faltam apenas alguns detalhes para um acerto final". Por sua vez, o chefão da IRL, Tony George, revelou que "se tudo der certo, a confirmação será dada na sexta". Ou seja, agora é esperar. Dedos cruzados, mas tudo indica que a sonhada união entre ChampCar e IRL vai sair mesmo.
No automobilismo brasileiro, a principal notícia do dia foi revelada pelo site Grande Prêmio. Segundo o portal, a GT3 Brasil conseguiu acertar a chegada de mais um reforço de peso para a sua temporada 2008: Cacá Bueno. Ao que parece, o bicampeão da Stock Car vai formar dupla com o folclórico Otávio Mesquita, a bordo de um Ford GT3. Se a negociações for concluída, Cacá deve desistir de disputar o campeonato da TC2000 Argentina, onde ele foi oitavo no ano passado.
Atual campeão da MotoGP, Casey Stoner é o maior favorito para o título da próxima temporada, mas precisa ter cuidado para não provocar seu rival Valentino Rossi. Nesta quinta, o australiano derrapou ao menosprezar a capacidade do italiano em entrevista ao Gazzeta dello Sport. "Em 2007, Rossi foi o terceiro no campeonato, e não o segundo. Assim, acredito que devo temer mais o Daniel Pedrosa", disse Stoner. Falando sério: colocando Rossi e Pedrosa lado a lado, alguém tem dúvida de quem venceria o duelo?
Por fim, vale registrar a coletiva de imprensa que o canadense Jacques Villeneuve organizou para explicar o seu precoce afastamente do Nascar. "Não posso desistir e simplesmente abandonar a carreira. Estou pensando no futuro. Ainda quero correr na Nascar", garantiu o campeão mundial de 1997, demitido da equipe Bill Davis após não conseguir lugar no grid das 500 Milhas de Daytona do último domingo.
Não é por nada não, mas o final da carreira de Villeneuve está revelando-se bastante melancólico. Apesar de todas as polêmicas em que o canadense já se envolveu, ele certamente não mereceria encerrar sua vida nas pistas dessa maneira.
O vídeo do dia acaba de ser divulgado na internet, e traz imagens da propaganda oficial do próximo Grande Prêmio do Bahrein. Falando honestamente, o filme não tem nada de sensacional, mas é curioso observar como os idealizadores conseguiram juntar meninas brincando de amarelinha, modelos vestidas de turbante, tubarões, guerreiros cruzados (?!?) e Fórmula 1 em menos de um minuto:
Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando as principais atrações do mundo da velocidade durante os próximos três dias. E depois, ao longo da sexta, comentários sobre as principais notícias do esporte a motor. Até amanhã!
Crédito das fotos:
ChampCar - http://www.champcarworldseries.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/
3 comentários:
Olha a Williams aí de novo! Olho no Kazuki que promete muito em 2008.
Meio ridículas essas declarações do Nelsinho e do Briatore. Parece que eles ficam repetindo isso porque acham que ninguem acreditará neles. Já deu...
Super Aguri prestes a falir mas continuamos torcendo..
Sobre o Bernie, sem comentários.
Champcar e Irl, estamos na expectativa.
Cacá na GT3: cada vez mais fico com vontade de ver essa corrida. Sabe se eles vem para o Rio?
Stoner falando demais, se provocar o Rossi já era....
E Villeneuve ridículo nesse fim de carreira. Que mico a passagem dele pela Nascar!
Nossa que vídeo cafona esse do GP do Bahrein. Muito cliche esse lance do terremoto enquanto os carros passam. O pessoal de lá não teve ideia nenhuma melhor né!
Abraços.
o Ecclestone tá cada vez mais simpático né??
Achei legalzinha a propaganda...
abs
Obrigado pelas mensagens!
Gui - Sobre a questão da GT3: a etapa de Jacarepaguá constava na primeira versão do calendário 2008 da categoria. Agora, porém, a corrida carioca disputa com o balneário de Punta del Este o direito de sediar uma etapa em dezembro. Vamos torcer...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Postar um comentário