sábado, 8 de dezembro de 2007

Na Stock Car, Thiago Camilo crava a pole em Interlagos

Thiago Camilo foi o grande dominador do treino classificatório da Stock Car, realizado hoje em Interlagos, e vai largar da pole na corrida de amanhã, que encerra a temporada 2007 da categoria. Aposta do Blog para a vitória, o piloto da equipe Texaco Vogel liderou a sessão preliminar e também a chamada "superclassificação", cravando a melhor volta até com certa facilidade.

A três décimos de Camilo, Rodrigo Sperafico conquistou o segundo lugar no grid. Os dois, vale mencionar, são os principais candidatos ao vice-campeonato da Stock. O título - para quem não lembra - já foi decidido em favor de Cacá Bueno, mas quatro pilotos disputam a segunda posição na tabela de pontos: além de Camilo e Sperafico, Felipe Maluhy e Ingo Hoffmann também estão na briga.

Na classificação de hoje, Maluhy marcou o sexto melhor tempo, ficando atrás também de Allan Khodair, Marcos Gomes e Valdeno Brito. Por sua vez, Ingo não conseguiu manter um ritmo consistente, e não passou da 14ª posição. Pior ainda foi o dia do campeão antecipado Cacá Bueno, que acabou desclassificado depois que seu carro ficou dois quilos abaixo do peso permitido. Com o problema, Cacá vai largar de 38º e último.

Fora das pistas, os bastidores da Stock continuam agitados. Agora, o principal boato é que a Volkswagen poderia deixar a categoria em 2008, diminuindo o número de montadoras para três. O contrato da Volks com a Stock expira no fim desse ano, e as conversas para renovação parecem ter chegado a um impasse. Além da fábrica alemã, a Mitsubishi também pode sair no ano que vem. A montadora japonesa, porém, está mais próximo de um novo acordo.

Além disso, a Stock também se vê envolvida numa outra polêmica: a reserva de vagas para as equipes que vão disputar o campeonato em 2008. A princípio, o regulamento estabelece que apenas os 16 melhores times deste ano têm lugar garantido na próxima temporada. Caso as regras sejam obedecidas à risca, porém, a tradicional equipe WB - heptacampeã da Stock - ficaria de fora.

Por enquanto, o principal dirigente da Stock, Carlos Col, se nega a oferecer um convite para a WB, apesar da pressão da Confederação Brasileira de Automobilismo. A crise ainda não está estabelecida, mas pode estourar se a CBA resolver impôr a participação da WB e também da equipe Win, que chegou a ter participação acionária da Stock. De acordo com o site Grande Premio, Col e o presidente da entidade, Paulo Scaglione, devem se reunir no domingo à noite para discutir o assunto.

A seguir, o resultado da classificação de hoje:

1. Thiago Camilo/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.137s
2. Rodrigo Sperafico/Paraná/Volkswagen Bora, 1:40.477s
3. Allam Khodair/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.803s
4. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.839s
5. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, 1:40.871s
6. Felipe Maluhy/São Paulo/Mitsubishi Lancer, 1:40.977s
7. Antonio Jorge Neto/São Paulo/Mitsubishi Lancer, 1:41.054s
8. Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 1:41.056s*
9. Popó Bueno/Rio de Janeiro/Chevrolet Astra, 1:41.162s
10. David Muffato/Paraná/Peugeot 307, 1:41.491s
*= Foi desclassificado e vai largar de último porque seu carro estava dois quilos abaixo do permitido

A corrida de amanhã tem transmissão ao vivo da Rede Globo, a partir das 11 horas de Brasília.


Aproveitando a etapa da Stock Car em São Paulo, a promotora Vicar apresentou sua mais nova atração para 2008: a Pickup Racing. Na verdade, a categoria já existe desde 1999, mas a partir do ano que vem passa a fazer parte da programação da Stock. O modelo - sem nenhuma conscidência, é claro - parece bastante com o da Nascar, que também possui uma competição de caminhonetes entre seus principais eventos.

Enfrentando uma série de dívidas, a Pickup Racing foi vendida à Vicar em meados deste ano. A partir da próxima temporada, a categoria deve contar com cerca de 34 participantes por corrida, um número bem maior do que os 22 carros que disputaram o campeonato em 2007. A princípio, os modelos que vão ser usados pela Pickup são Chevrolet S10, Ford Ranger, Dodge Dakota e Agrale Marruá.

Sobre o novo projeto, o principal executivo da Vicar, Carlos Col, mostrou-se bastante animado: "Mesmo antes do lançamento, muitas equipes já se interessaram em participar. E vários pilotos também", contou ele. Além disso, Col adiantou que as regras da nova Pickup ainda não foram definidas, já que ainda falta a homogolação da CBA. Essa pendência, porém, deve ser resolvida até o fim deste mês.

Para terminar, Col revelou que a Pickup tem uma boa possibilidade de ser transmitida pela RedeTV em 2008. Definitivamente, uma ótima notícia. Pelo visto, a Pickup está realmente sendo preparada com cuidado, dessa vez recebendo o apoio e a visibilidade que merece. Se continuar assim, a categoria tem tudo para se tornar bastante importante dentro do automobilismo brasileiro.

E é exatamente essa a torcida do Blog.


Dia de pouquíssimas notícias no mundo da Fórmula 1. De importante, apenas, uma série de declarações do heptacampeão Michael Schumacher ao site Autosport e ao diário Marca. Entrevistado pelos dois veículos, Schumi falou de vários assuntos diferentes. Mas, para variar, o alemão teve que responder à pergunta de sempre: "Você pensa em voltar a pilotar?".

As palavras do alemão são claras: "Sem dúvida alguma, não retorno. Em testes como os que tenho feito pela Ferrari, não há pressão e nem stress. Se eu voltasse a correr, tudo isso viria junto", disse Schumi. De fato, ele não tem o menor interesse em disputar o campeonato da Fórmula 1 mais uma vez. No máximo, pode participar de alguns outros testes. Nem isso, porém, Schumi garante:

"Acho que os pilotos oficiais deveriam ser encarregados da maioria dos trabalhos. Mas, se pedirem a minha ajuda, terei o maior prazer em dar a minha opinião", salientou o alemão. Além disso, Schumi também falou de um assunto muito delicado: o futuro de seu irmão, Ralf, na Fórmula 1. Contrariando a expectativa, o hepcampeão recomendou a aposentadoria ao caçula, que já está mesmo praticamente fora da Fórmula 1.

"Falei pessoalmente ao Ralf que existem outras opções, mais agradáveis, seguras e razoáveis. Na posição em que ele está, de nada adiantaria andar no fim do pelotão", sentenciou o heptacampeão, referindo-se ao contato entre Ralf e a lanterna Force India. Agora, a situação do Schumacher menos talentoso ficou realmente insustentável.

Se nem o irmão mais velho bota fé nele...


O vídeo do dia traz imagens novas, pelo menos para mim, do último Grande Prêmio do Japão. A corrida, para quem não lembra, ficou marcada por vários motivos diferentes, como a forte batida de Fernando Alonso e o bizarro acidente entre Mark Webber e Sebastian Vettel. São exatamente essas duas batidas que o vídeo mostra de um ângulo diferente, destacando filmagens onboard que não apareceram na televisão. A dica é do Plog do Pezzolo:


Que pancada essa do Alonso, hein? E sobre Webber e Vettel, uma conclusão apenas: Hamilton atrapalhou mesmo

Neste domingo, o Blog volta comentando a prova da Stock Car. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Michael e Ralf Schumacher - http://www.motorsport.com/

10 comentários:

Anônimo disse...

o melhor do post foi mesmo o vídeo, fica evidente que o Hamilton diminuiu muito e Webber precisou tirar o pé, o Vettel não teve pra onde ir e encheu a traseira do outro. Vergonhosa pra caramba as atitidudes da FIA esse ano (é só ver a última pizza no caso da Renaul agora) mas o pior de tudo foi a proteção exagerada ao inglezinho querido da Mclaren. Honestamente comemorei muito o título do Kimi, não por que ele mereceu mas porque ninguém da Mclaren mereceu ganhar. O Alonso também fez muita coisa errada e seria errado se ele fosse campeão.

Abraços

Felipe Cunha - Resende-Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Hummmm... dizer o que? Muita coisa do esporte a motor tem se decidido nos bastidores. Algumas atitudes são bem polemicas. A imprensa na medida do possivel cumpre seu papel, porém alguns artigos são bem tendenciosos e cria-se a idéia de que este ou aquele piloto usufrui de certas regalias. A FIA por ser um orgão que regula o esporte a motor precisa rever alguns conceitos. É preciso que haja bom senso em analisar videos deste tipo e punir pilotos e equipes por práticas anti-desportivas. Torci muito por Alonso e revendo este video, fico pensando que se ele não forcasse tanto o carro nesta corrida teria sido o campeão de 2007. Voltando ao assunto porque viajei um pouco aqui na Stock Car espero que o regulamento seja obedecido, porém acredito que interesses comerciais vão mais uma vez manchar o esporte que tanto gosto. Quanto ao Ralph Schumacher infelizmente não dá mais para ele... o melhor mesmo seria ir para DTM e tentar se reencontrar por lá.

Abraço

Speeder76 disse...

Curioso... hoje andava a fazer uma matéria sobre um piloto japonês que sobreviveu a um acidente horrível em Fuji, nas mesmas condições que no GP do Japão deste ano... eis o video

http://www.youtube.com/watch?v=wS2k0JbOpDQ

Tás livre de o meter, claro!

Anônimo disse...

Apesar das notícias serem mornas, o vídeo é muito quente e esclarecedor, hein!

A pancada do Alonso foi falha mesmo do piloto. Bobeou.... muro!!!

O Hamilton já vinha jogando sujo com Alonso no início da corrida. Mas fazer isso com o Vettel foi uma maldade. O Vettel não era adversário direto e o Hamilton estava em 1° e acho que o Alonso nem estava mais na corrida. Será que o Vettel já aprontou com o Hamilton em categorias anteriores?

Mas o melhor foi a briga Massa x Kubica... a melhor do ano!!!

Pô Gustavo, valia um “10+ brigas” deste ano, hein... várias disputas, principalmente na chuva.

Think about it!!!

Abraços!

robalo disse...

A pancada do Alonso serviu para nos mostrar uma coisa: a pista molhada é uma armadilha até mesmo para pilotos que são tidos como bons de chuva.
Quem de nós nunca presenciou um grande piloto cometer erros, nessas condições, erros que às vezes chegaram até mesmo a colocar um pouco em dúvida sua habilidade em pista molhada ??? Acho que quanto mais arrojado for o piloto, quanto mais destemido, mais chance ele tem se dar bem na chuva.
O Felipe Massa, por exemplo, que não é tido por nós como um piloto bom de chuva, nesse vídeo, no entanto, mostra uma boa atuação. Tanto ele quanto o Kubica. Dá para perceber que os dois duelaram sem medo...

Acho que chegou mesmo a hora do Ralf parar... Pilotando um Force Índia, nem mesmo o Schumi, que é muito mais hábil do que ele, faria algo...

Após a corrida do Japão, foi aberta investigação para saber se Hamilton tinha culpa na batida do Vettel contra o Weber. O piloto inglês se justificou dizendo que, durante as voltas atrás do Safety Car, diversas vezes ele fez contato com o Box, pedindo que alguém avisasse à Red Bull que orientasse o Weber a não andar tão colado no seu carro, pois ele estava vendo a hora em o australiano iria acertá-lo.
Parece que o Hamilton realmente receava que isso acontecesse, pois dá para ver – não nesse vídeo – momentos em que o piloto chega quase a ultrapassar o carro de segurança, talvez por causa da proximidade excessiva do Weber.
Um pouco antes da batida, dá para ver que Hamilton diminuiu a velocidade (talvez para manter a distância do carro madrinha) e mudou o traçado (certamente temendo que weber batesse na sua traseira).

Em minha opinião, tomando-se como verdadeira a declaração do Hamilton, o maior culpado foi o Weber. O Vettel, por sua vez, errou por inexperiência.

Acho que Hamilton não teria o mínimo interesse em forçar uma situação que prejudicasse Weber e Vettel. Também acho que nenhum dos dois, naquela situação de chuva, e com aqueles carros, teria condições de bater o piloto inglês...

Abçs!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Speeder: Eu ia postar esse vídeo segunda à noite, mas acho que fica meio chato colocar um acidente depois do que aconteceu com o Rafael Sperafico. Vou guardar sua sugestão e usá-la quando a poeira baixar...

Guilherme: Sem dúvida, o ano foi recheado de brigas. Mas o melhor é que as corridas da próxima temporada têm tudo para ser mais emocionante ainda!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Classup disse...

Promotoras, stands, exposiciones, organización de eventos y congresos, artículos promocionales, catering, musicalización y seguridad son algunos de los servicios que brinda ClassUp Event Marketing

Anônimo disse...

I am actually thankful to the holder of this site who has shared this enormous post at at this
place.

my site; ranger Forum

Anônimo disse...

I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never
found any interesting article like yours. It's pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

Also visit my webpage ... 24hei.nl

Anônimo disse...

I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article
like yours. It's pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

my webpage :: 24hei.nl