sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Imprensa espanhola garante: Alonso assina com Renault na semana que vem

É cada vez mais certo que Fernando Alonso vai mesmo desenbarcar na Renault em 2008. Nesta sexta, os dois principais jornais espanhóis - As e Marca - publicaram versões bastante semelhantes para o futuro do espanhol. Ao que parece, Alonso deve assinar um contrato de dois anos com a Renault, com a possibilidade de deixar a equipe já em 2009 caso o desempenho do time francês não seja muito bom na próxima temporada.

Falando ao site F1-live.com, o dirigente mais importante da Renault, Flavio Briatore, assegurou que continua negociando com o bicampeão: "Ainda estamos conversando com Alonso. Até agora, porém, nada foi concluído". Pelo visto, a novela sobre o destino do espanhol está no final. Mesmo assim, ainda não dá para garantir que a Renault já venceu a batalha pela contratação de Alonso. Segundo o Téo José, uma outra equipe ainda não desistiu da disputa: a Toyota.

Agora, o novo boato é que o time nipônico poderia dispensar Jarno Trulli para abrir espaço para Alonso. Uma possibilidade - convenhamos - muito difícil. Nesse momento, tudo leva a crer que o bicampeão vai realmente acertar com a Renault. Ainda mais depois que a equipe francesa safou-se de punição na denúncia de espionagem lançada pela McLaren. Para quem não sabe, o encontro do Conselho Mundial da FIA de ontem culpou, mas não puniu o time de Flavio Briatore.

A decisão dos dirigentes da entidade, aliás, agradou bastante ao chefão Bernie Ecclestone. Logo após a reunião, o cartola mais poderoso da Fórmula 1 deu uma entrevista polêmica aos jornalistas que encontravam-se aglomerados na sede da FIA, em Londres. Disse Ecclestone: "Nós sempre somos justos. Esse tipo de veredito nunca é fácil de dar, mas estou tranqüilo". Apesar de suas palavras, a FIA não escapou de receber severas críticas da imprensa inglesa.

Além de discutir o imbróglio de espionagem envolvendo Renault e McLaren, o Conselho Mundial também definiu como vai ser feita a inspeção do modelo 2008 do time prateado. A vistoria - para quem não lembra - é parte da punição sofrida pela McLaren no primeiro escândalo de espionagem. De acordo com as informações divulgadas hoje pela FIA, o MP4/23 será verificado num futuro próximo, mas o resultado só deve ser divulgado em fevereiro do ano que vem.

Se a FIA considerar que a McLaren copiou ou "inspirou-se" em idéias da Ferrari, a equipe inglesa corre risco de ficar excluída da temporada 2008. Essa possibilidade, porém, é praticamente inexistente. Em comunicado, o diretor técnico da McLaren, Martin Whitmarsh, declarou-se tranqüilo: "Nosso novo carro não tem nenhuma informação originada de adversários. Queremos apenas deixar tudo para trás, pelo bem do esporte".

Pois é, se a FIA agisse pelo "bem do esporte" o tempo inteiro... quanta coisa seria diferente, hein?



Heikki Kovalainen deu a entender, hoje, que já tem um contrato assinado com a McLaren para 2008 caso a Renault acerte mesmo com Fernando Alonso. Em entrevista ao site Autosport, o finlandês foi muito claro: "Se a Renault não quiser nada comigo, vou precisar procurar outra equipe. Mas eu já tenho uma opção. E ela é bastante competitiva...". Sem dúvida alguma, depois dessa dica ficou fácil entender como anda a dança das cadeiras da Fórmula 1.

Se o cenário mais provável se concretizar, Kovalainen vai ser o companheiro de Lewis Hamilton na próxima temporada. O inglês, aliás, declarou no press release da McLaren, distribuído após os testes de Jerez, que está muito animado para o ano que vem. A principal razão: a proibição de uma série de aparatos eletrônicos, como o controle de traçao. "Agora, pilotar ficou mais divertido. E também é mais natural", disse Hamilton.

Um piloto que pensa de forma radicalmente contrária é Felipe Massa, que criticou muito as regras para 2008. Nesta semana, inclusive, o piloto da Ferrari vem se mostrando bastante à vontade para dar vários pitacos diferentes. Falando à TV3 espanhola, Massa deu hoje uma declaração bem polêmica: "A McLaren vai perder muito com a saída de Alonso". Nesse caso, Massa parece estar realmente certo. A chiadeira em relação às novas regras, porém, é completamente desnecessária.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma curiosa entrevista que Rubens Barrichello concedeu à rádio Jovem Pan. Torcedor fanático do Corinthians, Rubinho não resistiu e resolveu comparar a sua situação à do "Timão": "O time foi aguerrido, mas faltou o gol. Que nem eu. Tive raça, mas terminei com zero ponto. No fim, os dois foram rebaixados!".

Dessa vez, até os que não gostam de Rubinho não podem contestar a declaração...


Marcos Gomes foi o mais rápido nos treinos desta sexta da Stock Car, em São Paulo. Com um tempo de 1:47:331s, o piloto da equipe Medley A. Mattheis superou a chuva e outros 46 adversários para ficar em primeiro lugar. Logo atrás de Gomes, Ricardo Maurício cravou o segundo melhor tempo, seguido da aposta do Blog - Thiago Camilo - o terceiro. Campeão antecipado, Cacá Bueno fechou em quinto.

Nesta sexta, porém, a Stock Car viu seus bastidores bem mais agitados. Para começar, a direção da categoria confirmou a troca do fornecedor único de pneus. Em 2008, sai a Pirelli - muito criticada pela má qualidade de seus compostos - para a entrada da Goodyear. Além disso, o presidente da Stock, Carlos Cal, anunciou que os primeiros testes de pré-temporada foram adiados, e só devem ser realizados em meados de março do ano que vem.

Enquanto isso, o troca-troca nas equipes é intenso. Na Medley A. Mattheis, Marcos Gomes terá Valdeno Brito como novo companheiro. Ao mesmo tempo, Ricardo Maurício muda-se para a WA, que também contratou William Starostik. Na Red Bull, continuam Hoover Orsi e Daniel Serra. Por fim, Ricardo Zonta tornou-se o novo sócio da L&M, equipe onde deve permanecer em 2008.

Saindo da Stock Car, vamos para o Mundial de Rally. Nesta terça, o Conselho Mundial da FIA resolveu adiantar o calendário da categoria para 2009 e 2010. Como previsto, o número de etapas foi reduzido para 12, em mais uma tentativa de "cortar custos". Infelizmente, só nos resta lamentar. Agora, todas as sedes vão se revezar, com nenhuma delas se repetindo em 2009 e 2010.

A seguir, o calendário 2009 do Mundial de Rally:

30 de janeio a 01º de fevereiro - Rally da Irlanda
13 a 15 de fevereiro - Rally da Noruega
13 a 15 de março - Rally do Chipre
03 a 05 de abril - Rally de Portugal
24 a 26 de abril - Rally da Argentina
22 a 24 de maio - Rally da Itália
12 a 14 de junho - Rally da Grécia
26 a 28 de junho - Rally da Polônia
31 de julho a 02 de agosto - Rally da Finlândia
04 a 06 de setembro - Rally da Austrália
02 a 04 de outubro - Rally da Espanha
23 a 25 de outubro - Rally da Grã-Bretanha

Logo abaixo, as datas do Mundial de Rally para 2010:

22 a 24 de janeiro - Rally de Monte Carlo
12 a 14 de fevereiro - Rally da Suécia
05 a 07 de março - Rally do México
09 a 11 de abril - Rally da Jordânia
23 a 25 de abril - Rally da Turquia
14 a 16 de maio - Rally da Nova Zelândia
18 a 20 de junho - Rally da Indonésia
16 a 18 de julho - Rally da Rússia
06 a 08 de agosto - Rally da Bulgária
20 a 22 de agosto - Rally da Alemanha
10 a 12 de setembro - Rally do Japão
08 a 10 de outubro - Rally da França

Sim, nem precisa anotar. Até lá, é provável que muita coisa ainda mude...


O vídeo do dia nada mais é do que uma pequena diversão. Numa competição qualquer de Rally - provavelmente regional - uma série de carros saiu da pista na mesma curva, de maneira quase idêntica. Para nossa sorte, um cinegrafista muito bem colocado estava exatamente nesse pontos, e registrou todos os acidentes. As imagens são muito engraçadas, e valem tanto pelas pancadas quanto pela reação da torcida, que "seca" cada carro que vem vindo:



Neste sábado, o Blog volta comentando as atividades da Stock Car e as principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:

6 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, como sempre texto muito completo e cheio de informações. Só me permita uma sugestão: tente falar melhor de uma notícia de cada vez, voce muda de assunto muito rápido e fica confuso de vez em quando. Entenda isso como uma crítica construtiva de alguém que admira o seu trabalho!

Blog F1 Grand Prix disse...

Ernane,

Obrigado pelo elogio! Confesso que não fiquei satisfeito com este post. Era muita notícia junta, e ficou realmente bastante corrido. Tento separar as notícias com clareza, mas às vezes não dá mesmo. Vou tentar melhorar!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Priscilla Bar disse...

Gustavo,essa frase do Bernie foi o "Ó",né?!hahah.Cheio de graça o cara..haha..Maneiro o vídeo.E se Deus quiser,2º feira tem a resposta do Alonsao..heheh.

Beijos

Anônimo disse...

Putz só torço para que essa novala termine logo. Alonsito vai pra Renault, pode apostar aí !!!

Anônimo disse...

Gustavo,

Poucos perceberam que a disputa pelo título de 2008 ficará mais restrita à dois pilotos: Kimi e Lewis (se a McLaren vier em 2008), com algumas aparições de Heidfeld, Alonso, Kubica e Piquet.
Eu diria que Alonso, na Renault, não terá chances de disputar o título.

Felipe Maciel disse...

É bom que o Alonso se decida mesmo. Essa historinha já deu. Ninguém sabe que ele vai para a Reanult e que o Kovalainen vai para a Mclaren, abrindo a vaga para o Nelsinho, então já passou da hora da gente decobrir isso, ora.

Demorou tantos meses para terminar no mais que era óbvio desde o início. Se é que vai acabar mesmo assim, esse espanhol não é um dos caras mais previsíveis que tem por ai...