segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Weekend Update - GT3 Brasil e Balanço dos Palpites

Andreas Mattheis e Xandy Negrão venceram hoje as duas provas finais da temporada 2007 da GT3 Brasil e, de quebra, ainda conquistaram o título do campeonato. Mas é ainda é cedo para comemorar: reclamando de supostas irregularidades no Dodge Viper da dupla de veteranos, o vice-campeão Paulo Bonifácio enviou ofício à Confederação Brasileira de Automobilismo, que colocou a definição do título sub judice.

Dentro da pista de Interlagos, Mattheis/Negrão não tiveram adversários. Na primeira prova do dia, eles largaram da pole position e não demoraram a abrir distância na liderança. Atrás dele, o Lamborghini Gallardo de Paulo Bonifácio/Luciano Burti tentava acompanhar o ritmo, sem muito sucesso. Para Boni, só a vitória interessava. A sorte, porém, não estava com ele.

A poucas voltas do fim, o Gallardo teve um furo de pneu, e caiu para décimo na classificação. Tranqüilos na liderança, Mattheis/Negrão confirmaram o triunfo sem maiores problemas, e ainda fecharam matematicamente o título. Logo atrás deles, as Ferrari 430 de Luiz Otávio Paternostro/Átila Abreu e Renato Cattalini/Giuliano Losacco completaram o podium.

Na segunda prova do dia, Mattheis/Negrão repetiram a performance dominadora da bateria inicial e, mais uma vez, venceram com folga. Dessa vez, Bonifácio/Burti foram segundo, com Cattalini/Losacco repetindo o terceiro lugar. A festa dos campeões já estava pronta, mas Mattheis/Negrão precisaram comemorar com mais moderação.

Antes mesmo da largada para a corrida final do dia, Paulo Bonifácio encaminhou um protesto à direção de prova, listando oito supostas irregularidades no Dodge Viper de Mattheis/Negrão. Como uma delas - a pressão das molas - não poderia ser examinada na própria pista de Interlagos, os comissários da CBA optaram por colocar o título sub judice.

Se nada for alterado, Mattheis/Negrão sagram-se campeões da temporada inicial da GT3 Brasil, com 83 pontos. Paulo Bonifácio soma 65 e fica com o vice, enquanto Alceu Feldmann - parceiro de Boni em todas as etapas, menos na de Interlagos - fica em terceiro, com 59. A seguir, a classificação da rodada dupla de São Paulo:

Primeira bateria:
1. Xandy Negrão-Andreas Mattheis/Dodge Viper, 36 voltas em 1:01:21.592s
2. Luís Otávio Paternostro-Atila Abreu/Ferrari 430, a 21.104s
3. Renato Cattalini-Giuliano Losacco/Ferrari 430, a 21.558s
4. Carlos Crespo-Roberto Moreno/Ferrari 430, a 32.723s
5. Xandinho Negrão-Walter Salles Jr./Lamborghini Gallardo, a 44.843s

Segunda bateria:
1. Xandy Negrão-Andreas Mattheis/Dodge Viper, 35 voltas em 1:00:02.402s
2. Paulo Bonifacio-Luciano Burti/Lamborghini Gallardo, a 12.053s
3. Renato Cattalini-Giuliano Losacco/Ferrari 430, a 32.911s
4. Xandinho Negrão-Walter Salles Jr./Ferrari 430, a 34.557s
5. Guto Negrão-Fábio Casagrande/Ferrari 430, a 40.721s

Logo abaixo, a tabela final da temporada 2007 da GT3 Brasil.

Mattheis e Xandy Negrão, 83 pts; Bonifácio, 65 pts; Feldmann, 59 pts; W.Derani e Ricci, 49 pts; Cattalini, 37 pts; Mazzochi, 34 pts; Paternostro, 33 pts; Matias, Junior e R.Derani, 32 pts; Hermann, 24 pts; Kaesemodel, Moreno e Crespo, 15 pts; Casagrande, 13 pts; Losacco, 12 pts; Fernandes e Laganá, 11 pts; Brito, Abreu, Xandinho Negrão e Salles Jr., 9 pts; Lu.Burti, 8 pts; de Tarso, Le.Burti e G.Negrão, 7 pts; Collares, 4 pts; Lucio, 2 pts

Agora, a GT3 Brasil entra de férias e volta em março do ano que vem, quando realiza testes já visando a temporada 2008.


Um ótimo desempenho do Blog nos palpites do fim de semana. Além de acertar os campeões na GT3 Brasil (desde que o tapetão não mude nada) e no Mundial de Rally, ainda cheguei muito perto de "matar" o vencedor nas concorridíssimas 500 milhas da Granja Viana. Hora do tradicional Balanço dos Palpites:

500 milhas da Granja Viana - Vencedor: Kart 72, de Rubens Barrichello/Tony Kanaan/Lucas di Grassi/Felipe Giaffone/Renato Russo. Palpite: Kart 71, de Rubens Barrichello/Tony Kanaan/Lucas di Grassi/Antonio Pizzonia/Thiago Camilo (segundo)
GT3 Brasil (vitórias) - Vencedores: Andreas Mattheis/Xandy Negrão (em ambas as provas). Palpites: Andreas Mattheis/Xandy Negrão (primeiro e primeiro) e Paulo Bonifácio/Luciano Burti (décimo e segundo)
GT3 Brasil (título) - Campeões: Andreas Mattheis/Xandy Negrão. Palpite: Andreas Mattheis/Xandy Negrão (primeiro)
Mundial de Rally (vitória) - Vencedor: Mikko Hirvonen. Palpite: Marcus Grönholm (segundo)
Mundial de Rally (título) - Campeão: Sebastien Loeb. Palpite: Sebastien Loeb (primeiro)

Sabendo que o meu palpite em Mattheis/Negrão não foi duplo, vamos considerar apenas uma das vitórias da dupla de veteranos. Dessa forma, o Blog acertou três das seis apostas. Ou seja: um aproveitamento de 50%, difícil de alcançar. Sinceramente, foi até melhor do que eu esperava.

Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Desnecessaaaria po, essa confusão tod... Não tinha necessidade!!!! A GT3 tava tão legal, agora vão levar o título pro tapetão só para atrapalhar!!!

Gui Vieira disse...

Não conheço muito bem essa corrida, o que é exatamente?

Blog F1 Grand Prix disse...

Alex,

Desnecessária mesmo! Tudo estava sendo feito tão diretinho... não precisava levar a decisão para o tapetão.

Gui Vieira,

Como a categoria é muito complexa, enviei uma explicação detalhada ao seu e-mail, ok?

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho