Testes de pré-temporada, definitivamente, não servem de muita referência. Querem uma prova disso? Pois vejam só: o alemão Sebastian Vettel foi o mais rápido dos ensaios coletivos de hoje em Jerez de la Frontera, que encerraram as atividades da Fórmula 1 em 2007. Ao superar a BMW do polonês Robert Kubica em dois décimos, Vettel colocou a Toro Rosso num território bastante desconhecido: a liderança.
De quebra, o alemão ainda estabeleceu o melhor tempo dos quatro dias de testes em Jerez, andando com pneus slicks. Atrás de Vettel e Kubica, Nico Rosberg cravou o terceiro tempo, seguido pelo heptacampeão Michael Schumacher. O trabalho de Schumi, aliás, ficou comprometido por uma rodada na parte da manhã, que causou uma bandeira vermelha e limitou seu período de pista.
Mesmo não tendo se destacado como em Barcelona - onde foi líder em todos os dias de testes em que participou - Schumacher agradou bastante à Ferrari. Tanto que a equipe vermelha está considerando chamar o alemão de novo em 2008, segundo revelou hoje o jornal Bild. De acordo com o diário, a Ferrari deseja continuar aproveitando a experiência de Schumacher.
Na seqüência, o japonês Kazuki Nakajima foi quinto, com o alemão Timo Glock em sexto. Por sua vez, Felipe Massa participou pouco dos ensaios de hoje. O piloto brazuca não passou de sétimo - a quase um segundo de Schumacher - tendo completado apenas 45 voltas. Dos que estiveram presentes nos testes desta sexta, o que mais andou foi Robert Kubica, com 119 voltas no total.
Vale destacar ainda a participação do estoniano Marko Asmer, que andou pela BMW. Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2007, ele é um forte candidato a ocupar o cargo de piloto de testes na equipe alemã, aberto com a saída de Timo Glock. Embora tenha sido apenas o 13º colocado hoje, Asmer recebeu elogios da BMW, que considerou "bom" o seu desempenho.
Por fim, o holandês Giedo van der Garde e o espanhol Roldan Rodríguez fecharam tabela de classificação. Os dois testaram pela Force India, usando pneus ranhurados. Terminado o "vestibular" do time indiano em Jerez, o austríaco Christian Klien é o favorito à vaga de titular em 2008, enquanto Rodríguez e van der Garde devem ser escolhidos como pilotos de testes.
A seguir, o resultado completo dos testes desta sexta, em Jerez. Das onze equipes da Fórmula 1, apenas McLaren e Renault não estiveram presentes hoje:
1. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:18.213s (100 voltas)
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:18.410s (119)
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:18.796s (97)
4. Michael Schumacher/Alemanha/Ferrari, 1:19.136s (58)
5. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:19.611s (76)
6. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:19.961s (58)
7. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.000s (45)
8. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.033s (87)
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.229s (69)
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.657s (72)
11. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:20.821s (102)
12. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.092s (84)
13. Marko Asmer/Estônia/BMW, 1:21.333s (80)
14. Giedo van der Garde/Holanda/Force India, 1:22.321s (81)
15. Roldan Rodriguez/Espanha/Force India, 1:22.508s (82)
Agora, a Fórmula 1 só volta à pista na segunda semana de janeiro, em mais um período de testes em Jerez. Até o fim do dia, o Blog retorna comentando as demais notícias desta sexta. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/
4 comentários:
É, pelo visto a Ferrari vai mesmo continuar testando com o alemão no ano que vem. O cara é bom mesmo. Só achei muito estranho essa coisa no topo da Ferrari, voce sabe o que é esse apendice aerodinãmico?
Edvaldo,
A Ferrari testou em Jerez uma série de novidades aerodinâmicas, já visando a temporada 2009. Essa espécie de antena é uma delas. Ela parece realmente estranha, mas deve ser incorporada ao carro daqui a dois anos...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Olá !!
Segundo a “Autosport” (http://www.autosport.com/news/report.php/id/64318), ao dispor sobre o último dia de testes, quem brilhou mesmo o Schumy, que teria testado usando o regulamento previsto para 2009, que restringe a pressão aerodinâmica em 30%.
Bom, se isso for verdade, é uma prova de que o alemão ainda continua sendo fera... E mais: caso a Ferrari consiga mantê-lo como piloto de testes, será muito interessante. Ter como test driver um heptacampeão não é brincadeira... Não é pra qualquer equiupe... Rsss
É isso aí...
Abçs!!!
Nunca vi tanto aleemão na frente, isso porque o Heidfeld não treinou no lugar do Kubica...
Já estou começando a achar que a função do Schuamcher na Ferrari será exatamente essa mesmo, a de piloto de testes. Desde que ele teste quando quiser
(ou quando a Corinna deixar)
Abs
Postar um comentário