Pelo visto, a perda do título da última temporada não tirou nem um pouco do apetite de Lewis Hamilton. Nesta quarta, o inglês foi o mais rápido no segundo dia de testes no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, que encerram as atividades da Fórmula 1 em 2007. Mesmo correndo com pneus ranhurados, Hamilton conseguiu superar o escocês David Coulthard, que andou de slicks.
A dupla da Ferrari veio logo atrás, com Felipe Massa batendo Kimi Raikkonen em apenas 18 milésimos. Assim como Hamilton, os pilotos da equipe vermelha ainda não testaram os slicks: a tarefa deve ficar para amanhã, quando Michael Schumacher assume o lugar de Raikkonen nos trabalhos. Logo atrás de Pedro de la Rosa - o quinto - Nelsinho Piquet marcou o sexto melhor tempo.
Mas a quarta-feira não foi muito fácil para o piloto brazuca. Já no terceiro minuto das atividades, Nelsinho saiu da pista e gerou a primeira bandeira vermelha do dia. Mais tarde, Lewis Hamilton, Nick Heidfeld, Sebastian Vettel, Mark Webber e Nico Rosberg também causariam interrupções. O inglês da McLaren rodou pela manhã, enquanto todos os outros tiveram diferentes problemas mecânicos.
Alguns destaques desta quarta: Sebastian Vettel voltou a bater Sebastien Bourdais na disputa interna da Toro Rosso. A diferença, porém, foi de apenas dois décimos. Definitivamente, o duelo entre os dois vão ser um dos mais interessantes da próxima temporada. Na Force India, Christian Klien superou de maneira tranqüila Giancarlo Fisichella, e ganhou pontos na briga pela última vaga no time indiano.
Ainda se adaptando à Toyota, Timo Glock foi um discreto 11º. Mesmo assim, sua equipe classificou seu desempenho de "impressionante". Em 14º, Andreas Zuber bateu Anthony Davidson dentro da Super Aguri, mostrando ter condições de ocupar o cargo de piloto de testes no time de Aguri Suzuki. Outro novato, Nico Hulkenberg, andou bem com o carro da Williams, tendo fechado o dia não muito longe de seu xará Nico Rosberg.
Por sua vez, Rubens Barrichello não passou de 18º, sem se preocupar em marcar tempos competitivos. Para terminar, Nick Heidfeld foi o 20º e último. O alemão testou a configuração aerodinâmica que a BMW prepara para 2009, e não saiu nada satisfeito. Pelo regulamento previsto, o fenômeno do downforce vai perder metade de seu efeito. Segundo Heidfeld, a mudança - aliada à volta dos pneus slicks - "vai tornar a Fórmula 1 extremamente perigosa".
A seguir, os tempos dos ensaios desta quarta-feira, em Jerez:
1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.371s (73 voltas)
2. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:19.421s (80)
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.761s (97)
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.779s (87)
5. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.887s (62)
6. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.982s (71)
7. Christian Klien/Áustria/Force India, 1:20.187s (86)
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.398s (57)
9. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:20.470s (102)
10. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:20.487s (118)
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:20.523s (54)
12. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.533s (75)
13. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:20.671s (66)
14. Andreas Zuber/Áustria/Super Aguri, 1:20.897s (109)
15. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.944s (41)
16. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:21:068s (67)
17. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:21:076s (74)
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21:184s (103)
19. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:21:699s (118)
20. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:22.875s (93)
A semana de testes em Jerez continua amanhã, e só termina na próxima sexta-feira.
Max Mosley continua em plena campanha para reduzir os custos da Fórmula 1 e tornar a categoria mais ecologicamente viável. Nesta quarta, o presidente da FIA deu uma palestra no Fórum de Negócios do Esporte a Motor, em Mônaco, e voltou a defender o congelamento dos motores, que será de dez anos a partir de 2009: "Precisamos mostrar à sociedade que estamos fazendo algo de útil. A Fórmula 1 tem de dar alguma contribuição", clamou Mosley. Dramático, hein?
Enquanto isso, a Williams mostrou que o bom desempenho na última temporada já está gerando divisas. Hoje mesmo, a equipe inglesa anunciou a prorrogação de seu contrato com a Philips, uma de suas principais patrocinadoras. Agora, o novo contrato entre as duas partes vai até 2010. Vale acrescentar que o compromisso inicial era de apenas dois anos, tendo sido assinado em 2006.
Falando em contratos, Rubens Barrichello garantiu hoje que o seu é "à prova de balas". De acordo com a revista alemã Sport Bild, o brasileiro ainda brincou ao comentar o suposto interesse da Honda em Fernando Alonso: "Deve ser para piloto de testes, porque as vagas para titular já estão ocupadas". Dessa vez, Rubinho saiu-se bem. Nada melhor do que usar o humor para combater os inúmeros boatos que inundam a Fórmula 1.
Ao mesmo tempo, o companheiro de Rubinho na Honda, Jenson Button, foi à imprensa para sair em defesa do circuito de Silverstone, arriscando de deixar o calendário da Fórmula 1 num futuro próximo. "Tivemos públicos fantásticos nos últimos anos. Além disso, é impossível imaginar a Fórmula 1 sem um G.P. da Inglaterra", disse Button à BBC. De fato, a prova inglesa é uma das mais tradicionais do automobilismo.
A paciência de Bernie Ecclestone com Silverstone, porém, já parece estar se esgotando...
Uma ótima notícia para o automobilismo brasileiro: oitavo colocado no último campeonato da Fórmula 3 Inglesa, Alberto Valério é o primeiro piloto do país a confirmar participação na próxima temporada da GP2. De acordo com o site Italiaracing, o brazuca acertou com a Durango para 2008. Seu companheiro, a princípio, deve ser outro novato: o italiano Davide Valsecchi.
Foi exatamente pela Durango que Lucas di Grassi fez sua estréia na GP2, em 2005. Certamente, a equipe não tem condições de disputar o título da competição. Vitórias, porém, não estão fora de cogitação: neste ano, o indiano Karum Chandhok chegou a ganhar uma das baterias de Spa-Francorshamps, enquanto o espanhol Borja Garcia pontuou regularmente ao longo do ano. O contrato de Valério também se extende à GP2 Asia, categoria que vai estrear em 2008.
Enquanto isso, a IRL se prepara para abrir seus testes de pré-temporada. As atividades estão marcados para os próximos dias, no oval de Homestead, em Miami. Na verdade, tratam-se apenas de alguns ensaios para experimentar os novos pneus da Firestone, que devem ser utilizados no ano que vem. Entre os pilotos confirmados, estão Helio Castroneves, Tony Kanaan e Dan Wheldon.
Por fim, é preciso mencionar o evento organizado pela Elf no circuito de Paul Ricard, na França. Patrocinadora da Renault na Fórmula 1 e da Citröen no Mundial de Rally, a empresa promoveu um "troca-troca" entre os pilotos dessas equipes. Heikki Kovalainen deu umas voltinhas com o carro de Sebastien Loeb e Daniel Sordo, que tiveram a oportunidade de testar o Renault do finlandês. Para o tetracampeão do Mundial de Rally, "foi como se o Natal tivesse chegado antes".
Mas não se enganem: Loeb daria um baita piloto de Fórmula 1.
O vídeo do dia é uma ótima pedida para quem gosta de câmeras onboard. As imagens preciosos seguem o pentacampeão Juan Manuel Fangio num teste em Fiorano, em meados de 1957. Impressionante constatar a falta de segurança da pista, e a incrível habilidade do argentino. Nessa época, Fangio estava prestes a conquistar seu quinto e último título, já aos 47 anos de idade. Vale a conferida:
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número cinco da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Sebastien Loeb - www.globoesporte.com/motor
Demais - http://www.motorsport.com/
4 comentários:
Muita coisa pra comentar mas vou me ater a esse teste do Loeb com a Renault. Embora não seja muito fã desse campeonato de rally, fiquei curioso e pergunto a voce: não teve resultado dos tempos não? De repente ele andou no mesmo nível do Hamilton, Kimmi e Massa, será que não?
Gui Vieira,
Procurei, mas não encontrei os tempos do Loeb. De qualquer maneira, ficaria difícil saber se o francês andou realmente rápido. Loeb pilotou em Paul Ricard, enquanto os testes da Fórmula 1 estão sendo em Jerez de la Frontera.
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Caso a Mclaren continue competitiva, 2008 tem tudo para ser uma temporada muito legal, com Hamilton mais uma vez brigando pelo título...
Espero, no entanto, que a Renault e a BMW evoluam, de modo que possam disputar vitórias. Do contrário, 2008 não será tão emocionante quanto 2007, pois teremos apenas três pilotos disputando o título, e quem sabe, dependendo da política que a Ferrari adotar em relação aos seus pilotos, apenas dois...
Muito maneiro o vídeo do penta fangio, numa época tão distante, porém memorável...!
É incrível o fato de pilotos como o Fangio, e tantos outros, antigamente, terem corrido com idade tão avançada - a despeito de toda precariedade em termos de segurança -, em relação à idade com que os pilotos se aposentam hoje em dia...
Aposentar-se na F1, com mais ou menos 38 anos, talvez seja um privilégio da categoria, ou qualquer outra coisa, não sei...
Gustavo,
Numa era em que poucos acompanhavam automobilismo, esse gênio chamado Juan Manuel Fangio já dava show. O vídeo é emocionante.
Incrível como ele corrige o carro em todas as curvas!
Mesmo com o asfalto em condições precárias e sem nenhuma segurança, ele mostrava porque era o melhor naquela época. Parabéns pelo vídeo.
Um abraço.
Postar um comentário