segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Formula 1 se despede de 2007 com semana de testes em Jerez

(Antes de tudo: perdoem-me pelo enorme atraso na publicação deste post. O servidor do Blogger, mais uma vez, atrapalhou as coisas...).

A última temporada da Fórmula 1 já terminou há mais de um mês, mas a categoria só vai encerrar suas atividades de 2007 no fim desta semana. Começando amanhã - e indo até sexta-feira - os derradeiros quatro dias de testes do ano vão contar com a presença de todas as onze equipes no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Dos 22 pilotos que correram no G.P. do Brasil, apenas um estará ausente.

O nome dele: Fernando Alonso. Ainda com o futuro bastante indefinido, o espanhol vai continuar curtindo as férias, enquanto seus adversários trabalham duro em Jerez. Pelo visto, o retorno de Alonso ao cockpit de um Fórmula 1 só deve acontecer em meados de janeiro, quando a categoria retoma suas atividades. Ou até depois, se a novela sobre o futuro do bicampeão permanecer no ritmo arrastado de agora.

Alonso pode até estar fora, mas os testes de Jerez estão cheios de atrações. A maior delas, mais uma vez, será a presença de um senhor de quase 39 anos, já aposentado desde o ano passado: Michael Schumacher. Os ensaios no circuito espanhol, aliás, vão marcar a primeira vez em que o heptacampeão anda ao lado de Lewis Hamilton.

Além de Schumacher, um outro fator chama atenção em Jerez: os pneus slicks. Programados para retornar à Fórmula 1 daqui a dois anos, os compostos sem ranhuras serão testados pelas equipes num dos dias de ensaios, já visando a temporada 2009. Segundo o site Grande Premio, o ganho de tempo por volta deve ser de aproximadamente três segundos.

As novidades em Jerez são muitas e variadas. Lucas di Grassi, por exemplo, deve testar com a Renault. Vice-campeão da GP2 em 2007, o brasileiro cumpre trajetória semelhante às de Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet, que perderam o título da categoria de base para, em seguida, assinarem como pilotos de testes da Renault. Pelo visto, di Grassi vai seguir pelo mesmo caminho.

Ao mesmo tempo, várias promessas vão fazer suas estréias em carros da Fórmula 1. Considerado um forte nome da nova geração alemã, Nico Hulkenberg recebeu uma oportunidade na Williams. Na BMW, os novatos são o espanhol Javier Villa e o estoniano Marko Asmer, ambos candidatos declarados ao cargo de piloto de testes do time de Mario Theissen.

Por fim, a Force India promeve um vestibular para escolher seu segundo piloto para 2008. Um já está praticamente garantido: o alemão Adrian Sutil. Na luta pela outra vaga, porém, há uma fila de canditados. Dos que testam em Jerez, Vitantonio Liuzzi, Christian Klien, Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher ainda têm esperanças. Qual deles vencerá a disputa?

A partir de amanhã, já teremos as primeiras respostas.



Uma semana. Pelo visto, este é o novo prazo para que seja conhecida a futura equipe de Fernando Alonso. De acordo com uma série de veículos europeus, o espanhol teria até hoje para tomar sua decisão, que seria revelada depois de quinta. Neste mesmo dia 6, aliás, a FIA julga a denúncia de espionagem que a McLaren apresentou contra a Renault. Se a escuderia francesa for absolvida - o que é mais esperado - Alonso poderia finalmente ser confirmado como um dos pilotos do time para 2008.

Mas nada é certo, até agora. Enquanto a definição do espanhol não sai, dar pitacos sobre o seu futuro é uma diversão comum. O escocês David Coulthard, por exemplo, afirmou hoje em sua coluna no site da ITV que Alonso pode ficar parado em 2008, para retornar como um sério candidato ao título no ano seguinte. Possível? Sim. Só que altamente improvável.

Por outro lado, Lewis Hamilton tem garantido um futuro longo e seguro na McLaren. Principal adversário de Alonso, o inglês também vem aparecendo constantemente nas notícias da Fórmula 1, embora com bem menos intensidade do que o bicampeão. Nesta segunda, uma declaração de Viviane Senna sobre Hamilton merece destaque. "Vejo o Ayrton nos olhos de Lewis", disse ela.

A comparação emocionou Hamilton, que garantiu ter ficado "sem palavras". Ao comentar a próxima temporada, porém, o inglês não economizou: "Aprendi a manter a cabeça sempre erguida. Meu time me apoiou e eu aprendi muito. Em 2008, estarei mais forte por causa da derrota deste ano", disse ele à Autosport. De fato, Hamilton jamais pode ser descartado como candidato ao título de 2008.

Mas fica a pergunta: será que o inglês é capaz de liderar sozinho a McLaren?


Possibilidade para lá de intrigante que é lançada pelo site F1-live: a Volkswagen - quarta maior montadora do mundo - poderia estar estudando uma entrada na Fórmula 1 nos próximos anos. De acordo com a reportagem, uma mudança na diretoria da fábrica alemã chamou a atenção dos observadores mais atentos: a contratação do ex-piloto Hans Joachim Stuck como representante de competições da Volks.

Para quem não sabe, Stuck foi comentarista de Fórmula 1 da televisão alemã, e é uma figura regular no paddock da categoria. Em seu novo cargo, ele vai trabalhar no "desenvolvimento estratégico de novas oportunidades no esporte a motor para as marcas da Volks". Vale mencionar que, no último fim de semana, Stuck esteve em Munique para a festa de encerramento das atividades automobilísticas da BMW.

Estaria o alemão já juntando informações para uma futura empreitada da Volks na Fórmula 1? É muito cedo para dizer. Mas a reportagem do F1-live é, no mínimo, bastante interessante. No último parágrafo, só para registrar, a matéria afirma que "uma visita ao site da Toro Rosso revela um logo da Volkswagen no canto da página, que redireciona diretamente para o portal internacional da montadora".

Em meio à boataria constante da mídia especializada, é comum ver fábricas sendo ligadas à Fórmula 1 de vez em quando. Entre as supostas interessadas em ingressar na categoria, estão a coreana Hyundai - cuja entrada seria em 2010, junto com o G.P. da Coréia - a japonesa Nissan, que substituiria a Renault, e a General Motors. O caso da GM, aliás, não é pura especulação não, e pode ser entendido com mais profundidade aqui.

Será que os boatos são infundados ou representam possibilidades reais? Difícil de saber. Para quem está longe das burocráticas e intermináveis reuniões entre os executivos das montadoras, só nos resta esperar pelos fatos.


O vídeo do dia é um trecho do desconhecido filme "Bobby Deerfield", lançado em 1976. No longa-metragem, Al Pacino faz o papel de um piloto americano que corre pela Brabham na Fórmula 1, tendo como dublê ninguém menos do que José Carlos Pace. As imagens valem mais pela curiosidade do que pelo espetáculo. De qualquer maneira, vale dar uma rápida conferida:


Pelo que pude identificar, pilotos como John Watson, Carlos Reutemann, Emerson Fittipaldi e Alan Jones são mostrados muito rapidamente. Alguém consegue contar todos os que aparecem? A pista não é muito difícil de adivinhar: considerando o ano do filme e o hino da Grã-Bretanha sendo tocado ao fundo, tudo leva a crer que seja Brands Hatch...

Nesta terça, o Blog volta com a a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número sete da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Pista de Jerez e pneus Slicks - http://www.f1today.nl/
Fernando Alonso e Lewis Hamilton - http://www.motorsport.com/

7 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, sem problemas por ter atrasado o post,po cara vc não tá com coisa da facul não??? Achei que nessa altura vc ia dar uma diminuida mas o Blog continuou a todo vaport. Ainda bem né!!!

Ainda nem li tudo, vou fazer isso depois mas só queria deixar essa msg pra vc.

Abs

Net Esportes disse...

Receio que terei uma tendência em torcer para o Hamilton em 2008 mais uma vez...... !!!!!

Anônimo disse...

Voltando aqui pra comentar as coisas como prometi rs. Nos testes, vai dar Schumacão em primeiro nos dias que ele correr. No resto, Hamilton ou Kimi anota aí. Agora essa da Volks é nova pra mim, será mesmo??? Seria bastante legal, penso que quanto mais montadoras mais competitiva seria F-1. Pena só que equipes como a do Tio Frank iriam desaparecer.

Abs

Anônimo disse...

Gustavo,

Finalmente cheguei a um palpite final. Pode ser que eu esteja enganado, mas basta analisar todas as hipóteses e tudo o que já foi dito sobre Alonso que você acaba chegando à McLaren.
Ontem, ao visitar o site F1-Live.com, li uma matéria que cita claramente que as investigações de espionagem na Renault não atrapalham qualquer decisão. Então, mais um fator para deixar tudo mais confuso ainda. Não acredito que ele assine com a Renault.
Ao atualizar o post, não consegui levar seu comentário. Portanto, saiba que não o deletei.

Um abraço.

Gui Vieira disse...

Volks na F-1? Essa foi a melhor do post!

Anônimo disse...

Gustavo,

Essa é a idéia de um blog. O próprio conceito é esse: um instrumento para expor suas idéias. Não é necessário ser um profissional, um jornalista, para ter um blog. Basta respeitar as mesmas regras que respeitamos na sociedade. Ou seja: não podemos extrapolar nossos direitos.

Não pretendo nada com meu Blog. Resolvi criá-lo porque não agüentava mais comentar em blogs e ver baixarias (palavrões e ofensas) no mesmo espaço em que comentava. Infelizmente existem pessoas assim, que não têm nenhum respeito e acham que na internet vale tudo.
Conforme já disse no primeiro post, sou apenas um fã que tem senso crítico: vejo, leio e emito minha opinião sobre o esporte que adoro há anos.
Prefiro ter zero, um ou dois bons comentários (como os seus) a ter duzentas baixarias.

Um abraço.

robalo disse...

Belo comentário!! Belo vídeo !!!

O tempo tem sido um "ditador" em minha vida!!!

Abçs!!!