terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Uma análise inicial dos testes de Jerez de la Frontera

A Fórmula 1 cumpriu hoje o primeiro dos quatro dias de testes programados para o circuito espanhol de Jerez de la Frontera, que encerram as atividades da categoria em 2007. Correndo com slicks, o alemão Nick Heidfeld foi o mais rápido, com o inglês Jenson Button em segundo. BMW e Honda na frente? Será que a hierarquia da Fórmula 1 mudou assim tão rápido?

Claro que não. Para começar, apenas Heidfeld e Button rodaram um bom tempo com os pneus slicks, que proporcionam uma aderência bem superior à dos compostos rasurados. Logo de cara, essa é a primeira conclusão que se pode tirar dos testes: a tabela de tempos não representa absolutamente nada. Mesmo assim, é possível fazer algumas afirmações, sem medo de errar. Como por exemplo: Sebastien Bourdais já se adaptou muito bem à Toro Rosso.

Em apenas poucos testes, o francês mostrou uma consistência incrível, não tendo cometido nenhum grave erro até agora. Além disso, Bourdais já está conseguindo andar no nível de seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, o que não é nada fácil. Se a Toro Rosso alinhar em 2008 com um carro tão rápido quanto o da Red Bull, não será nada surpreendente se a "filial" superar a "matriz". Afinal, os pilotos da Toro são muito melhores.

Outra conclusão dos testes de Jerez: Giancarlo Fisichella parece estar aproveitando os últimos dias de sua carreira na Fórmula 1. É verdade que muita gente já falava isso antes dos ensaios começarem, mas o italiano deu mais uma amostra hoje de que sua aposentadoria vem chegando. Fisico rodou pela manhã - naquela que era apenas a sua 14ª volta - e quebrou à tarde, justamente quando iria andar com slicks.

Não virou um tempo competitivo e, como conseqüência, ficou em desvantagem contra os outros candidatos à vaga da Force India. De forma semelhante, o espanhol Javier Villa não conseguiu uma boa volta, e tomou 1.5s do estoniano Marko Asmer, na disputa pelo cargo de piloto de testes da BMW. Por fim, vale registrar que o alemão Timo Glock não chamou a atenção de ninguém na sua estréia pela Toyota. Este, aliás, deve ser o status do time nipônico em 2008: um mero coadjuvante.

Por enquanto, os testes de Jerez valem muito mais para analisar o desempenho dos pilotos do que dos carros. Enquanto os modelos novos não forem lançados - em meados de janeiro e fevereiro - a hegemonia da Fórmula 1 não tem como trocar de mãos. Somente daqui a alguns meses, os fãs da velocidade vão começar a ter uma noção do que vem por aí na temporada 2008.

Até lá, a única pergunta que deve ser respondida é "para onde vai Fernando Alonso?". Se bem que essa dúvida também pode continuar por algum tempo...


Impressionante o prestígio de Fernando Alonso entre os espanhóis. Numa pesquisa realizada pela revista Grand Prix, mais de 70% do público espanhol elegeu o bicampeão como o melhor piloto da última temporada. Apenas como comparação, Lewis Hamilton foi o preferido de apenas 1,8%! E isso no dia em que a FIA recebeu um calhamaço de 7200 páginas, com as assinaturas de 130 mil fãs do Alonso, todos reclamando do tratamento que ele recebeu na McLaren. A "Alonsomania", pelo visto, não perdeu nem um pouco da sua força.

Na Inglaterra, a preferência geral, obviamente, é por Hamilton. Jenson Button, porém, também tem sua legião de fãs. E hoje eles receberam uma nova promessa do piloto da Honda: "Posso brigar por vitórias em 2009". Será que a Honda vai evoluir tanto em apenas dois anos? Considerando a competência de Ross Brawn, não é nada impossível.

Mas não foi só a Honda que reformulou seu staff técnico neste fim de ano. A Force India anunciou hoje dois novos nomes para o comando da equipe: Mark Smith e Ian Hall. Oriundos de Red Bull e Toyota, respectivamente, ambos vão trabalhar nos setores de design, desenvolvimento e pesquisa da Force India. A dupla não é nenhuma grande contratação, mas mostra o comprometimento do time indiano com a categoria. Sem dúvidas, a Force India não quer fazer apenas figuração.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar a entrevista que o presidente da FIA, Max Mosley, concedeu à The Paddock Magazine. De acordo com Mosley, a Prodrive, que desistiu de fazer sua estréia na Fórmula 1 em 2008, não tem sua vaga para 2009 garantida ainda. O mais curioso, porém, é que Mosley admitiu ter negado a devolução de 300 mil euros, pagos pela Prodrive como taxa de inscrição.

É claro. Alguém em sã consciência acha que a FIA vai abrir mão de uma quantias dessas?


Não durou nem dois dias o suspense na GT3 Brasil. O título da temporada, que estava sub judice, foi confirmado hoje para os veteranos Andreas Mattheis/Xandy Negrão. Tudo por causa da desclassificação do vice Paulo Bonifácio, que perdeu os pontos da rodada dupla de Interlagos - a última do ano - em virtude de irregularidades no assoalho de sua Lamborghini Gallardo. Não precisava levar o título para o tapetão. Felizmente, porém, a decisão saiu logo e não mudou os resultados das corridas.

Enquanto isso, em São Paulo, o bicampeão Emerson Fittipaldi participou de uma coletiva de imprensa para falar da participação brasileira na A1 GP e anunciar os novos planos da equipe e da categoria. Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana neste ano, o mineiro Clemente Faria Jr. foi confirmado como o novo integrante do time Brasil. Agora, ele vai ser o representante brazuca nas sessões de treinos que permitem apenas rookies (novatos).

Ao mesmo tempo, Emerson também deu duas ótimas notícias, que podem ser tornar realidade num futuro próximo. A primeira é a criação da A2 GP, categoria de base que seria organizada em cada um dos países que participam na A1 GP. Além disso, Emerson também garantiu que o Brasil tem boas chances de sediar uma prova da competição principal já em 2008. Até agora, Jacarepaguá, Interlagos e Brasília são as principais pistas candidatas a receber a A1 GP.

Por fim, vale registrar que o Estádio de Wembley, em Londres, já está quase pronto para a Corrida dos Campeões, marcada para o dia 15 de dezembro. Entre os pilotos confirmados para o evento estão Michael Schumacher, Marcus Grönholm, Sebastian Vettel e David Coulthard, por exemplo. As disputas são no estilo "mata-mata", e divididas em individual e por equipes. No total, 16 pilotos vão estar presentes, representando nove nações diferentes.

Infelizmente, nenhum brasileiro vai participar.


O vídeo do dia é uma ótima pedida para os fãs do Mundial de Rally. Trata-se de uma retrospectiva rápida do Rally da Grã-Bretanha, realizado no último fim de semana, e que decidiu o título da temporada 2007 em favor de Sebastien Loeb. Além das derrapagens e controladas sensacionais de sempre, as imagens ainda mostram a espetacular capotagem do norueguês Andreas Mikkelsen, na marca de 1:50s. Vale a pena conferir:



Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número seis da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Emerson Fittipaldi - www.globoesporte.com/motor
Corrida dos Campeões - http://www.grandepremio.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a maioria de suas ponderações, só não acho que o Fisichella vai terminar assim para a Fórmula 1 já agora (embora eu realmente quisesse isso). Infelizmente, o italiano ainda deve continuar um tempo na equipe, embora não mereça pelo seu retrospecto fraco recente na Renault. O Bourdais concordo com voce: já tá andando junto com o Vettel e a experiencia dele com sliks deve ajudar a Toro. Aposto qu ele continua em 2009 e o Vettel vai para BMW ou McLaren, ele não vai continuar para sempre na Toro. Falando sobre o Alonso é isso aí: nção gosto dele mas na Espanha ele ainda é o Príncipe das Astúrias né? O Max Mosley é o picareta de sempre e a corrida dos campeões eu não vou perder. De resto, não muito a comentar. Gostei do vídeo, mais uma ótima escolha. Em tempo: voce viu no blog do Rafael Lopes o que estão querendo fazer naquele circuito do Estoril? Acho que valia algumas palavras. Té mais.

robalo disse...

O Bourdais realmente impressiona. Bastaram poucos testes para o francês se sentir à vontade com a máquina, andando no mesmo ritmo do companheiro, que também é rápido. É uma pena que tenha assinado com uma equipe ainda muito fraquinha. Creio que em dois anos ele já estará numa equipe maior, onde poderá não apenas mostrar o seu potencial, mas também colher frutos...

Fisichella, pobre Fisichella...!!rss Parece mesmo que a careira do italiano, na F1, esta´ com os dias contados. Na Force India, onde ele poderia brigar por um assento, não são poucos os concorrentes brigando pela mesma coisa, inclusive o Ralf Schumacher. Este, a meu ver, será o escolhido, conforme eu tenho dito...

Tendo-se como base o carro 2007 da Toyota, não dá para se esperar muito dos seus pilotos, nesses testes, principalmente do Timo Glock, que parece ainda não estar ambientado. Por falta de um corpo técnico mais qualificado, tudo indica que o time nipônico está realmente fadado a permanecer na mesmice...

É mais do que natural o prestígio do Alonso entre os espanhóis. Para um país sem muita tradição no automobilismo, e tendo agora um bicampeão, o fanatismo soa até como algo aceitável...

Em 2008 a Honda já será outra... A chegada do Brawn não significa apenas sangue novo. Certamente ele está levando pra equipe diversos conhecimentos, os quais poderão resultar num melhor desempenho do carro. Para pensar em vitória, no entanto, só mesmo a partir de 2009. Torço para que Rubinho esteja lá...

Muito maneiro o vídeo do Rally da Grã-Bretanha. Como sempre, muita adrenalina !!!

Vlw e Flw !!

Anônimo disse...

Gustavo,
Esta noticia é surpreendende!
Alonso de volta a Maclaren em 2008?
Confira:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL204822-1311,00-MCLAREN+FAZ+PROPOSTA+PARA+ALONSO+VOLTAR.html

Jean