Não deu para a Honda. O inglês Jenson Button até liderou a tabela de tempos durante a maior parte do dia, mas perdeu a ponta para a BMW de Nick Heidfeld nas horas finais. Testando com pneus slicks durante o período da tarde, o alemão terminou o primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera na frente, superando Button em apenas um décimo. Em terceiro, veio o piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa.
Contrariando as expectativas, os pneus slicks não representaram um enorme ganho de tempo. Na melhor de suas 78 voltas, Heidfeld marcou 1:19.042s, sendo apenas seis décimos mais rápido do que de la Rosa, que andou com os compostos ranhurados. Além do alemão da BMW, somente Jenson Button completou um número significativo de voltas com os slicks.
O campeão Kimi Raikkonen fechou em quarto, a um segundo de Heidfeld. Logo atrás do finlandês, Nelsinho Piquet marcou presença com um bom quinto lugar. Em sexto, Sebastien Bourdais mostrou bastante potencial com a Toro Rosso. Já muito bem adaptado à Fórmula 1, o francês foi um dos que mais trabalharam neste terça, completando 101 voltas no total.
Na seqüência, Mark Webber, Marc Gené e Mike Conway fecharam os dez primeiros. Ao mesmo tempo, na disputa entre os candidatos a piloto de testes da BMW, Marko Asmer levou grande vantagem sobre Javier Villa. Mesmo terminando apenas em 18º, o estoniano foi um segundo e meio mais rápido do que Villa, que amargou a 20ª e última posição na sua estréia num carro de Fórmula 1.
A terça-feira já viu algumas novidades, como o primeiro contato entre Timo Glock e a Toyota. Já confirmado como titular do time nipônico em 2008, o alemão terminou o dia num discreto 13º. Por sua vez, Nico Hulkenberg ganhou sua primeira oportunidade na Fórmula 1, pela Williams, e foi muito bem. Apesar de ter sofrido com um problema mecânico à tarde, ele terminou em 15º, à frente inclusive de Kazuki Nakajima.
Tentando salvar sua carreira na Fórmula 1, Giancarlo Fisichella teve um início desanimador na Force India. Logo pela manhã, o italiano deu uma escapada, perdendo a oportunidade de testar durante o resto do período matinal. Mais tarde, Fisico estabeleceu o 14º tempo, um resultado até razoável. Vale registrar que, dentre todos os participantes, quem mais andou hoje foi o novo piloto de testes da Toyota, Kamui Kobayashi, que completou 114 voltas.
A seguir, a classificação final dos testes desta terça, em Jerez de la Frontera:
1. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW1:19.042s (78 voltas)
2. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 0.113s (70)
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, a 0.670s (48)
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 1.021s (78)
5. Nelson Piquet Jr./Brasil/Renault, a 1.324s (67)
6. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1.573s (101)
7. Gary Paffett/Inglaterra/McLaren, a 1.596s (50)
2. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 0.113s (70)
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, a 0.670s (48)
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 1.021s (78)
5. Nelson Piquet Jr./Brasil/Renault, a 1.324s (67)
6. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1.573s (101)
7. Gary Paffett/Inglaterra/McLaren, a 1.596s (50)
8. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1.640s (69)
9. Marc Gene/Espanha/Ferrari, a 1.790s (67)
10. Mike Conway/Inglaterra/Super Aguri, a 1.885s (88)
11. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 2.018s (46)
12. James Rossiter/Inglaterra/Super Aguri, a 2.204s (75)
13. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 2.294s (69)
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 2.382s (53)
15. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, a 2.509s (27)
16. Franck Montagny/França/Force India, a 2.517s (65)
17. Kazuki Nakajima/Japão/Williams,a 2.524s (33)
18. Marko Asmer/Estônia/BMW, a 2.920s (57)
19. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, a 3.154s (114)
20. Javier Villa/Espanha/BMW, a 4.461s (53)
9. Marc Gene/Espanha/Ferrari, a 1.790s (67)
10. Mike Conway/Inglaterra/Super Aguri, a 1.885s (88)
11. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 2.018s (46)
12. James Rossiter/Inglaterra/Super Aguri, a 2.204s (75)
13. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 2.294s (69)
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 2.382s (53)
15. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, a 2.509s (27)
16. Franck Montagny/França/Force India, a 2.517s (65)
17. Kazuki Nakajima/Japão/Williams,a 2.524s (33)
18. Marko Asmer/Estônia/BMW, a 2.920s (57)
19. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, a 3.154s (114)
20. Javier Villa/Espanha/BMW, a 4.461s (53)
Até o fim do dia, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos: www.f1today.nl
5 comentários:
Caramba, tempos malucos esses aí. Tudo misturado não dá pra entender nada!! Fisichela em 13 não tão ruim não, com a carroça que ele pilota não ter terminado em último já saiu no lucro.....
Olá !!!
Bom mesmo seria se todos os pilotos estivessem usando pneus slicks, ou pneus comuns, para avaliarmos melhor o desempenho de cada um...
Gostei da marca do Nelsinho !!
O tempo tem sido um “ditador” em minha vida...!!!
Abçs !!
Bem... foi um treino realmente estranho. É difícil saber como cada equipe usou seu jogo e como o fará durante a semana, mas por enquanto os tempos de volta não foram o que se esperava. Mas... o tema da minha coluna no blog hoje foi: "Tô nem aí..." o que quero mesmo é ver ultrapassagens, rs
Q diferença entre os carros da BMW...isso ocorreu pq os pilotos naum estaum acostumados com o carro ou pq a equipe soh dava atenção ao carro do Heidfeld?
Treino engraçado...Heidfeld em primeiro, Raikkonen soh em quarto, Williams bem atrás, e Bourdais jah em sexto!
Kramba...
Obrigado pelas mensagens!
Ricardo: Eu disse que o dia do Fisichella havia sido "desanimador" porque ele saiu da pista pela manhã e, na parte da tarde, ainda sofreu uma quebra. Certamente, Fisico estava esperando aproveitar mais essa oportunidade...
Robalo: Nelsinho andou mesmo muito bem hoje. É só ver: entre os que usaram compostos rasuras, ele foi terceiro.
Leandro: A diferença foi grande porque só Heidfeld andou com pneus slicks, enquanto Asmer e Villa sofreram com a inexperiência. O estoniano só havia pilotado um Fórmula 1 uma vez - em 2003, pela Williams - e o espanhol fez sua estréia com carros da categoria.
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Postar um comentário