Será que acabou o conto de fadas de Lewis Hamilton? Ainda não. É verdade que hoje, no Grande Prêmio da Inglaterra, o inglês teve uma atuação para lá de razoável, deixando um tanto decepcionada a imensa torcida nas arquibancadas de Silverstone.
Não venceu, mas ainda lidera a temporada. Até com certa folga. De agora em diante, o inglês corre com um olho na pista e o outro na tabela do campeonato. Na etapa inglesa, Kimi Raikkonen repetiu a tática vencedora em Magny-Cours e alcançou um triunfo incontestável.
Foi a terceira vitória do finlandês no campeonato. Dos líderes, ele é o melhor nesse quesito. Na tabela de classificação, porém, ele é só o terceiro, ainda 18 pontos atrás de Lewis Hamilton. Superada a primeira metade da temporada, o inglês já mostra que é capaz de administrar essa distância.
Sem um carro vencendor, Lewis abdicou da luta pelo primeiro lugar e se contentou com o derradeiro posto do podium. Fernando Alonso fez boa corrida, batendo seu companheiro de equipe e chegando a ameaçar Raikkonen.
O Blog, que apostara no espanhol no G.P. da França, errou mais uma vez. Agora, terminou por secar o pobre Felipe Massa. O brasileiro teve problemas na largada e saiu dos boxes. Fez uma ótima corrida de recuperação, mas não conseguiu mais do que um quinto.
Pela primeira vez no ano, cada trecho da corrida teve um líder diferente. Lewis Hamilton liderou no início. Depois, foi a vez de Fernando Alonso tomar a ponta. E, após a segunda rodada de paradas, Kimi Raikkonen chegou à liderança, para não perdê-la mais.
Errei o vencedor, mas acertei uma previsão que fiz ontem. Na zona de pontuação, duas Ferrari, duas McLaren, duas BMW e duas Renault. As quatra equipes de ponta não deram chances ao pelotão intermediário. Azar para a Honda, que, hoje, tinha ótimas chances de pontos. Teve de amargar o nono lugar para Rubens Barrichello e o décimo para Jenson Button.
A Toyota, que poderia ser um surpresa, decepcionou. Ralf Schumacher tinha excelentes chances de pontuação, mas seu carro quebrou na metade da corrida. Além disso, Jarno Trulli também não chegou ao final do Grande Prêmio.
Em apenas 9 corridas, Lewis Hamilton já chega a 70 pontos. O que significa que, até agora, só perdeu 20 dos 90 possíveis. Um monstro. Faltando 8 corridas, terá de perder ao menos 12 para deixar escapar o título. É essa a diferença para Fernando Alonso, que tem 58. A dupla da Ferrari, Kimi e Massa, não está tão longe do espanhol, com 52 e 51, respectivamente.
Nada está definido a favor de Hamilton. Mas Lewis já está com suas atenções voltadas para o campeonato. A partir de agora, o inglês vai tentar administrar a diferença. Algo que ele já mostrou ser mais do que capaz de realizar.
A seguir, a classificação da corrida:
1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 59 voltas em 1h21min43.074s
2. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, + 2.459s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, + 39.373s
4. Robert Kubica/Polônia/BMW-Sauber, + 53.319s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, + 54.063s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW-Sauber, 56.336s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, + 1 volta
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, + 1 volta
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, + 1 volta
10. Jenson Button/Inglaterra/Honda, + 1 volta
11. David Coulthard/Escócia/Red Bull, + 1 volta
12. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, + 1 volta
13. Alex Wurz/Áustria/Williams, + 1 volta
14. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, + 2 voltas
15. Christijan Albers/Holanda/Spyker, + 2 voltas
16. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso (não completou), + 4 voltas
Não classificados:
Jarno Trulli/Itália/Toyota, Problemas mecânicos
Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, Carro Instável
Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, Acidente
Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, Suspensão
Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, Motor
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Problemas hidráulicos
Campeonato de Pilotos:
HAMILTON, 70 pts; Alonso, 58; Raikkonen, 52; Massa, 51; Heidfeld, 33; Kubica, 22; Fisichella, 17; Kovalainen, 14; Wurz, 8; Trulli, 7; Rosberg, 5; Coulthard e Sato, 4; Webber e Schumacher, 2; Button e Vettel, 1; Barrichello, Liuzzi, Speed, Davidson, Albers e Sutil, 0.
HAMILTON, 70 pts; Alonso, 58; Raikkonen, 52; Massa, 51; Heidfeld, 33; Kubica, 22; Fisichella, 17; Kovalainen, 14; Wurz, 8; Trulli, 7; Rosberg, 5; Coulthard e Sato, 4; Webber e Schumacher, 2; Button e Vettel, 1; Barrichello, Liuzzi, Speed, Davidson, Albers e Sutil, 0.
Campeonato de Construtores:
MCLAREN, 128 pts; Ferrari, 103; BMW, 56; Renault, 31; Williams, 13; Toyota, 9; Red Bull, 6; Super Aguri, 4; Honda, 1; Toro Rosso e Spyker, 0.
O Blog volta logo com a Análise do Grande Prêmio. Até já!
4 comentários:
massa já tá querendo virar o rubinho...
ô anônimo o massa fez uma puta corra hoje meu. Já fica criticando o cara sem motivo. Queria ver o Kimi recuperando se fosse ele parado no grid! Mas ele mereceu vencer, realmente.
Sacanagem...
Eu sempre erro. Agora que apostei na vitória do Kimi desde a sexta-feira acabei acertando. Queria ter errado desta vez. É só o sujeito querer errar que acerta...
O Massa tinha razão, ele vinha com uma boa estratégia de corrida, mas uma fatalidade tirou-lhe não só o pódio como a briga pela segunda ou até mesmo primeira posição. Em compensação, fez uma belíssima corrida, pelo menos na primeira perna da prova, quando fez diversas ultrapassagens em pouquíssimas voltas, sabe-se lá como, já que a perda de pressão aerodinâmica é muito grande na F1 atual. Esse perda só ficou evidente mesmo nas investidas contra Kubica no fininho da corrida, quando o carro do Massa perdia a frente em algumas curvas de média velocidade.
Uma pena. Merecia ter ido ao pódio, ao contrário de Hamilton, que finalmente se sentiu pressionado a ponto de cometer erros bobos, como aquele nos boxes, quase imitando o Albers.
Correr em casa não fez tão bem a ele, não.
O anônimo está errado. O Massa não tá querendo virar o Rubinho. O Massa já é a nova versão do Rubinho. A diferença é que Barrichello tinha que bater Schumacher, enquanto Massa começa a ser superado pelo Raikkonen, que é muito inferior a Schumi.
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