domingo, 8 de julho de 2007

Análise do Grande Prêmio - Inglaterra/Silverstone, 08/07/2007

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen

Corrida tecnicamente perfeita. Entretanto, a pole de sábado teria facilitado as coisas. Além disso, se Massa não tivesse tido problemas, o finlandês poderia ter perdido a corrida. De qualquer forma, Raikkonen confirma que está mesmo de volta.
Nota final: 9

Fernando Alonso

Pela primeira vez desde o G.P. de Mônaco, conseguiu ser superior a Lewis Hamilton. Alonso não desistiu do campeonato, mas precisará fazer mais do que isso se quiser o tri-campeonato da Fórmula 1.
Nota final: 8

Lewis Hamilton

A pole, no sábado, foi realmente arrebatadora. Mas sua corrida foi burocrática demais. Valeu a defesa de posição quando Kimi encostou, é verdade, mas Lewis chegou muito atrás do finlandês no final da corrida. Parece já querer administrar sua vantagem no campeonato.
Nota final: 7

Robert Kubica

Cresceu como piloto depois do acidente do Canadá. Estava mais leve, e por isso bateu Heidfeld na classificação. Na corrida, porém, chegou à frente do alemão com tranquilidade e ainda segurou Massa no final.
Nota final: 8

Felipe Massa

Os problemas do grid não foram sua culpa. Mostrou a agressividade característica na recuperação e fez, basicamente, o possível. Mas seu desempenho na classificação poderia ser um pouco melhor.
Nota final: 8

Nick Heidfeld

Se já está recuperado das dores nas costas, então seu desempenho ultrapassou a barreira do razoável. Parece ter perdido um pouco da motivação do início do ano, em virtude da dificuldade de alcançar os quatro pilotos da ponta.
Nota final: 6

Heikki Kovalainen

Conseguiu bater Giancarlo Fisichella na classificação e, de novo, na corrida, apesar de ter largado pior do que o italiano. Ainda tem muito espaço para melhora e, até o fim do ano, deve continuar superando seu companheiro de equipe.
Nota final: 6

Giancarlo Fisichella

Já começa a demonstrar cansaço na disputa com Heikki Kovalainen. Andou na frente do finlandês no primeiro trecho da corrida, mas seu desempenho caiu no final. O status da Renault, nessa altura do campeonato, é um retrato do próprio Fisichella: mediano.
Nota final: 5

Rubens Barrichello

Boa corrida de Rubinho, que merecia ter marcado seu primeiro ponto no campeonato. Faltou um pouco de sorte. Mesmo assim, a Honda mostra que seu carro tem evoluído. Só falta melhorar em classificações.
Nota final: 7

Jenson Button

Atrapalhado por dores nas costas e no cotovelo - por causa de Hamilton, alguém duvida? - Button ainda fez uma boa corrida. Saiu de 18º no grid e poderia ter pontuado. Na situação em que se encontra, é difícil manter a motivação.
Nota final: 6

David Coulthard

Outro que deve encontrar dificuldade para manter-se focado. A Red Bull, que prometia avanços depois do quinto lugar no G.P. da Espanha, parou no tempo. O escocês deve trabalhar junto com sua equipe, que acabou de renovar o seu contrato, para recuperar o tempo perdido.
Nota final: 5

Nico Rosberg

Dessa vez, não deu seu show particular nos treinos de classificação. Na corrida, porém, tratou de colocar ordem na casa, e foi facilmente superior a Alexander Wurz. Mesmo assim, sua posição final ainda foi bastante decepcionante.
Nota final: 5

Alexander Wurz

O austríaco faz o possível, guardadas as suas óbvias limitações. Foi bem na classificação, mas, ao contrário do que normalmente ocorre, perdeu ritmo na corrida. Por fim, foi um pouco grosseiro na tentativa de ultrapassagem a Scott Speed, que acabou tirando o americano do G.P.
Nota final: 4

Takuma Sato

O que estará acontecendo com Taku? Superado facilmente por Davidson ao longo do fim de semana, o japonês chegou a ficar atrás da Spyker de Adrian Sutil no grid de largada. E na corrida repetiu o fraco desempenho. Parece estar perdendo a motivação com a queda da Super Aguri.
Nota final: 2

Christijan Albers

Não está no mesmo nível de seu companheiro de equipe novato. Último no grid, último dos que completaram a corrida. E será sempre assim. A menos que a Spyker dê um fim logo na carreira do holandês na Fórmula 1. Algo mais do que merecido.
Nota final: 2

Vitantonio Liuzzi

Perdeu a disputa interna para Scott Speed no grid de largada e também na corrida. Pelo menos, avançou à segunda parte da classificação. O desempenho do italiano, porém, está abaixo de sua capacidade.
Nota final: 3

Jarno Trulli

Largou entre os dez primeiros, mais uma vez. Só que, neste fim de semana, foi inferior a Ralf Schumacher, algo inédito nesse ano. Como de hábito, perdeu ritmo na corrida e terminaria no meio do pelotão se não tivesse quebrado.
Nota final: 5

Anthony Davidson

Merecia um zero por declarar que, quando está no Brasil, corre risco de morte. No fim de semana, bateu Takuma Sato com relativa tranquilidade. Apesar de tudo, seu ritmo não ultrapassa um certo limite.
Nota final: 5

Scott Speed

Ganhou de Vitantonio Liuzzi durante todo o fim de semana. Além disso, esteve ao nível das Williams na corrida. Mas se afobou ao deixar Fernando Alonso passar e acabou se tocando com Alexander Wurz. Não foi muito sua culpa, mas teve de desistir.
Nota final: 4

Ralf Schumacher

Não chegou ao final, mas deu o seu recado. Ainda é piloto de Fórmula 1. Foi muito bem nos treinos e mantinha o bom desempenho na corrida. Merecia melhor sorte, mas o carro da Toyota não o deixou chegar ao final.
Nota final: 7

Adrian Sutil

Conseguiu largar fora da última fila, o que é uma façanha. Sutil já poderia se considerar primeiro piloto da Spyker se não errasse de vez em quando. Na sexta, por exemplo, bateu sozinho na Copse. O outro piloto da equipe, Christijan Albers, não é nenhuma ameaça ao alemão.
Nota final: 4

Mark Webber

A primeira pergunta que se faz é: "Correu?". Sim, Webber esteve em Silverstone. Bateu, como de costume, David Coulthard no sábado. Na corrida, quebrou depois de apenas dez voltas num G.P. em que, no final das contas, não tinha nada a fazer mesmo.
Nota final: 4

Análise das equipes:

McLaren-Mercedes

Os ingleses conseguiram reduzir a vantagem da Ferrari, mas os italianos ainda têm uma ligeira vantagem. Pelo menos, a McLaren dá mostras de que seu carro, em corridas, é praticamente indestrutível. E isso, para Hamilton, é uma excelente notícia.
Cotação: ***

Renault

Mais uma vez, pontuou com os dois pilotos. Entretanto, eles foram só sétimo e oitavo. Ou seja, três míseros pontos. Muito pouco para a atual campeã de pilotos e construtores. De qualquer forma, o carro mostra ser bastante confiável, ao menos.
Cotação: ***

Ferrari

Ainda tem o carro mais rápido do grid. Mas isso pode mudar rapidamente. O problema eletrônico no carro de Massa, na largada, é inaceitável e não deveria se repetir. Caso contrário, dificilmente seus pilotos alcançarão a dupla da McLaren no campeonato.
Cotação: ****

Honda

Pouco a pouco, os japoneses vão evoluindo. Em classificações ainda são muito lentos, mas o ritmo de corrida do RA107 é rápido para o pelotão intermediário. Poderiam ter pontuado com os dois pilotos hoje, mas faltou um pouco de sorte.
Cotação: ***

BMW Sauber

Continua na mesma toada do início do ano. Longe de McLaren e Ferrari mas bem superior do resto do grid. Hoje, Robert Kubica só chegou na frente de Felipe Massa pelos problemas dos brasileiros. Em condições normais, a dupla da BMW está fadada, no máximo, ao quinto lugar.
Cotação: ***

Toyota

Melhorou, é verdade. Mas a que custo? Seus dois carros não chegaram ao final, prejudicados por problemas mecânicos. Ralf Schumacher foi quem se deu pior, já que tinha excelentes chances de salvar alguns pontinhos. Por sua vez, Jarno Trulli chegaria longe da zona de pontuação mesmo.
Cotação: ***

Red Bull-Renault
Mark Webber nem chegou a andar direito. E David Coulthard esteve mais lento que as Honda. Adrian Newey e companhia devem trabalhar bastante no próximo intervalo para recuperar a equipe das bebidinhas energéticas. No G.P. da Alemanha, a equipe pode pintar como surpresa.
Cotação: **

Williams-Toyota
Foi, talvez, a pior corrida do ano para os ingleses. Pelo menos dessa vez, voltaram ao patamar do ano passado, quando eram os mais lentos do pelotão intermediário. Alexander Wurz é irritantemente mediano e Nico Rosberg, quando não larga entre os dez primeiros, não pode fazer nada.
Cotação: **

Spyker-Ferrari
A falha do motor não é culpa da equipe. Pena que aconteceu no carro de Adrian Sutil, o melhor piloto da Spyker. Se, até o Grande Prêmio da Alemanha, o time demitir Christijan Albers, garante mais uma estrelinha na sua cotação.
Cotação: *

Toro Rosso-Ferrari
O carro é lento e os pilotos não conseguem nem chegar ao final. Dessa vez, quando uma segunda estrelinha porque a dupla, pela primeira vez, passou junta à segunda fase da classificação. Na corrida, porém, não pode-se esperar nada de Scott Speed e Vitantonio Liuzzi.
Cotação: **

Super Aguri-Honda
Os japoneses já são a segunda pior equipe do grid. Uma pena. Mas falta dinheiro e competência para desenvolvimento. Anthony Davidson, correndo em casa, fez boa corrida mas não chegou ao final. E Takuma Sato parece um tanto desmotivado.
Cotação: *

Análise da corrida:

Felipe Massa animou as arquibancadas no início com suas várias ultrapassagens sobre carros mais lentos. Além disso, pela primeira vez no ano, o Grande Prêmio teve um líder diferente em cada trecho entre paradas. Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton chegaram a disputar posição, estando próximos de um toque. Mesmo com tudo isso, não foi nenhuma grande corrida para se guardar na memória.
Nível final: Boa

Análise do campeonato:

Lewis Hamilton tem uma vantagem de apenas 12 pontos para Fernando Alonso, que tem Kimi Raikkonen e Felipe Massa em sua cola. O inglês já deu mostras que sabe administrar a vantagem. Só que, no automobilismo, nem todos os fatores dependem dele. O título ainda está totalmente em aberto, e a disputa, dessa vez, envolve quatro pilotos em igualdade de condições.
Nível final: Muito Bom

Terminada a cobertura da Fórmula 1, teremos, ao longo do dia e na nesta segunda feira, as edições do Weekend Update. Em breve, as análises da GP2, ChampCar, IRL, WTCC e Nascar Nos vemos mais tarde!

5 comentários:

Anônimo disse...

achei que essa corrida foi razoável. Boa só no início, depois chata como de custume

Anônimo disse...

Boa análise, gostei. Parabéns, Blog!

Anônimo disse...

Análise bem feita. Duas observações apenas. Kimi Raikkonen fez uma corrida perfeita e merecia uma nota dez, e não apenas 9. Mas cada um tem seus critérios e respeito o seu, embora discorde apenas na nota. Quanto ao mundial, não vejo equilíbrio, não. Vou dar um exemplo: se o Raikkonen ganhar as oito provas que faltam e Hamilton chegar em segundo em todas, o título será do inglês, embora finalize com apenas duas vitórias contra onze do finlandês. Ou seja, o título está na mão de Lewis Hamilton. Em condições normais, claro. Abraço.

Felipe Maciel disse...

Acho que concordo com quase toda a análise. Acho que ninguém mereceu 10 mesmo. Nem o Raikkonen, que fez uma ótima corrida mas foi ajudado pelo carro. Se ao menos tivesse ultrapassado uma McLaren na pista ou tivesse feito um Hat Trick, tlavez merecesse 10, mas pra mim foi 9 também.


Sobre o Massa, não sei se poderia ter ido melhor na classificação. Foi o que deixou para parar mais tarde entre os 4 pilotos. Fez uma bela corrida realmente, garantiu o show, evitando uma corrida meia bocaa para os espectadores.

Speeder76 disse...

Excelente análise, como de costume. Já agroa, quanto ao Albers, confirma-se: está fora. E há muitos candidatos ao lugar...