quarta-feira, 11 de julho de 2007

Nem Guarulhos nem São Bernardo do Campo. Agora é Brasília quem quer sediar a Fórmula 1

Depois das cidades de Guarulhos e São Bernardo do Campo apresentarem projetos de construção de megas-complexos automobísticos, agora é Brasília quem aparece como nova candidata a sediar a Fórmula 1 a partir de 2010. Um ano antes disso, acaba o contrato de Interlagos com a categoria, e o G.P. do Brasil correria risco de não mais se realizar.

Por enquanto, o mais provável é que aconteça mesmo a renovação do compromisso entre o Autódromo José Carlos Pace e a principal categoria do automobilismo mundial. Mas nada é certo. E outras cidades se movimentam para tentar seduzir Bernie Ecclestone e companhia.

O todo-poderoso da Fórmula 1 já recebeu um relatório enviado pelo governador José Roberto Arruda. Entre os fatores apontados como favoráveis a Brasília estão o trânsito na capital, o porte do aeroporto (se bem que tamanho não é documento se faltam controladores...), a segurança da cidade e a visão das arquibancadas, que pega quase a pista toda (e isso para quem está lá é realmente importante).

Outras vantagens mencionas de Brasília seriam a ampla rede hoteleira - extremamente necessária quando se trata de um evento como a Fórmula 1 - a facilidade de acesso ao circuito e um amplo estacionamente, de 35 mil vagas.

O plano passa por realocar a área dos boxes, construindo uma inteiramente nova. Além disso, estão previstas mudanças no traçado, com redução no tamanho total do circuito (hoje de 5.400 metros) e reforma das arquibandas. Segundo consta, já haveria, inclusive, uma empresa credenciada pela FIA fazendo os estudos e o orçamento necessário para a empreitada.

Isso tudo, aliás, seria levado em frente pelo sistema de PPPs (Parcerias Público Privadas). Por fim, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet já teriam, inclusive, enviado cartas a Bernie Ecclestone defendendo a realização do Grande Prêmio na capital.

Ainda é cedo para afirmar se vai dar certo ou não. Muita vontade política é necessária para que um plano dessa magnitude avance. E, para convencer Ecclestone, não basta apenas um bom projeto. Será que Brasília tem como oferecer garantias financeiras também?

De qualquer forma, não deixa de ser uma ótima notícia. Os dois maiores problemas do automobilismo no Brasil, hoje em dia, são a falta de praças e de categorias de base. Pelo menos em relação aos autódromos, parece que a mentalidade está mudando.

Se ao menos um dos três planos - Guarulhos, São Bernardo do Campo ou Brasília - for levado em frente, o esporte no país já será extremamente beneficiado. Não custa nada tentar manter uma postura otimista. Pelo menos, por enquanto.

Depois de ler sobre mais esse projeto, só fica uma pitada de tristeza e indignação para o escriba do Blog, que é carioca. Aqui no Rio, a situação do Autódromo de Jacarepaguá já passou do ponto de simples degradação. Infelizmente, no estado em que está, caminha quase rumo ao abandono.

Será que, depois dos Jogos Pan-Americanos, alguém vai conseguir lembrar da pista que já recebeu monstros sagrados do automobilismo, como Peterson, Villeneuve e Lauda? Isso sem falar no trio de brasileiros campeões da Fórmula 1. Ler sobre os planos de novos autódromos é, sim, ótimo. Mas fica a decepção de saber que, em Jacarepaguá, tudo indica que nada vai mudar.

Só para constar, o furo foi do jornalista Ilimar Franco, em seu blog, mas eu só vi na página do Rodrigo Mattar, aqui.

O Blog volta logo mais, com uma rápida análise dos testes coletivos de Spa. Amanhã, continuamos a nossa contagem regressiva da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Até mais!

6 comentários:

Anônimo disse...

entre brasilia e interlagos, prefiro interlagos com certeza. Mas sei lá o importante é que tenha corrida em algum lugar...

Anônimo disse...

Bela notícia! Também acho difícil de dar certo, mas...

Jacarépagua já era, Interlagos sempre vai ter os problemas das ondulações.

Brasília é uma boa alternativa. Tomara que os políticos de lá não passem a mão também!

Abraço Blog!

Anônimo disse...

Quando residia em Niterói, fui por diversas vezes à Jacarepagua, adorava sentar la nas arquibancadas cobertas do fim do Ratão e ver a pista inteira, depois a briga na freada da curva sul.... agora assassinaram o autódromo e eu que agora resido em MS fico me perguntando....como os cariocas, que amam o automobilismo deixaram isso acontecer? Concordo que o mais importante é que tenhamos corrida de F1 no Brasil, pois o nosso automobilismo de monoposto, esta praticamente morto e se não tivermos uma categoria de ponta por aqui.....JA ERA!

Anônimo disse...

Li atentamente a notícia no blog do Ilmar Franco. Por tudo o que já vi em F1, podem ter certeza: o GP do Brasil de 2010 passará a ser disputado em Brasília. Bernie Ecclestone fará algumas exigências e pedirá garantias que, claro, serão atendidas. Com o aval de Fittipaldi e de Piquet, além da vontade política de José Roberto Arruda, só mesmo se o governo federal não apoiar (único risco, pois Arruda é do oposicionista PFL). Mas basta Ecclestone ameaçar com a saída da F1 do país após 2009 e o governo Lula terá que ceder. Se bem que São Bernardo do Campo, que também quer sediar a F1, é reduto eleitoral petista. Enfim, onde tem muito dinheiro em jogo (e bota dinheiro nisso) tudo pode acontecer. A F1 não sai do Brasil, é certo. Até porque além de ser a única prova do continente sul-americano, a disputa é para sediá-la. E Bernie, de novo, vai encher as burras...

Blog F1 Grand Prix disse...

Emanuel,

Concordo com você sobre a posição do Bernie. Ele não se importa com o local, contanto que leve seu dinheirinho no final. Para mim, o importante é que a Fórmula 1 continue no Brasil. Interlagos, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Brasília... tanto faz. Na verdade, eu preferia Jacarepaguá, mas essa pista não tem a menor chance mesmo...

Felipe Maciel disse...

Por mim, a gente fica em Interlagos.

Melhor não trocar o certo pela dúvida. Em São Paulo, as corridas costumam ser ótimas. Vou torcer que fiquemos em Interlagos mesmo.

De qualquer forma, a corrida em Brasília pode fazer com que os estrangeiros descubram qual a verdadeira capital do Brasil. Quanto ao traçado, que é o que importa, a gente não pode garantir nada. Nunca vimos carros de F1 correndo por lá.