quarta-feira, 11 de julho de 2007

Nos testes coletivos, a Fórmula 1 reencontra o clima instável de Spa

Apenas um rápido post sobre os treinos coletivos de hoje. Como era de esperar, a chuva interferiu nos trabalhos. Nada melhor do que ver o circuito de Spa de volta junto com seu clima sempre instável.
Foram duas bandeiras vermelhas. Felipe Massa chegou a parar na pista em dado momento, interrompendo as atividades. Mesmo com os problemas, o brasileiro foi o mais rápido do dia, com um tempo três décimo de segundo mais rápido do que o de Fernando Alonso, que veio a seguir.

A outra parada aconteceu em decorrência de um problema com o francês Sebastien Bourdais, que testava pela Toro Rosso. Principal atração do dia, o tri-campeão da ChampCar não passou de oitavo, três segundos mais lento que Massa. Os tempos, porém, não são de muita referência, já que a pista variou entre molhada e seca.

Quem andou muito bem foi Adrian Sutil, da Spyker. O alemão foi quinto. Seu novo companheiro de equipe, após a demissão de Christijan Albers, continua indefinido. Mas o time holandês deu uma dica hoje, quando confirmou que Christian Klien testará com o carrinho laranja ainda nesta semana, na mesma pista de Spa.

Os tempos, a seguir:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:46.698 - 54 voltas
2. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:47.012 - 68 voltas
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:47.754 - 44 voltas
4. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:48.534 - 29 voltas
5. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:48.873 - 49 voltas
6. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:48.915 - 40 voltas
7. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:49.526 - 50 voltas
8. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:49.732 - 53 voltas
9. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:50.295 - 52 voltas
10. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:52.438 - 54 voltas
11. Robert Kubica/Polônia/BMW-Sauber, 1:55.155 - 29 voltas

Sobre a tabela de classificação, pouco a analisar. Os pilotos não andaram tudo que podem. Prova disso é que o tempo de Lewis Hamilton, ontem, foi mais rápido que o melhor de Felipe Massa, hoje. Adrian Sutil, como já dito, foi o destaque do dia. Mesmo assim, ficou a dois segundos do piloto da Ferrari. A Spyker ainda tem muito a evoluir.

Robert Kubica provavelmente teve problemas ou só conseguiu andar rápido no período de pista molhada. Seu tempo nove segundos mais lento que a de Massa é ilusório.

E, para terminar, Sebastien Bourdais ainda precisa de um número maior de testes para se adaptar a um carro de Fórmula 1. Pelo que mostrou nos últimos anos na ChampCar, é apenas questão de tempo.

O Blog pede desculpas pelo atraso e pequeno tamanho do post. Amanhã, voltamos com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Só faltam duas das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos para que a lista esteja completa. Até amanhã!

5 comentários:

Anônimo disse...

ué mas não tem foto com chuva?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

É verdade. Ando sem tempo e só achei as do período de sol. Da próxima vez faço o trabalho completo eheheh

Anônimo disse...

Gustavo, se tem uma pista onde a chuva - a grande ausente esse ano - pode cair durante uma prova é em Spa. GP da Bélgica e a chuva são quase sinônimos. Seria ótimo pra ver como o Lewis Hamilton se sai no piso molhado. Melhor ainda se for na Bélgica. Mas antes tem os GPs da Europa (Nurburgring), da Hungria, da Turquia e da Itália. Quem sabe o aguaceiro desaba num desses...

Blog F1 Grand Prix disse...

É verdade, Emanuel. Já choveu em Nurburgring e na Hungria antes, mas acho difícil isso se repetir esse ano. Pelo visto, vamos ter de esperar por Spa para vermos uma corrida em pista molhada...

Felipe Maciel disse...

Chuva na corrida não é má idéia, mas no treino só serve pra atrapalhar. Faz uma confusão na programação das equipes e acaba prejudicando.
Vamos esperar pra amanhã. De qualquer forma, é sempre difícil tirar conclusão desses testes coletivos.