sábado, 14 de julho de 2007

Aí complica

Uma matéria do jornal italiano La Republica que, estranhamente, ainda não teve muita repercussão na imprensa internacional, pode causar uma reviravolta no caso de espionagem que abalou a Fórmula 1 nas últimas semanas.

Segundo a matéria do períodico, o ex-desenhista chefe da McLaren, Mike Coughlan (à esquerda) não teria recebido os documentos confidenciais da Ferrari das mãos de Nigel Stepney, ex-mecânico chefe da escuderia italiana, como vinha sendo reportado.

Ao invés disso, Coughlan teria utilizado um serviço expresso de correio. O principal furo da reportagem, porém, vem a seguir: segundo o jornal, ele compartilhou os documentos secretos com outros funcionários da McLaren. Dentre os quais, o diretor administrativo da equipe inglesa, Jonathan Neale (à direita).

Se essa nova versão dos fatos se confirmar, o time de Ron Dennis fica muito mais próximo de receber duras punições da FIA. É verdade que ainda não haveria como provar que os dados da Ferrari foram aproveitados no carro da McLaren.

Porém, quanto mais gente envolvida no caso - ainda mais sendo altos funcionários da equipe inglesa - maior a chance de sanções contra o time de Hamilton e Alonso. Se a matéria do La Republica realmente procede, as coisas vão ficar, aí sim, bastante complicadas para o lado da McLaren.
A Ferrari, finalmente, tem um excelente instrumento para tentar desestabilizar a rival, líder nos campeonatos de pilotos e construtores deste ano. E - não tenha dúvidas disso - vai usar de todos os meios para atazanar a McLaren.

Ainda é impossível afirmar, com clareza, se os ingleses têm ou não culpa em todo esse escândalo de espionagem. Será que Ron Dennis e seus comandados seriam capazes de uma falcatrua dessa magnitude?

O chefão da McLaren já está na Fórmula 1 há mais de vinte anos. Parece extremamente improvável que, somente agora, ele fosse apelar para meios ilícitos numa tentativa de superar a Ferrari.

Mas uma equipe não é formada apenas de alguns poucos funcionários. Trata-se de uma organização bastante complexa. E existe, sim, a chance de ter acontecido uma utilização de dados da Ferrari por parte de um grupo de empregados da McLaren.

Se isso realmente aconteceu, a equipe inglesa já pode se preparar para enfrentar a possibilidade de receber punições rigorosas. Por mais que os pilotos, os fãs e grande parte do time não tenham culpa nenhuma.

3 comentários:

Anônimo disse...

não tinha lido isso ainda. Acusação preocupante essa. A Mclaren vai sair chamuscada, meu.

Anônimo disse...

Ih... olha a McLaren se complicando aí gente!

Torço para que não seja nada demais, mas não acredito mais que há algum inocente nessa hisória toda.

Muito chato, por que estão manchando um dos campeonatos mais maneiros da fórmula 1 dos últimos tempos

Felipe Maciel disse...

O curioso é que quando eu postei usei o mesmo verbo 'complicar'.

O Mosley disse uma coisa interessante: uma equipe é responsável por seus funcionários.

Só espero que tudo se resolva antes de outubro, viu...