quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Semana de testes em Valência termina com Raikkonen na frente

Kimi Raikkonen foi o mais rápido no quarto e último dia de testes em Valência, superando seu compatriota Heikki Kovalainen em apenas três centésimos para terminar no topo da tabela de tempos. Logo a seguir, Felipe Massa marcou presença com o terceiro lugar, enquanto Kazuki Nakajima voltou a mostrar o potencial da Williams, fechando num promissor quarto.

Apesar de ter finalizado em primeiro na sessão de hoje, Raikkonen não terminou com a volta mais rápida da semana. A honra coube à Kovalainen, que marcou o melhor tempo da bateria de testes nos ensaios de quarta. O finlandês da McLaren, porém, fez questão de admitir que andou com tanque vazio, para experimentar os limites do carro. "Essa época de pré-temporada não serve de referência. De qualquer maneira, posso dizer que estou feliz com o progresso do MP4/23", falou Kovalainen.

Dessa vez, Felipe Massa foi superado pelo seu parceiro Raikkonen. É preciso considerar, entretanto, que o brasileiro cumpriu um cronograma diferente hoje, preocupando-se apenas em concluir as chamadas long runs, sem necessidade de marcar tempos competitivos. Por sua vez, o teste de Kazuki Nakajima também teve objetivo semelhante, mas mesmo assim o japonês ainda finalizou em quarto. A nova Williams, de fato, parece ter bastante futuro.

Assim como no resto da semana, Lewis Hamilton teve um desempenho muito discreto, fechando apenas em quinto. Atrás dele, Robert Kubica foi o melhor piloto da BMW, em sexto. Apesar de enfrentar supostos problemas de balanceamento, a equipe alemã está confiante para a temporada de 2008. "Nosso novo carro é excelente, em termos de confiabilidade. Agora, é trabalhar para torná-lo mais rápido", disse hoje o diretor técnico da BMW, Willy Rampf.

Em sétimo, Sebastian Vettel ficou cinco posições à frente de seu companheiro na Toro Rosso, Sebastien Bourdais. Entre eles, Nick Heidfeld, Timo Glock, Giancarlo Fisichella e Nelsinho Piquet não chamaram muita atenção. O brasileiro, aliás, estreou hoje com o modelo 2008 da Renault, ficando somente em 11º. O dia de Nelsinho não foi fácil: na parte da tarde, ele saiu da pista e causou uma das cinco bandeiras vermelhas da sessão.

Na seqüência, fechando a classificação, vieram Mark Webber, Jarno Trulli, Nico Hulkenberg e os dois representantes da Honda, Jenson Button e Takashi Kogure. A equipe japonesa voltou a testar hoje o novo RA108, que mais uma vez esteve longe das primeiras posições. Após experimentar o carro ontem, Rubens Barrichello saiu bastante cauteloso: "Pior do que o modelo do ano passado o RA108 não é, até porque isso seria impossível. Temos que esperar para ver o potencial dele".

Os testes de hoje transcorrem sem maiores problemas, num dia quente e bastante ensolarado. Dos dezessete pilotos que treinaram, Kazuki Nakajima foi quem mais completou voltas: 107. No total, foram cinco interrupções, causadas por Sebastien Bourdais (duas vezes), Nelsinho Piquet, Lewis Hamilton e Giancarlo Fisichella. A seguir, os tempos desta quarta:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:11.189s (88 voltas) - Carro de 2008
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:11.206s (89) - Carro de 2008
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:11.831s (96) - Carro de 2008
4. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:11.971s (107) - Carro de 2008
5. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:11.994s (84) - Carro de 2008
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:12.095s (78) - Carro de 2008
7. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:12.109s (95) - Carro de 2007
8. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:12.526s (105) - Carro de 2007
9. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:12.600s (39) - Carro de 2008
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:12.705s (62) - Carro de 2007
11. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:12.949s (93) - Carro de 2008
12. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:12.973s (89) - Carro de 2007
13. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:13.060s (91) - Carro de 2008
14. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:13.133s (15) - Carro de 2008
15. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:13.306s (74) - Carro de 2007
16. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:13.689s (76) - Carro de 2008
17. Takashi Kogure/Japão/Honda, 1:15.703s (25) - Carro de 2007

Os próximos testes da Fórmula 1 estão agendados para o circuito de Barcelona, entre os dias 1º e 3 de fevereiro.


Rubens Barrichello tem o apoio da Honda, e nem o fato de ter passado a temporada de 2007 "zerado" diminuiu a confiança da equipe no talento do brasileiro. Ao menos, foi isso o que o diretor técnico da Honda, Nick Fry, garantiu hoje ao The Guardian. "Rubinho ainda tem habilidade e potencial. É normal que um piloto com 15 anos da Fórmula 1 nas costas perca o ânimo com um carro ruim, como foi o caso no ano passado", disse Fry. A paciência da Honda, porém, não é eterna...

Enquanto isso, o clima é de franco otimismo na Williams. Após os animadores primeiros testes de pré-temporada, o sócio da equipe, Patrick Head, esbanjou confiança em entrevista à revista F1 Racing: "Ainda estamos um pouco longe de disputar o título, mas nosso bom desempenho deve atrair novos investidores. E, assim, voltaremos a entrar na luta pelo campeonato". O discurso da Williams, de fato, não é mera especulação. Do contrário, a equipe não teria conseguido renovar o contrato do disputado Nico Rosberg...

Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton foi direto ao ponto numa entrevista ao site Autosport: "Na última temporada, minha desculpa era a falta de experiência. Nesse ano, porém, não há mais espaço para erros", falou o inglês. Um diagnóstico sensato, e uma prova do desafio que Hamilton vai enfrentar em 2008. Agora, qualquer resultado menos espetacular do que o do ano pode ser encarado como fracasso. Hamilton, ao menos, parece ter consciência disso.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma declaração surpreendente de Kimi Raikkonen ao diário As. "É difícil saber quem é o melhor em equipes diferentes. Por isso, eu gostaria, sim, de ser companheiro de Fernando Alonso. Não acredito que teria problemas de relacionamento com ele". Alguém aí consegue imaginar uma dupla Raikkonen/Alonso num futuro próximo? Não é tão impossível assim.

Porque o sonho maior do espanhol, todo mundo sabe, é pilotar um dia pela Ferrari de Raikkonen...


O americano Nicky Hayden foi o mais rápido no terceiro e último dia de testes da MotoGP em Sepang, batendo o atual campeão Casey Stoner em apenas três décimos. Na seqüência, vieram as Yamaha de Jorge Lorenzo e Colin Edwards, com John Hopkins em quinto e Valentino Rossi apenas em sexto. Agora, a MotoGP só volta à pista entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no circuito de Phillip Island. A seguir, os tempos de hoje:

1. Nicky Hayden/Estados UnidosRepsol Honda, 2:00.326s
2. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, 2:00.660s
3. Jorge Lorenzo/Espanha/Fiat Yamaha, 2:00.766s
4. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha Tech3, 2:01.179s
5. John Hopkins/Estados Unidos/Kawasaki, 2:01.198s
6. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, 2:01.425s
7. Andrea Dovizioso/Itália/Jir Team Scot, 2:01.447s
8. James Toseland/Inglaterra/Yamaha Tech3, 2:01.745s
9. Chris Vermeulen/Austrália/Rizla Suzuki, 2:01.748s
10. Loris Capirossi/Itália/Rizla Suzuki, 2:01.778s

Por fim, vale mencionar que os organizadores do Laureus - considerado o "Oscar do Esporte" - anunciaram hoje os nomeados ao prêmio deste ano. Na categoria "Melhor Equipe", a Ferrari concorre contra Milan (futebol), Austrália (críquete), Iraque (futebol), Alemanha (futebol feminino) e África do Sul (rúgbi). Em outro quesito - "Revelação" - o esporte a motor tem dois representantes: Lewis Hamilton e Casey Stoner.

Os adversários dos dois são Alberto Contador (ciclismo), Novak Djokovic (tênis), Oscar Pistorius (esportes pára-olímpicos) e Tyson Gay (atletismo). Para terminar, Kimi Raikkonen é um dos favoritos na categoria mais prestigiada de todas, "Atleta do Ano". Concorrendo com o finlandês, porém, estão vários pesos-pesados: Kaká (futebol), Michael Phelps (natação), Tyson Gay (atletismo) e Tiger Woods (golfe). Querem saber meus palpites?

Raikkonen perde para Kaká, a Ferrari é derrotada pela seleção do Iraque e Hamilton leva em sua categoria...


O vídeo do dia é uma dica do Fábio, do Rio Kart. Trata-se de uma espetacular edição que mostra o progresso da carreira de Ayrton Senna, em imagens que falam por sí próprias. Talvez alguns de vocês já tenham visto este pequeno filme, mas vale a pena conferir de novo:





Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade para os próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

4 comentários:

Gui Vieira disse...

Post completo como sempre Guga, as vezes nem preciso ir aos sites de noticia que já fico atualizado aqui. Destaque para o vídeo do Senna, que eu já tinha visto mas que, como voce disse, vale ser revisto várias e várias vezes. Quem quer que fez isso merece os parabéns, o vídeo é maravilhoso!

Abraços

kimi_cris disse...

A renault está com o rendimento um pouco abaixo do que eu esperava!

Grande Abraço!
Kimi_Cris

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Gui: Nem tenho como agradecer seus elogios. Valeu mesmo! O vídeo do Senna é realmente espetacular...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Bom ver a Williams evoluindo, que não seja fogo de palha...

Hamilton fala demais! Parece ser um tanto arrogante, com essas declarações dele fazendo dele mesmo o centro das atenções...

Raikkonen e Alonso rachando a Ferrari, um sonho...