Dia de várias notícias interessantes, mas nenhuma digna de destaque especial. Sendo assim, vamos a um rápido resumo desta sexta, começando pelas novidades da Fórmula 1:
"Meu contrato tem apenas mais dois anos de duração, é verdade. Mas não vejo motivo para sair daqui tão cedo. Aliás, acho que a Ferrari será a minha última equipe na Fórmula 1". A frase é de Kimi Raikkonen, em entrevista ao jornal Marca. De fato, o finlandês parece cada vez mais à vontade no time de Maranello, de onde não deve sair tão cedo. Agora, resta a dúvida: será que um dia a Ferrari consegue trazer Fernando Alonso para formar um verdadeiro dream team?
Ao menos por enquanto, porém, o espanhol está ligado à Renault, onde Nelsinho Piquet deve ser seu escudeiro. Falando ao Jornal da Tarde, o piloto brasileiro já mostrou entrosamento com Alonso, defendendo o bicampeão nas brigas com Ron Dennis e Lewis Hamilton. "A McLaren era inglesa, o outro piloto era inglês e o chefe de equipe era o empresário do parceiro de Alonso. Para mim, a culpa dos problemas de relacionamento é de Dennis, que não soube controlar a situação", falou Nelsinho.
Com a saída de Alonso, Heikki Kovalainen passou a ser o novo companheiro de Hamilton na McLaren. Em conversa com o Daily Telegraph, o finlandês admitiu hoje ter consciência de sua posição no time: "Sei que Hamilton, por tudo o que fez no ano passado, vai receber mais atenção do que eu. Mas confio no meu trabalho, e acredito que posso superá-lo". Sem dúvida alguma, Kovalainen entra na temporada 2008 bastante motivado. Bater o companheiro não será uma tarefa tão simples assim para Hamilton.
Na Williams, é cada vez mais consolidado o clima de franco otimismo. Dessa vez, quem rasgou elogios ao novo carro do time foi Nico Rosberg, que parece realmente animado com o FW30: "Estou me sentindo muito confortável com nosso modelo novo, e isso é muito bom. Ainda não arrisco um palpite, mas o FW30 tem bastante potencial". Pelo visto, a Williams pode, sim, dar a volta por cima. Em 2008, um terceiro lugar entre os Construtores não é um objetivo impossível...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a Force India anunciou hoje a data de lançamento do seu novo carro: 7 de fevereiro, na cidade indiana de Nova Délhi. De acordo com o dono da equipe, Vijay Mallya, o plano da Force India é dar um salto de qualidade em 2009, para chegar em condições de conquistar um podium no primeiro G.P. da Índia, programado para 2010.
Será que a Force India chega lá? Dinheiro, ao menos, não vai faltar...
Romain Grosjean foi o grande vencedor da prova de estréia da GP2 Asia, que aconteceu nesta sexta em Dubai. Largando da pole, o francês - piloto de testes da Renault - liderou com autoridade durante a maior parte do tempo, e triunfou sem maiores problemas. Logo a seguir, em segundo, veio o brasileiro Bruno Senna, que superou o espanhol Andy Soucek numa batalha feroz .
Bruno saiu de segundo no grid, mas perdeu a posição para Soucek já na primeira volta. Os dois andaram a prova toda muito próximos, sem que os pit stops obrigatórios alterassem a ordem. Com um relação de marchas curta, Soucek distanciava-se com facilidade no início das retas, mas não conseguiu segurar Bruno até o fim.
A cinco voltas da bandeirada, o brasileiro finalmente realizou a ultrapassagem. Depois, Bruno ainda teve fôlego para marcar a volta mais rápida da corrida, mas não teve tempo de alcançar o líder Grosjean. De qualquer maneira, a corrida mostrou todo o potencial do piloto brazuca, que é desde já um forte candidato ao título.
Atrás do trio Grosjean-Senna-Soucek, veio o espanhol Adrian Valles, com o italiano Luca Filippi completando os cinco primeiros. Mais atrás, Alberto Valério foi nono, chegando muito próximo do oitavo lugar, que lhe renderia a pole na prova de amanhã. Por sua vez, Diego Nunes finalizou em 12º. A seguir, a classificação da bateria de hoje:
1. Romain Grosjean/França/ART, 42 voltas em 59:25.309s
2. Bruno Senna/Brasil/iSport, a 12.358s
3. Andy Soucek/Espanha/DPR, a 17.347s
4. Adrian Valles/Espanha/FMS, a 17.768s
5. Luca Filippi/Itália/Qi-Meritus, a 18.309s
6. Hiroki Yoshimoto/Japão/Qi-Meritus, a 28.209s
7. Karun Chandhok/Índia/iSport, a 36.568s
8. Fairuz Fauzy/Malásia/Super Nova, a 40.767s
9. Alberto Valerio/Brasil/Durango, a 46.218s
10. Milos Pavlovic/Sérvia/BCN, a 59.581s
12. Diego Nunes/Brasil/Campos, a 1:02.146s
Na prova deste sábado, a ordem do grid é invertida entre os oito melhores Assim, a pole é do malaio Fairuz Fauzy, que vai ter o indiano Karum Chandhok ao seu lado, na primeira fila. Bruno Senna larga de sétimo, Romain Grosjean sai de oitavo, Alberto Valério é o nono e Diego Nunes começa da 12ª posição.
O Mundial de Rally abriu a temporada 2008 como havia encerrado a do ano passado: com Sebastien Loeb na frente. Após dois dias de atividades no Rally de Monte Carlo, o tetracampeão já lidera a competição com certa folga, dispondo de uma vantagem de quase um minuto sobre o vice-líder: Daniel Sordo, seu companheiro na Citröen.
Por sua vez, o espanhol está cerca de 24 segundos à frente do melhor representante da Ford, Mikko Hirvonen, que aparece em terceiro. Na seqüência, vêm Chris Atkinson (Subaru), François Duval (Ford), Petter Solberg (Subaru), Gigi Galli (Ford) e Jean-Marie Cuoq (Peugeot). Estreando pela equipe oficial da Ford, Jari-Matti Latvala não passa de nono, depois de enfrentar problemas nas especiais de ontem. Logo abaixo, a classificação parcial do Rally de Monte Carlo:
1. Sebastien Loeb/França/Citroën, 1h36:44.9s
2. Daniel Sordo/Espanha/Citroën, a 56.6s
3. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 1:22.8s
4. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 2:28.6s
5. François Duval/Bélgica/Ford, a 2:42.6s
6. Peter Solberg/Noruega/Subaru, a 3:09.6s
7. Gigi Galli/Itália/Ford, a 5:21.1s
8. Jean-Marie Cuoq/França/Peugeot, a 5:27.9s
9. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 6:55.8s
10. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 6:58.7s
Por fim, vale mencionar que o brasileiro Osvaldo Negri Jr. surpreendeu os principais favoritos e marcou a pole para as 24 Horas de Daytona, programadas para amanhã. Pilotando um Ford Riley, o piloto brazuca superou o americano A.J. Allmendinger em apenas nove milésimos de segundo, e conquistou a posição de honra para a tradicional corrida.
Atual campeã e aposta do Blog, a equipe Ganassi ficou apenas na sexta colocação, comandada por Dario Franchitti. Mais atrás, os carros de vários brasileiros terminaram espalhados pelo pelotão: Helio Castroneves sai de 13º, Ricardo Zonta larga de 15º e o Vitor Meira aparece em 20º. Por sua vez, Raphael Mattos começa da 21ª posição no geral e em primeiro em sua categoria, a GT. A seguir, o grid de largada para as 24 Horas de Daytona:
1. Osvaldo Negri Jr.-Mike Patterson-Graham Rahal-Justin Wilson/Ford, 1:40.793s
2. A.J. Allmendinger-Burt Frisselle-Ian James-John Pew/Ford, 1:40.802s
3. Marc Goossens-Ryan Hunter-Reay-Jim Matthews-Johnny O'Connell/Pontiac, 1:41.041s
4. Max Angelelli-Wayne Taylor-Ricky Taylor-Michael Valiante/Pontiac, 1:41.161s
5. ColinBraun-Brian Frisselle-Andrew Ranger-Mark Wilkins/Ford, 1:41.413s
6. Dario Franchitti-Scott Pruett-Memo Rojas-Juan Pablo Montoya/Lexus, 1:14.505s
13. Ryan Briscoe-Kurt Busch-Helio Castroneves/Pontiac, 1:42.257s
15. Nic Jonsson-Darren Turner-Ricardo Zonta/Pontiac, 1:42.296s
20. John Andretti-Ed Carpenter-A.J. Foyt IV-Vitor Meira/Porsche, 1:43.342s
A largada das 24 Horas de Daytona será às 16 horas deste sábado, com transmissão do Speed. O canal, aliás, deve dividir a corrida em três partes, mostrando a ação das 16hs às 21hs, das 23hs às 1hs, e das 12hs às 17hs, já no domingo.
O vídeo do dia é uma dica da Priscilla Bar, do Blog Guard Rail. Trata-se de uma volta onboard virtual no novo circuito de rua de Valência, que vai ser sede do Grande Prêmio da Europa a partir deste ano. As primeiras impressões são de uma pista extensa, mas bastante apertada. Ultrapassar, sem sombra de dúvida, será uma tarefa muito difícil para os pilotos. O visual, ao menos, é espetacular:
Neste sábado, o Blog volta comentando as atividades das 24 Horas de Daytona, da GP2 Asia e do Mundial de Rally, além das principais notícias do dia. Até amanhã!
Crédito das fotos:
GP2 Asia - http://www.gpupdate.net/
Demais - http://www.motorsport.com/
4 comentários:
Uma dupla Alonso x Kimi seria a melhor da F-1 desde Senna x Prost!!! Já pensou??? Coitadinho dos outros!!!
Não concordo inteiramente com o Nelsinho mas pelo menos ele já tá levantando a bandeira da equipe. O Alonso deve ter gostado dessa entrevista dele....
Kovalainen é um cara inteligente e vai tentar arrumar um espaço na Mclaren antes de desafiar o Lewis. Não sei se conhece mas Kova é um cara muito bom, acredito nele!!
Williams, poucas palavras: vai Nico!!! Vai Kazuki!!!!
Force India: podium em 2010?? Vai sonhando!!!! Nem sendo milionário, my friend...
Bruninho começou bem mas ainda tem um longo caminho pela frente. E esse Grosjean... bem que voce avisou a um tempo que esse cara deveria ser observado...
Loeb vai ganhar o WRC com um pé nas costas e sobre as 24 horas nada comento porque nada entendo!!
Abraço Guga!
Olha só a Williams dando o ar da graça, hein... Só espero que a "última dos moicanos", ou melhor, dos garagistas da F-1 possa continuar com o bom desempenho na hora da verdade, hehehe!
E o "tal" do Grosjean parece ser bom mesmo... Pelo visto a decisão do Briatore em dar ao francês o posto de piloto de testes foi uma boa escolha.
Valeu pela visita no Motor Haus, Gustavo!
Abraço!
Atualmente acho a dupla da BMW – Heidfeld & Kubica, a melhor da F1.
Um é experiente e regular o outro jovem e ousado. E ambos estão entrosados na equipe. Se o carro se mostrar competitivo como em 2007 vai brigar diretamente pelo mundial de construtores. Tanto a McLaren quanto Renault têm 2º pilotos com pouca rodagem na F1 e isso pode pesar negativamente.
Quanto à declaração do Nelsinho: só falou a verdade, nada mais que a verdade. Há de se reconhecer: o espanhol veio para ser nº 1 e o brasileiro sabe disso... pelo menos na teoria.
Williams??? Confio no Nico... no Kazuki, não. Na boa, será que o japa vai fazer uma temporada completa??? Tem cara melhor na praça...
Colocar tanta grana na Force Indian só sendo maluco ou lavando dinheiro!
E os franceses começaram dominando a GP2 e o Rally!
Abraços!!!
Estou botando fé na Williams nesta temporada, eles podem andar mais a frente...
Quanto à dupla Alonso e Kimi, eu ainda não consigo ver o Alonso dentro da Ferrari, só o tempo vai dizer.
Postar um comentário