terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ferrari e Williams são destaques no segundo dia de testes em Valência

Atualizado às 23:52hs, com as demais notícias desta terça e o "vídeo do dia"

Num dia muito quente e ensolarado - bem diferente da neblina de ontem, portanto - Felipe Massa bateu seu companheiro Kimi Raikkonen para registrar o melhor tempo no segundo dia de testes de Valência. O domínio da Ferrari, porém, chamou tanta atenção quanto o desempenho surpreendente de Nico Rosberg. Mostrando bastante potencial com a nova Williams, o alemão terminou na terceira posição, mesmo tendo passado o dia apenas fazendo simulações de corrida.

Ao contrário de ontem, o circuito Ricardo Tormo ficou bastante congestionado nesta terça. No total, dezesseis pilotos entraram na pista, e apenas uma equipe - a Super Aguri - esteve ausente. Apesar de ter dado uma pequena escapada na parte da manhã, Felipe Massa comandou a tabela de tempos durante a maior parte do dia. No fim, a vantagem do brasileiro sobre Kimi Raikkonen foi até relativamente grande: meio segundo.

Por sua vez, Nico Rosberg preocupou-se somente em realizar as chamadas long runs, e mesmo assim fechou na terceira posição. O resultado foi excelente para o alemão, que superou os carros da McLaren - com Heikki Kovalainen e Pedro de la Rosa ao volante - e também o bicampeão Fernando Alonso. Correndo em casa, o espanhol levou 35.000 pessoas ao circuito Ricardo Tormo, mas não passou de sexto.

Confirmando a boa forma da Williams, Kazuki Nakajima finalizou num bom sétimo lugar, logo à frente da Toro Rosso de Sebastian Vettel. Andando com o modelo antigo da BMW, o estoniano Marko Asmer - provável novo piloto de testes da equipe alemã - terminou em nono, com o outro piloto da Toro Rosso, Sebastien Bourdais, num discreto décimo. Apenas em 11º, Nick Heidfeld teve um dia bastante difícil.

O alemão provocou duas das cinco bandeiras vermelhas do dia, e não conseguiu encontrar um bom ritmo com o novo carro da BMW. A escuderia branca e azul, aliás, experimentou hoje um estranho artefato aerodinâmico na asa dianteira do carro, semelhante aos chifres que as equipes vêm adotando acima do cockpit. Pelo visto, a novidade não trouxe nenhuma vantagem prática.

Na seqüência, Jarno Trulli foi apenas o 12º, com David Coulthard, Timo Glock, Vitantonio Liuzzi e Alexander Wurz - em sua estréia como piloto de testes da Honda - fechando a tabela de classificação. Dos pilotos que andaram hoje, Pedro de la Rosa foi quem completou mais voltas: 114. As interrupções do dia foram causadas por Heidfeld (duas vezes), Massa, Wurz e Alonso. A seguir, os tempos dos testes de hoje, em Valência:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:12.182s (97 voltas) - Carro de 2008
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:12.721s (106) - Carro de 2008
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:12.838s (84) - Carro de 2008
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:13.026s (104) - Carro de 2008
5. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:13.163s (114) - Carro de 2008
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:13.316s (93) - Carro de 2008
7. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:13.473s (94) - Carro de 2007
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:13.627s (86) - Carro de 2007
9. Marko Asmer/Estônia/BMW-Sauber, 1:13.669s (44) - Carro de 2007
10. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:13.675s (80) - Carro de 2007
11. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:13.779s (80) - Carro de 2008
12. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:13.820s (69) - Carro de 2008
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:13.944s (82) - Carro de 2008
14. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:14.095s (80) - Carro de 2008
15. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:15.095s (64) - Carro de 2007
16. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:15.440s (49) - Carro de 2007

A semana de testes em Valência continua amanhã, terminando na quinta.


Uma ótima notícia para os fãs brasileiros da Fórmula 1: a Malásia planeja seguir a tendência de Cingapura e também realizar seu G.P. à noite, num horário mais apropriado para a audiência européia. Caso o projeto vá para frente - o que é bastante provável - a corrida de Sepang seria na parte da manhã aqui no Brasil, e não mais no meio da madrugada. De acordo com os organizadores da etapa malaia, o objetivo é iluminar a pista para a etapa de 2009.

Ao mesmo tempo, o autódromo de Barcelona deve ficar fechado nas próximas semanas para uma seqüência de pequenas mudanças, sugeridas por integrantes da MotoGP e da Fórmula 1. Segundo o diretor da pista espanhola, Ramon Padreras, as mudanças servem para "manter o circuito como referencia mundial". O plano inclui reformas na área dos boxes, aumento da zona de escape e melhora na rigidez das barreiras de pneus. A princípio, o traçado não será alterado.

Mudando de assunto, a frase do dia é de Jarno Trulli, em entrevista ao jornal alemão Express. "Em poucas semanas de convivência com Timo (Glock), já conversei mais com ele do que nos três anos em que trabalhei junto com Ralf (Schumacher)", disse o italiano. De fato, a personalidade retraída de Ralf foi estranhada por muita gente da Fórmula 1, incluindo Trulli. E acabou sendo um dos principais fatores do fracasso do Schumacher mais novo na categoria...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar algumas declarações dadas hoje pelo presidente da FIA, Max Mosley. "Se tivermos outro caso de espionagem, a equipe envolvida - qualquer que seja ela - será sumariamente excluída do campeonato", falou ele em entrevista ao site Formula1.com. Dá para acreditar numa ameaça dessas? É claro que não. E se fosse a Ferrari?

Como disse Bernie Ecclestone certa vez: "A Fórmula 1 superou as perdas de ídolos como Villeneuve e Senna, mas nunca resistiria à saída da Ferrari".



A MotoGP começou de maneira complicada sua semana de testes em Sepang, na Malásia. Vários acidentes marcaram o dia, dominado pelo azarão Randy de Puniet, da Honda LCR. Os dois pilotos da Yamaha - Valentino Rossi e Jorge Lorenzo - sofreram quedas espetaculares, mas não se machucaram. Pior aconteceu com Daniel Pedrosa, que caiu e fraturou uma das mãos. Poderia ter sido ainda mais grave, porém: a Honda do espanhol explodiu em chamas logo depois que Pedrosa conseguiu se afastar dela...

A seguir, os tempos desta terça, em Sepang. Os testes prosseguem até quinta:

1. Randy de Puniet/França/Honda LCR, 2:01.377s
2. Daniel Pedrosa/Espanha/Repsol Honda, 2:01.864s
3. Chris Vermeulen/Austrália/Rizla Suzuki, 2:02.074s
4. Loris Capirossi/Itália/Rizla Suzuki, 2:02.416s
5. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, 2:02.457s
6. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, 2:02.490s
7. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha Tech3, 2:02.549s
8. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, 2:02.558s
9. Jorge Lorenzo/Espanha/Fiat Yamaha, 2:02.563s
10. Shinji Nakano/Japão/Honda Gresini, 2:02.622s

Enquanto isso, a GP2 Asia continuou hoje sua semana de ensaios em Dubai. Pela segunda vez em três dias, ao francês Romain Grosjean foi o mais rápido, agora superando o indiano Karum Chandhok. Atrás do espanhol Adrian Valles, Bruno Senna terminou com o melhor do trio de brasileiros, em quarto. No meio do pelotão de 26 pilotos, Alberto Valério ocupou o 13º lugar, enquanto Diego Nunes não passou de 17º.

Logo abaixo, a tabela de classificação desta terça. Os testes da GP2 Asia terminam amanhã. Depois, na sexta, a categoria abre os treinos da primeira etapa de sua história, também em Dubai:

1. Romain Grosjean/França/ART, 1:21.595s
2. Karun Chandhok/Índia/iSport, 1:2.s894s
3. Adrian Valles/Espanha/FMS, 1:21.970s
4. Bruno Senna/Brasil/iSport, 1:22.144s
5. Luca Filippi/Itália/Qi Meritus, 1:22.179s
6. Marco Bonanomi/Itália/Minardi by Piquet, 1:22.285s
7. Davide Valsecchi/Itália/Durango, 1:22.395s
8. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:22.476s
9. Andy Soucek/Espanha/DPR, 1:22.495s
10. Fairuz Fauzy/Malásia/Super Nova, 1:22.503s
13. Alberto Valério/Brasil/Durango, 1:22.826

17. Diego Nunes/Brasil/Campos, 1:23.262s

Por fim, vale mencionar que o Brasil vai ter mais um representante no automobilismo europeu em 2008. Após conquistar o vice-campeonato da Fórmula 3 Sul-Americana no ano passado, o paulista Mário Romancini anunciou hoje o acerto com a equipe Epsilon para a disputa da próxima temporada da World Series by Renault. Entre os pilotos revelados pela categoria no passado recente, estão nomes como Robert Kubica, Heikki Kovalainen e Sebastian Vettel.

Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo para mais um brazuca em terras estrangeiras!



O vídeo do dia é imperdível para quem já assistiu ao legendário filme Grand Prix. Trata-se de uma espécie de making of da obra-prima de John Frankenheimer, incluindo cenas de bastidores da inesquecível seqüência de abertura, gravada em meio ao Grande Prêmio de Mônaco de 1966. Vale a pena conferir:



Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número três da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Sepang - http://www.portalf1.com/

8 comentários:

Anônimo disse...

Boto muita fé mesmo na Williams. Uma equipe que a meu ver foi sempre grande e sempre será. Vai Nico e Kazuki!

Ferrari dominando de novo, mas ainda não acho que estão com essa bola toda. Mclaren tentando esconder o jogo, assim como Renault, RBR e outras. Toyota que não tem mesmo o que esconder, e Toro vem andando rápido só para se mostar.

Force India será lanterna, talvez fique atrás só da Aguri. E a Honda é dúvida, pode ser grupo da frente ou decepção de novo.

Anônimo disse...

E agora???

Será que vão dizer que o Massa andou quase sem gasolina pra fazer esse tempo???

Teste é pra isso mesmo. Testar a durabilidade das peças. Ver a confiabilidade da máquina. E também sentir a velocidade e agilidade de pilotos e carros em determinados momentos de corrida.

Bora Massinha, pisa fundo no direito!!!

Anônimo disse...

Tomara que o time do Tio Frank seja a mais grata surpresa deste ano. Adoro estes carros.
Fiz uma homenagen a cidade de SP,da uma lidinha.

Anônimo disse...

pelo jeito os carros de 2008 deverão ser bem mais rápidos que os de 2007, mesmo sem o controle de tração...

o trabalho dos aerodinamicistas (acho que é assim que se escreve), é formidável, aliando-se a isto, um bom piloto fará a diferença na hora do "vamos ver" quem pode mais...

Alonso apesar do sexto lugar neste treino é o tipo de piloto que em corridas faz a diferença...

Nico Rosberg é uma agradável surpresa em terceiro, mas acredito que para ele isto não deva ser... explico: Em algumas entrevistas Nico Rosberg fala da importância que é crescer com a equipe e enfatiza que quer levar a Willians novamente ao topo, algo parecido com que Schumacher fez na Ferrari... pode parecer muita pretensão, mas é bom lembrar pelas palavras de Patrick Head que o FW30 é uma evolução "radical" do FW29 e que se for bem nascido como parece, o sonho de voltar ao topo não parece estar tão distante assim, principalmente porque a Willians esta recebendo uma boa injeção de dinheiro e é isto que fez falta em anos anteriores, afinal não basta nascer bem, é preciso evoluir durante a temporada :D

interessante foi ver Marko Asmer com uma BMW de 2007 ser mais rápido que Heidfeld com um carro de 2008 e mais ainda a Toro Rosso andar na frente da Red Bull, esta certo que era o David Coulthard (sem maldade por favor) :D

sobre a Honda melhor nem comentar nada, afinal o teste foi feito com o carro de 2007...

abraços

* Gustavo prepara a pipoca porque estou esperando um amigo converter uma fita que possuo para um dvd e assim que estiver pronto vou manda-la para ti avaliar e se possível publicar aqui no blog... tenho esta fita a uns 14 anos mais ou menos e a guardo com muito carinho, apesar de ser japonesa nem precisa se preocupar com o que é falado, pois vale as imagens e o conteúdo, portanto aguarde mais uns dias.

Felipe Maciel disse...

Esse Mosley às vezes se acha mais poderoso do que realmente é. A frase do Trulli foi ótima heheh

Gustavo, te enviei um email. Tem como aparecer pra gente discutir às 8:30h, 9h, por aí, deste dia 23?

vlw
Abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Yuri: Assim como você, eu também estou torcendo para a Williams. Espero, sinceramente, que o desempenho do Rosberg não tenha sido blefe...

Guilherme: O Massa provavelmente fez o tempo dele com tanque vazio, mas isso não tira o mérito da ótima volta que ele estabeleceu. Foi a melhor deste ano em Valência...

Groo: Pode deixar, vou dar uma passadinha lá no seu blog daqui a pouco...

Phigo: É incrível como as equipes sempre conseguem achar soluções para as limitações do regulamento. Não duvido nada que os carros deste ano andem mais do que os do ano passado. Sobre o vídeo: estou esperando então, pode mandar!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Aprecio a sinceridade de Trulli, o que mostra apenas como Schumaquinho não devia ser lá uma pessoa muito agradável de se conviver, hehehe!

E eu acho que Max Mosley poderia acrescentar uma pequena observação à sua declaração: "...desde que a equipe infratora não seja Ferrari, McLaren ou Renault..."

Bom, lançamentos pipocando no Motor Haus, se quiser passa por lá!

Abraço!

Fabio disse...

É para comemorar mesmo a ida do Mário Romancini para a World Series, boa notícia. Um brinde à F3 Sul-Americana!

E o Ralf continua levando patada, coitado.

Abraço, Gustavo!