sábado, 1 de dezembro de 2007

Jornais espanhóis batem cabeça ao discutir futuro de Alonso

Fernando Alonso não dá nenhuma declaração à imprensa desde o início de novembro, quando anunciou seu desligamento da McLaren. Desde então, o bicampeão entrou de férias, mas continua dominando tranqüilamente o noticiário da Fórmula 1. Mérito principal, é claro, da imprensa espanhola, que a cada dia perde um pouquinho mais da sua credibilidade.

Vamos tomar o dia de hoje como exemplo. Construindo suas reportagens somente com suposições, os diários As e Marca traçam dois panoramas bastante diferentes para Alonso. Na verdade, porém, as duas matérias são muito semelhantes: ambas não passam de mera especulação. Como jornal é vendido todo dia, os "especialistas" precisam escrever sobre alguma coisa.

A tese do As é a seguinte: Fernando Alonso está começando a ceder na exigência de um contrato longo, que emperrou suas negociações com a Renault, e tem duas opções para 2008. Além da própria Renault, a Toyota também seria candidata a contar com o bicampeão. Tirando o delírio de indicar o time nipônico como interessado no espanhol - a Toyota já assinou com Timo Glock e Jarno Trulli, lembram-se? - a reportagem do As até faz algum sentido.

Afinal, não seria surpresa alguma se Alonso desistisse do contrato curto, que ele tanto deseja. Nessa altura, o espanhol não tem outra escolha mesmo. Mas aí vem a pergunta: será que tudo não passa de um tremendo chute do jornalista do As? Qual foi a fonte usada para produzir a matéria? Nenhuma, certamente. Talvez, a tese central da reportagem não seja mais do que a opinião pessoal do "especialista"...

O mesmo pode-se afirmar do Marca. Só que, nesse caso, a aposta é diferente e ainda mais mirabolante: Fernando Alonso não descarta a Renault, mas está perto da Red Bull. Sim, logo da Red Bull, a equipe que negou interesse no bicampeão há apenas alguns dias! Pelo visto, o time das bebidinhas vai precisar se pronunciar de novo. Caso contrário, corre risco dos jornais interpretarem o silêncio da maneira errada.

A novela "Para onde vai Fernando Alonso?" já encheu. Durante mais um tempo, porém, ela vai continuar rendendo. Na última semana, o empresário do bicampeão, Luis Garcia Adab, garantiu que uma decisão seria tomada antes do Natal. Em cerca de vinte dias, portanto. Parece um prazo até curto. Mas, considerando o "apetite" dos jornais espanhóis, ainda dá tempo para que Alonso seja ligado à Super Aguri, Force India, Toro Rosso...

Não duvide que isso vá acontecer.


E, como no início de cada pré-temporada, a Toyota adota o famoso discurso do "agora vai". Dessa vez, o otimista é o alemão Timo Glock, recém-contratado como titular da equipe japonesa para 2008. Em suas palavras, "a Toyota tem todos os elementos para se tornar vencedora". Isso todo mundo já sabe: dinheiro e estrutura sobram no time vermelho e branco. Só falta competência...

De maneira oposta, a BMW deu uma bela demonstração de capacidade na última temporada da Fórmula 1. O vice-campeonato no Mundial de Construtores, aliás, surpreendeu até o alemão Nick Heidfeld, piloto principal da equipe. A declaração de Heidfeld é até engraçada: "Nunca esperei que fizéssemos tanto sucesso. Foi uma grata surpresa derrotar a Renault". Em 2008, porém, a tarefa da BMW é ainda mais difícil.

Afinal, uma vitória é o mínimo que se espera da equipe alemã. Será que a BMW chega lá? Por enquanto, é cedo demais para dizer. Mas o time de Mario Theissen já vai se preparando para a próxima temporada. Nos ensaios de Jerez, daqui a alguns dias, a BMW deve avaliar o espanhol Javier Villa e o estoniano Marko Asmer, candidatos ao cargo de piloto de testes. O escolhido será fundamental no processo de desenvolvimento da equipe.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar o casamento de Felipe Massa com a empresária Raffaela Bassi, que aconteceu ontem, em São Paulo. Um episódio lamentável, porém, roubou um pouco dos holofotes: uma suposta agressão de Rubens Barrichello a um cinegrafista da RedeTV, que teria empurrado a mulher de Rubinho. Difícil julgar o que realmente aconteceu.

Mas, para alguém que já sofreu com todo tipo de provocação, não parece que Rubinho perderia a cabeça assim com qualquer coisa.


Os veteranos Andreas Mattheis/Xandy Negrão saíram na frente na rodada dupla de São Paulo da GT3 Brasil, que decide o título da temporada inaugural da categoria. Pilotando um Dodge Viper, Mattheis/Negrão cravaram hoje as duas poles para as baterias deste domingo. Ao mesmo tempo, Paulo Bonifácio/Luciano Burti, com um Lamborghini Gallardo, repetiram a segunda posição em ambos os treinos classificatórios.

Na primeira classificação, Mattheis/Negrão viraram 1:36.386s, superando Bonifácio/Burti em quase sete décimos. Em terceiro, vêm Guto Negrão/Renato Casagrande, em outro Dodge Viper. A seguir, completando so cinco primeiros, aparecem duas duplas com Ferrari 430: Rafael Derani/Alencar Jr. e Giuliano Losacco/Renato Cattalini.

Algumas horas depois, os carros voltaram à pista para o segundo ensaio classificatório. Dessa vez, Mattheis/Negrão melhoraram seu tempo em dois décimos, mais uma vez deixando Bonifácio/Burti para trás. Na seqüência, fechando o grupo dos líderes, Carlos Crespo/Roberto Moreno, Walter Derani/Cláudio Ricci e Losacco/Cattalini formam um esquadrão de Ferrari 430.

Líderes do campeonato com 63 pontos, Andreas Mattheis/Xandy Negrão são a aposta do Blog para o título da temporada 2007 da GT3 Brasil. A solitária ameaça para a dupla de veteranos é Paulo Bonifácio, que soma 57. Vale lembrar que, até a última etapa, Boni corria com Alceu Feldmann, mas desmanchou a parceria antes da rodada dupla de São Paulo.


Aproveitando o clima das 500 milhas da Granja Viana, o vídeo do dia é um compacto de dez minutos da prova do ano passado, que terminou com a vitórias dos azarões da MG Polipetro/BV Financeira. A largada para a corrida deste ano, aliás, é daqui a pouco, à meia-noite de sábado para domingo. Se você ainda não sabe se vale a pena ficar acordado, dê uma conferida no vídeo. Sua dúvida vai desaparecer rapidinho:



Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades das 500 milhas da Granja Viana, da GT3 Brasil e do Mundial de Rally. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso, Timo Glock e Javier Villa - http://www.motorsport.com/

15 comentários:

Anônimo disse...

Alonsito é meio safado, mas essa imprensa da espanha também é sacana pra caramba.

Parabéns Gustavo concordo com tudo o que voce disse. O pior é que a gente ainda vai ter que aguentar esses malas inventando boatos por um bom tempo!!!!

Gui Vieira disse...

Muito bom!!!! Bem, eu acho que o Alonso vai para a Renautl. Mas vai saber né?

Anônimo disse...

Respondendo ao titulo, quero mais q o Alonso vá pra.....eh lah msm, rs
E quanto a BMW, espero q a vitoria venha q o Kubica, mas acredito q ela só virá com mtos imprevistos em uma corrida, tipo Button na Hungria ano passado (maior arrependimento de naum ter visto essa corrida, pq eu tava com tanto sono no dia?!?)
Ateh!

Felipe Maciel disse...

Gustavo, descuilpa a ausencia, você já deve até saber o motivo ne...
Ainda bem que as únicas coisas que tão rolando agora na F-1 são as revistinhas de boatos inventando alguma coisa pra ser editada sobre a indecisão de Alonso. Haja paciência, larga esse espanhol pra lá.

Abs

robalo disse...

Olá !!

Caro Augusto, parecem perfeitas as suas considerações a respeito da novela Alonso. A mídia espanhola está aproveitando esse período de recesso, e mais alguma dúvida que ainda paira em relação ao destino do piloto, para vender boatos. Certamente ele não vai para a Red Bull. Parece que o time das bebidas que "dão asas" não aceitou as exigências do bicampeão. Acredito até que esta escuderia gostaria de ter o piloto, mas não a qualquer custo...

Para a Toyota o espanhol também não vai. Eu aposto! Teve até chance de ir, mas o tempo passou e o espanhol manteve a mesma exigência de contrato de curta duração. Diante disso, a equipe nipônica fechou com Glock e Trulli. Os japoneses têm os olhos apertadinhos, têm muito dinheiro, mas não parecem ser muito bobos...

A possível ida do Alonso para a Honda, inclusive com direito a ter passado um dia na fábrica, tirado molde do acento e coisa e tal, também não passou de boato, o qual foi desfeito pela própria equipe.

Fora a Renault, só resta mesmo ao piloto a Super Aguri ou Force India. Neste rol eu não incluo nem mesmo a Torro Rosso, que parece estar bem servida de pilotos. Parece que os planos do espanhol não estão se concretizando, pelo menos como ele sonhava...

Independentemente do resultado do julgamento do time francês, agora em dezembro, o fim dessa novela será mesmo o casamento do espanhol com a Renault. No entanto, caso a sentença seja favorável ao time, o Briatore poderá usar de certa esperteza para impor um contrato mais longo...

Embora a BMW tenha evoluído bastante nesta temporada, acredito que a distância que existe entre ela e uma equipe como a Ferrari, ou a Mclaren, ainda é muito grande. Ganhar porque uma ou outra equipe teve problema, é uma coisa; ganhar disputando de igual para igual, é outra...

Com relação ao Rubinho, é muito estranha essa notícia de agressão. Pelo menos, uma coisa é certa: nunca tivemos conhecimento de nenhuma atitude que desabonasse a conduta do piloto como pessoa civilizada. Muito pelo contrário. Talvez esse fato ainda venha a ser melhor esclarecido.

O vídeo das 500 milhas da Granja do Viana, do ano passado, é muito maneiro... Muito show !!

Abç !!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Alex: Valeu mesmo pelos elogios! Infelizmente, essa temporada de boatos ainda deve demorar para acabar mesmo...

Gui Vieira: Eu também aposto que o espanhol acerta com a Renault. Vamos ver!

Leandro: Acho que uma vitória da BMW não seria tão impossível náo. Se o time mantiver a curva de evolução, vão terminar ganhando um G.P. em 2008...

Robalo: Valeu mesmo pela sua participação! Suas mensagens são sempre muito completas e difíceis de comentar, porque falam de vários assuntos! Sem querer ser chato mas já sendo, só preciso fazer uma correção: meu nome é Gustavo e não Augusto hehehe!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Valeu, Kamarada, perdoe-me pela falha. É que eu sou novo no blog, fiquei tão encantado com o espaço, que me faltou até mesmo tempo para memorizar o nome do grande blogueiro que você é... rss. "GUSTAVO". Pronto, não esqueço mais rsss.

Quanto às minhas mensagens, sei que às vezes eu falo demais... Não se prenda à necessidade de comentá-las. Numa boa, não se ligue nisso. Sei o quão corrido deve ser o seu tempo...!!

Um abraço, e boa semana!!

robalo disse...

O post acima é meu !!

Abç !!

Anônimo disse...

Howdy! Quick queѕtiοn that's totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My blog looks weird when browsing from my apple iphone. I'm tryіng
to find a theme or рlugin that might be able to corrесt this issue.
Ιf you have anу suggestіоns, plеase share.
With thanκs!

Check out my web blog; V2 Cigs Review: Authentic Smoking Experience or Just Hot Air? - SFGate

Anônimo disse...

Dеfinitely believe that ωhich you sаіԁ.
Youг favorite justіficаtiоn seemed to be on the net the ѕimplest thing to be aware оf.

I saу to you, I defіnitelу get irked ωhile people thinκ аbοut worriеѕ that thеy just
don't know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Look at my site - http://salmista.co/

Anônimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ commander viagra
http://commanderviagragenerique.net/ acheter viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra acquistare

Anônimo disse...

Τhanκs in suρpοгt
of shаring suсh a fastidiοus іdea, aгticle is nісe,
thаts whу i havе read it fully

Feel fгee to visit my web-site ... V2 Cigs

Anônimo disse...

We're at present working on that, but I posess zero timetable to exactly when.

Also visit my page; http://www.urnet.co/index.php?do=/blog/5190/e-cigarette-assessment-of-green-smoke/

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis precio

Anônimo disse...

Hey this is kind of of off topic but I was wondering if
blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
I'm starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience.
Any help would be greatly appreciated!

Also visit my web page ... dogs