terça-feira, 27 de novembro de 2007

GT3 ganha um reforço de peso para 2008: o tricampeão Nelson Piquet

Agora, sim, parece que a mais nova categoria do automobilismo nacional está finalmente deslanchando. Após estrear neste ano com um grid de meros dez carros e um calendário cortado pela metade, a GT3 Brasil ganhou hoje um ótimo reforço: Nelson Piquet. A partir da próxima temporada, o tricampeão vai fazer parte do pelotão da GT3, fazendo dupla com o atual vice-líder da Stock Jr., Cássio Homem de Mello, a bordo de um Ford GT40.

Para quem não lembra, a última participação de Piquet numa competiçao importante foi na Mil Milhas Brasileiras de 2006, quando ele venceu a prova ao lado de Helio Castroneves, Nelsinho Piquet e Christophe Bouchut. Ao que parece, nosso tricampeão está bastante animado com sua nova empreitada. Num comunicado distribuído hoje à impresa, Piquet elogiou bastante a GT3 e o seu novo parceiro:

"A categoria tem tudo para se transformar na maior do Brasil, porque reúne aquilo que as pessoas que gostam de automobilismo querem ver: super carros, muita disputa, velocidade e tecnologia. Estou entusiasmado com este retorno e com muita vontade de acelerar o meu Ford GT. Sobre o Cássio, posso falar que ele é um piloto rápido e agressivo. Tenho certeza de que vamos formar uma ótima dupla", falou Piquet.

Vale mencionar que o Ford GT40 - a máquinta escolhida pelo tricampeão para desafiar Ferrari 430, Lamborghini Gallardo, Porsche 997 e Dodge Viper - tem uma das histórias mais belas do automobilismo. Idealizado para derrotar a Ferrari em provas de longa duração, o GT40 venceu as 24 horas de Le Mans quatro vezes seguidas, entre 1966 e 1969, deixando imortalizada sua clássica pintura azul e vermelha.

Embora já tenha um GT40 como carro de passeio, Nelson Piquet comprou outro para competir na GT3 Brasil. Entre seus novos adversários, está um velho conhecido: Roberto Pupo Moreno, com quem o tricampeão dividia garagens em Brasília, muito antes de ambos tentarem a sorte no automobilismo europeu. Moreno já está participando da temporada de estréia da GT3 e, por enquanto, aparece em décimo no campeonato.

No próximo dia 2 de dezembro, a categoria encerra seu campeonato inaugural com a rodada dupla de São Paulo. Depois disso, o objetivo é alinhar um grid completo em 2008, fato que não pôde acontecer neste ano porque as montadoras não conseguiram entregar todas as encomendas a tempo, em virtude da demanda dos certames europeus. Se tudo der certo, a GT3 pode, sim, tornar-se uma opção interessante no esporte a motor nacional.

Tomara que seja assim. Hoje em dia, infelizmente, apenas Stock Car e Fórmula Truck atraem um mínimo de atenção...

Crédito das fotos: http://www.globoesporte.com/ e www.me.mtu.edu

7 comentários:

Anônimo disse...

Será que a gt3 é tudo isso mesmo? Sei não, pelo que eu vi nesse ano ela tem que se preocupar em não acabar já de cara... Mas não custa nada ser otimista!!!! E quero que ela venha pra Jacerepagua em 2008!!!

Anônimo disse...

Até que essa gt3 parece ser honesta. Com Piquet, Moreno, Xandy e talvez mais uns dois ou tres pilotos conhecidos, talvez vá para a frente sim.

Mario Bauer disse...

Só um pequeno detalhe: O Ford GT40 era um carro de corrida da mais pura raça. O Ford GT é um carro que além da aparência tem pouco comum com o GT40.

Mas apra o campeonato certamente é uma boa notícia. Se passar disso.OPiquetzão não tinha anunciado no ano passado que iria correr de Formula Truck...?

Speeder76 disse...

Se a coisa for para a frente, são optimas noticias. Acho que merecem muito mais que "carros-bolha" e afins...

Gustavo, aconselho vivamente uma visita ao meu blog. Tenho lá eventos importantes que merecem divulgação. Um deles está aqui:

http://br.youtube.com/watch?v=GvvuAZ0dZmg

Eu não te estou a pedir para que ponhas este video. É crime de lesa-majestade se não o colocares!

Um abraço!

robalo disse...

Que legal que o Piquet esteja se envolvendo com a GT3. Parece que o tricampeão tem mesmo sangue nas veias. Essa categoria pode ser tão legal aqui no Brasil quanto ela é na Europa. No que diz respeito a sua popularização, será de grande importância a existência de patrocínios, bem como o apoio da mídia. Já com relação ao elemento humano, nada melhor do que contar com pilotos já conhecidos, tais como Piquet, Moreno, Hélio Castroneves e outros. Em 2008, com o grid completo, a Gt3 tem tudo para dar certo. Será uma atração a mais, para um povo que adora o cheiro de gasolina... Rsss

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Maurício: Tomara que seja tudo isso! Num país em que só Stock e Truck atraem atenção, seria ótimo ter mais uma alternativa para o esporte!

Mario Bauer: O carro que o Piquet comprou é realmente um Ford GT40, e não um Ford GT. Ao menos, foi isso que saiu no press-release. Sobre o Piquet na Truck: também ouvi falar nisso, mas depois a história parece ter morrido...

Robalo: Duas palavras apenas para o seu ótimo comentário: assino embaixo.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

José António disse...

Bom dia.
Ora aqui está uma excelente notícia para os "nossos primos" do outro lado do Atlantico!

O "veterano" tri-campeão ainda vai mostrar o que vale! Brilhante!
A juntar a isso ainda há magnificas máquinas pelo meio... Muito bom!

Cumprimentos
José