segunda-feira, 23 de julho de 2007

Toro Rosso prepara sua dança das cadeiras

Escrevo essas linhas da Região Serrana do Rio de Janeiro, onde passo alguns dias de merecidas férias. Até esta próxima quinta-feira, o ritmo de atualizações do Blog será um pouco mais lento do que o normal. Infelizmente, estou tendo de utilizar uma velha conexão de Internet por telefone. É lento e ainda sai caro.

Uma informação que vazou ontem, mas que acabou completamente ofuscada pelo espetacular Grande Prêmio da Europa, foi a confirmação de um pré-contrato entre Sebastien Bourdais (à esquerda) e a Toro Rosso para 2008. Segundo o que foi dito, a sucursal da Red Bull tem até o fim deste mês para fechar um compromisso com o francês.

Ou seja, é agora ou nunca para Sebastien. Se não aproveitar essa oportunidade, será praticamente impossível conseguir uma vaga em outra equipe da Fórmula 1. Na Toro Rosso, o francês possui um forte lobby do dirigente Gerhard Berger (à direita), que está completamente encantado com o desempenho de Bourdais nos testes coletivos nos quais tomou parte.

A preferência do ex-piloto austríaco pelo tri-campeão da ChampCar é tão descarada que já chega a incomodar os titulares da Toro neste ano, Scott Speed (à esquerda) e Vitantonio Liuzzi. A dupla sabe que terá dificuldades para continuar na equipe em 2008.

E a situação do americano, aliás, deteriorou-se ainda mais depois de seu abandono prematuro na corrida deste domingo. Sem conseguir segurar o carro no meio da chuva, Speed aquaplanou e juntou-se ao grupo de pilotos que saíram do G.P. logo na terceira volta.

De volta aos boxes, Scott se desentendeu com outro dirigente da Toro Rosso, Franz Tost (à direita). Na discussão que se seguiu, os dois quase foram às vias de fato. Depois do incidente, já não há como assegurar que Speed continuará na sucursal da Red Bull já a partir da próxima corrida, na Hungria.

Vitantonio Liuzzi, é bom que se diga, também abandonou em Nurburgring logo de cara. Mas o italiano teve um problema técnico qualquer no carro, que serviu como desculpa. Mesmo assim, sua posição na Toro Rosso também não é tranqüila.

Para o ano que vem, o mais provável é que o time alinhe Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel (à esquerda). Da parte do francês, um excelente negócio: ele não tem nada a perder mesmo. Para o alemão, porém, um grande risco.

Correr na Toro Rosso, sem perspectivas de bons resultados, pode acabar com a carreira de qualquer jovem piloto promissor. Veja os casos dos próprios Liuzzi e Speed, cujas imagens estão queimadas na Fórmula 1. Para Vettel, vale mais a pena continuar como piloto de testes da BMW.

Em breve, a sucursal da Red Bull deve voltar às manchetes. Dificilmente não teremos mudanças entre a dupla de pilotos até o fim desta temporada. A dança das cadeiras, pelo menos na Toro Rosso, já começou.

O Blog volta ainda hoje - se a conexão estiver de bom humor - ou amanhã, com a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Nesta terça, o número 9 da lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. Até!

5 comentários:

Anônimo disse...

meu se o vettel trocar a bmw pela toro roso ele é uma besta. Deixa a vaga pro liuzzi mesmo.

Anônimo disse...

Não sei se depende do Vettel essa escolha ou não. O fato é que, para ele, seria muito melhor continuar na BMW. Speed é horrível mas Liuzzi podia continuar eu acho.

Abs
Mike

Anônimo disse...

Olha grande negócio faz o Berger ein?, putz trocar Speed e Liuzzi por Bourdais e Vettel, um put* dum negócio, pena do Vettel que como você disse, pode ter a carreira jogada no lixo.

Felipe Maciel disse...

Berger não é bobo, não. Mas será que ele consegue os dois pilotos? A BMW pode querer o Vettel no cockpit titular ano que vem no lugar do Kubica, prefiro não arriscar nada.

Anônimo disse...

Eu queria Bourdais e Liuzzi no ano q vem, pq acho o Speed ruim e se o Liuzzi parar de ser afobado pode se tornar um bom piloto.
Mas e o Bruno Senna pra 2009?!?!