Pela segunda vez no ano, a ChampCar realizou uma etapa dentro um aeroporto em pleno funcionamento. Em Edmonton, no Canadá, os pilotos corriam na super-larga pista do Blatchford Field Airport enquanto aviões pousavam ao fundo. Sim, vou repetir, pousavam ao fundo. Alguém consegue imaginar isso no Brasil?
Vi pouquíssimo da corrida. Liguei no Speed, por sorte, no momento da largada. Por um erro bizarro da organização, o pole position foi colocado do lado errado da pista.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, bastou ao segundo no grid, Sebastien Bourdais, acelerar reto para tomar a liderança (lembrando que a saída da categoria não mais é lançada, como antigamente).
Quando as luzes vermelhas se apagaram, bastou ao segundo no grid, Sebastien Bourdais, acelerar reto para tomar a liderança (lembrando que a saída da categoria não mais é lançada, como antigamente).
Nas primeiras voltas, os pilotos se mantiveram colados, com algumas alterações de posição. Vi mais alguns minutos, até o escocês novato Ryan Dalziel rodar e cair para último. Aí, chegou a pizza aqui em casa e o escriba do Blog parou de assistir.
A corrida, na verdade, já acabara algumas horas antes. A transmissão do Speed era em VT. Quando me toquei disso, desisti de acompanhar o resto da corrida. Fui ver quem venceu na Internet, logo. Não deu outra: melhor para o francês Sebastien Bourdais (à direita), grande dominador da categoria.
Foi um ótimo dia para o tri-campeão da ChampCar, que viu seus rivais na tabela do campeonato irem mal. Robert Doornbos (à esquerda) chegou a rodar após um toque com Alex Tagliani e foi apenas o 11º. Pior ainda foi o dia de Will Power, cujo carro quebrou a cinco voltas do final.
Em segundo, finalizou o inglês Justin Wilson. Completando o podium, veio Graham Rahal, companheiro de equipe de Bourdais. O brasileiro Bruno Junqueira fez boa corrida e terminou em sétimo, apesar das óbvias limitações de sua equipe.
No campeonato, Sebastien Bourdais volta à liderança, com 194 pontos. A seguir, aparecem Robert Doornbos, com 174, e Will Power, com 169. Bruno Junqueira é o décimo colocado, com 108. Logo abaixo, os dez primeiros da corrida de hoje:
1. Sebastian Bourdais/França/Newman-Haas, em 1h45:41.953s
2. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORTS, a 3.947s
3. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas, a 6.645s
4. Simon Pagenaud/França/Team Austrália, a 24.807s
5. Paul Tracy/Canadá/Forsythe, a 28.143s
6. Oriol Servia/Espanha/Forsythe, a 30.014s
7. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, a 30.703s
8. Dan Clarke/Inglaterra/Minardi Team USA, a 35.333s
9. Neel Jani/Suíça/PKV, a 37.782s
10. Jan Heylen/Bélgica/Conquest, a 58.746s
A próxima corrida da ChampCar será no próximo domingo, dia 29, nas ruas da cidade americana de San Jose, California.
Não vi nenhum lance da corrida da IRL, em Mid-Ohio. Sou obrigado a ficar com o que li pela Internet. Pelo que consta, o brasileiro Tony Kanaan, saindo de terceiro, errou na largada e levou, junto, os companheiros de equipe Danica Patrick e Marco Andretti.
A musa da categoria ainda conseguiu voltar à corrida, para terminar em quinto. Notável a evolução de Danica (à direita). Ao contrário das outras mulheres do grid, Sarah Fischer e Milka Duno, Patrick mostra que é perfeitamente possível juntar os dois sexos na pista.
Em decorrência da confusão na largada, Marco Andretti capotou e abandonou imediatamente. Apesar da saída espetacular, o filho de Michael e neto de Mario não se machucou.
A corrida se decidiu nos pit stops. Helio Castroneves, pole e líder na maior parte do tempo, parou antes de seus rivais. Scott Dixon, que vinha logo atrás, retardou sua parada e, à la Schumacher, ultrapassou Helinho.
O primeiro colocado do campeonato, Dario Franchitti, tomou a ponta mas ainda precisava fazer seu pit. Demorou o máximo que pôde. Ao voltar, porém, só conseguiu superar Castroneves. De volta à liderança, Dixon não perderia mais o primeiro lugar.
O neo-zelandês venceu com o escocês logo atrás. Helinho finalizou em terceiro, com Tony Kanaan em quarto. O outro brasileiro, Vítor Meira, teve um fim de semana péssimo. Depois de nem marcar tempo na classificação por problemas no carro, o piloto da Panther voltou a quebrar na corrida.
Na tabela do campeonato, Dario Franchitti é o líder, com 474 pontos. Em segundo está Scott Dixon, que venceu esta e as duas corridas anteriores do calendário, com 450. Tony Kanaan é terceiro, com 363.
Helio Castroneves aparece em sexto, com 323. Em sétimo, está a musa Danica Patrick, com 297. Vítor Meira caiu para décimo após as dificuldades de Mid-Ohio. Ele soma 253 pontos. A seguir, o top 10 da corrida de hoje:
1. Scott Dixon/Nova Zelândia/Chip Ganassi, 85 voltas em 1h47:24.006s
2. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, a 2.691s
3. Helio Castroneves/Brasil/Penske, a 8.678s
4. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, a 8.961s
5. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, a 25.257s
6. Darren Manning/Inglaterra/A.J. Foyt, a 30.460s
7. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal Letterman, a 44.500s
8. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, a 49.919s
9. Tomas Scheckter/África do Sul/Vision, a 54.533s
10. Dan Wheldon/Inglaterra/Chip Ganassi, a 55.183s
A IRL volta à pista no super-oval de Michigan, daqui a duas semanas, no dia 5 de agosto. Será o último evento da categoria na pista, que não consta no calendário do ano que vem.
Desempenho absolutamente sensacional do Blog em seus palpites do fim de semana. Foram incríveis quatro acertos em apenas seis possíveis.
Prever resultados de corrida é muito mais difícil, por exemplo, do que adivinhar quem vai ganhar no futebol. Até agora, eu havia acertado, ao menos, um vencedor por fim de semana nas diferentes categorias do automobilismo mundial.
Raras vezes, porém, passei disso. Mas desta vez minha Bola de Cristal estava iluminada. Errei a Fórmula 1 de novo, é verdade. Aliás, ainda não acertei nenhum ganhador da categoria mais importante de todas. No resto, entretanto, dei um show:
ChampCar - Vencedor: Sebastien Bourdais. Palpite: Sebastien Bourdais (na mosca)
FÓRMULA 1 - Vencedor: Fernando Alonso. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
GP2 - Vencedores: Timo Glock e Javier Villa. Palpites: Timo Glock (primeiro e quinto) e Lucas di Grassi (segundo e sexto)
IRL - Vencedor: Scott Dixon. Palpite: Scott Dixon (na mosca)
MotoGP - Vencedor: Casey Stoner. Palpite: Casey Stoner (na mosca)
Considerando ser quase impossível acertar os dois vencedores da GP2 - na segunda corrida, com o grid invertido, o ganhador é sempre uma zebra - e a maluquice que foi o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, diria que meu desempenho foi praticamente perfeito.
Já estou começando a ficar mascarado.
Amanhã, o Blog volta comentando as principais notícias do dia. E, na terça, volta a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Depois de contarmos as Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos, chega a hora da lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. Nesta semana, os números 9, 8 e 7 do ranking.
Nos vemos nesta segunda, então!
6 comentários:
pelo visto, não só o blog que melhora a cada dia. seus palpites também. Parabéns, Blog!
meu caro, gostei muito do seu espaço. Continue com o bom trabalho. Pelo visto você entende mesmo de automobilismo. Belos palpites!
Yuri e Daniel,
Muito obrigado pelos elogios! Estou fazendo meu melhor pelo Blog e nos palpites também.
Um grande abraço para vocês!
Tá palpitando bem, hein...
http://br.youtube.com/watch?v=Bv-rUIdVkno
Alonso x Massa - LEGENDADO!!!
http://br.youtube.com/watch?v=Bv-rUIdVkno
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